Procurando boas opções de aluguel de carros em Curitiba? Não sabe qual modelo escolher, nem onde encontrar? Nós te explicamos tudo aqui, neste guia completo!

Ao pesquisar sobre aluguel de carros Curitiba muitas dúvidas surgem na cabeça de quem viaja, não é mesmo?

  • Pode ser que você precise saber a documentação necessária para alugar um carro;
  • Ou não sabe se é melhor fechar o seguro do carro com o cartão de crédito ou locadora?
  • Como descobrir qual é o melhor site para alugar carro no Brasil?

São tantas perguntas que se acumulam que é impossível descobrir tudo em um site só.

Se identificou?

Sem problemas. Por isso, decidimos pesquisar todas as dúvidas que nossos leitores têm sobre aluguel de carros Curitiba para esclarecer uma por uma, em um só lugar – aqui nesse post.

Assim, você não precisa ficar de site em site procurando por respostas. A gente tem tudo aqui! Inclusive, como conseguir boas ofertas no aluguel de carro por lá.

Neste guia completo, você vai sair sabendo tudo sobre aluguel de carros Curitiba. Vamos lá?

Foto do Jardim Botânico de Curitiba, com canteiro de flores e arbustos dos jardins franceses, além da estufa que é símbolo do local e da cidade.
O Jardim Botânico de Curitiba, cartão postal da cidade

Clique no link no sumário abaixo, para ser direcionado ao tópico:

Vale a pena alugar carro em Curitiba?

Alugar um carro em Curitiba vale a pena, sim. Além de facilitar o transporte entre as atrações principais, o aluguel otimiza o tempo da viagem para que você consiga aproveitar mais o destino. Outro ponto positivo é a liberdade de poder ir e voltar de onde quiser, no hora desejada.

Apesar de ter um sistema de transporte público super avançado, a cidade é grande e os viajantes que prezam por maior comodidade com certeza vão ser muito felizes com a escolha de alugar um carro em Curitiba. Assim o roteiro pode ser adaptado conforme você tiver vontade.

Fora isso, também existe a opção de dar aquela esticadinha na viagem até outras cidades do sul do país. São José dos Pinhais é um charme que fica bem pertinho dali, fora Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis e até mesmo o Beto Carrero World que valem uma visita.

Uma boa dica é até mesmo fazer um roteiro pelas cidades mais próximas, como Ponta Grossa, Morretes, Paranaguá, Lapa, Guaraqueçaba e até o litoral paranaense, com Guaratuba, por exemplo. Sua viagem ficaria ainda mais charmosa 😉

Para conferir preços e comparar modelos de carro, visite o site da RentCars clicando aqui.

>> Leia também nosso guia de Pousadas em Morretes

Quando não vale a pena alugar carro em Curitiba?

Curitiba é uma cidade com ótima rede de transporte público, que pode ser bem aproveitada em uma viagem que se limita a conhecer somente a capital mesmo.

Se você tem a intenção de ver os principais pontos turísticos, ou vai participar de algum evento específico, alugar carro pode não ser a melhor opção. Ainda mais se sua hospedagem for próxima do local de interesse.

Fora o meio de transporte municipal, usar Uber ou táxi podem ser boas alternativas. Dependendo da ocasião, até andar a pé pode ser uma boa opção. Vai depender do seu objetivo com a viagem, da sua disposição e do tempo que tem para explorar o local.

No entanto, caso seja necessário utilizar essas opções muitas vezes, vale calcular o gasto das inúmeras idas e o tempo gasto esperando o transporte. Dependendo do resultado, considere alugar um carro e ter o veículo à sua disposição durante a viagem.

Como alugar um carro em Curitiba

Para alugar um veículo no Brasil, é preciso ter Carteira de Habilitação válida, cartão de crédito e o documento de identidade. A maioria das locadoras exige que o motorista tenha a permissão de CNH há pelo menos 2 anos, além de 21 anos completos.

Isso não quer dizer que você não vai conseguir alugar o carro caso tenha menos idade. Algumas locadoras de veículo permitem o aluguel para quem tem esse perfil, mas cobram uma taxa a mais de condutores entre 18 e 20 anos. Por isso, se este for o seu caso, entre em contato com a empresa para esclarecer esta questão.

