Berlim, a capital alemã com quase 3,5 milhões de habitantes. É uma cidade cheia de história e cultura. Certeza que você irá se lembrar daquelas aulas de história da época do colégio e vai se apaixonar por esse turbilhão dessa cidade.

Separamos aqui 10 coisas que você não poderá deixar de fazer em Berlim, embarque aqui com a gente!

1 – Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto é um dos pontos mais visitados na cidade e o que eu particularmente mais gosto dentre os pontos turísticos em Berlim.

Um monumento que representa o capítulo mais negro da historia alemã. Criado para representar os judeus vítimas do holocausto na Europa. É um quarteirão inteiro coberto por 2700 blocos de concreto construídos com diferentes inclinações que junto, com os diferentes tamanhos, criam uma impressão de movimento.

Ficar ao lado do Famoso Portão de Brandemburgo. O acesso é super fácil pelo metrô, cerca de 5 minutos da estação de Potsdamer Platz na linha vermelha U2.

O Memorial é um lugar aberto ao público, ou seja, você não precisa pagar nada para visitá-lo! Você pode caminhar entre os blocos e sentir um pouco da energia e história que esse lugar representa.

Um ótimo lugar para um bom amante de fotografia também!

Memorial do Holocausto em Berlim Alemanha

Memorial do Holocausto em Berlim

O que fazer em Berlim

Memorial do Holocausto

Dicas do que fazer em Berlim

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto em Berlim - o que fazer

2 – Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é o cartão de visita da cidade e também o portão de entrada literalmente! Foi construído em 1791 e desde então foi símbolo em importantes momentos na história alemã. Ao fim da Segunda Guerra mundial foi o único portão da cidade que permaneceu intacto. E depois da construção do muro de Berlim, no dia 13 de Agosto de 1961, ficou sem acesso pois estava numa área restrita de acesso proibido. Com a queda do muro, o portão de Brandemburgo acabou virando símbolo de paz e união de uma nova Alemanha e Europa.O portão está na Pariser Platz, próximo ao Memorial do Molocausto, o Tiergarten, a casa do Parlamento e o acesso é fácil pelo metrô, cerca de 5 minutos caminhando da estação de Potsdamer Platz na linha U2 vermelha.

o que fazer em berlim na alemanha

Portão de Brandemburgo em Berlim

o que fazer em berlim na alemanha

Portão de Brandemburgo em Berlim Alemanha

o que fazer em berlim na alemanha

Portão de Brandemburgo em Berlim

3 – Parlamento Alemão (Reichstag Building)

A casa do Parlamento é um edifício que vale a pena a visita! A entrada é gratuita mas não tão simples! Por medidas de segurança, você precisa agendar sua visita com uma certa antecedência A concorrência é grande devido a quantidade de turistas visitando o local. Então a dica para você que gosta de reservar a viagem toda antes da partida, é incluir esse agendamento que pode ser feito online nesse link. Já para os não tão organizados, como eu, você pode ir até o local para fazer um agendamento, a fila costuma ser grande e a visita agendada no dia seguinte ou no próximo geralmente.

A casa do Parlamento está localizada ao lado do famoso Portão de Brandemburgo e do famoso parque de Tiergarten. Nos anos 90 o prédio foi restaurado e uma cúpula de vidro foi construída oferecendo uma bela vista da cidade.

Parlamento Alemão - o que fazer

Parlamento em Belim Reichtag

o que fazer em berlim na alemanha

Parlamento em Berlim Reichstag

4 – Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie costumava ser um dos cruzamentos de fronteira mais famosos dos mundo. Durante a Guerra Fria era onde se cruzava a cidade do lado leste para o lado Oeste (Muro de Berlim). Homens vestidos de guardas, super simpáticos, cobram 2 euros por pessoa para uma  foto em frente a guarita. O museu ao lado, onde você conhece toda a historia do lugar, custa 7 euros. Apesar de pequeno você vai precisar de um pouco mais tempo devido a quantidade de turistas.

A minha dica é deixar o museu de lado caso esteja muito cheio e ficar atento aos painéis e placas que circundam as ruas do CheckPoint Charlie. Super informativas e te contam toda a história do local.

