Um guia completo para planejar sua viagem ao Amazonas. Anote as dicas e aproveite muito!

O estado do Amazonas é de uma riqueza imensurável. Mesmo sendo parte de um território tão vasto e tão diverso quanto o do Brasil, ele ainda merece destaque tamanha a sua importância histórica e sua biodiversidade.

Casa da maior floresta tropical do mundo, o Amazonas dispõe de uma natureza ímpar, com fauna e flora tão vastos que despertam a curiosidade de pessoas do mundo inteiro para virem prestigiar a floresta Amazônica pessoalmente.

A capital Manaus também chama atenção dos turistas. Com bons passeios e atividades atrativas, a cidade complementa os roteiros de quem vai conhecer o estado. Mas a grande protagonista da região é mesmo a natureza, que toma conta de boa parte do maior estado do país e, além da presença constante, abriga um ecossistema cheio de tesouros.

Se você está planejando ir ao Amazonas, confira nosso guia com tudo que precisa saber.

O que fazer no Amazonas

As atividades do Amazonas são inúmeras. Começando pela capital, Manaus, onde visitantes se encantam com a arquitetura dos prédios do Teatro Amazonas e do Palácio Rio Negro. Seguindo para os passeios que envolvem a natureza, um dos mais imperdíveis é o de barco para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

O Parque Nacional de Anavilhanas guarda outras riquezas únicas, como as Grutas do Madadá e o conjunto de ilhas que forma um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo.

O Parque Nacional do Jaú também é uma visita importante, e possui várias cachoeiras para conhecer. Outro passeio interessante é para observar os famosos botos cor-de-rosa que são tão típicos do Amazonas.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Amazonas e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Amazonas

Há ótimas acomodações no Amazonas, com uma grande variedade de tipos de hospedagem. Um grande destaque, no entanto, são os chamados “hotel de selva” (ou jungle lodge), alternativas que tem tudo a ver o estado, já que oferecem estadia em plena Floresta Amazônica.

Além da vivência única, a experiência fica ainda mais completa com passeios – que acontecem de dia ou de noite, e variam entre observação de jacarés, caminhadas pela floresta, visita a comunidades nativas, entre outros muitos atrativos.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens no Amazonas pelo Booking.com ou Hoteis.com

Teatro Amazonas em Manaus
O Teatro Amazonas é um dos pontos mais marcantes do estado – Foto: Lucia Barreiros via Flickr

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica é o grande destaque do estado – Foto: Pexels

Aluguel de carro no Amazonas

Alugar um carro para explorar destinos no Amazonas é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Fizemos um post super completo com dicas de aluguel de carros em Manaus para quem pensa em explorar os destinos do estado dirigindo. A gente explica como funciona o serviço, a documentação necessária para alugar e muito mais. Vale a pena conferir!

Leia todas nossas dicas:

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Amazonas

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Amazonas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Ponte Rio Negro em Manaus, no Amazonas
A Ponte Rio Negro, que liga Manaus a Iranduba, vale a pena ser vista – Foto: Pexels

Leia todas as nossas dicas e posts do Amazonas