Um palácio marroquino próximo de quase todas as atrações da cidade: La Sultana. O único hotel com selo Small Luxury Hotel of the World em Marrakech é um excelente hotel boutique para quem deseja uma experiência intimista dentro da medina, patrimônio histórico da Unesco.

Eu já contei pra vocês aqui no site e também pelas redes sociais – quem segue o @blogmochilando e @lfmare no Instagram conferiu – que o Marrocos é fascinante e Marrakech é destino-chave, uma espécie de parada obrigatória para quem viaja para o país. A cidade antiga, chamada de Medina é tombada como patrimônio histórico cultural da humanidade. São diversos souks, museus, bons restaurantes entre ruelas minúsculas que juntas foram uma espécie de labirinto, ótimo e fácil de se perder. O contraste é visível em quase todos os cantos, especialmente para nós brasileiros que vivemos numa cultura bem diferente. Eu já tinha visitado a cidade há mais de 7 anos, mas fiz questão de voltar pela segunda vez e ainda quero ir de novo.

Para quem deseja explorar o máximo a cidade,– principalmente a Medina e fazer tudo a pé, se hospedar na na parte antiga é uma boa pedida. Fiquei dois dias com a minha família no La Sultana e recomendo esse hotel boutique pra quem busca onde ficar em Marrakech. Vou contar mais sobre minha experiência nesse post.

O hotel de 28 quartos e cinco estrelas é um pequeno refúgio no meio da loucura-super-bacana do centrão de Marrakech. Ele é situado em Kasbah, ou triângulo de ouro, como é chamada aquela área – ali você também encontra as tumbas saadianas, uma das atrações da cidade – que você pode ver do rooftop do hotel… Muito mais que um hotel o La Sultana Marrakech carrega muitas histórias entre suas paredes e facilidades, além de um spa excelente (com ótimos preços), um restaurante delicioso e até uma mini lojinha.

Vamos por partes para facilitar a leitura 😉

Check in

Cheguei alguns minutos antes do horário programado (14h) e depois do procedimento da recepção (passaportes, confirmação da reserva e tals) fomos acomodados num lounge no terraço do hotel. Águas e toalhinha para refrescar e claro, um delicioso chá de menta de boas vindas #típico. Esperei tranquilamente o quarto ficar pronto, enquanto saboreava o chá, curtia a vista das Montanhas Atlas e relaxava no espaço.

onde ficar na medina em marrakech Foto: Luis Felipe Di Mare

A entrada e a estrutura em tijolos

onde ficar na medina em marrakech Foto: Luis Felipe Di Mare

O lounge onde esperamos a entrada no quarto

Pouco tempo depois fui acompanhado até o quarto e no caminho fiquei sabendo um pouco mais sobre curiosidades do prédios – riads (casas tradicionais marroquinas).

No quarto frutas, castanhas, tâmaras, pistaches e alguns docinhos típicos deliciosos como mimos de welcome….Próximo ponto:

Acomodação

O La Sultana Marrakech oferece como acomodação vários tipos de suítes situadas em riads separados. Cada um com décor e detalhes bem distintos, o que eu acho super interessante. Adoro hotéis que todo canto tem algo diferente e singular.

Um riad é uma casa tradicional marroquina com um pátio central, todas as janelas dão para dentro da casa (e não para fora). Isso serve para manter o frio dentro do interior durante os dias quentes de verão, além de reforçar a privacidade.

Fiquei numa suíte júnior, bem confortável e agradável. O mais interessante é a própria essência e decoração marroquina. Me senti realmente numa casa local (de luxo).

onde ficar na medina em marrakech Foto: Luis Felipe Di Mare

Overview do quarto…e nesse momento comia doces deliciosos !

As acomodações são distintas entre si, mas os símbolos marroquinos, misturando referências da cultura berbere e árabe estão por toda parte.

A cama é confortável e o espaço conta com sistema de luz, cortinas e som automatizados. O banheiro conta com chuveiro, banheira e amenities exclusivas, refrescantes e cheirosas criadas pela renomadas Nectarome – empresa marroquina que produz todos os sabonetes, cremes e outros produtos com ingredientes locais combinando as antigas técnicas de medicina das ervas* com aromaterapia.

