Quer fazer um intercâmbio mais ainda não ta convencido o suficiente? O Mochilando te dá dez razões para você começar a planejar agora sua viagem!

Poucas coisas na vida são tão enriquecedoras quanto uma viagem. Melhor ainda, é quando essa viagem se torna uma vivência profunda em outro país, outra cultura, outra língua. Não é só conhecer os pontos turísticos principais da cidade, é conhecer os melhores caminhos, os bares e restaurantes que tem mais a sua cara, os bairros que valem a pena conhecer, os parques mais gostosos para curtir com os amigos e sempre saber o que comprar de bom naquele mercadinho na esquina da sua casa que você adora frequentar. É fazer uma vida nova em um país novo. Conhecer amigos novos, se apaixonar por uma nova cultura, aprender uma nova língua e mais do que tudo isso junto: é se auto conhecer.

Leia Mais:

Jameson X Guinness: Os sabores de Dublin

É ano de crise e eu vou viajar… sozinha!

As melhores cidades do mundo para curtir o St. Patrick’s Day

Economizar um dinheirinho para ter essa experiência é tão fundamental quanto comprar um apartamento, um carro ou até pagar uma festa de casamento. Intercâmbio hoje em dia tem muito a ver com enriquecimento pessoal e uma fase inesquecível da vida.

Melhor ainda, é que você pode escolher o país que tem mais a ver com você para se aventurar em uma jornada de alguns meses mundo afora. Canadá, Estados Unidos, Chile, Irlanda, Malta, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália são alguns dos países mais escolhidos entre os intercambistas. A Egali Intercâmbios é uma das maiores agências do mundo especializadas no assunto e uma das melhores quando o assunto é estudar fora.

Em parceria com a Egali, nós do Mochilando listamos 10 motivos que vão te fazer querer viajar para um intercâmbio agora mesmo:

1- Você vai valorizar pequenas coisas do dia-a-dia

Quem mora no Brasil sabe que a insegurança é um fator que atrapalha muito a vida nas grandes cidades. Conhecer um país novo em um intercâmbio é não ter que se preocupar se alguém vai te roubar, se você precisa trancar a casa inteira, ou até mesmo se é seguro sair para tomar um sorvete à noite. Nos países que você escolher fazer intercâmbio, o importante é curtir a cidade. A sensação de segurança é enorme. Você vai valorizar uma ida ao parque tranquilo, poder andar de bicicleta sossegado e caminhar à noite pelas ruas da cidade sem problemas.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Niagara Falls – Canadá

2 – Você vai fazer amigos do mundo todo para uma vida inteira – e é sério

A vida no intercâmbio fica muito mais intensa. É assim que funcionam com as amizades também. É muito fácil fazer amigos (porque todos estarão na mesma que você quando chegar lá) e a convivência será tão intensa, rica, compartilhada e cheia de histórias pra contar que a amizade se torna muito grande. E mesmo depois da viagem ela ainda permanecerá.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Vodka Tasting Experience no The Bear Foot no Canadá

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Classmates e a professora do curso em Dublin

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Novos amigos de Dublin

3 – Você vai ter experiências de viagens inesquecíveis

Estudar em outro país significa que no fim de semana você pode sair para explorar as redondezas de onde estiver. Na Irlanda, por exemplo, todo o fim de semana eu sai de Dublin para conhecer as maravilhas do país. Você viaja na sua própria viagem.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Cliffs of Moher na Irlanda

4 – Você vai descobrir que sair da zona de conforto é essencial

Dá muito medo deixar tudo e todos que estamos acostumados para encarar sozinho uma experiência nova, mundo afora. Esse medo é o que mantém muita gente na zona de conforto, vivendo sempre o que já está acostumado, sem grandes surpresas. Acontece que a vida é uma só. Quando a gente decide encarar todo esse desafio, a recompensa é enorme. Só sabe disso quem já tentou e entende da onde vem toda essa felicidade.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Cape Town – África do Sul – Foto: Brian Baldrati

5 – O amadurecimento pessoal é impressionante em pouco tempo

Só de encarar o desafio de ir, parece que a sua maturidade já se eleva a novos patamares. Você vai aprender tanto, viver coisas novas tão lindas, que quando você vai voltar para o Brasil vai pensar: “Nossa, tudo aqui continua igual, mas eu não sou mais a mesma pessoa que saiu daqui”.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Toronto – Canadá

6 – Quem sabe terá experiências de trabalho também?

Se estudar já é bom, trabalhar é melhor ainda. Não tem cenário melhor do que ganhar dinheiro enquanto viaja. Além disso, a experiência fica ainda mais enriquecedora, a língua se aprimora e o contato com a cultura local é ainda maior.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Fim de Tarde em Dublin na Irlanda – É possível trabalhar no país durante o intercâmbio!

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Spire of Dublin

7 – Sua nova visão de mundo vai fazer os problemas na sua vida parecerem pequenos

É bom se preparar psicologicamente porque a sua cabeça e seus pensamentos vão tomar outras dimensões durante um intercâmbio. Isso porque a sua visão de mundo vai mudar, sua cabeça vai abrir e os pequenos problemas do dia-a-dia vão parecer tão insignificantes diante de tanta coisa nova, boa, e incrível que você vai viver fora do país. Fofoquinhas, chefes sacanas ou até mesmo aquele stress com alguém querido vão parecer muita bobagem. O que é importante é viver o presente e estar de bem com a vida e com todos.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Dark Hedges – Um dos lugares usados como cenário na série Game of Thrones na Irlanda do Norte

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Carrick a Rede mais uma das locações da série Game of Thrones na Irlanda do Norte

8 – Você vai descobrir mais sobre você mesmo

Não é preciso muito tempo longe de tudo e todos para descobrir mais sobre você mesmo. Morando em outro lugar, a sua companhia será você mesmo. É você que fará novos amigos, terá que comprar sua comida, cozinhar, lavar roupa, e claro, gostar da sua própria companhia em diversos momentos. Essa experiência é uma das mais enriquecedoras – e ótimas para a autoestima- de todo o processo.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Carrick -a-Rede Irlanda do Norte

9 – O intercâmbio vai se tornar a fase mais inesquecível da sua vida

Depois de tanto amadurecimento pessoal, amigos novos e viagens inesquecíveis, não é a toa que você nunca vai se esquecer do seu intercâmbio. Você vai voltar ao Brasil, mas o seu coração ainda vai ficar no país que você viveu tantas coisas novas. Aos poucos, você se acostuma de volta com a rotina perto dos familiares e amigos, mas as lembranças vividas fora do país vão continuar sempre com você.

motivos para fazer intercambio por flavio antunes

Giants Causeway – Irlanda do Norte

10 – Ah.. e é claro, você vai voltar falando muito bem outra língua!

A gente sabe que o objetivo principal de um intercâmbio é aprender uma língua diferente, mas acontece que a experiência vai tão além que aprender uma língua nova acaba ficando como pano de fundo! É claro que você vai voltar falando muito bem outra língua, mas além de adquirir esse super conhecimento, vai descobrir muito sobre a vida, fazer novos amigos e lembrar para sempre desta fase. Além disso, é provável que consiga um emprego ainda melhor com esse currículo que você construiu lá fora.

E você? Já ficou com vontade de fazer um intercâmbio? Se quiser mais sobre como é estudar no exterior, clique no link AQUI.