Se você está pensando em viajar para Portugal, alugar um carro é uma ótima ideia. Aqui te ajudamos com tudo que você precisa saber sobre o aluguel, e ainda damos dicas para conseguir descontos. Confira!

Ao pesquisar sobre aluguel de carro Portugal muitas dúvidas surgem na cabeça de quem viaja, não é mesmo?

  • Pode ser que você precise saber a documentação necessária para alugar um carro;
  • Ou não sabe se é melhor fechar o seguro do carro com o cartão de crédito ou locadora?
  • Como descobrir qual é o melhor site para alugar carro em Portugal?

São tantas perguntas que se acumulam que é impossível descobrir tudo em um site só.

Se identificou?

Sem problemas. Por isso, decidimos pesquisar todas as dúvidas que nossos leitores têm sobre aluguel de carro em Portugal para esclarecer uma por uma, em um só lugar – aqui nesse post.

Assim, você não precisa ficar de site em site procurando por respostas. A gente tem tudo aqui! Inclusive, como conseguir boas ofertas no aluguel de carro por lá.

Neste guia completo, você vai sair sabendo tudo sobre aluguel de carro Portugal. Vamos lá?


Não vai esquecer do seguro viagem, hein?
Adquira os melhores planos com desconto usando o cupom DICASDEVIAGEM5 (5% off).
Clique aqui e aproveite!


Clique no link no sumário abaixo, para ser direcionado ao tópico:

A experiência de alugar um carro em Portugal

Ter um carro alugado em Portugal é uma ótima forma de otimizar o tempo da viagem e aproveitar mais. Isso porque, com o veículo, você consegue se deslocar mais rapidamente de cidade em cidade, ao invés de ficar esperando pelo transporte público.

Por lá, as estradas são chamadas vias rápidas, e são bem rápidas mesmo. É comum encontrar placas de limite mínimo de velocidade, e se você resolver andar mais devagar que o permitido, pode levar até multa. O trânsito é bem fácil de trafegar, e as condições das pistas são ótimas.

Se você está planejando sua viagem para lá e pensa em alugar um carro, pode apostar nessa ideia. E, além da facilidade de se locomover lá, você consegue bons descontos comparando os preços pela Rent Cars, a única locadora que cobra em reais, sem IOF e parcela em até 12x.

Mão de mulher em volante - aluguel de carro em Portugal
Para conhecer várias cidades em Portugal, alugar um carro é o ideal

Vale a pena alugar carro em Portugal?

Alugar um carro em Portugal vale muito a pena! Principalmente para quem quer conhecer várias cidades do país. Como o território é pequeno (menor que Pernambuco), é comum alugar um carro em Lisboa ou no Porto, e partir para conhecer outros locais.

>> Leia nossas dicas no post Pontos turísticos de Portugal – Os 20 principais para colocar no roteiro

Também é comum combinar a ida a Portugal com uma visita a outros países do entorno. É muito fácil fazer essa trip europeia por conta do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação na fronteira. Assim, se você vai para Espanha, França, ou outro destino próximo, é bem vantajoso alugar um carro.

Apenas lembramos que, como nessas viagens de vários destinos a retirada do carro acontece em um lugar, e a devolução em outro, os alugueis podem estar sujeitos a alterações, com cobrança de taxa a mais. Por isso, verifique antes de fechar o aluguel.

Quando não vale a pena o aluguel de carro em Portugal

Seguir esse esquema de fazer um roteiro Portugal por várias cidades é super vantajoso com um carro, que torna o tempo entre os deslocamentos reduzido. Mas, se sua viagem vai se resumir a apenas uma cidade, não compensa alugar o próprio veículo.

Para visitar os principais pontos turísticos, como a Torre de Belém na capital de Portugal, por exemplo, vale pegar outros tipos de transporte, como o público ou até mesmo um Uber.

No centro existem estacionamentos pagos, e para parar na rua existe um esquema de vagas rotativas, com cobrança de taxa (como é a Zona Azul em São Paulo, por exemplo). Mas é difícil encontrar lugar, assim como acontece no Brasil mesmo. Por isso, o carro não vale tanto a pena dentro da cidade.