Cofre, closet, uma espécie de mesinha e sala de estar, TV e mini bar a disposição. Procurei a tábua e o ferro de passar e não achei e então antes de me vestir para sair liguei para a recepção pedindo os apetrechos para uma passagem do it yourself. Eles não tinham ferros disponíveis para os quartos, pois usam aqueles ferros de ferro pesados de antigamente. Me explicaram com sorriso no rosto e cordialmente se disponibilizam em passar o look do dia pra mim. Prefiro quando os equipamentos estão disponíveis no quarto, mas confesso que o atendimento compensou… e claro que ao invés de reclamar, agradeci. #atendimento

Facilidades e áreas comuns

São vários ambientes que integram os múltiplos riads. Salões com mesas, sofás e almofadas e peças de arte foram os pátios. Para sentar, admirar, relaxar e curtir o tempo passar. É tudo muito tranquilo, confidencial e agradável.

onde ficar na medina em marrakech Foto: Luis Felipe Di Mare

Espaço computador para quem precisa se conectar ou trabalhar!

No térreo se encontra a piscina principal, com espreguiçadeiras deliciosas, além de mesas para serviço do bar e restaurante e a entrada do SPA.

Amei os chapéus personalizados com o nome do hotel.

Sem dúvida, o que mais aproveitei além piscina – com sistema de inversão térmica. Ou seja, boa em qualquer temperatura e estação do ano, foi o terraço. Lá, além do restaurante, espaço do café da manhã…. uma vista panorâmica das Montanhas Atlas e da Medina.. tem uma piscininha com solarium… Sabe aquilo de pegar sol na laje… exatamente isso -> só que na versão luxo cinco estrelas. J’adore.

Durante a noite o terraço se transforma num restaurante e recebe clientes de outros hotéis também. Algumas noites da semana rola música tradicional ao vivo. Tivemos a sorte de pesticar e tomar drinks com um showzinho privé ali no rooftop do hotel.

Mais:

– Serviço de concierge
– Lavanderia e dry cleaning
– Seleção de jornais
– Aulas de culinária
– Sala de ginástica
– Tours e passeios privados

SPA

O La Sultana Marrakech oferece diferentes tipos de massagens, banhos e tratamentos de bem-estar em seu spa. Na minha opinião quem está indo pro Marrocos deve experimentar o tradicional Hammam – conhecido também como o banho de Marrakech ou o traditional body scrub. #temquefazer

Não é papo de quem curte spa muito não… o Hammam faz parte da cultural local. Os marroquinos o fazem pelo menos uma vez a cada 15 dias.

O que é isso ? Em grosso modo se trata de uma esfoliação total da sua pele com black soap e outros produtos. Inicia-se uma limpeza geral do corpo com sabão seguido de uma espécie de sauna no mármore para desintoxicar e abrir os poros e depois um banho delicioso com uma luva que vai te limpar todo. Você não faz nada sozinho. Vão te esfregar todo e com isso vão limpando e relaxando o seu corpo. É MUITO bom!

O Spa também atende quem não está hospedado no hotel. O lugar é lindo – você se sente como príncipe num um palácio – e os preços (por ser dentro de um hotel de luxo – são bem em conta). O valor para um Royal Hammam experience de 45 minutos é de 400MAD / aproximadamente 40 euros. Pas mal…

Café da manhã

Delícia. Café da manhã com opções marroquinas (eles adoram comer queijos e doces típicos com castanhas e outros tipos de nuts), os típicos do petit déjuner francês (pain au chocolate, croissant,) e mesas com opções de pães, geleias, frios, cerais… além de uma boa seleção de sucos naturais, inclusive opção detox e outros bem saudáveis. Além do buffet, é claro que existe um menu à la carte. Você pode escolher sua bebida quente, outros sucos, além de pratos especiais e ovos como lhe agradar mais. Eu pedi omelete em um dia e ovos beneditinos no outro. Ambos bons.

Adorei o jornal diário personalizado de acordo com a nacionalidade do cliente. Como tenho passaporte italiano, no momento do café da manhã recebi uma espécie de jornal-folhetim com notícias relevantes da Itália…. meus pais receberam de Portugal. Poderia ter sido do Brasil, já que fizeram check in com passaporte brasileiro. Foi falha técnica… mas mesmo assim a ideia e ação são boas.

Curiosidades

O prédio do La Sultana possui lembranças e é herança local. No tempo dos almohades, século XII, em sua localização atual, funcionava ali um celeiro de tijolos da família real do califa Yacoub El Mansour. Esse foi o califa que finalizou o trabalho da Koutoubia e começou a construir, o Kasbah real, localizado ao sul da Medina.

