Que tal aproveitar sua visita ao Rio pra ver todas as maravilhas da cidade em visão privilegiada: lá do alto de algum morro? Listamos aqui 5 trilhas no Rio de Janeiro pra te inspirar a ver a Cidade Maravilhosa de um ângulo que você nunca viu.

Cercado de morros e florestas, o Rio de Janeiro possui vários mirantes naturais que proporcionam vistas de tirar o fôlego. Muitos deles são acessíveis por trilhas que podem ser feitas por pessoas de todas as idades e níveis de dificuldade.

Separamos para você 5 trilhas no Rio de Janeiro que são imperdíveis para quem curte aventura e vistas maravilhosas:

Morro Dois Irmãos

Subir o emblemático Morro Dois Irmãos é uma atividade imperdível no Rio. Um dos principais cartões postais da cidade, o Dois Irmãos oferece uma vista deslumbrante lá de cima. De um lado a Lagoa Rodrigo de Freitas com o Cristo Redentor ao fundo e as praias de Ipanema e do Leblon. Do outro lado, a Pedra da Gávea e a praia de São Conrado aparecem para completar o belo cenário. A Trilha do Morro Dois Irmãos é tranquila e tem duração de cerca de 30 minutos: começa na comunidade do Vidigal e é bem marcada. Uma dica é subir bem cedinho e assistir o nascer do sol lá no topo. Um momento inesquecível.

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza

Nascer do sol no Morro Dois Irmãos

Pedra do Telégrafo

Com uma vista de tirar o fôlego, a Pedra do Telégrafo ficou famosa pelas fotos um tanto “perigosas” divulgadas nas redes sociais. A ilusão de ótica provocada pelas fotos faz parecer que a pessoa pode cair a qualquer momento num imenso precipício. Claro que é tudo questão de enquadramento da foto, já que logo embaixo da pedra tem chão e é totalmente seguro. A Pedra do Telégrafo fica em Barra de Guaratiba e a trilha tem dificuldade média e duração de cerca de 40 minutos. É uma das trilhas do Rio de Janeiro que vale a pena colocar no seu roteiro.

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza

Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pedra pontiaguda bem marcante localizada no Recreio dos Bandeirantes. A Pedra divide as Praias do Recreio e da Macumba e proporciona uma paisagem bem interessante pela simetria entre as duas praias. A subida é feita pela pedra, numa espécie de escalaminhada (mistura de escalada com caminhada) e, ao final, uma corda ajuda a chegar até o topo. O trajeto dura menos de 15 minutos e o visual compensa muito.

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza

Mirante do Caeté

Localizado dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, no Recreio os Bandeirantes, o Mirante do Caeté proporciona uma vista maravilhosa com pouquíssimo esforço. Apenas 15 minutos de trilha leve e você terá a incrível vista das Praias do Recreio e Barra da Tijuca, com a Pedra da Gávea ao fundo. Ao terminar a trilha aproveite para dar um mergulho na Prainha que fica bem em frente ao Parque.

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais desafiadora do Rio de Janeiro. Para chegar até lá é preciso muita coragem para encarar a temida carrasqueira, um enorme paredão de pedra que exige técnica e muito cuidado para ser transposto. A trilha é pesada, com duração de 2 a 3 horas de subida íngreme. Todo esforço, no entanto, é recompensado pela vista espetacular que se tem lá no topo. É muito importante estar acompanhado de um guia experiente e respeitar os seus limites.

trilhas no rio de janeiro Foto: Dayana Souza

E aí? Se animou de encarar alguma das trilhas no Rio de Janeiro e se maravilhar com essas paisagens incríveis?