Um pequeno vilarejo com muito charme e praias, Arraial d'Ajuda, município de Porto Seguro tem muito o que fazer. Por aqui nós vamos te dar várias dicas.

Se a ideia é relaxar em diversas praias, fazer fotos de dar inveja e admirar a natureza exuberante do Brasil, Arraial d’Ajuda, no litoral sul da Bahia, é a melhor escolha. O vilarejo é perfeito para quem gosta de sossego, mas que não abre mão de uma vida noturna animada.

Arraial D’Ajuda é um destino pé na areia e suas ruas não são asfaltadas. Então, guarde o tênis na mala ou sapatos na mala. Ponha o chinelo e parta rumo à variedade de belas praias que o local oferece.

Como chegar em Arraial d’Ajuda

Saindo de Porto Seguro

É preciso pegar a balsa que sai da centro da cidade e atravessa o rio Buranhém. A travessia dura cerca de cinco minutos.

Dá pra chegar até a balsa de ônibus (que parte da rodoviária de Porto Seguro), carro ou táxi. Ao chegar em Arraial d’Ajuda, há a opção de pegar um táxi ou as vans que circulam pela cidade.

Em Porto Seguro, aproveite para conhecer a cidade e nossas dicas no nosso post O que fazer em Porto Seguro: 10 atrações imperdíveis para quem visita.

Saindo de Trancoso

Se você vai de carro, pegue a Estrada de Trancoso (BA-001) com destino a Arraial d’Ajuda. Se vai de ônibus, há empresas que fazem o trajeto, e há ainda a opção de pegar um táxi ou uma van.

Vale lembrar que a balsa funciona 24h por dia e é cobrada apenas na ida, seja de carro ou a pé. A frequência das saídas é menor durante a noite. O tempo de travessia é uma boa deixa para fotos e observação das paisagens que aparecem no horizonte.

>> Leia nossas dicas de Trancoso.

Quando ir para Arraial d’Ajuda

Para aproveitar bem as praias, a vida noturna e pegar aquele bronzeado, o ideal é visitar Arraial ir no verão. Porém, se sua ideia é pegar as praias mais tranquilas, visite o destino na baixa temporada.

O que fazer em Arraial d’Ajuda

Além das praias, o local oferece vida agitada na rua do Mucugê, com baladas, restaurantes e lojas, sem contar as apresentações musicais na rua. Se a ideia é economizar na alimentação, uma dica é comer na região da Praça da Igreja, no centro histórico.

Rua Mucugê

Mucugê é o nome da rua mais famosa – e charmosa – de Arraial d’Ajuda. Cheia de restaurantes, bares e lojas que vendem roupas e artesanato local, a rua fica bastante animada à noite. Vale a pena passar um tempo lá para conhecer a gastronomia local e provar os deliciosos sorvetes da região.

O lugar fica cheio de visitantes na alta temporada e a vida noturna nos bares começa cedo, mas acaba tarde. É lá que fica o Beco das Cores, local que reúne lojas, restaurantes e apresentações de música ao vivo para quem não está com pressa e pretende aproveitar bem a noite.

Os mais atentos notarão frases e poemas escritos em vitrines, muros e bancos de concreto ao longo do caminho. Além de bonitas e coloridas árvores, como os flamboyants.

Não passe por ali sem provar um delicioso crepe ou aproveitar as promoções de caipirinhas dos bares.

Centro Histórico e Igreja Matriz

Outro ponto de parada obrigatória para o visitante é o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, onde se destaca a formosa Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda. Construída entre os anos 1549 e 1551, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Seu interior é um lugar que esbanja riqueza histórica e cultural. Observar os detalhes de sua cúpula e assistir a uma missa pode ser uma boa ideia.

Os mais curiosos descobrirão que atrás da igreja há um mirante que oferece uma vista panorâmica de Porto Seguro e toda a Estrada da Balsa, além do rio Buranhém, na divisa entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro.

O Centro Histórico de Arraial d"Ajuda com a Igreja Matriz
O Centro Histórico de Arraial d”Ajuda com a Igreja Matriz – Foto: Renata Monteiro

A vista é de tirar o fôlego. Lá de cima dá para ter uma boa noção do porquê a Bahia é um destino tão escolhido por brasileiros e estrangeiros. As paisagens são lindas e o clima tropical ajuda a elevar os ânimos até dos turistas mais carrancudos.

Ao lado do mirante há também um muro coberto por milhares de fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim. Faça um pedido e amarre a sua ali, enquanto admira o verde intenso do mar lá embaixo.

Ao redor da praça da igreja há inúmeras casinhas coloridas e muitas lojas de artesanato e souvenires. Aproveite para comprar chaveiros, cangas coloridas, bolsas, camisetas com expressões locais estampadas e artigos de couro legítimo.

Cachaças, geleias, doces e outros produtos locais também podem ser encontrados nas lojas da região. E depois de um passeio cultural, nada melhor do que aproveitar o visual exuberante da natureza do destino.

O Centro Histórico com suas lojinhas e o Cristo Redentor a noite - Foot: Carlos Alkmin
O Centro Histórico com suas lojinhas e o Cristo Redentor a noite – Foot: Carlos Alkmin
A vista do Mirante enfeitado pelas fitinhas do Senhor do Bonfim - Foto:  Pingo_
A vista do Mirante enfeitado pelas fitinhas do Senhor do Bonfim – Foto: Pingo_

Melhores praias em Arraial d’Ajuda

As praias de Arraial d’Ajuda chamam a atenção pelo fato de cada uma ter suas características próprias e diferentes.

