Confira uma lista completa com tudo o que fazer em Cusco durante sua viagem. Separamos os principais pontos turísticos da região para um roteiro imperdível, dê só uma olhada:

Capital do império inca, Cusco é uma cidade repleta de história, magia e cultura. Não à toa, há diversas atrações e pontos turísticos que merecem sua atenção enquanto estiver hospedado por aqui. Assim, reunimos neste post tudo o que fazer em Cusco que você não pode deixar de conhecer. Há passeios dentro e fora da cidade, para curtir em um ou dois dias, ou até em uma semana.

Assim, prepare-se para anotar as melhores dicas para uma viagem inesquecível, passando por Machu Picchu, pelos principais sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas e muito mais!

Principais pontos turísticos e passeios em Cusco

Montamos uma seleção com os mais espetaculares pontos turísticos em Cusco e região. Afinal, as atrações vão desde museus até paisagens naturais impressionantes, que agradam todo tipo de público, de crianças até adultos. Confira um resumo sobre o que fazer em Cusco:

  1. Plaza de Armas
  2. Boleto Turístico del Cusco
  3. Templo do Sol, Qorikancha
  4. Mercado de San Pedro
  5. Museu de Arte Pre-Colombino
  6. San Blas
  7. Vale Sagrado dos Incas
  8. Machu Picchu
  9. Vinicunca
  10. Lagoa Humantay

Veja mais detalhes abaixo sobre cada um destes pontos turísticos e atrações:

Centro Histórico – Plaza de Armas

Plaza de las armas de Cusco com um poste de luz bem ao centro, com duas bandeiras de cada lado: a inca e a peruana. Ao fundo é possível ver a Catedral de Cusco à esquerda e a Iglesia de la compañia de Jesus à direita.
Plaza de Armas – Foto: Nátalie Guimarães

A Plaza de Armas no Centro Histórico de Cusco é um dos principais destinos na cidade que você precisa conhecer. Datada desde o século 16, um free tour pela área é uma ótima opção para começar a descobrir a região e a cultura do povo peruano.

É aqui onde estão a Igreja da Companhia de Jesus e a Catedral Basílica da Virgem da Assunção, praticamente lado a lado, desde a época colonial. Há também uma bela fonte de água bem no meio da praça com uma estátua do Imperador Inca Pachacuteq, assim como vários restaurantes, casas de câmbio e lojas que rodeiam o espaço aberto.

Boleto Turístico de Cusco

foto de templo de pedras de granito na rocha, com vários níveis e desníveis de degraus, no Sítio Arqueológico Tambomachay, em Cusco
Sítio Arqueológico Tambomachay – Foto: Nátalie Guimarães
papel do Boleto turístico com várias atividades descritas sobre o que fazer em Cusco. Uma mão masculina e morena segura o papel para a foto.
Boleto Turístico de Cusco – Foto: Brunos Tavares

Uma ótima dica para quem quer descobrir os principais pontos turísticos é adquirir um Boleto Turístico del Cusco, que custa a partir de R$ 150 e te dá direito a entrada em diversos sítios durante o período de um a 10 dias.

Lugares como a fortaleza inca de Saqsayhuaman ou os sítios arqueológicos de Tambomachay, Q’enqo e Puka Pukara são passeios imperdíveis para seu roteiro. Além disso, existem inúmeros outros locais e museus recheados de história na cidade e na região do Vale Sagrado que merecem sua atenção.

Templo do Sol, Qorikancha

casa histórica ao lado de uma construção antiga e de tijolos, semelhante a uma catedral, em Cusco, para mostrar o templo do sol, também conhecido como Qoeikancha.
Qorikancha, Templo do Sol em Cusco – Foto: Isaac Clinton Suca Fuentes via Unsplash

Um misto de arquitetura inca e espanhola, Qorikancha revela bem as raízes peruanas. O que antes era um templo dedicado ao deus Sol no império inca, passou a ser sede da igreja e convento de Santo Domingo durante a ocupação espanhola, e hoje é uma atração turística imperdível.