Fica na famosa rua Friedrichstasse, a melhor maneira de chegar é pelo metro, na estação Kochstrasse / Checkpoint Charlie na linha roxa U6.

o que fazer em berlim na alemanha

Checkpoint Charlie em Berlim Alemanha

5 – Potsdamer Platz

O Potsdamer Platz, antes da Segunda Guerra Mundial, era uma das mais populares praças de Berlim. Durante a separação da cidade acabou se tornando um terreno abandonado e destruído próximo ao muro. Hoje a Potsdamer é famosa por toda sua modernidade e nova arquitetura! Casa do famoso Sony Center é um centro comercial com cafés, restaurantes e um cinema de última geração. Ao seu lado está o Berlim Mall, talvez o maior e mais moderno shopping de Berlim. Ali você também encontra museus, como por exemplo, o museu do instrumento, ou a galeria de Salvador Dali.

o que fazer em berlim na alemanha

Potsdamer em Berlim Alemanha

o que fazer em berlim na alemanha

Sony Center em Berlim Potsdamer Platz

Aproveite os hotéis em promoção essa semana em Berlim aqui no Booking.com:


Booking.com

6 – East Side Gallery

A East Side Galley é onde está a maior parte restante do famoso Muro de Berlim.

O muro foi construido no dia 13 de Agosto de 1961 durante a Guerra fria,separando a cidade em dois lados, o oeste e o leste (capitalista x socialista). O curioso é que o muro foi construido durante uma única madrugada, separando famílias e pessoas impossibilitando qualquer tipo de contato entre eles. O Muro finalmente começou a ser derrubado no dia 9 de Novembro de 1989.

Fica cerca de 5 minutos caminhando da estação final Warschauer na linha verde U1

o que fazer em berlim na alemanha

East Side Gallery em Berlim Alemanha

o que fazer em berlim na alemanha

7 – Mauerpark

Mauerpark é o destino para todos que estão na cidade aos Domingos! Famoso pela feirinha de antiguidades e pelo Karaokê ao vivo! Centenas de pessoas se reúnem para assistir, apoiar e também cantar, se for corajoso!  Uma energia muito boa para um bom domingo de sol!

o que fazer em berlim na alemanha

Mauerpark em Berlim Alemanha

8 – Torre de Berlim / Alexanderplatz

A Torre de Berlim fica em Alexanderplatz, um centro comercial muito visitado. Para subir você paga 13 euros e vai precisar esperar numa fila pois existe um número limite de pessoas subindo por medidas de segurança. Eu particularmente gosto muito do World Clock em Alexanderplatz – é um grande relógio mundial em forma de torre. É um monumento historicamente e culturalmente significativo.

o que fazer em berlim na alemanha

Torre de TV em Berlim na Alexanderplatzo que fazer em berlim na alemanha

o que fazer em berlim na alemanha

9 – Catedral de Berlim (Berliner Dom)

A Catedral de Berlim é a maior igreja da cidade, a entrada é paga são 7 euros para entrar e por mais 3 euros você pode ter um áudio guia.

Você pode subir na cúpula são 270 degraus que são recompensados com uma ótima vista da cidade.

o que fazer em berlim na alemanha

Catedral de Berlim Berliner Dom

o que fazer em berlim na alemanha

Catedral de Berlim Berliner Dom

10 – Kurfurstendamm

Kurfurstendamm é considerado o boulevard mais bonito da cidade. Fica numa das ruas mais famosas de Berlim, com lojas de marcas famosas, galerias, cafés e restaurantes fazem do local um paraíso aos “viciados em compras”. Em Kurfurstendamm também se encontra a incrível Gedachtniscirche –  a Igreja Memoria – , uma igreja que não foi restaurada mostrando as marcas de um passado violento.

o que fazer em berlim na alemanha

o que fazer em berlim na alemanha

Berlim kurfustendamm Arco iris

o que fazer em berlim na alemanha

Berlim kurfustendamm Arco iris

o que fazer em berlim na alemanha

Gostou do nosso roteiro em Berlim? Conta pra gente

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Berlim e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar na Alemanha com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Berlim, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja mais hotéis em Berlim na Alemanha


Booking.com

Veja mais:

7 coisas que você não deve deixar de ver em Berlim!

Seguro Viagem Europa: O que você PRECISA saber antes de contratar