Você pode fazer a locação direto na loja quando chegar ao destino, mas a melhor forma de alugar um carros em Curitiba é fazer isso online. Assim você garante que vai ter veículo disponível nas datas da sua viagem (ótimo para quem vai em épocas de grande fluxo), e consegue preços melhores.

Confira todas as informações de como alugar um carro abaixo:

Página principal de aluguel de carros em Curitiba na RentCars
Carros com proteção completa do veículo e terceiros e pagamento online com os melhores preços, em até 12x sem juros, é pela RentCars – Clique na foto para reservar

Qual o melhor site para alugar carro em Curitiba?

A melhor forma de alugar veículos no destino é através de sites que fazem uma comparação de preços entre as melhores locadoras de carros em Curitiba. Assim, você pode comparar modelos de carros diferentes, o que cada oferta inclui, coberturas, além dos preços oferecidos por cada empresa.

Nós sempre usamos e recomendamos o site RentCars. Ele é um dos melhores comparadores do mercado hoje por indicar apenas locadoras que são realmente confiáveis, como a Avis, Budget, Localiza, Hertz, entre outras gigantes da indústria. Além disso, é o único comparador que te deixa parcelar em até 12x sem juros. É ou não é muito bom?

O processo é bem fácil e nós vamos te ensinar o passo a passo aqui. 🙂

  1. Entre no site da RentCars
  2. Digite a cidade para onde você vai no campo indicado
  3. Informe as datas da viagem em que você deseja ter o carro
  4. Clique em PESQUISAR e pronto!
Painel da RentCars, onde é possível alugar carros em Curitiba
Use o comparador da RentCars para encontrar o aluguel de carro em Salvador mais ideal – Clique na foto para conferir

A RentCars vai buscar quais locadoras estão disponíveis no destino, e depois vai mostrar as opções de aluguel de carros em Curitiba pra você escolher. Bem fácil e rápido.

Página de carregamento das opções de aluguel de carros em Curitiba na RentCars
RentCars carregando opções de aluguel de carros em Curitiba

Aluguel de carros em Curitiba barato: Como encontrar o melhor preço

É preciso ficar atento: Nem sempre encontrar o melhor preço significa que você vai pagar mais barato no fim das contas, rs. Tá, agora você deve estar se perguntando: “Como assim?”.

A gente te explica. Muitas vezes os sites apresentam preços baixíssimos no aluguel de carros. Porém, o seguro dele não está incluso, e ao chegar no destino e buscar o veículo, a locadora te obriga a fazer um seguro básico que pode encarecer muito o valor final do aluguel.

É comum o aluguel de carro nacional não ter o seguro incluso no valor. Por isso, sempre cheque os detalhes do contrato, e tenha certeza do que o preço inclui. Converse com a locadora caso o seguro seja cobrado à parte, e nunca alugue um carro sem essa cobertura – é sempre melhor estar prevenido.

Fique atento e tente encontrar ofertas que já ofereçam o seguro completo para não ter surpresas depois. E uma dica de ouro é reservar com antecedência para garantir preços melhores, principalmente se você for viajar em alta temporada. Quando a demanda aumenta, os preços também costumam ficar mais elevados no aluguel.

Para encontrar o melhor preço, entre na RentCars clicando aqui.

Carros para alugar em Curitiba: Qual modelo escolher?

Existem diversos modelos de carros para alugar em Curitiba. É possível escolher entre categorias que atendem diferentes bolsos: Compacto, intermediário, full-size, econômico, standard, SUV, premium, especial, luxo, minivan, conversível e vans.

Escolher o melhor modelo depende do perfil de sua viagem. Se estiver em família, vale a pena optar por carros como uma SUV, enquanto os casais podem economizar com um compacto ou esbanjar com um belo esportivo. Grupos de amigos podem até alugar vans.

Porém, é sempre bom lembrar: caso sua viagem tenha algum objetivo específico, procure combinar o modelo do carro com sua programação. Por exemplo, se você for viajar para fazer compras, opte por um veículo com porta-malas espaçoso.