Praia do Pitinga

A praia da Pitinga oferece cenários paradisíacos, com vegetação abundante ao redor, areia macia e pequenas lagoas de água doce. Cenário que dá a impressão de o turista estar em uma ilha deserta.

Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda - Foto: Max
Praia da Pitinga em Arraial d’Ajuda – Foto: Max

Praia do Apaga Fogo

Já a praia do Apaga Fogo é conhecida por oferecer boas condições para banho. É a primeira praia chegando de Porto Seguro.  

É lá que fica localizado o Arraial d’Ajuda Eco Resort, parque aquático com diversas opções de brinquedos e hospedagem pé na areia.

O local ainda oferece bangalôs, alta gastronomia e espaço para convenções e eventos, com capacidade para até 600 convidados em formato auditório.

Praia do Taípe

A praia de Taípe, quase chegando em Trancoso, surpreende pelas falésias que a circundam e pela areia branca, apresentando poucas barracas no local.

O Arraial d'Ajuda Eco Resort  na Praia do Apaga Fogo - Foto: Divulgação
O Arraial d’Ajuda Eco Resort na Praia do Apaga Fogo – Foto: Divulgação
Praia de Taípe em Arraial d'Ajuda - Foto: Porto Seguro Turismo
Praia de Taípe – Foto: Porto Seguro Turismo

Praia do Mucugê

Para os que preferem praias mais frequentadas, Mucugê e Pitinga são boas opções para conhecer novas pessoas e sentir a energia dos visitantes. É a principal praia de Arraial d’Ajuda. 

Basta descer a Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, e em poucos minutos estará na praia de mesmo nome. Para os mais preguiçosos, há a opção de pegar um mototáxi, um táxi ou uma van.

Nesta praia é possível escolher uma cadeira em meio às inúmeras barracas e restaurantes, pedir uma água de coco e desfrutar da vista do mar, sentindo o vento que refresca até os dias mais quentes.

É o cenário ideal para passar o dia lendo, ouvindo música ou tirando uma soneca. Se der sorte, o visitante poderá nadar nas piscinas naturais formadas pela maré baixa.

Praia do Mucugê em Arraial d"Ajuda
Praia do Mucugê em Arraial d”Ajuda

Praia do Espelho

A praia do Espelho, localizada a duas horas de distância do centro de Arraial d’Ajuda, já em Trancoso. Também tem sua natureza preservada, águas cristalinas e não é cheia de turistas.

Para fazer os passeios e chegar às praias mais distantes do centro de Arraial d’Ajuda (como a Praia do Espelho, por exemplo), há inúmeras agências de viagens na cidade que buscam e deixam o visitante em seu local de hospedagem.

É bom reservar os passeios com antecedência, visto que há dias da semana específicos para as saídas, conforme o destino desejado. Os guias entendem bastante sobre os locais dos passeios e muitos deles deixaram sua vida nas grandes cidades para viverem no destino baiano.

Praia do Espelho - Foto: Viagem e Turismo
Praia do Espelho – Foto: Viagem e Turismo

Réveillon em Arraial d’Ajuda

Prepare o bolso porque os preços estarão mais altos na alta temporada, devido à maior procura pelo destino.

Opções de diversão é o que não faltam na data. Alguns exemplos são o Festival Sundance, que traz diversos DJs para animar a vida praiana. O festival acontece na Uíki Parracho. 

As festas, pé na areia com música, acontecem também no Arraial d’Ajuda Eco Resort com uma super infra. DJ’s, show ao vivo, open bar e fogos. Pra passar o Ano Novo em grande estilo. 

O Arraial D'ajuda Eco Resort onde também acontece uma festa de Réveillon pé na areia.
O Arraial D’ajuda Eco Resort onde também acontece uma festa de Réveillon pé na areia.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um destino que não deixa a desejar em questão de hotéis e pousadas, e há opções para todos os bolsos e perfis de turista, de famílias a casais, de grupos de amigos até viajantes sozinhos.

Vai depender do gosto de cada turista e do que cada um procura em Arraial d’Ajuda. Mas se o objetivo é frequentar praias que tenham enfoque na preservação ambiental e sejam mais tranquilas, a Praia de Taípe se destaca.

Quem decide por opções de acomodações no centro da cidade tem a vantagem de acessar facilmente os restaurantes e bares da região. Além disso, fica pertinho também da Praia do Mucugê, conhecida por receber visitantes de todas as partes do mundo.

Você também pode optar por acomodações mais exclusivas e com serviços que oferecem passeios pela região e ingressos para o Arraial D’ Ajuda Eco Resort, um dos musts da cidade, contamos mais no post O que fazer em Arraial D’Ajuda. 

Pousadas em Arraial D’Ajuda

Airbnb em Arraial D’Ajuda

Dicas para aproveitar Arraial d’Ajuda e desconectar

Viver em um local com ruas de areia e pássaros cantando por todos os lados é o grande charme de Arraial d’Ajuda, que logo nos primeiros dias já conquista os visitantes e oferece a eles aquela sensação de paz e sossego que está em falta nas grandes cidades.

Seja passando uma semana ou um mês de férias no destino, o turista voltará revigorado e com a energia renovada pela tranquilidade da natureza. Arraial d’Ajuda é o Brasil-raiz, que guarda uma das partes mais preciosas da cultura e história de nosso País.

Ao visitar o local, lembre-se de levar protetor solar, repelente e se hidratar com frequência. Coloque na mala roupas leves, pois o clima ali é sempre quente e mesmo durante a noite a temperatura não costuma baixar.

Os moradores locais são bastante simpáticos e sempre abertos a darem informações e dicas sobre o destino.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS.

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente aqui…