Nesses casos de passeios intra-urbanos você consegue fazer tudo a pé, ou usando o transporte público mesmo. 🙂

Trem no centro de Lisboa - não vale a pena alugar um carro em Portugal para quem vai conhecer somente uma cidade
Dentro das cidades, vale a pena apostar no transporte público, como esse funicular de Lisboa

Como Alugar um Carro em Portugal

Se você está se perguntando como alugar um carro em Portugal, saiba que é bem fácil. Mas, para te ajudar, nós damos o passo-a-passo aqui. No geral, as exigências para o aluguel de carro em Portugal podem variar, dependendo da locadora.

Algumas aceitam motoristas acima de 18 anos, enquanto outras somente com mais de 21 ou 25 anos. Há locadoras que pedem, ainda, para que o condutor tenha mais de um ano de experiência com direção. Inclusive pode haver cobrança de taxa para motoristas mais novos. Mas tudo depende da locadora escolhida – vale se informar bem antes de fechar o negócio.

Confira todas as informações de como alugar um carro abaixo:

Qual o melhor site para alugar carro em Portugal?

O melhor lugar para alugar carro em Portugal é através de sites que fazem uma comparação de preços entre as locadoras de carro. Assim, você pode comparar modelos de carros diferentes, o que cada oferta inclui, coberturas, além dos preços oferecidos por cada empresa.

Nós sempre usamos e recomendamos o site RentCars. Ele é um dos melhores comparadores do mercado hoje por indicar apenas locadoras que são realmente confiáveis, como a Europcar, Avis, Sixt, Hertz, entre outras gigantes da indústria. Além disso, é o único comparador que você pode parcelar em 12x sem juros e sem IOF.

Aluguel de carros em Portugal barato: Como encontrar o melhor preço

É preciso ficar atento: Nem sempre encontrar o melhor preço significa que você vai pagar mais barato no fim das contas, rs. Tá, agora você deve estar se perguntando: “Como assim?”.

A gente te explica. Muitas vezes os sites apresentam preços baixíssimos no aluguel de carros. Porém, o seguro dele não está incluso.

Vamos dizer que você vai pagar R$ 600 por 10 dias de aluguel de carro. Porém, ao chegar em Portugal, a locadora te obriga a fazer um seguro básico contra danos no veículo. Isso pode encarecer muito o valor final do aluguel.

Acredite se quiser, mas infelizmente isso acontece muito com quem aluga carro fora do país. Por isso, fique atento com preços de aluguel de carro em Portugal muito baixos, e sempre confirme a questão do seguro com antecedência.

Tente encontrar ofertas que já ofereçam o seguro completo para não ter surpresas depois. E lembre-se que o seguro é importante para evitar dores de cabeça, mas fique esperto com as locadoras que quiserem vender um serviço de seguro mais caro que do que é necessário.

Print do comparador de preços RentCars, para aluguel de carro em Portugal
Combine um carro com proteção completa do veículo e terceiros, com pagamento online sem IOF e em até 12x sem juros. Clique na foto para conferir a RentCars!

Como conseguir desconto de IOF e ainda parcelar em 12x

Os sites de comparação de aluguel de carro em Portugal geralmente cobram IOF (6,38% a mais na compra) e não te dão a opção de parcelar. Por isso, o site RentCars acabou se tornando nossa opção predileta para encontrar os melhores preços.

O site não cobra IOF (já garantindo quase 7% de desconto) e deixa parcelar em 12x sem juros. Pra completar, você sempre paga em reais – e não precisa ficar rezando pelo câmbio do fechamento do cartão. É o único hoje que dá estas condições de pagamento. Vale a pena.

Para encontrar o melhor preço consulte na RentCars clicando aqui.

Carros para alugar em Portugal: Qual modelo escolher?

Existem diversos modelos de carros para alugar em Portugal. É possível escolher entre categorias que atendem diferentes necessidades: compacto, intermediário, full-size, econômico, standard, SUV, premium, especial, luxo, minivan, conversível e vans.

Para escolher o melhor modelo, tudo depende do estilo da sua viagem. Se estiver em família, vale a pena optar por carros como uma SUV. Os casais podem economizar com um compacto ou optar por um belo esportivo. Grupos de amigos podem até alugar vans.