Você pode conferir todos os modelos de carros disponíveis pelo site da RentCars.

Foto de pessoa em volante de veículo - aluguel de carros em Curitiba
Analise seu objetivo de viagem para escolher o melhor modelo no aluguel de carros em Curitiba

O que você precisa saber ANTES de alugar um carro

Confira todas as informações que você precisa saber ANTES de alugar um carro em Curitiba.

Documentação necessária

Para alugar um carro em Curitiba você vai precisar ter uma CNH válida, é claro. Algumas locadoras também exigem que o documento tenha sido tirado há pelos menos dois, além de o motorista ter mais de 21 anos – isso não é regra, porém, e pode ser possível alugar mesmo se você ainda não tiver atingido essa idade.

Fizemos um checklist para você anotar e não esquecer nada na hora de alugar seu veículo:

  • CNH brasileira válida;
  • Documento de identificação (RG e/ou CPF);
  • Cartão de crédito no nome do condutor (para depósito caução);
  • Comprovante da reserva do carro (se feita online).

#DicaImportante: Avise o seu banco que você está indo viajar! Algumas instituições financeiras não aprovam grandes compras, que fogem do comportamento comum do consumidor. Por isso, antes de partir para as férias é sempre bom fazer um aviso viagem com antecedência, e evitar transtornos por conta disso.

Qual é o valor caução no aluguel de carro?

O valor caução é um valor que as locadoras “bloqueiam” no cartão de crédito na hora de retirar. Este valor é bloqueado apenas por “precaução”, e é devolvido após a devolução do veículo. É uma forma de a locadora se prevenir contra espertinhos que decidam não pagar alguma despesa.

Esse valor pode assustar um pouco, mas varia de acordo com a categoria, duração do aluguel de carro em Curitiba e o tipo de veículo.  Mas não é preciso se preocupar, pois a empresa não vai efetuar nenhuma cobrança se tudo correr normalmente durante a locação.

Por isso, é sempre importante garantir que o seu carro esteja assegurado, evitando qualquer tipo de imprevisto durante a viagem.

Vale a pena contratar o seguro de carro?

O seguro é um gasto imprescindível durante o período de vigência de um aluguel de carros em Curitiba, e em qualquer outro destino. Nunca se sabe o que pode acontecer ao longo da viagem, e estar assegurado pode evitar diversos transtornos e te livrar de despesas.

Não só vale a pena, como é necessário por segurança adquirir um ao alugar um veículo. Uma batidinha no estacionamento, um acidente ou até mesmo furto do carro podem ser resolvidos sem grandes prejuízos para você, caso tenha o seguro.

Mas fique atento às condições do seguro que está contratando. Caso opte pela opção mais barata, verifique se ela atende as suas necessidades. Você também não precisa escolher o plano mais caro que a locadora quiser te oferecer, mas é importante estar coberto em alguns pontos como seguro contra terceiros, por exemplo.

Existem dois modos de contratar o seguro de carro:

  1. Com o cartão de crédito
  2. Direto com a locadora

Seguro de carro do cartão de crédito

Geralmente, os cartões com bandeiras Platinum, Black, entre outras premium oferecem cobertura automática para o veículo, caso a compra seja feita através dele. Então, você não precisa pagar a mais pelo seguro do carro.

Porém, é preciso lembrar: esse seguro cobre apenas danos ao veículo! Danos a terceiros não são cobertos pelo seguro de cartão de crédito.

Por isso, mesmo ao adquirir seguro de carro através do cartão, a locadora vai tentar te vender a cobertura para terceiros. Cabe a você decidir se vale arriscar sem ela ou não.

Seguro de carro direto com a locadora

Caso você opte pelo seguro direto com a locadora, vai precisar desembolsar um pouco mais. Principalmente se você decidir contratar no balcão, na hora de retirar o carro.

Por isso, nossa dica é tentar encontrar, através da RentCars, carros que já venham com a cobertura completa contra danos ao veículo e a terceiros. Assim você se garante, sem sustos na hora de retirar o carro. Além disso, a empresa permite parcelar em até 12x sem juros, o que é ótimo!

