Foz do Iguaçu é o segundo destino mais turístico do Brasil, e não é pra menos, mas nada como conhecer um lugar com a ajuda de alguém local. A nossa experiente viajante Iguaçuense vai te mostrar 15 passeios alternativos que quase nenhum turista conhece na terra das Cataratas!

Foz do Iguaçu, a terra das Cataratas! <3

A cidade que hospeda as belíssimas quedas d’água consagradas entre as 7 Maravilhas da Natureza já foi considerada um dos melhores lugares turísticos do mundo e é o segundo destino mais turístico do Brasil – e não é pra menos!
Mas há quem queira ir além das Cataratas do Iguaçu, e normalmente a segunda opção entre os passeios em Foz do Iguaçu é o gracioso Parque das Aves, ou então a poderosa Usina Hidrelétrica de Itaipu, que também levou o título de uma das 7 Maravilhas da Construção do Mundo Moderno – são tantas maravilhas num só lugar que a gente até se perde, né?!

Que sorte eu tenho, porque essa terra que eu falo com tanto orgulho é a MINHA terra! E é com mais orgulho ainda que eu vim aqui contar pra vocês alguns segredinhos que quase nenhum turista sabe e que vão te ajudar a desbravar de cabo a rabo essa cidade tão abençoada pela Mãe Natureza!

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

Leia Mais:

5 países fascinantes mas politicamente abalados

As melhores festas de Ibiza no verão de 2016

Separei pra vocês uma lista com 15 passeios em Foz do Iguaçu fora do eixo turístico:

1 – LUAL DAS CATARATAS

Já ouviu falar no arco-íris prateado? Não, isso não é coisa de desenho animado.
O arco-íris é um fenômeno óptico natural que se forma a partir de gotículas de água e a presença da luz solar, isso todo mundo sabe. Mas o que pouca gente sabe é que essa luz responsável pelo fenômeno também pode vir de um outro astro, e é aí que o arco-íris se forma na penumbra entre a escuridão e a luz da belíssima lua cheia. Dá pra imaginar?

Nossa imaginação viajante pode ser fértil, mas não tanto, né?! Eu sei que parece impossível, mas um dos cenários mais espetaculares do mundo pode ficar ainda mais lindo!
O sentimento de visitar as Cataratas do Iguaçu à noite é simplesmente mágico e, por mais que você já tenha visitado as imponentes quedas d’água diversas vezes, vai ser como se nunca as tivesse visto antes.

Apenas uma vez por mês, normalmente no final de semana de lua cheia, o Parque Nacional do Iguaçu abre as portas para um espetáculo da natureza que acontece lá todos os dias sem testemunhas. Uma pequena iluminação existe na parte onde se concentra o maior fluxo de pessoas, fora isso, nenhuma outra luz é permitida no parque além da lua cheia que ilumina de forma impressionante transformando a paisagem em um cenário que parece pintura.

A programação do Lual varia de mês para mês e está sujeita a cancelamentos por questões climáticas ou de preservação do parque. Pesquise sobre a data de lua cheia e entre em contato com a administração do parque para mais informações.
O ingresso é vendido separadamente, portanto é necessário sair do parque, mesmo que você já esteja lá, e entrar novamente. Ao contrário da visita diurna, o valor do ingresso é o mesmo para estrangeiros, brasileiros ou moradores de Foz.

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

2 – PASSEIO DE BICICLETA ATÉ AS CATARATAS

O Parque Nacional do Iguaçu tem feito um ótimo trabalho de preservação da natureza, por isso tanto controle na entrada do parque, que antigamente podia ser visitado de carro livremente pelos visitantes.

Pensando em proporcionar ao visitante um contato ainda mais intenso com a natureza e sem danificá-la, o parque está aberto para turistas dispostos a percorrer de bicicleta os 10km de estrada entre a entrada principal até o início da trilha, de onde se pode avistar as belas quedas.

Para quem prefere não se arriscar sozinho, uma empresa chamada Iguassu By Bike oferece passeios de bicicleta pelo parque e é a única da cidade com uma equipe de guias profissionais especializados em cicloturismo. O tour normalmente é feito em um grupo bem variado de pessoas com diferentes níveis de preparo físico, portanto, mesmo que você não esteja acostumado com este tipo de expedição, é uma ótima maneira de começar.