A herança direta desta dinastia, o tijolo, o grande material deste período, está muito presente no La Sultana. O trabalho de tijolos faz alusão e mantém viva essa cultura ainda nos dias de hoje.

Séculos mais tarde, já depois do século XVIII e durante o reinado de Mohamed, filho de Caid Boujemaa, a família real decidiu restaurar alguns dos riads, incluindo o Riad Shéhérazade (que faz parte do La Sultana). Marrakech vivia o início do boom do contato com os franceses e aumentava suas relações com outros países.. adivinhem? Nesses espaços onde hoje circulam os hóspedes do hotel aconteciam muitas recepções e eventos da classe mais abastada de outrora….

Todos os espaços foram restaurados com rigor por mestres artesãos com o know-how secular em parceria com a Associação dos Monumentos Históricos. Orgulhoso deste legado, o La Sultana fez e nos mostra esforços para integrar e glorificar a história das dinastias passadas para os nós, os hóspedes de hoje. Viajar é cultura!

– O hotel tem o selo de reconhecimento Green Key 2016 Awards. O prêmio Green Key é um certificado de reconhecimento de excelência no campo da responsabilidade ambiental e da operação sustentável no setor de turismo. É reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (WTO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Bacaníssimo!

– O hotel La Sultana Marrakech tem um irmão o La Sultana Oualidia, que fica a bordo das águas de Oualidia – região da costa do país. Parece ser um local perfeito pra relaxar e ficar só no dolce far niente…. Quem sabe na minha próxima ida ao Marrocos….

Quer conhecer o hotel mais de perto? Confere esse vídeo exclusivo que eu fiz por lá 😉

Preços

Os preços das diárias, como em quase todos os hotéis, variam de acordo com o período, categoria, canal e data da reserva. As tarifas e outras condições especiais podem ser verificadas diretamente com o hotel, mas você também pode fazer uma cotação e reserva aqui pelo site com o Booking.com.

Eles possuem uma tabela de referência base – então segue a lista para vocês terem uma ideia dos preços:

Categoria / preço baixa temporada / preço alta temporada

Chambre Prestige Deluxe 3400MAD / 4700MAD
Junior Suite 4300MAD / 6600MAD
Junior Suite Deluxe 5000MAD / 7600MAD
Suite 5800MAD / 8500MAD
Suite Deluxe 6600MAD / 9700MAD
Suite Exclusive Appartment 8100 / 11500MAD

Transfer aeroporto-hotel 480MAD pelo trajeto

* a cotação do MAD em relação ao euro é aprox. 10x a menos. Ou seja 3.400MAD é aproxi. igual a 340EUR.

Já sabe onde ficar em Marrakech e agora quer saber o fazer em durante sua estadia?

Cinco recomendações:

• Visitar o famoso Jardim de Marjorelle e o Museum de Berbere; #moda

• Explorar a Djemaa el Fna e as ruelas da medina

• Fazer compras no Ensemble Artisanal, complexo de lojinhas e ateliers no qual todos os artesões são credenciados e os preços mais honestos e transparentes, sem aquela loucura de negociação. Ainda assim, vale negociar um pouquinho;

• Conhecer e comprar roupas, acessórios e itens para casa bordados e feitos a mão pelas mulheres maravilhosas da Alnour – empresa social formada por mulheres marroquinas com alguma deficiência física; #empreendedorismosocial https://www.alnour-textiles.com/

• Visitar a Ben Youssef Madrasa, (escola/centro de estudo islâmico) com arquitetura linda e muita história.

Localização

O hotel fica localizado na rue de la Kasbah. São aproximadamente 10 minutos andando até a Djemaa el Fna e poucos minutos para o Palais El Baddi e outras atrações da cidade antiga.

Contatos

Endereço: 403 rue de la Kasbah, Marrakech
Telefone: + +212 5 24 38 80 08
Email: RESERVATION@LASULTANAHOTELS.COM
Site: lasultanahotels.com/marrakech
Facebook: facebook.com/lasultanahotels
Instagram: @lasultanahotels

E aí, já sabe onde ficar em Marrakech ?

Luis Felipe Di Mare ficou hospedado a convite do La Sultana Hotels.

 

Planeje sua viagem:

Reserve sua hospedagem no La Sultana Marrakech pelo Booking.com

Garanta seu Seguro Viagem com desconto pela Seguros Promo