Para encontrar carros com seguro completo, entre na RentCars clicando aqui. 🙂

Painel da RentCars onde é informado se o seguro está incluso no aluguel.
O site da RentCars te mostra se o seguro (Proteção do Veículo) está incluso. Procure pelo símbolo acima.

Tipos de seguro para aluguel de carro

O que muitas vezes nos deixa confuso são os tipos de seguro para aluguel de carro. Qual é a diferença entre as cobertura, entre outras coisas. O CDW e o LDW são termos comuns no meio de seguros de locação, por exemplo. No fim, referem-se à mesma coisa – perda ou dano ao carro alugado.

Para te explicar melhor, fizemos uma pesquisa detalhada sobre o que significa cada tipo de cobertura oferecida pelas locadoras e cartão de crédito.

Desde os seguros mais simples, que cobrem danos somente ao carro, até as mais completas que asseguram até mesmo os danos pessoais dos ocupantes do veículo, confira como cada um funciona detalhadamente:

Seguro CDW

É a abreviatura de Dispensa de Indenização por Colisão. Proporciona cobertura em caso de colisão ou danos ao veículo.

Seguro LDW

É a abreviação de Loss Damage Waiver (Desistência de Danos por Perda) – Isso fornece cobertura em caso de roubo ou perda total do veículo.

Seguro ALI

O Additional Liability Insurance significa que, se você estiver envolvido em um acidente com seu carro alugado, você (o motorista) está seguro contra ferimentos corporais e danos materiais a terceiros limitados a um valor predeterminado.

Seguro PAI

O Seguro de Acidentes Pessoais (PAI) fornece cobertura em caso de morte acidental e cobre despesas médicas emergenciais para o locatário e para todos os passageiros no carro. O valor da cobertura varia de acordo com a locadora.

Seguro PEP

Também diz respeito à cobertura aos passageiros. O Seguro de Acidentes Pessoais cobre o locatário e os passageiros caso sofram um acidente durante a locação como motorista ou passageiro. Cobre a morte acidental, algumas despesas médicas, assistência e resgate.

Alugar no aeroporto ou na cidade?

Uma boa dica é comparar o aluguel de carros em Curtiba retirando/ devolvendo no Aeroporto Internacional Afonso Pena ou no centro da cidade.

Muitas vezes, os preços são mais atrativos caso você queira retirar o carro em uma locadora afastada do aeroporto. Porém, antes, calcule a diferença (contando o valor do deslocamento até o centro e vice-versa) para saber se vale a pena.

Em alguns casos, não é indicado retirar o carro no aeroporto. Muitas vezes ele fica mais afastado da cidade destino, podendo ser um caminho perigoso para percorrer num local onde você não está acostumado, ou não conhece bem. Mas, se o seu foco é comodidade e você já souber que é tranquilo, sair dirigindo do aeroporto pode ser uma boa ideia.

Quer saber como alugar carros com preços mais baixos? 
Nós sempre usamos e indicamos: o único site no Brasil que você paga em 12x sem juros e encontra os melhores preços – conheça o RentCars.

Devolução do carro em outra cidade

Pegar o carro e dirigir até outra cidade é uma prática bastante comum. Se você vai fazer uma roadtrip, com certeza vai retirar seu carro num local para devolvê-lo em outro. Caso esteja com dúvidas sobre essa questão, saiba que é sim possível fechar um aluguel de carro dessa forma.

Quem vai até a capital paranaense e opta pelo aluguel de carros em Curitiba, tem a facilidade de poder se locomover livremente pelos principais pontos turísticos do sul. Assim, fica fácil (e é, inclusive, uma ótima ideia) conhecer também outras cidades do sul do Brasil.

Aproveite sua viagem e passe também em outras localidades interessantes, tanto do Paraná quanto dos estados da região. Em Santa Catarina, uma dica legal é passar por Florianópolis e Balneário Camboriú. Esticar até o Rio Grande do Sul pode render um passeio incrível.

É importante verificar as condições do aluguel antes de partir para sua viagem multi-destino. Normalmente, há uma cobrança extra para devolver o carro em outra cidade. E se você for esticar até outro país, como Uruguai ou Argentina por exemplo, confira bem com a locadora a possibilidade de devolução no exterior.