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

3 – TRILHA DO POÇO PRETO

Já parou pra pensar que antes disso tudo estar aqui da forma que está, Foz do Iguaçu era uma região de pura vegetação e inúmeras quedas d’água?

A experiência da Trilha do Poço Preto é a mais próxima que se pode chegar atualmente do que se vivia antes. Os índios que habitavam a região usavam este caminho para contornar as Cataratas do Iguaçu e, hoje, a trilha se tornou uma espécie de Safári Ecológico e um dos passeios oferecidos pelo Parque Nacional.

Claro que o tour não é dos mais populares, afinal, são cerca de 4 horas de passeio e 9km percorridos pela mata por caminhada, bicicleta ou carro elétrico – é para quem realmente gosta de estar em contato com a natureza. O passeio é realizado com guias bilíngues que ensinam sobre a flora e a fauna do Parque Nacional do Iguaçu e segue com muitas surpresas e aventuras na natureza selvagem até chegar nas tão esperadas quedas d’água.

4 – REFÚGIO BIOLÓGICO BELA VISTA

Ter um contato com animais silvestres fora da natureza é bastante complicado pois normalmente é lamentável as condições em que eles se encontram e isso alimenta um tipo de turismo que não favorece em nada a natureza.

O Refúgio Biológico Bela Vista, um dos projetos implementados pela Usina Hidrelétrica de Itaipu e o mais bem-sucedido no trabalho de preservação do meio-ambiente da tríplice fronteira, permite ter um pouco dessa experiência de forma bastante sustentável e consciente. O refúgio é um centro de proteção que foi criado para receber e preservar as milhares de espécies de plantas e animais que foram desalojados de seu habitat natural para a construção do reservatório da usina.

A visita tem início pela entrada principal de Itaipu com parte do trajeto feito em uma pequena carreta e seguindo com 2 km de trilha pela floresta nativa. O passeio tem um forte apelo de educação ambiental e a entrada pode ser comprada separadamente sem incluir a visita pela hidrelétrica. A estrutura do refúgio foi construída com base nos conceitos de arquitetura ecológica e usa somente fontes alternativas de energia.

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

5 – ITAIPU: ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM A NOITE

Toda semana, nas sextas e sábados a noite, a Itaipu presenteia aos visitantes uma amostra do poder que só a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia é capaz de ter.

A exuberância e imponência da barragem de concreto com 20 unidades geradoras de energia se torna ainda mais impressionante quando iluminada em meio à total escuridão. Antes do grande evento, os visitantes assistem um vídeo no mirante central da usina que conta a história da hidrelétrica, em seguida são embalados por uma trilha sonora vibrante que arrepia quem está à espera do espetáculo de luzes que está prestes a acontecer.

São 747 refletores e 112 luminárias que se acendem em perfeita sincronia com a música. Isso seria energia suficiente para iluminar uma cidade de 15 mil habitantes, para que tenha noção da grandiosidade deste momento

.6 – ITAIPU: TESTE DRIVE EM VEÍCULO ELÉTRICO

A Itaipu é referência mundial na execução de projetos de sustentabilidade, e um destes projetos é o primeiro carro elétrico produzido no Brasil usando apenas tecnologia nacional.

A atração se baseia em dirigir um veículo elétrico absolutamente não poluente e silencioso percorrendo alguns dos cenários mais impressionantes da usina. Para fazer o passeio, é necessário ter uma carteira de habilitação dentro da validade e agendar previamente a visita.
Um monitor exclusivo irá guiar e acompanhar o teste-drive com um atendimento personalizado que permite embarcar no veículo apenas mais dois convidados além do condutor e o guia. Uma dica legal é tentar fazer o tour com mais gente pois todos os passageiros poderão dirigir e o valor do passeio permanece o mesmo.

Poucos visitantes sabem desta opção de passeio, que pode ser uma maneira alternativa e muito mais exclusiva de fazer a visita panorâmica, já que o trajeto percorrido pelo carro é bastante parecido com o da visita tradicional feita por ônibus em um grande grupo. Durante o teste drive, será permitido fazer 3 paradas para fotos e apreciação.