O local é um complexo arqueológico com templos parcialmente destruídos, que eram repletos de ouro e prata até a vinda dos colonizadores. Fica aberto de segunda a domingo e a entrada pode ser comprada na hora.

Mercado de San Pedro

mercado de san pedro, em cusco, com várias barracas de frutas e verduras, pessoas sentadas em banquinhos brancos e atendentes em pé.
Mercado de San Pedro – Foto: Ashim D. Silva via Unsplash

Quem gosta de vivenciar o dia a dia da cultura local vai amar visitar o Mercado de San Pedro. Próximo a Plaza de Armas, o lugar conta com produtos agrícolas e artesanais típicos da região vendidos pelos próprios cusquenhos. É uma ótima oportunidade para sair das zonas mais turísticas e conhecer os verdadeiros sabores peruanos, assim como interagir com a população local de maneira mais natural.

Museu de Arte Pre-Colombino

mosaico com duas fotos do interior do museu de arte pre-colombino. Do lado direito há uma fonte de água, feita em granito, com várias flores ao redor. No lado esquerdo, uma placa grande pendurada na parede com as letras MAP escritas.
Museu de Arte Pre-Colombino – Foto: Nátalie Guimarães

Amantes de história, esse museu é para vocês! O Museu de Arte Precolombino conta com inúmeros artefatos arqueológicos que datam de diferentes épocas dos povos peruanos antes da chegada dos espanhóis.

Há objetos do império inca, dos povos do sul, do centro e do norte do país, das culturas de Paracas e de Nasca (lembram dos misteriosos desenhos gigantes na terra?), elementos em prata e em ouro, e muito mais.

Aberto todos os dias, das 8h às 22h, e os ingressos custam S/ 20 podendo ser adquiridos na hora.

San Blas

ruas de pedra em uma das ladeiras antigas da região de san blas, em cusco.  Dos dois lado da rua há casas com portas na cor azul.
Plazoleta de San Blas – Foto: Isaac Clinton Suca Fuentes via Unsplash

O bairro de San Blas é super charmoso, sendo considerado o bairro dos artesãos. A arquitetura, os artesanatos, as lojas e os cafés exalam boêmia e tornam esta região um “must” a quem visita a capital. Além disso, por aqui, você encontra museus, lojas de artesanato de joias e tecidos, restaurantes e pubs e um belo mirante da cidade, perfeito para curtir ao final de tarde.

Vale Sagrado dos Incas

mosaico de três fotos para representar o vale sagrado do incas. A primeira, da esquerda para direita, é de uma mulher montada em cima de um cavalo com uma bela vista das montanhas peruanas ao fundo, a segunda imagem é da mesma mulher em pé, em frente aos lagos de água salgada das Salinas de Maras, e a terceira imagem é da mesma mulher em pé, em frente aos degraus agrícolas do sítio arqueológico de písac
Vale Sagrado dos Incas: Urubamba, Salinas de Maras e Písac (da esquerda para a direita) – Foto: Nátalie Guimarães

O Vale Sagrado dos Incas é uma das principais regiões turísticas de Cusco. É nessa área onde estão localizadas algumas das mais importantes atrações do país, como a famosa Machu Picchu (abordaremos em seguida), os sítios arqueológicos de Moray e de Ollantaytambo, as Salinas de Maras, e tantos outros pontos turísticos imperdíveis.

As cidades e vilarejos mais importantes do Vale Sagrado são Pisaq, Chinchero, Ollantaytambo e Urubamba. E em cada um destes locais você encontra uma abundância de atividades para realizar. Desde passeios a cavalo às margens do rio Urubamba, até piscinas de águas salgadas, caiaque em lagos, rafting e escaladas, visitas aos principais sítios arqueológicos do país, e muito mais.

Veja algumas das atividades sobre o que fazer no Vale Sagrado dos Incas que te esperam:

Machu Picchu

vista da cidadela de Machupicchu ao fundo, com um céu nublado e muita área verde. Próximo à câmera há uma mulher de cabelo curto, pele clara e óculos escuros sorrindo. Ela usa um casaco vermelho com desenhos incas e um colar comprido, preto e verde.
Machupicchu – Foto: Nátalie Guimarães

O principal e mais famoso destino turístico da América Latina: Machu Picchu. Sonho de muitas pessoas, esta atração é o número um na lista de lugares para visitar antes de morrer. Um lugar mágico, repleto de mistérios e belezas.

