A região do Atacama, no Chile, reserva belezas naturais incríveis que vão desde a imensidão do deserto até gêiseres e lagoas de sal. São inúmeras experiências e pontos turísticos. Algumas mais conhecidas dos que as outras, como a Laguna Cejar, os Valle de La Luna e Valle de La Muerte, Geysers del Tatio e o Salar de Tara.

Nossa colunista Barbara Tigre conta um pouco sobre sua experiência no deserto e oferece dicas imperdíveis para você montar seu roteiro completo pelo Atacama.

cordillera de la sal atacama
cordillera de la sal

Como chegar no Atacama

trans licancabur atacama

Rio de Janeiro: não é tarefa fácil, são vários trechos para chegar: vôo Rio-Santiago; vôo Santiago-Calama; e ônibus/transfer Calama-San Pedro de Atacama.

São Paulo: uma notícia boa: a Sky Airlines, cia lowcost chilena, tem vôos direto Guarulhos-Calama. Basta conferir aqui!

Primeiro, peguei a passagem Rio-Santiago por 20 mil milhas do programa de fidelidade da Tam, o Multiplus (ida-e-volta). Se você ainda não é associado de algum programa de milhas, eu recomendo fortemente a inscrição, afinal, estamos em tempos de crise 😉

Depois fui no site chileno da LATAM e comprei o trecho Santiago-Calama por aproximadamente R$265,00 (ida-e-volta).

Por fim, optei pelo transfer da empresa Trans Licancabur, por 20 mil pesos chilenos (ida e volta). Eles tem um quiosque no aeroporto (assim como várias outras empresas) e não é necessário comprar com antecedência.

Eu achei o serviço excelente, motoristas ótimos, micro-ônibus em bom estado e na ida ainda paramos em 2 mirantes para tirar fotos (o motorista perguntou se queríamos e óbvio que aceitamos).

Como escolher a agência dos passeios?

A primeira coisa que você precisa saber é que existem 3 tipos de agências: as baratas que vão de muito ruim à razoáveis, como a Colque Tours e a Maxim, às agências intermediárias, como a Inca Coya *agência base para meus passeios* e a North Travel, e as agências caras como a Ayllu e Grado 10.

Agora, minhas considerações:

  1. Existem sim mil agências em San Pedro e você pode optar por fechar os passeios lá para ter maior possibilidade de obter desconto e pechinchar, mas isso significa também perder tempo indo de agência para agência e correr o risco do tour que você quer para o dia que você quer estar completo (nós vimos isso!).
  2.  Quando uma agência não têm o número mínimo de pessoas para realizar o passeio ou ela repassa para uma outra agência ou ela cancela o tour. Isso acontece com todas as agências do Atacama, sejam caras ou baratas. Nós por exemplo tivemos passeios repassados pela Inca Coya, assim como uma brasileira que conhecemos que havia fechado o passeio com a Grado 10, e assim como uma amiga que ia fazer um tour com a Ayllu acabou ficando sem conhecer o Valle de la Luna porque sem o número mínimo de pessoas, a agência optou por cancelar o passeio.
  3. Por que então eu escolhi a Inca Coya? Porque além das opiniões muito positivas, foi a única agência que me ofereceu 14% de desconto no pacote de passeios mesmo por e-mail, e o Ricardo, dono da agência foi SUPER honesto sobre a questão do “repasse” para outras agências. Ele nos disse que a Inca Coya tem 2 ou 3 outras agências parceiras que prestam serviços de qualidade similar e ele sempre tenta repassar para essas, mas se elas também não forem possíveis, aí o jeito é alocar para uma outra empresa não tão boa. Passamos por essas 2 situações 😛
  4. O Tour Astronômico mais famoso é o da Agência Space OBS do francês Alain Maury. Os tours acontecem em inglês, francês ou espanhol e necessitam ser agendado com antecedência, muitas pessoas que conhecemos lá deixaram para tentar na hora e acabaram ficando sem ou tendo que fazer com outra agência (e não gostaram!). Esse é um dos passeios que eu mais queria fazer já que o Atacama é um dos maiores observatórios a céu aberto!

Eu reservei o tour da Space por e-mail em meados de Agosto, ou seja, com quase 2 meses de antecedência. Não foi necessário depósito algum, apenas nossos dados e a data/idioma escolhidos. Além disso, é recomendável fazer o tour no começo de sua viagem, já que depende das condições de visibilidade.

Não esqueça de ir bem agasalhado, e com calçados propícios para o passeio. O frio por lá é grande, e jaquetas térmicas são indispensáveis.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Deserto do Atacama e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar no Atacama

Optei pelo hotel Takha Takha, localizado na rua principal de San Pedro do Atacama: a Calle Caracoles. Ficamos num quarto com banheiro privado e café da manhã por US$ 76 de diária para o casal. O Hotel dispõe de piscina e wifi (que só funciona perto da recepção, mas isso não foi um problema para a gente).

Eles também oferecem a possibilidade de Lunch Box – uma espécie de merendeira com o café da manhã para quem for fazer passeios que saem antes das 7:30am quando começa o café no hotel.

É uma hospedagem simples, mas achei excelente e voltaria a me hospedar lá, sem dúvida. Acho sinceramente que a não ser que você esteja viajando sozinho, a economia de ficar afastado do centrinho não compensa a diferença no preço.

Os quartos do Takha Takha são simples, mas cobrem todas as nossas necessidades, o lunch box é super completo (fruta, suco de caixinha, sanduíche, barrinha de cereal e brownie), tem uma piscininha para relaxar e ainda fica a poucos instantes de qualquer lugar em San Pedro!

Encontre as melhores hospedagem no Atacam pelo Booking.com

Chip de celular para o Atacama

Que tal passar toda sua temporada no Chile 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Chile. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Seguro viagem para o Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Aluguel de carro no Chile

Compare o preço das locadoras de carro do Chile em um único local. Use a RentCars para alugar seu carro com segurança e praticidade, e chegue ao destino com tudo pronto para retirar o veículo e sair dirigindo. Confira nosso cupom de desconto RentCars e reserve já o seu. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para o Chile

Quer garantir uma passagem para o Chile com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

San Pedro de Atacama

Leia todas as nossas dicas e posts do Chile