Banhado pelo rio Tapajós, Alter do Chão é um paraíso de praias de águas doces, areias brancas e está rodeado da maior floresta tropical do mundo. Neste post, você vai conhecer mais sobre esse destino, as principais atrações e hospedagens.

Alter do Chão é uma vila que faz parte do município de Santarém, no Pará, e é um destino para quem pretende explorar as belezas naturais à beira do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns. A região é conhecida por ter praias de águas doces, bancos de areia branquinha e tudo é rodeado pela Floresta Amazônica. Além disso, tem as famosas festas tradicionais, como a Festa do Sairé e o Festival dos Botos, que atraem grande número de turistas no mês de setembro.

A Praia da Ilha do Amor é a mais conhecida da região por ter águas transparentes, areia branca e cabanas de palha, ela fica bem em frente à vila. Para aqueles que querem ter um contato a mais com a natureza, o ideal fazer um tour pela Floresta Nacional do Tapajós para explorar um pouco mais da natureza amazônica, tomar um banho de rio e conhecer as comunidades ribeirinhas e a cultura da região.

Bateu aquela vontade de saber mais sobre Alter do Chão? Então, se liga nas dicas deste guia que preparamos para você aproveitar todas as atrações da região.🙃

O que fazer em Alter do Chão

Vista do Pôr do sol, em Alter do Chão, Pará, com vários barcos dentro do rio.
Pôr do sol, em Alter do Chão, Pará – Foto: Wellington-stm via Flickr

Em Alter do Chão existem várias atrações que encantam os viajantes com passeios que permitem um contato a mais com a natureza, como praias, rios, lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés e canais.

Para quem gosta de se aventurar em trilhas, o Morro da Piraoca é o maior da região e oferece uma vista privilegiada da cidade, que inclui no cenário o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e o imponente Rio Tapajós. Se você vai estar na região, não deixe de conhecer as comunidades ribeirinhas para aprender um pouco mais da história, cultura e modo de vida dos nativos.

Já pensou em conhecer um pouco da Floresta Amazônica? A Floresta Nacional do Tapajós oferece passeios guiados para mostrar a flora local. Agora, se você busca um pouco mais de aventura, além da visita diurna, também é possível fazer passeios noturnos e acampar em meio à mata ou próximo do Rio Tapajós.

Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Lago Verde, onde você pode avistar os igapós e nascentes de águas transparentes e tirar belas fotos dos lindos cenários. E aproveitando o roteiro, na Floresta Encantada é possível observar pássaros, macacos e bichos-preguiça, além de avistar a bela natureza que cerca o lugar.

 Confira abaixo mais opções de atrações:

  1. Morro da Piraoca
  2. Floresta Nacional do Tapajós
  3. Floresta Encantada
  4. Comunidades de Maguari e do Jamaraquá
  5. Lago Verde
  6. Lago das Piranhas
  7. Ponta do Jari
  8. Serra Ibitira Piroca
  9. Jardim da Vitória Régia
  10. Centro histórico de Belterra
  11. Trilha das Preguiças
  12.  Dançar carimbó na Quinta do Mestre

Melhores praias em Alter do Chão

Praia do Ponta de Pedras, Alter do Chão, durante o dia com areias brancas do lado esquerdo com cadeiras e do lado direito mar com um barco a deriva.
Ponta de Pedras, Alter do Chão – Foto: Rosanetur via Flickr

Entre as praias de água doce, a Ilha do Amor é a mais famosa da vila, ela é formada por uma longa faixa de areia branca e é cercada de águas transparentes, ideal para quem gosta de infraestrutura à beira-rio.

Para quem curte lugares mais cheios e com boa infraestrutura, a Praia do Pindobal é sempre bem badalada e tem restaurantes instalados próximos à areia. Já se você busca uma praia mais calma, o Lago Preto possui areia macia e água na temperatura ideal. Além de ser uma área de preservação das comunidades ribeirinhas, o local também é bem tranquilo e vazio.