Porém, é sempre bom lembrar: caso sua viagem tenha um foco também nas compras, é interessante optar por um modelo com mais espaço no porta-malas.

Existem diversos modelos para aluguel de carro em Portugal
Existem diversos modelos para aluguel de carro em Portugal

O que você precisa saber ANTES de alugar um carro

Confira todas as informações que você precisa saber ANTES de alugar um carro.

Documentação necessária

Não é necessária a carteira de motorista internacional para alugar carro em Portugal. Apenas a CNH brasileira válida já é suficiente para você sair dirigindo no país por até 180 dias.

Fizemos um checklist para você anotar e não esquecer nada na hora de alugar um carro por lá:

  • CNH brasileira válida (carteira de habilitação);
  • Passaporte;
  • Cartão de crédito internacional (para depósito caução);
  • Comprovante da reserva do carro.

#DicaImportante: Avise o seu banco que você está indo viajar! Como o carro é uma das primeiras coisas que você se depara ao chegar em Portugal, pode ser que o seu cartão não passe caso você esqueça de fazer o aviso viagem. Avise seu gerente ou faça o aviso viagem pelo Internet Banking de seu banco.

Qual é o valor caução no aluguel de carro?

O valor caução é um valor que as locadoras “bloqueiam” no cartão de crédito na hora de retirar o carro ao chegar em Portugal. Este valor é bloqueado apenas por “precaução”. Deste modo, a locadora se previne de qualquer furto, acidente não pago ou qualquer outra despesa que o locatário decida não pagar.

Geralmente o valor caução assusta um pouco, apesar de variar de acordo com a categoria, duração do aluguel de carro Portugal e tipo do carro. Porém, não é preciso se preocupar. Eles não farão nenhuma cobrança se tudo correr normalmente durante a locação.

Por isso, é sempre importante garantir que o seu carro esteja assegurado para que não haja nenhum imprevisto durante a viagem.

Vale a pena contratar o Seguro de carro Portugal?

Seguro de carro em Portugal é, sim, um gasto necessário. Nós nunca sabemos o que pode acontecer ao longo da viagem. Uma batidinha no estacionamento, um acidente ou até mesmo furto do carro.

Apesar de Portugal ser um país bastante seguro, é sempre importante se prevenir. Ainda mais porque pode acontecer de o carro levar uma arranhadinha ou algo do tipo. Então, contratar o seguro é fundamental para evitar transtornos com a locadora.

Porém, existem dois modos de contratar o seguro de carro Portugal:

  1. Com o Cartão de Crédito
  2. Direto com a Locadora

Seguro de Carro do Cartão de Crédito

Geralmente, os cartões com bandeiras Platinum, Black, entre outras premium oferecem cobertura automática para o veículo, caso a compra seja feita através dele. Então, você não precisa pagar a mais pelo seguro do carro.

Porém, é preciso lembrar: o seguro de carro do cartão de crédito cobre apenas danos ao veículo! Danos à terceiros não são cobertos pelo seguro de cartão de crédito.

Por isso, mesmo ao adquirir seguro de carro através do cartão, a locadora vai tentar te vender a cobertura para terceiros. Cabe a você querer se arriscar sem ela ou não.

Seguro de Carro direto com a Locadora

Já em caso de aquisição do seguro de carro direto com a locadora, aí você vai precisar desembolsar um pouco mais. Principalmente, se você decidir contratar no balcão, na hora de retirar o carro. Geralmente, as locadoras cobram próximo o valor do próprio aluguel de carro. Ou seja, dobra o valor que você estava esperando pagar.

Por isso, nossa dica é tentar encontrar através da RentCars carros que já venham com a cobertura completa a danos ao veículo e a terceiros. Além disso, você  já faz o pagamento em real, aqui no Brasil, para não cair em nenhuma pegadinha das locadoras. Pra completar, você também pode parcelar em até 12x sem juros e não pagar IOF.

Para encontrar carros com seguro completo, entre na RentCars clicando aqui.

Tipos de seguro para aluguel de carro

O que muitas vezes nos deixa confuso são os tipos de seguro para aluguel de carro. Qual é a diferença de cobertura LDW ou PAI, entre outras coisas. Para te explicar melhor, fizemos uma pesquisa detalhada sobre o que significa cada tipo de cobertura oferecida pelas locadoras e cartão de crédito:

O CDW e o LDW são termos comuns usados ​​no jargão do seguro de locação de veículos. No fim, referem-se à mesma coisa – perda ou dano ao seu carro alugado.