7 – ITAIPU: POLO ASTRONÔMICO

Para os fãs de Astronomia ou mesmo para quem quer ampliar seu conhecimento nesta área tão interessante da ciência, este é um programa e tanto!

Entre as diversas atrações localizadas na Usina de Itaipu, está o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que é um dos poucos no mundo a integrar observatório, planetário e uma plataforma de observações a olho nu com uma estrutura espetacular. O passeio pode ser diurno ou noturno e reúne diversas atrações, com atividades bastante dinâmicas nos ambientes internos e externos. É importante lembrar que a observação dos astros à olho nu depende de condições meteorológicas.

8 – ITAIPU: PASSEIO DE KATTAMARAM PELO LAGO DE ITAIPU

O programa perfeito para encerrar o dia na cidade que é famosa por ter um dos entardeceres mais belos do Brasil.
O mais recente atrativo do Complexo Turístico de Itaipu é um barco Kattamaram que percorre diariamente o reservatório da usina durante o pôr do sol, encerrando um dia de passeios em Foz do Iguaçu com chave de ouro.

A embarcação tem uma infraestrutura para atender no máximo 200 pessoas, portanto, é interessante comprar seu ingresso previamente. O passeio tem duração de aproximadamente 2 horas partindo do Porto Kattamaram, onde também há um excelente restaurante, e navega pelo reservatório de água beirando a poderosa barragem da usina, que tem cerca de 8km de extensão, unindo Brasil e Paraguai naquela infinitude de água que também é conhecida como Lago de Itaipu.

A atração principal fica por conta da natureza, que raramente decepciona em Foz do Iguaçu, presenteando os passageiros com um perfeito pôr do sol cheio de cores vibrantes, típicas de um céu sem poluição como o da cidade.

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

passeios em foz do iguaçu Foto: Patricia Schussel

Por do sol no Lago de Itaipu durante passeio de Katamaran.

9 – ECOMUSEU DE ITAIPU

Por ser uma cidade cujo turismo gira em torno da natureza,você acaba tendo poucas opções de passeios em Foz do Iguaçu nos dias chuvosos ou para quem quer fugir um pouco do calorão, mas o Ecomuseu faz muito bem o seu papel singular na cidade.

O Ecomuseu é o principal espaço cultural de Foz e, além das exposições fixas, esporadicamente recebe outras exibições artísticas que deixa a visita ainda mais interessante. O museu é pequeno, porém bastante interativo e com exposições fora do comum – um ótimo programa para quem quer conhecer mais sobre a história de Itaipu.

passeios em foz do iguaçu Foto: Turismo Itaipu

Foto: www.turismoitaipu.com

10 – CENTRO DE ALTOS ESTUDOS DA CONSCIENCIOLOGIA

Um local que pouquíssimos turistas visitam e que poucas pessoas sabem o que é ou sequer já ouviram falar.
O CEAEC, Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, é o primeiro e único campus no mundo dedicado ao estudo e pesquisa da Conscienciologia, uma ciência focada no estudo integral da consciência, evolução e autoconhecimento.

O Centro é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, apartidária e não-religiosa mantida por voluntários que se dedicam a pesquisar, estudar e ensinar esta ciência. E se está se perguntando por quê Foz do Iguaçu num mundo inteiro de opções, o motivo da escolha é porque os estudiosos acreditam que o ambiente favorece a utilização lúcida das energias devido à sua grande riqueza ecológica.

Aberto ao público, o lugar é perfeito para as mentes curiosas e vai te deixar reflexivo por um bom tempo!

11 – MESQUITA MUÇULMANA

Foz do Iguaçu é uma cidade multi-cultural e isso é facilmente observado pelas ruas da cidade. Além de fazer fronteira com dois países de culturas bem distintas, Foz também hospeda a maior comunidade islâmica do Brasil. Foi este fato que deu à cidade mais uma atração cultural aos visitantes: a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.
A mesquita, como todo templo muçulmano, é ornamentada com arabescos, figuras geométricas desenhadas perfeitamente e muita arte abstrata de caráter religioso que criam um monumento arquitetônico de incrível beleza.

passeios em foz do iguaçu Foto: Google

Mesquita Omar ibn Al Khattab

12 – ICEBAR IGUAZU

Foz do Iguaçu tem um verão bastante extenso e intenso… extremamente intenso, eu diria. Quem já visitou a cidade durante o verão, sabe muito bem o conceito de calor, e tem horas que você tem vontade de se enfiar em um lugar todo feito de gelo. Eis que alguém finalmente ouviu as preces dos turistas calorentos e criou um bar onde até o copo é feito disso mesmo: GELO!