>> Leia também nosso guia de O que fazer em Porto Alegre com roteiro de dois dias pela cidade

Cuidados ao alugar carros em Curitiba

Quem avisa amigo é: alugar carros em Curitiba parece fácil, mas pode envolver pegadinhas. Porém, esses truques são válidos em toda viagem, e se você souber antes não vai cair neles quando for retirar seu carro no balcão da locadora.

Você pode fechar um aluguel de carro online por um preço ótimo, mas na hora a locadora quer cobrar a mais por condutor adicional, por um seguro mais completo, ou até mesmo te informar que você tem um limite de km preestabelecido para rodar.

Por isso, antes de fechar o seu aluguel de carro em Curitiba, verifique as seguintes condições:

  • Quilometragem ilimitada
  • Seguro para o veículo e terceiros
  • Defina quantas pessoas vão dirigir o carro, e veja se vale a pena pagar a mais por condutor adicional

Normalmente, os km fechados costumam ser mais baratos, mas é difícil saber exatamente quanto você vai rodar na viagem. Por isso não recomendamos essa economia – no final, se ultrapassar o limite, você vai acabar pagando ainda mais caro do que a quilometragem ilimitada.

Outra dica importante: Muitas vezes, ao chegar no balcão, a locadora não vai ter o carro da categoria que você escolheu pelo site. Quando isso acontece, normalmente você receberá um upgrade de carro.

Mas já passamos por situações em nos ofereceram upgrade pago ANTES de sermos avisados que o carro escolhido tinha acabado. Como não aceitamos, nos deram um carro melhor de qualquer maneira. Portanto, fique atento e não aceite pagar mais por upgrades logo de cara, pois pode ser pegadinha.

GPS de carro:

Vamos te falar uma coisa: não vale a pena contratar o GPS no aluguel de carros em Curitiba. Você pagaria a mais por ele, e existem várias maneiras mais econômicas – e eficazes – para substituir esse aparelhinho.

Aprenda a baixar mapas offline

Primeiro, caso você pegue um carro de categoria acima da econômica, possivelmente seu carro já virá com um GPS integrado.

E, por mais que você não conheça o destino, você já dispõe do GPS do celular à vontade. Caso o local da viagem seja mais remoto, e haja risco de não ter sinal de internet, uma boa dica é baixar mapas offline, que ficam salvos no seu celular para consultar quando quiser.

Veja como baixar mapa offline no aplicativo do Google Maps neste post aqui. Mas fique atento, pois essa alternativa não oferece informações sobre o trânsito, por exemplo – para isso, você vai precisar de uma conexão ativa.

Cadeirinha de carro para criança

Crianças de até 8 anos precisam obrigatoriamente de apoio para andar de carro no território brasileiro. Dependendo da faixa etária, pode ser necessário o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação.

As locadoras de carro disponibilizam cadeirinhas para alugar na hora de retirar o carro no balcão. Também existem empresas especializadas em acessórios para bebês e crianças, onde você pode alugar os itens que precisar à parte.

Agora, fica aqui uma dica super interessante: se for para o destino de avião, verifique as condições da sua passagem aérea. Existem companhias que permitem o transporte de uma cadeirinha e até de um carrinho na viagem. Agora, se for alugar o carro para viajar a partir da sua própria cidade, leve seus próprios itens 😉

Foto com duas crianças em cadeirinha de carro, item indispensável de considerar quando viajar e optar pelo aluguel de carros em Curitiba
Crianças em cadeirinha adequada para carros – Foto: Senado Federal via Flickr

Como dirigir em Curitiba

É como dizem: Se você é de São Paulo ou qualquer cidade grande brasileira, você está preparado para dirigir em qualquer lugar do mundo, rs! Brincadeiras à parte, se você está se perguntando como dirigir em Curitiba, saiba que é super tranquilo.