Seguro CDW

É a abreviatura de Dispensa de Indenização por Colisão – Isto proporciona cobertura em caso de colisão ou danos ao veículo.

Seguro LDW

É a abreviação de Loss Damage Waiver (Desistência de Danos por Perda) – Isso fornece cobertura em caso de roubo ou perda total do veículo.

Seguro ALI

O Additional Liability Insurance significa que, se você estiver envolvido em um acidente com seu carro alugado, você (o motorista) está seguro contra ferimentos corporais e danos materiais a terceiros até um determinado valor monetário.

Seguro PAI

O Seguro de Acidentes Pessoais (PAI) fornece cobertura em caso de morte acidental e cobre despesas médicas emergenciais para o locatário e para todos os passageiros no carro. O valor da cobertura varia de acordo com a locadora.

Seguro PEP

Também diz respeito à cobertura aos passageiros. O Seguro de Acidentes Pessoais cobre o locatário e os passageiros caso sofram um acidente durante a locação como motorista ou passageiro. Cobre a morte acidental, algumas despesas médicas, assistência e resgate.

Alugar no aeroporto ou na cidade?

Uma boa dica é comparar o aluguel de carro em Portugal retirando/ devolvendo no aeroporto ou no centro da cidade. Muitas vezes, os preços são mais atrativos caso você queira retirar o carro em uma locadora afastada do aeroporto. Porém, antes, vale a pena fazer o cálculo para ver se a diferença vale a pena.

Para comparar, verifique no app do Uber ou veja preço de transfers saindo do aeroporto de Lisboa, por exemplo, até o local da locadora. Não esqueça de calcular os preços da carona na ida e volta, caso você retorne o carro no mesmo lugar. Se a diferença financeira ainda ainda for vantajosa, vale a pena alugar o carro no centro da cidade.

Porém, se o seu foco é comodidade, não pense duas vezes: escolha retirar o carro no aeroporto.

Devolução do Carro em Outra Cidade

Pegar o carro e dirigir até outra cidade é uma prática super comum de quem aluga carro em Portugal. Se você vai fazer uma roadtrip pelas principais cidades do país (algo super recomendado), provavelmente vai optar pela devolução do carro em outro local.

Porém, é importante saber que algumas locadoras não permitem a devolução do carro em outro país. Então, se você estiver planejando uma ida combinada para a Espanha, ou até mesmo a França ou outros países europeus próximos, verifique com a locadora como vai fazer para devolver o veículo.

>> Veja também nosso guia Roteiro Portugal para montar sua viagem pelo país luso

Foto de globo terrestre mostrando mapa da Europa
É possível alugar um carro em Portugal e devolver na Espanha, por exemplo

Cuidados ao alugar carro em Portugal

Quem avisa amigo é: alugar carro em Portugal pode parecer muito fácil, mas pode envolver pegadinhas. Então, se você já souber antes, não vai cair nelas na hora de retirar o carro no balcão da locadora.

Você pode fechar um carro por aqui por um preço ótimo, mas aí chega no balcão e eles vão querer te cobrar um valor a mais por dia por condutor adicional, pelo seguro viagem ou até mesmo te alertar que você tem um limite de km para usar durante a viagem.

Por isso, antes de fechar o seu aluguel de Carro em Portugal, verifique se o seu carro inclui o seguinte:

  • Quilometragem ilimitada
  • Seguro Viagem para o Veículo e Terceiros
  • Defina quantos condutores vão dirigir o carro e veja se vale a pena pagar o extra por condutor adicional.

Outra dica importante: Muitas vezes, ao chegar no balcão, a locadora não vai ter o carro da categoria que você escolheu pelo site. Por isso, geralmente, elas te dão um upgrade de carro ao chegar lá.

Porém, já passamos por situações que o funcionário ficou insistindo para pagarmos pelo upgrade ANTES de dizer que o carro de nossa categoria tinha acabado. Ao negar o upgrade, a funcionária disse que iria dar então de qualquer maneira um carro melhor. Fique atento e não aceite pagar mais por upgrades logo de cara! Veja antes o que eles vão te oferecer dentro do que você já pagou.

