Você sabia que existe uma ilha onde só é permitido andar de bicicleta? Também tem até ciclovia que brilha no escuro. Descubra onde ficam as melhores ciclovias do mundo e por que vale a pena visitar.

Viajar e ao mesmo tempo conhecer destinos de bicicleta é uma ótima combinação. Pedalar pelo mundo nos faz sentir uma sensação de liberdade única e imergir ainda mais no destino. Existem lugares com um toque bastante especial para a prática, já que possuem ciclovias de deixar o queixo caído.

Para facilitar ainda mais os planos de sua próxima viagem de bicicleta, listamos aqui as melhores ciclovias do mundo:

1) Rottnest Island – Austrália

Pouca gente conhece este pequeno pedaço de paraíso. Situada na costa oeste da Austrália, logo em frente à cidade de Perth, a ilha de Rottnest é o destino perfeito para ciclistas. A entrada de carros não é permitida por lá, deixando o lugar exclusivo para ciclistas, pedestres e alguns poucos micro-ônibus (que são caríssimos).

A ciclovia beira a água turquesa cristalina da ilha e suas praias de areia branca, por mais de 22 km de estradas semi desertas. O visual é de tirar o fôlego.

Vale sair do centro de visitantes e seguir até West End em um único dia. As paradas no caminho são indispensáveis: seja para fazer snorkeling, curtir um pouco a praia ou brincar com os Quokas (pequenos animaizinhos que vivem na ilha e são super amigáveis).

2) Ciclovia Brilhante – Holanda

A Holanda é um dos destinos mais famosos pelo incentivo ao uso de bicicletas. Pra melhorar, o país não para de inovar neste quesito. A cidade de Eindhoven, localizada ao sul de Amsterdã, recebeu um presente e tanto do governo: uma ciclovia que brilha no escuro inspirada na arte de Van Gogh.

O quadro “Noite Estrelada” motivou o projeto, que possui diversas luzes de LED que se iluminam e formam parte do desenho. Além de facilitar a vida dos ciclistas à noite, forma um espetáculo único pelo caminho. É ou não é uma das melhores ciclovias do mundo?

melhores ciclovias do mundo holanda

3) Caminho de Santiago de Compostela – Espanha

Existem vários caminhos para chegar a Santiago de Compostela. O mais famoso é o Caminho Francês, com aproximadamente 748 km. A boa notícia é que você pode escolher se quer fazer o caminho completo ou parte dele.

O presente mesmo é chegar à Santiago de Compostela depois de passar dias pedalando e noites em albergues pela Espanha. É um dos caminhos mais clássicos do planeta e não poderia ficar de fora da lista.

4) Ciclovia do Rio Reno – Alemanha

A Ciclovia do Rio Reno com mais de 2.000 anos de utilização, a rota que beira o Rio Reno é uma das mais populares da Europa. Não é à toa: são mais de 1.200 km de ciclovia através da Alemanha, Suíça, França e Holanda.

O rio Reno é um dos mais longos da Europa e o caminho de bicicleta em suas margens é incrível. Ele passa por diversas cidades, incluindo 9 consideradas Patrimônio Cultural da Unesco. Pra convencer de que esta é uma das melhores ciclovias do mundo, ela ainda é toda plana e trechos dela podem ser feitos por toda família!

melhores ciclovias do mundo rio reno

Mapa

5) Montreal, Canadá

Para explorar o lado francês do Canadá, pedalar é uma ótima opção. A cidade de Montreal tem centenas de quilômetros de ciclovias e mais de cinco mil bicicletas para aluguel. Por que não conhecer as maravilhas da cidade, que mistura a arquitetura clássica com inovações surpreendentes, de bike? Veja mais informações no site.

melhores ciclovias do mundo

6) Kyoto, Japão

Apesar de o Japão ser conhecido pelo fluxo de pessoas, carros e transporte público, a bicicleta não fica de fora em Kyoto. O centro da cidade possui dezessete lugares reconhecidos como Patrimônios da Humanidade e é todo plano.

A CicloKyoto disponibiliza bikes no centro da cidade para a alegria dos turistas.

melhores ciclovias do mundo

7) Eurovelo, Europa (projeto)

Pera ai que essa ciclovia vale esperar ficar pronta! Em 2020, o projeto da Eurovelo deve ser concluído. Nada mais é do que uma rede de ciclovias que irá cruzar o continente Europeu por mais de 60 mil quilômetros. Ou seja, daqui alguns anos será possível conhecer toda a Europa de bicicleta. Até antes de ficar pronta, já a reconhecemos como uma das melhores ciclovias do mundo. Não é por menos, não é?

melhores ciclovias do mundo

E você? Conhece alguma outra rota de bike que vale entrar na lista das melhores ciclovias do mundo?

Leia Mais