Já a Ponta do Muretá possui areias mais branquinhas e água morna, só que ela é mais distante e só é acessível de barco. Por outro lado, uma praia de fácil acesso e com boa infraestrutura é a Ponta de Pedras, que possui faixa de areia dourada e água quente, perfeita para quem quer ficar em frente ao rio, relaxando e tomando um sol. 

Confira nossa lista das principais praias da vila:

  • Ilha do Amor
  • Praia do Pindobal
  • Ponta de Pedras
  • Lago Preto
  • Praia do Cajueiro
  • Ponta do Muretá
  • Ponta do Cururu
  • Praia de Aramanaí

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Alter do Chão

A cidade conta com várias opções de hospedagens que vão desde hotéis, pousadas e chalés, até aluguel de temporada com excelentes acomodações. Essas estadias possuem boa infraestrutura para receber os viajantes e têm decoração rústica. O melhor lugar para se hospedar vai depender de onde você prefere ficar, já que há opções perto da orla, do centrinho ou próximos da natureza.

Sabendo disso, separamos abaixo quais são algumas das melhores estadias da região. Veja a seguir:

Hotéis em Alter do Chão

Vista da frente do Hotel Mirante Da Ilha durante o dia com um rio a frente e ao fundo o hotel com cores azuis e brancos com várias portas com sacadas. Representa Alter do Chão.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Mirante Da Ilha

Os hotéis na região possuem acomodações aconchegantes, além de contarem com serviço de quarto, café da manhã e atendimento de qualidade. Confira algumas alternativas a seguir:

Veja todas as opções de hotéis em Alter do Chão.

Pousadas em Alter do Chão

Quarto da Pousada Ocazum com cama de casal do lado direito, mesa de madeira no lado esquerdo abaixo da janela com cortinas brancas e do lado esquerdo sofá cama. Representa Alter do Chão.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Ocazum

Procurando pousadas em Alter do Chão que disponham de excelentes acomodações, boa localização e que sirvam um delicioso café da manhã? Então confira a seguir algumas sugestões:

Veja todas as opções de pousadas em Alter do Chão.

Chalés em Alter do Chão

Vista de frente do TerrAmor Amazon com sofá em frente ao chalé com portas abertas e dentro do chalé uma cama de casal.
Clique na imagem e faça sua reserva na TerrAmor Amazon

Para quem busca estadias mais intimistas, pertinho da natureza e com excelente infraestrutura, os chalés na região são bem equipados com ambiente privado e perfeitos para quem busca sossego. Confira algumas sugestões:

Veja todas as opções de chalés em Alter do Chão.

Aluguel de temporada em Alter do Chão

Quarto da Casa da Arvore, sonho na Amazônia, 50m da praia com duas camas de casal de cada lado, bem decorado com plantas.
Clique na imagem e faça sua reserva na Casa da Arvore, sonho na Amazônia

Outra boa alternativa de hospedagem são as casas de temporadas em Alter do Chão, ideais para quem viaja com a família e deseja ter mais espaço, privacidade e comodidade de um lar. Veja as opções a seguir:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Alter do Chão.

Onde comer em Alter do Chão

Prato do Restaurante Arco Iris, corte de pirarucu (pedaços de peixe) no chapa com molho pesto.
Corte de pirarucu na chapa com molho pesto do restaurante Arco Iris – Foto: Divulgação oficial via Instagram

A Praça Principal é onde se concentram as tradicionais barraquinhas de comidas típicas, restaurantes e bares. A gastronomia regional trabalha com uma grande variedade de peixes – como o famoso peixe tambaqui -, frutos locais, ervas e temperos diferentes.

O restaurante Arco-Íris da Amazônia conta com várias opções de pratos regionais no seu cardápio, além de um delicioso corte de pirarucu (peixe) na chapa com molho pesto que agrada a todos, e se você decidir passar por lá não deixe de experimentar o drink de pitaya.

Outra alternativa de restaurante é o Tribal Restaurante Indígena, que oferece ambiente aconchegante com gastronomia especializada em peixes e preços bem atrativos. E se você decidir comer por lá, não deixe de saborear o tambaqui na brasa.