Em todo território brasileiro, as regras de trânsito são as mesmas. Tendo sua CHN válida – o que significa que você sabe dos seus deveres como motorista -, seja prudente e dirija com cautela, que tudo vai dar certo. Não tem segredo para dirigir numa cidade diferente no nosso país 🙂

Problemas na estrada

Acontece até com os melhores viajantes: o pneu fura, o carro é guinchado, você leva uma multa… pode acontecer com qualquer um! Mas afinal, como lidar com estes imprevistos durante um aluguel de carros em Curitiba?

Confira abaixo como solucionar alguns tipos de problema na estrada:

Multa de trânsito com carro alugado

Multas são caras e um prejuízo que pode ser evitado em uma viagem com aluguel de carros em Curitiba. Mas, caso ocorra um deslize e você tenha sido multado, saiba que a conta vai cair na sua própria conta – não, o seguro não cobre isso.

Então, vale a velha dica: dirija com cuidado e atenção. Evite altas velocidades, respeite as placas, seja prudente, e no final tudo vai dar certo, sem surpresas desagradáveis. Uma viagem de carro tem que ser confortável para valer a pena, e não causar estresse.

Aproveite as férias para ficar relaxar. Você não tem horário para cumprir, e por tanto não precisa correr, passar sinais fechados, nem nada, só precisa andar com prudência. A ideia de viajar é curtir o tempo, não é mesmo? Então aproveite disso para dirigir com tranquilidade.

Meu carro está sendo guinchado, e agora?

Isso já aconteceu com a gente. Quando você vê que o carro alugado está sendo guichado, bate aquele desespero. O que fazer?

A primeira coisa é: se previna. Como? Tire tudo de dentro do seu carro, sempre, rs! Incluindo o contrato do aluguel do carro, onde estão todos os telefones e informações necessárias em caso de contratempo. Deixe isso em um lugar que você não vai perder, e não no porta-luvas.

Outra maneira de se prevenir é, obviamente, verificando se é realmente permitido estacionar naquele local. Se estiver mal sinalizado, confirme com alguma autoridade de trânsito, ou procure outra vaga.

Mas se o seu carro alugado realmente for guinchado, você vai precisar arcar com os custos e retirá-lo do local para onde foi levado. Resumindo: o procedimento é caro e uma dor de cabeça desnecessária. Se você já toma o cuidado de não passar por isso com seu próprio veículo, tenha essa consciência no caso do aluguel também.

Como acionar o seguro do carro

Caso você se envolva em algum acidente de trânsito, ou tenha qualquer ocorrência com seu aluguel de carros em Curitiba, acione o seguro imediatamente. Você precisará ligar para o seguro do carro caso ocorra qualquer contratempo.

Pode ser furto, batida, algum dano ao veículo, trancar as chaves no porta-malas, entre outros infortúnios que demonstram a importância do seguro. É exatamente por conta desses casos que é importante contratar o seguro ao alugar um veículo.

Tenha sempre em mãos o telefone da seguradora do carro. Salve no celular o número, e guarde também uma cópia em outro lugar, como no e-mail, por precaução. As ligações podem ser feitas a cobrar. Certifique-se de que sua operadora tem ampla cobertura de sinal no destino, para não ficar na mão com o celular durante a viagem.

Se tiver feito o aluguel pelo cartão de crédito, deixe o número da apólice salva em seu e-mail, junto com o telefone de emergência. Caso tenha feito direto com a locadora, guarde o papel com as informações, e tire uma foto para se garantir também com uma mídia digital.

Foto de pessoa segurando celular com as mãos e digitando
Não exite em acionar o seguro em caso de problemas na viagem – Foto: Mary Cullen via Flickr

Como conseguir bons preços no aluguel de carros em Curitiba

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras, e te deixa pagar em até 12x sem juros, sempre com boas ofertas de aluguel de carros em Curitiba. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

O único site que te deixa pagar em até 12x sem juros. Conheça a RentCars!

Leia também

O que fazer em Curitiba – Conheça o lado “cool” da capital

Fim de semana com Passeio de Trem em Morretes e Ekoa Park

O que fazer em Blumenau – A Cidade Sede da Oktoberfest no Brasil

O que fazer em Balneário Camboriú – 10 lugares para você visitar

Cambará do Sul Roteiro de 4 dias na Terra dos Cânions

9 ótimas ideias de viagens baratas nacionais e internacionais