Quem vem de Cusco precisa separar ao menos dois dias para conhecer esta atração com tranquilidade, visto que a viagem até lá leva cerca de quatro a cinco horas de trem (Inca Rail ou PeruRail) e ônibus. Há quem consiga fazer tudo em um dia, mas não é recomendado – fica muito corrido e você não consegue curtir direito.

Machu Picchu fica na cidade de Machupicchu Pueblo (Aguas Calientes) e só pode ser acessada de trem ou a pé. Há diversos pacotes de viagem que oferecem essa experiência por meio das antigas trilhas incas, mas não se preocupe se este não é o seu caso. Você pode optar pelo conforto da viagem de trem e se hospedar em um dos hotéis em Machu Picchu para descansar.

Confira a seguir o que fazer em Machu Picchu durante sua viagem:

Vinicunca, a Montanha Arco-Íris

montanhas coloridas de vinicunca, com vários tons de rosa, marrom e amarelo
Vinicunca – Foto: McKayla Crump via Unsplash

Outra atração que vem ganhando cada vez mais destaque é a bela Montanha Arco-Íris ou Montanha das Sete Cores: Vinicunca. Há mais de 5 mil metros de altitudes acima do mar, esta beleza da natureza está situada na Cordilheira do Vilcanota, a cerca de três horas de distância de Cusco.

Resultado da oxidação de diferentes minerais, da erosão e da umidade local, esse tapete de cores sobre a montanha rende lindas fotos em uma experiência marcante e desafiadora. É preciso percorrer uma trilha de seis quilômetros numa área de ar rarefeito devido a alta altitude, então é necessário ter certa resistência e bom condicionamento físico.

Abaixo você pode conhecer mais detalhes sobre esse passeio:

Laguna Humantay

lago de água congelado das montanhas de Humantay, no Peru. Ao fundo é possível ver a cordilheira dos andes peruanos com suas montanhas congeladas, descendo gelo até o lago.
Laguna Humantay – Foto: David Beltran via Unsplash

Por último, a Laguna Humantay é mais um destino imperdível na sua lista de o que fazer em Cusco. Isso porque é aqui que você encontra uma das mais belas paisagens do país.

Formada de água glacial derretida da neve entre os picos das montanhas de Salkantay e de Humantay, essa lagoa esmeralda está a cerca de 120 km de distância de Cusco e só pode ser acessada por meio de uma trilha aos pés das montanhas. Aliás, é a mesma trilha que leva até Machu Picchu, então fica a dica para quem quiser aproveitar “dois em um”. 😉

São 3,5 km de trilha, sendo boa parte da rota apenas subida. Então, vale ressaltar que este é um roteiro que também exige bom condicionamento físico e preparo psicológico. Assim, é importante contratar um guia ou pacote de turismo para curtir com segurança.

Confira mais opções de passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

O que fazer em Cusco de graça

Catedral de Cusco vista de frente na plaza de armas. Uma construção antiga, com tijolos, duas torres de cada lado e três portas verdes na entrada, onde há uma grande escadaria
Catedral Basílica da Virgem da Assunção – Foto: Nátalie Guimarães

Se você está buscando opções de passeios em Cusco que não precisam investir dinheiro, vale a pena conferir os free tours oferecidos na cidade. Dessa forma você garante conhecimento e cultura em uma caminhada pelos principais pontos turísticos. Além disso, essa é uma ótima maneira de fazer seu corpo ir se acostumando com a altitude. 😉

Confira mais opções de passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

O que fazer em Cusco com crianças

sala do planet[ario de Cusco com várias banquetas de madeira enfileiradas na parte inferior esquerda da imagem. No lado direito há uma grande parede abaulada, pintada com desenhos cósmicos. E ao fundo, atrás das banquetas, há uma galeria de souvenires.
Planetário de Cusco – Foto oficial via Facebook

Quem estiver viajando com as crianças em Cusco pode aproveitar nossa lista de recomendações a seguir. São passeios diversos que agradam tanto os pequenos quanto os mais velhos.