Localizada no centro da vila, o Páteo Real conta com vários pratos típicos, preço convidativo e ambiente acolhedor. Um dos pratos mais pedidos é a “costeletas de borrego” (carne de ovelha com batatas), panadas com arroz de feijão e um arroz de borrego.

Veja abaixo nossa seleção de alguns dos melhores lugares para comer:

  • Arco-Íris da Amazônia
  • Restaurante Tribal
  • Páteo Real

Quando ir para Alter do Chão

Para quem vai conhecer a região, os meses de agosto a janeiro são quando as chuvas diminuem bastante, e o nível do rio abaixa, deixando a mostra as praias que ladeiam o Rio Tapajós. Assim, você pode conhecer a principal atração local, que é a Ilha do Amor e as praias de água doce. Além disso, são os meses ideais para aproveitar a região e curtir os dias de sol.

Já de fevereiro a julho é o período que mais chove e os rios ficam mais cheios, isso significa que fica mais difícil de conhecer as praias, pois elas ficam encobertas de água. Por outro lado, nesses meses fica mais fácil realizar os passeios de barcos em meio à floresta.

Quantos dias ficar em Alter do Chão

O vilarejo pode ser visitado em sete dias, assim você aproveita melhor os passeios da região com toda tranquilidade. Além disso, em uma semana você pode curtir as tardes quentes de sol na Ilha do Amor, conhecer a gastronomia local na Praça Principal e nadar no Rio Tapajós e no Carimbó, além de fazer o passeio de barco ou lancha pelo Lago Verde, entre outros.

Como chegar em Alter do Chão

A melhor forma de chegar até Alter do Chão é de avião e de carro. Você pode optar por pegar um voo direto até o Aeroporto de Santarém, que fica a 34 km, cerca de quarenta minutos de distância, e seguir o resto da viagem de carro até o destino.

De avião

A cidade de Alter do Chão está localizada a apenas 34 km do Aeroporto de Santarém, onde chegam voos diariamente com saída de Belém, Manaus e Brasília, sendo eles diretos e operados pelas companhias aéreas Latam (Brasília), Gol (Brasília, Belém e Manaus) e Azul (Belém e Manaus). Se você estiver em outra cidade, basta fazer uma conexão para chegar até Santarém.

De carro

Para quem sai de carro de Santarém até Alter do Chão, vai percorrer 34 km por via terrestre, que são em torno de quarenta minutos de viagem.

De ônibus

Agora, se você decidiu sair de Santarém até Alter Chão de ônibus, é bom saber que a linha comum não passa no Aeroporto de Santarém. Neste caso, você terá que pegar um ônibus até o centro da cidade, descer no Shopping Rio Tapajós e pegar o ônibus para o vilarejo que passa a cada meia hora. A viagem de ônibus dura quarenta minutos e vai até o centro da cidade.

De Santarém até Alter do Chão

Que tal antes de chegar ao seu destino, conhecer Santarém que fica a quarenta minutos de distância de carro? Lá você pode ver de perto o famoso fenômeno do “encontro das águas”, onde o rio Tapajós se encontra com o rio Amazonas, e que mas encanta os viajantes com o “encontro” dos rios que não se misturam.

Para chegar em Santarém a melhor forma é ir de avião e desembarcar no aeroporto da cidade, o local atende as três principais companhias aéreas do país: Latam, GOL e Azul. Agora, para ir até Alter do Chão você tem três opções: táxi, ônibus ou alugando um carro. A distância é de 34 km e leva em torno de quarenta minutos.

Transporte em Alter do Chão

A melhor maneira de se locomover e a mais econômica é alugando um carro. Contudo, em alguns passeios será necessário o uso de barcos, mas algumas agências ou hotéis oferecem o serviço de transporte para essas atrações. E vale enfatizar que a região não possui Uber, só serviço de táxi só que esse meio de transporte é mais caro por ter preço tabelado.