GPS de carro em Portugal:

Vamos te falar uma coisa: não vale a pena contratar o GPS no em Portugal. Você pagaria um valor a mais por dia para ter o GPS, ou seja, sua viagem sairia consideravelmente mais cara por conta dele.

Para substituir o GPS, existem várias maneiras mais econômicas – e eficazes – para se locomover nas cidades de Portugal.

Aprenda a baixar mapas offline

Primeiro, caso você pegue um carro em categorias acima da econômica, possivelmente seu carro já virá com um GPS integrado.

Caso queira economizar, uma boa dica é baixar o mapa da cidade que você vai offline no seu celular. Veja como baixar mapa offline no aplicativo do Google Maps neste post aqui. Porém, caso você visite mais de uma cidade, pegue estradas ou até mesmo precise saber das informações do trânsito, essa não é a solução mais indicada.

Saiba como ter internet ilimitada na viagem

Neste caso, para ficar conectado e ir com tranquilidade  para mais de uma cidade, a melhor opção é comprar um chip internacional para o seu celular. Essa é nossa opção predileta, que sempre optamos em todas as viagens.

Além de ter GPS, você tem ligações ilimitadas, acesso ao WhatsApp, 4G ilimitado e muito mais. Você compra o chip de celular, recebe na sua casa aqui no Brasil, e o insere quando estiver no avião. Ao chegar lá, você pode usar o celular normalmente, como aqui no Brasil. O preço também é bem melhor que adquirir um GPS de carro.

Compre agora mesmo seu chip internacional pela America Chip.

Celular com GPS nas mãos de uma pessoa
Tenha conexão ilimitada com o chip America Chip – clique na foto para garantir o seu

Cadeirinha de carro para criança é obrigatório em Portugal?

A cadeirinha de carro é obrigatória em Portugal para crianças de até 12 anos, ou menores que 1,35 m. As locadoras de carro disponibilizam o aluguel das cadeirinhas na hora de retirar o carro no balcão.

Para cada idade, há um tipo de cadeirinha mais ideal. As crianças mais velhas precisam somente daqueles assentos adaptadores, que permitem que sentem com altura ideal para encaixar o cinto de segurança.

Além disso, elas devem sempre serem transportadas nos bancos de trás, a não ser em condições especiais – como não ter cinto no assento traseiro, por exemplo. Caso a regra seja desrespeitada, há aplicação de multa.

Vale a pena comprar cadeirinha para carro, ao invés de alugar?

Não achamos essa opção prática. Até porque, você precisa sair do aeroporto ou locadora com a criança na cadeirinha. Então, para você comprar a cadeirinha de carro em uma outra loja, você precisaria fazer o seguinte:

Alugar a cadeirinha de carro da locadora por um dia, sair para comprar uma outra cadeirinha de carro e voltar para devolver a cadeirinha emprestada para a locadora.

Essa ideia só vale a pena para quem realmente quer comprar uma cadeirinha de carro para crianças em Portugal trazer para o Brasil. Se não, vale mais a pena alugar mesmo a cadeirinha da locadora e aproveitar o seu tempo de férias.

Como dirigir em Portugal

Confira todas as informações que você precisa saber sobre como dirigir em Portugal:

É como dizem: se você é de São Paulo ou qualquer cidade grande brasileira, você está preparado para dirigir em qualquer lugar do mundo, rs! Brincadeiras à parte, se você está se perguntando como dirigir em Portugal, saiba que é super tranquilo.

As estradas são excelentes, sem buracos, bem sinalizadas e possuem faixas largas para os carros. Algumas cidades têm trânsito, mas é bem tranquilo de se locomover por lá.

Regras de transito em Portugal para ficar atento:

Existem algumas regras de transito em Portugal diferentes do Brasil. Por isso, depois de realizar o seu aluguel de Carro Portugal, é bom ficar atento para evitar buzinadas ou até mesmo um acidente.

Velocidade mínima e máxima

Em Portugal existem placas indicativas da velocidade máxima permitida, mas também da velocidade mínima, principalmente nas vias rápidas do país. Assim, se um carro estiver muito lento na estrada, ele provavelmente será multado. Fique atento!