Confira mais opções de passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

O que fazer em Cusco à noite

plaza de armas em cusco vista a noite Há várias luzes amarelas acesas e cai uma fina chuva. Bem no centro da imagem há uma fonte com uma estatueta em cima.
Plaza de Armas em Cusco – Foto: Nátalie Guimarães

Você pode curtir um tour noturno pelas ruas de Cusco ou conhecer diferentes restaurantes e bares da cidade. E se quiser fazer aquelas comprinhas para os presentes, saiba que as lojas permanecem abertas até mais tarde. Então, dá para você gastar seu tempo nas lojas e depois saborear um belo jantar. Que tal? 😎

Confira mais opções de passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

O que fazer em Cusco com chuva

mulher usando uma capa de chuva laranja no centro da imagem, ao seu redor há vários degraus de pedras de granito no sítio arqueológico de Saqsayhuaman, em cusco.
Sítio Arqueológico de Saqsayhuaman – Foto: Nátalie Guimarães

Não pense que uma chuvinha vai acabar com seu passeio em Cusco! Eu mesma peguei chuva durante minha viagem e posso garantir que ela não atrapalha. Aliás, abaixo você pode conhecer algumas opções de atividades para aproveitar sob a chuva ou protegido dela, confira:

Confira mais opções de passeios em Cusco para um roteiro imperdível.

Ingressos em Cusco

Vista de cima da Plaza de Armas, com praças de grama verdes e várias casinhas ao estilo colonial interiorano, no centro, há uma igreja bem grande com fachada de pedra e bem trabalhada em tons barrosos, ao longe, árvores verdes e céu azul
Visite a Plaza de Armas durante o free tour por Cusco – Foto: Civitatis

Agora que já planejou quais serão os seus passeios em Cusco, saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos. E ainda pague tudo parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com algumas das melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Cusco.

Onde comer em Cusco

mesa com toalha branca e um prato de comida em cima, onde há um pedaço de salmão grelhado, com purê de batatas e outras especiarias. Além disso, há taças de bebidas acompanhando o prato no restaurante Cicciolina.
Salmão grelhado no Cicciolina – Foto: Nátalie Guimarães

Se está à procura de um bom lugar onde comer em Cusco, podemos te recomendar algumas indicações. A começar pelo famoso restaurante Cicciolina, situado bem no centro histórico. O local é super despojado e conta com um menu bastante rico e encorpado. Outra opção na região é o restaurante Limo, que oferece vista panorâmica para a Plaza de Armas, além de um delicioso Pisco Sour.

O InkaGrill é mais uma alternativa próxima a Plaza de Armas que conta com pratos peruanos bem típicos e saborosos! Já o Mr. Ceviche – Barra Cevichera, como o próprio nome diz, tem pratos à base de frutos do mar, a começar pelo ceviche de dar água na boca, e ainda conta com preços mais econômicos. Aliás, por falar em preço barato, o Chakruna Native Burgers é uma ótima opção que não pesa no bolso.

E quem estiver planejando uma noite mais romântica, vale a pena conferir o restaurante El Tupay, que pertence a rede de hotel Belmond. Um ambiente sofisticado e luxuoso, com alta gastronomia e música boa. Não tem como errar.

Veja a seguir alguns dos restaurantes em Cusco mais bem recomendados:

Onde ficar em Cusco

quarto do hotel Costa del Sol Wyndham Cusco com uma cama de casal ao centro, um espaço para trabalho à direita, duas poltronas em frente a cama, e uma área com bancos e malas à direita.
Clique na imagem e faça sua reserva no Costa del Sol Wyndham Cusco

Se você ainda não sabe onde ficar em Cusco, talvez seja uma boa ideia se hospedar no Costa del Sol Wyndham – onde eu mesma fiquei -, que está a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico da cidade. Dessa forma, você garante localização, conforto e um belo café da manhã num mesmo lugar. Confira mais opções dos melhores hotéis em Cusco abaixo:

Conheça mais hotéis em Cusco para garantir a estadia perfeita.