Vacina de febre amarela

Para aqueles que não receberam nenhuma dose da vacina da febre amarela, uma dica super importante é não esquecer de tomá-la dez dias antes da viagem. Agora, para as pessoas já vacinadas, apenas um reforço já é suficiente, pois a imunidade é considerada imediata.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para Alter do Chão é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Alter do Chão

Quer garantir uma passagem para Alter do Chão com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Alter do Chão?
No Alter do Chão você pode fazer aproveitar as praias de águas doces, fazer trilhas pela Floresta Nacional do Tapajós, conhecer as comunidades ribeirinhas e aproveitar as festas tradicionais. 

Quais são os principais passeios em Alter do Chão?
Os principais passeios em Alter do Chão são:
Morro da Piraoca
Floresta Nacional do Tapajós
Floresta Encantada
Comunidades de Maguari e do Jamaraquá
Lago Verde…. Confira mais informações sobre Alter do Chão.

Onde ficar em Alter do Chão?
Existem ótimas opções de onde ficar em Alter do Chão, o lugar conta com hotéis, pousadas, chalés e casas de temporada no centro e próximas às praias. Os destaques são o Hotel Terra Nativa, a Pousada Ocazum, o TerrAmor Amazon e a Casa da Arvore, sonho na Amazônia.

Quais os melhores hotéis em Alter do Chão?
Os melhores hotéis em Alter do Chão são o Hotel Mirante Da Ilha, o Hotel Borari, o Agualinda Hotel e o Hotel Terra Nativa. Conheça o guia completo.

Tem opções de pousadas em Alter do Chão?
Tem sim. As pousadas em Alter do Chão são a Pousada Ocazum, a Pousada e Restaurante Amazonia, a Vila Amz e a Pousada Sombra do Cajueiro. Veja mais detalhes sobre Alter do Chão.

Quais as opções de chalés em Alter do Chão?
As opções de chalés em Alter do Chão são o Chalés Ponta de Pedras, o Chalés Casa de Vidro, o
Chalé Aconchegante e o TerrAmor Amazon. Confira mais detalhes sobre Alter do Chão.

Quais os melhores airbnb em Alter do Chão?
As opções de airbnb em Alter do Chão a Casa da Arvore, sonho na Amazônia, o Alter do chão Caribe do Norte, o Sunset Beach House e o Alter do Chão Casa de praia nobre com Wifi. Saiba mais detalhes sobre Alter do Chão.

Quantos dias ficar em Alter do Chão?
O tempo mínimo indicado para ficar em Alter do Chão e fazer os principais passeios sem pressa é de sete dias. Confira mais dicas.

Como chegar em Alter do Chão?
A melhor maneira de chegar em Alter do Chão é por via aérea. É só desembarcar em Santarém e seguir o resto do trajeto de carro até o destino que fica 34 km de distância e leva em torno de quarenta minutos.

Quando ir para Alter do Chão?
Os meses de maio a agosto são considerados o melhor período para visitar Alter do Chão, pois contam com dias de poucas chuvas e clima quente, assim dá para aproveitar as praias da região.

Qual é a melhor época para ir a Alter do Chão?
A melhor época para visitar Alter do Chão é no verão amazônico, que são os meses de maio a agosto, quando tem poucas chuvas e os rios estão mais baixos.  

Quais as melhores praias de Alter do Chão?
As melhores praias Alter do Chão são:
Ilha do Amor
Praia do Pindobal
Ponta de Pedras
Lago Preto
Praia do Cajueiro… Veja mais detalhes sobre Alter do Chão.

Onde fica Alter do Chão?
Alter do Chão é um distrito no município de Santarém, no Pará, que conta com mais de seis mil habitantes. A vila fica às margens do Rio Tapajós e a 34 km de distância de Santarém.

Como se locomover em Alter do Chão?
Para se locomover em Alter do Chão a melhor forma é alugando um carro, pois as atrações ficam um pouco distantes umas das outras e algumas precisam, até mesmo, do serviço de transporte aquático, como barcos e lanchas. Veja mais.

É necessário vacina de febre amarela para visitar Alter do Chão?
É sim! Por ser uma região tropical, é recomendado pelo Ministério da Saúde tomar a vacina contra febre amarela dez dias antes da viagem, para aqueles que não receberam nenhuma dose. Já para aqueles que já tomaram é necessário tomar uma dose de reforço. Leia mais sobre Alter do Chão.