Populares em diversos países do mundo, os “icebars” são somente para diversão de quem visita, já que não há quem aguente ficar muito tempo em uma temperatura média de 10 graus negativos. O Icebar Iguazu, localizado na cidade “hermana” Puerto Iguazu, é o primeiro bar de gelo localizado em uma região de selva subtropical.

A experiência consiste em vestir roupas apropriadas para a temperatura, esperar em uma sala para aclimatar o corpo às baixas temperaturas e então passar no máximo 30 minutos dentro do bar que, além de divertido, tem diversas esculturas a serem apreciadas. Para a alegria de muitos, estes 30 minutos é Open Bar com diversas opções de bebidas com e sem álcool, para adultos e crianças. Um programa perfeito para famílias ou grupos de amigos!

passeios em foz do iguaçu Foto: Google

Ice Bar – Foto: Divulgação

13 – MINERAL PARK

Dizem que as pedras minerais possuem uma energia própria. No meio de uma natureza tão generosa, existe mais uma opção para quem quer renovar as energias de uma forma alternativa.

Poucos metros antes da entrada principal das Cataratas, encontra-se o pouco conhecido Mineral Park, um dos mais completos parques minerais do país. Com minerais espalhados por cerca de 600 metros de trilha dentro da mata natural que cerca a região, você pode conhecer ou entender muito mais sobre diversas pedras preciosas.

No final do percurso, você poderá visitar um pequeno museu com grandiosas pedrarias e também acompanhar o trabalho minucioso de lapidação das mesmas. O parque também conta com uma loja que atende todos os gostos e bolsos, desde pequenas lembranças até raríssimas espécies destinadas à colecionadores, além de adornos e objetos de decoração.

14 – PARQUE AQUÁTICO TERMAL LAGO DE ITAIPU

Viajar em família tem o problema de que nem todo passeio agrada muito as crianças.
Se este é seu caso, o Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, que fica um tanto afastado da cidade, é o maior parque de águas termais do Brasil e um programa perfeito para toda família ou grupo de amigos que busca um dia completo de muita diversão, independente da faixa etária.

O parque funciona somente nos finais de semana. Por estar situado a 50 Km do centro da cidade, já no município vizinho de Itaipulândia, diversas agências de turismo oferecem um translado que leva até o parque e busca no final do dia. Seu dia vai ser tão intenso que é impossível não embalar no sono já no caminho da volta!

15 – SKYDIVE FOZ

Na mesma região do templo budista, que entra como uma opção mais tradicional nos passeios em Foz do Iguaçu, está um outro programa bem oposto ao templo e repleto de muita adrenalina. Essa é para quem quer aproveitar a viagem e ticar da sua lista aquele grande sonho de vida: saltar de paraquedas!

Foz do Iguaçu tem a mais moderna área de paraquedismo do Brasil em um clube de profissionais muito experientes que oferece saltos duplos ou individuais diariamente. Este é um investimento que normalmente não está planejado em uma viagem para Foz, mas eu deixaria de fazer algumas comprinhas no Paraguai pra poder realizar este sonho com um visual fantástico do Rio Paraná e Itaipu.

O passeio obviamente depende de condições climáticas, mas essa é mais uma vantagem de estar em Foz do Iguaçu, onde o clima é bastante favorável para a prática do esporte com pouco vento e muitas chances de pegar um dia perfeito sem nuvens. Para uma experiência ainda mais especial, tente agendar seu salto para o final do dia durante o pôr do sol.

Com todas essas alternativas, o que vai faltar agora é dias extras pra tantos passeios em Foz do Iguaçu, hein! E você que já conheceu essa terra linda, agora tem 15 novos motivos para voltar!

Tudo pronto pra começar a programar sua viagem?