Veja mais dicas sobre Cusco

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:

Dúvidas frequentes

O que fazer em Cusco em 1 dia?

Quem pretender passar apenas um dia em Cusco, pode aproveitar para caminhar no centro da cidade e conhecer a Plaza de Armas, experimentar alguma comida típica nos restaurantes da região e visitar um dos sítios arqueológicos.

O que fazer em Cusco em 2 dias?

Dois dias em Cusco te dão a oportunidade de caminhar na Plaza de Armas, conhecer Saqsayhuaman e pernoitar em Aguas Calientes para, no dia seguinte, visitar Machu Picchu.

O que fazer em Cusco em 3 dias?

Ao separar três dias para conhecer Cusco, vale a pena visitar a Plaza de Armas, o Mercado de San Pedro, o Museu de Arte Pre-Colombino e o bairro de San Blas no primeiro dia. No segundo dia, visitar os sítios arqueológicos de Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Qenko e pernoitar em Aguas Calientes, para no terceiro dia aproveitar Machu Picchu.

O que fazer em Cusco em 4 dias?

O primeiro dia em Cusco pode ser realizado com tours arqueológicos nos principais sítios (Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Qenko). O segundo dia pode ser investido nos passeios do Vale Sagrado dos Incas, como Písaq e Moray. O terceiro dia pode ser investido em Ollantaytambo, finalizando o roteiro em Aguas Calientes para a pernoite. O último dia fica por conta de Machu Picchu.

O que fazer em Cusco em 5 dias?

Resumo de um roteiro de 5 dias em Cusco:
1º Dia – Písaq e Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas
2º Dia – Machu Picchu
3º Dia – Salinas de Maras e Moray no Vale Sagrado dos Incas
4º Dia – Boleto Turístico de Cusco (Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Qenko)
5º Dia – Trilha na Montanha Arco Íris de Vinicunca

O que fazer em Cusco em 7 dias?

Resumimos o que fazer em Cusco em 7 dias, confira:
1º Dia – Písaq e Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas
2º Dia – Machu Picchu
3º Dia – Salinas de Maras e Moray no Vale Sagrado dos Incas
4º Dia – Boleto Turístico de Cusco (Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Qenko)
5º Dia – Excursão para a Laguna Humantay
6º Dia – Plaza de Armas, Mercado de San Pedro e bairro San Blas em Cusco
7º Dia – Trilha na Montanha Arco Íris de Vinicunca

O que não pode deixar de fazer em Cusco?

Você não pode deixar de visitar a Plaza de Armas em Cusco, o Mercado de San Pedro, os sítios arqueológicos de Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Qenko e o Templo do Sol (Qorikancha).

Quais os principais pontos turísticos em Cusco?

Alguns dos principais pontos turísticos em Cusco são a Plaza de Armas, Catedral Basílica da Virgem da Assunção, Mercado de San Pedro, Igreja de San Blas, Coricancha (Templo do Sol), Museu de Arte Pre-Colombino, Saqsayhuaman e o monumento inca Pachacutec.

Onde comprar ingressos para Cusco?

Você pode garantir seus ingressos para Cusco na plataforma online Civitatis, onde você compra com antecedência, paga em real, e ainda tem opções de parcelamento no pagamento. 😎

Quais os melhores restaurantes em Cusco?

Alguns dos melhores restaurantes em Cusco são o Cicciolina, o El Tupay e o InkaGrill. Além destes, o Limo, o Mr. Ceviche – Barra Cevichera e o Chakruna Native Burgers também são boas alternativas.

Onde ficar em Cusco?

Se você ainda não sabe onde ficar em Cusco, talvez seja uma boa ideia se hospedar no Costa del Sol Wyndham (eu mesma já fiquei lá). O hotel fica a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico. No entanto, você pode encontrar mais opções de hotéis em Cusco em nossa curadoria.