Bons restaurantes, simpatias, crenças populares e a liberdade de ver e soltar fogos dominam a festa de réveillon em Cusco. Excelente destino para quem é gourmande e aproveita qualquer ocasião para saborear um prato novo!

Fechei o meu roteiro de viagens e decidi que passaria o réveillon no Peru, no destino mais famoso do país para a época: a cidade de Cusco. Sem saber quão concorrido era, deixei para reservar meu jantar de ano novo dez dias antes da data. Depois de pesquisar, escolhi o restaurante Limo para a comemoração, pois além de ter a comida bastante elogiada, oferece um terraço com vista imperdível da Plaza de Armas.

ano novo em cusco peru

O Limo faz parte do grupo Cusco Restaurants e todos ofereciam duas opções: jantar das 19h às 21h (mais barato) ou à partir das 21h30. Para minha surpresa, infelizmente, todos os horários do Limo estavam lotados e tive que recorrer ao plano B.

Cheguei a duas opções: um jantar com um cardápio mais limitado no Calle del Medio, que não me agradou muito – apesar de também ter uma varanda com vista para a Plaza e uma “fiesta” noite adentro. Outra opção era o restaurante InkaGrill, do mesmo grupo do Limo, que oferecia um cardápio excelente com mais de uma opção e também se localiza na Plaza de Armas – embora não tenha varanda nem esteja no segundo andar dos prédios.

Tanto o Calle del Medio quanto o InkaGrill custavam por volta de US$ 110.  Considerando que eu planejava acordar às 7h para o passeio ao Valle Sagrado, o fator “fiesta” não contava muito para mim. Minha dúvida então se resumiu à “varanda” X “boa comida”. Como gourmande que sou, escolhi então o jantar no InkaGrill e solicitei uma mesa próxima à janela, tendo então alguma vista para a Plaza de Armas, onde os fogos começaram muito antes da meia noite.

No cardápio que optei tinha de entrada Vol-au-vent de camarões, um prato principal de Lomo (a carne principal dos Andes) com risoto de açafrão e molho de funghi e, por fim, cheesecake de sobremesa.

ano novo em cusco no peru

ano novo cusco peru

Prato principal de Lomo

ano novo em cusco peru

A sobremesa – porque ninguém é de ferro né.

Todos os pratos estavam maravilhosos! O jantar também incluía uma garrafa de água, uma taça de vinho (branco ou tinto), um pisco sour (o drink local) e uma taça de espumante. Além disso, no final, também deram um prato com 12 uvas por pessoa – no Peru eles seguem a tradição espanhola de comer uvas à meia noite. #crendicespopulares

Alguns minutos antes do novo ano resolvemos sair do restaurante e contemplar a virada na Plaza, lotada de pessoas entusiasmadas e vestidas de amarelo. Da mesma forma que no Brasil as pessoas costumam usar branco no réveillon, a tradição peruana é passar de amarelo! Além disso, quando bateu a meia noite as pessoas começam a correr em torno da praça para “ter sorte”. Tudo ocorre de forma divertida e razoavelmente tranquila.

ano novo em cusco peru

O único ponto fraco do ano novo cusquenho é que qualquer um pode soltar fogos de artifícios. Por isso, tive que ficar atenta e correr de um lugar para outro com frequência para não ser atingida. De qualquer forma, o réveillon foi inesquecível e recomendo para quem estiver no Peru nessa época! Só lembre de reservar seu jantar com antecedência 😉 “

Feliz Año Nuevo!!!

Encontre hotéis em promoção no Peru


Booking.com

Por que vale contratar um Seguro Viagem para o Peru?

Você não quer arriscar qualquer contratempo que possa estragar todo o planejamento de uma viagem! Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem. De qualquer modo, o ideal em um Seguro Viagem é DIMINUIR RISCOS que podem acontecer em uma viagem. Os “extras” você pode escolher de acordo com a oferta da seguradora: que pode cobrir até extravios de bagagem, furtos e roubos e até mesmo a viagem de uma família em caso de emergência.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada no Peru

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando no Peru você pode usar o dia inteiro em qualquer lugar. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja mais:

Peru além de Machu Picchu: 4 dias de trilha para a cidade perdida de Choquequirao

O que fazer no Peru?

Dicas de Seguro Saúde Internacional para turistas e estudantes

Ingresso para Machu Picchu terá restrição de horários