Outro ponto interessante é que os limites são bem altos. Assim, o trânsito de lá corre bastante rápido, outro ponto que exige bastante atenção.

As placas indicando os limites de velocidade permitidos

Circulação pela direita

Em Portugal, os motoristas obedecem bem à regra de deixar a esquerda livre. Na maior parte do tempo, todos andam somente na faixa da direita, utilizando o outro lado somente para realizar ultrapassagens, mas logo retornando.

É uma boa prática, que torna o trânsito mais fluido e rápido. E mesmo nas faixas da direita, os motoristas costumam ter um pé bastante pesado no acelerador. Rs

Os tipos de estrada

Em Portugal existem dois tipos de estradas: as vias rápidas e as urbanas. No caso das rápidas, há cobrança de pedágio e os limites de velocidade são maiores. Assim, a viagem é mais rápida, além de a condição das estradas ser melhor.

Já as estradas que cortam as cidades também ligam o país de norte a sul, com a vantagem de não ter cobrança de pedágio. Mas andar por elas torna a viagem mais demorada, pois a velocidade máxima permitida é bem baixa e as condições das pistas não são das melhores. Por outro lado, é uma chance de conhecer mais cidades pelo caminho.

Vá ao banheiro antes de dirigir

Como existem poucos postos de gasolina pelas estradas portuguesas, não é muito comum encontrar banheiros disponíveis pelo caminho também. Por isso, vale a dica: vá ao banheiro antes de pegar a estrada!

Caso você fique apertado entre uma cidade e outra, pode demorar uns bons minutos até que você possa ir ao toalete novamente. Ou ainda: se a situação for mais urgente (rs), você vai ter que desviar a rota e entrar em alguma cidade pelo caminho, atrasando o itinerário, por exemplo… melhor viajar de bexiga vazia!

Como funcionam os estacionamentos em Portugal e preços

Os estacionamentos em Portugal variam de acordo com a cidade visitada, mas no geral são bem parecidos com os do Brasil. Para as vagas da rua, por exemplo, é possível para o carro ao pagar o famoso “parquímetro” – bem parecidos com a “zona azul”, de São Paulo.

Outra opção são os estacionamentos privados, que estão espalhados pelas cidades. É fácil encontrá-los, mas uma boa dica é deixar o carro para viajar de uma cidade a outra, e dentro delas andar a pé ou com outros meios. Muitas vezes compensa mais pegar um Uber ou ônibus, do que pagar o estacionamento 😉

Rua do centro de Porto, em Portugal, tomada por carros estacionados.
Encontrar vaga no centro de Porto é uma tarefa complicada, rs

Abastecendo em Portugal

Ansioso para abastecer o próprio carro depois de realizar o seu aluguel de carro em Portugal? Sempre bate aquela dúvida de como abastecer o carro no território luso. Até para quem já foi várias vezes.

Aqui vale uma boa dica, que ajuda a economizar bastante. Na hora de escolher seu carro, opte por um modelo a diesel (gasóleo em portugues de Portugal, fique atento). Esse tipo de combustível é muito comum nos veículos por lá, além de ser bem mais barato e econômico. Dá pra rodar mais, gastando menos – muito bom, né?

Ah, e fique atento nas estradas, pois as bombas (como são chamados os postos) ficam bem distantes umas das outras. Por isso, procure manter sempre o tanque cheio.

Abastecer o carro em Portugal funciona assim:

Por lá, assim como nos Estados Unidos, são raros os frentistas para realizar esse serviço. Então o abastecimento acontece naquele mesmo esquema americano, de self-service.

Para conseguir encher o tanque, você vai até a loja de conveniência e solicita a quantidade desejada. Ali mesmo já é feito o pagamento, e o funcionário vai liberar o combustível. Depois, é só ir até a bomba e você mesmo abastece o carro. É bem simples, mas caso tenha algum problema, é só pedir ajuda para alguém da loja.

Gasolina em Portugal: quanto custa?

A gasolina de Portugal é considerada uma das mais caras da União Europeia. O litro, na cotação de 2019, está custando por volta de 1,50 euros. Já o gasóleo (ou óleo diesel) é um pouquinho mais barato, a um custo de 1,35 euros.

Como esses valores são bastante voláteis, vale a pena sempre checar o site Global Petrol Prices.

Como é o pedágio em Portugal

Em Portugal existe uma espécie de “Sem Parar”, que é o Via Verde. Esse aparelhinho fica acoplado ao parabrisa, e pode ser alugado junto com o veículo mesmo. A função dele é a de pagar o pedágio automaticamente, tornando mais simples e rápida esse processo de andar nas vias rápidas.

Você pode optar por não utilizar o Via Verde no carro, mas nesse caso, vai precisar se dirigir até o correio do país para realizar o pagamento dos pedágios. Esse processo é chatinho, e pode levar alguns dias para ser finalizado, o que pode até atrapalhar seu tempo de viagem. Por isso, recomendamos usar o aparelho e evitar qualquer transtorno. #ficadica

A maior parte dos pedágios em Portugal não tem atendentes. O controle é feito por câmeras que monitoram as estradas, e por isso o Via Verde ajuda bastante nesse processo. E, por lá, não são chamados pedágio – e sim portagens, para você já ir se familiarizando. 😉

Os valores são bem baixos e variam, com um preço médio de 60 centavos de euro em cada portagem. Somente a passagem entre países é mais salgada, podendo passar dos 15 euros.

Problemas na Estrada

Acontece até com os melhores viajantes: o pneu fura, o carro é guinchado, você leva uma multa. Afinal, como lidar com estes imprevistos durante o aluguel de carro em Portugal?

Confira como solucionar problemas na estrada abaixo:

Multa de transito em Portugal

Se você leva uma multa de transito em Portugal, é provável que o valor dela seja debitado no cartão de crédito que você passou o aluguel do carro. Em alguns casos, este valor acaba nem sendo descontado.

Porém, é sempre bom ficar super atento e evitar qualquer tipo de multa. Porque se no Brasil já é caro, ninguém merece levar multa em euro, não é mesmo?

Meu carro está sendo guinchado, e agora?

Isso já aconteceu com a gente. Quando você vê que seu carro está sendo guichado em Portugal bate aquele desespero. O que fazer?

A primeira coisa é: se previna. Como? Tire tudo de dentro do seu carro, sempre, rs! Inclusive, o contrato do aluguel do carro onde estão todos os telefones e informações necessárias em caso de contratempo. Deixe isso em um lugar que você não vai perder.

Outra maneira de se prevenir é obviamente vendo se é permitido estacionar no local. Se estiver mal explicado, pergunte a alguém.

Se o seu carro for guinchado, você precisa retirá-lo do estacionamento onde deixam os carros irregulares. Para descobrir onde ele está, telefone para a sua locadora e eles te darão todas as informações.

Como acionar o Seguro do Carro

Caso você se envolva com qualquer acidente, sempre tenha em mãos o telefone da seguradora do carro.

Se tiver feito através do cartão de crédito, deixe o número da apólice salva em seu e-mail, junto com o telefone de emergência. Caso tenha feito direto com a locadora, também guarde o panfleto com as informações.

Você precisará ligar para o seguro do carro em caso de qualquer contratempo. As ligações podem ser feitas à cobrar.

Também aconselhamos a compra do chip de celular internacional, que quebra os maiores galhos em situações como essa. Isso porque ele oferece ligações e 4G ilimitados. Vale a pena o pequeno investimento para ter conforto durante a viagem.

> Aprenda qual é o melhor chip de internet para Europa aqui. (opens in a new tab)”>>> Aprenda qual é o melhor chip de internet para Europa aqui.

> Saiba mais sobre o chip de viagem internacional da America Chip aqui. (opens in a new tab)”>>> Saiba mais sobre o chip de viagem internacional da America Chip aqui.


Fique conectado durante toda a viagem!
Internet é fundamental para viajar mais tranquilo! Compre o seu chip de viagem internacional aqui no Brasil e já chegue usando em Portugal, pela America Chip.


Como conseguir bons preços no Aluguel de Carro em Portugal

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

O único site que te deixa pagar em até 12x sem juros, sem IOF e em Reais. Clique aqui e confira as opções da Rent Cars!

Leia Mais: