A região do Atacama, no Chile, reserva belezas naturais incríveis que vão desde a imensidão do deserto até gêiseres e lagoas de sal. São inúmeras experiências e pontos turísticos. Algumas mais conhecidas dos que as outras, como a Laguna Cejar, os Valle de La Luna e Valle de La Muerte, Geysers del Tatio e o Salar de Tara.
Nossa colunista Barbara Tigre conta um pouco sobre sua experiência no deserto e oferece dicas imperdíveis para você montar seu roteiro completo pelo Atacama.
Neste post você vai ver:
Como chegar no Atacama
Rio de Janeiro: não é tarefa fácil, são vários trechos para chegar: vôo Rio-Santiago; vôo Santiago-Calama; e ônibus/transfer Calama-San Pedro de Atacama.
São Paulo: uma notícia boa: a Sky Airlines, cia lowcost chilena, tem vôos direto Guarulhos-Calama. Basta conferir aqui!
Primeiro, peguei a passagem Rio-Santiago por 20 mil milhas do programa de fidelidade da Tam, o Multiplus (ida-e-volta). Se você ainda não é associado de algum programa de milhas, eu recomendo fortemente a inscrição, afinal, estamos em tempos de crise 😉
Depois fui no site chileno da LATAM e comprei o trecho Santiago-Calama por aproximadamente R$265,00 (ida-e-volta).
Por fim, optei pelo transfer da empresa Trans Licancabur, por 20 mil pesos chilenos (ida e volta). Eles tem um quiosque no aeroporto (assim como várias outras empresas) e não é necessário comprar com antecedência.
Eu achei o serviço excelente, motoristas ótimos, micro-ônibus em bom estado e na ida ainda paramos em 2 mirantes para tirar fotos (o motorista perguntou se queríamos e óbvio que aceitamos).
Como escolher a agência dos passeios?
A primeira coisa que você precisa saber é que existem 3 tipos de agências: as baratas que vão de muito ruim à razoáveis, como a Colque Tours e a Maxim, às agências intermediárias, como a Inca Coya *agência base para meus passeios* e a North Travel, e as agências caras como a Ayllu e Grado 10.
Agora, minhas considerações:
- Existem sim mil agências em San Pedro e você pode optar por fechar os passeios lá para ter maior possibilidade de obter desconto e pechinchar, mas isso significa também perder tempo indo de agência para agência e correr o risco do tour que você quer para o dia que você quer estar completo (nós vimos isso!).
- Quando uma agência não têm o número mínimo de pessoas para realizar o passeio ou ela repassa para uma outra agência ou ela cancela o tour. Isso acontece com todas as agências do Atacama, sejam caras ou baratas. Nós por exemplo tivemos passeios repassados pela Inca Coya, assim como uma brasileira que conhecemos que havia fechado o passeio com a Grado 10, e assim como uma amiga que ia fazer um tour com a Ayllu acabou ficando sem conhecer o Valle de la Luna porque sem o número mínimo de pessoas, a agência optou por cancelar o passeio.
- Por que então eu escolhi a Inca Coya? Porque além das opiniões muito positivas, foi a única agência que me ofereceu 14% de desconto no pacote de passeios mesmo por e-mail, e o Ricardo, dono da agência foi SUPER honesto sobre a questão do “repasse” para outras agências. Ele nos disse que a Inca Coya tem 2 ou 3 outras agências parceiras que prestam serviços de qualidade similar e ele sempre tenta repassar para essas, mas se elas também não forem possíveis, aí o jeito é alocar para uma outra empresa não tão boa. Passamos por essas 2 situações 😛
- O Tour Astronômico mais famoso é o da Agência Space OBS do francês Alain Maury. Os tours acontecem em inglês, francês ou espanhol e necessitam ser agendado com antecedência, muitas pessoas que conhecemos lá deixaram para tentar na hora e acabaram ficando sem ou tendo que fazer com outra agência (e não gostaram!). Esse é um dos passeios que eu mais queria fazer já que o Atacama é um dos maiores observatórios a céu aberto!
Eu reservei o tour da Space por e-mail em meados de Agosto, ou seja, com quase 2 meses de antecedência. Não foi necessário depósito algum, apenas nossos dados e a data/idioma escolhidos. Além disso, é recomendável fazer o tour no começo de sua viagem, já que depende das condições de visibilidade.
Não esqueça de ir bem agasalhado, e com calçados propícios para o passeio. O frio por lá é grande, e jaquetas térmicas são indispensáveis.
Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para o Deserto do Atacama e evite filas com o GetYourGuide
Onde ficar no Atacama
Optei pelo hotel Takha Takha, localizado na rua principal de San Pedro do Atacama: a Calle Caracoles. Ficamos num quarto com banheiro privado e café da manhã por US$ 76 de diária para o casal. O Hotel dispõe de piscina e wifi (que só funciona perto da recepção, mas isso não foi um problema para a gente).
Eles também oferecem a possibilidade de Lunch Box – uma espécie de merendeira com o café da manhã para quem for fazer passeios que saem antes das 7:30am quando começa o café no hotel.
É uma hospedagem simples, mas achei excelente e voltaria a me hospedar lá, sem dúvida. Acho sinceramente que a não ser que você esteja viajando sozinho, a economia de ficar afastado do centrinho não compensa a diferença no preço.
Os quartos do Takha Takha são simples, mas cobrem todas as nossas necessidades, o lunch box é super completo (fruta, suco de caixinha, sanduíche, barrinha de cereal e brownie), tem uma piscininha para relaxar e ainda fica a poucos instantes de qualquer lugar em San Pedro!
Encontre as melhores hospedagem no Atacam pelo Booking.com
Chip de celular para o Atacama
Que tal passar toda sua temporada no Chile 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Chile. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
Seguro viagem para o Atacama
Contratar um seguro viagem para o Atacama é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS
Leia tudo sobre seguro viagem:
- Qual o Seguro Viagem Mais Barato – Dicas de Como Economizar
- Como Fazer Seguro Viagem – 5 Passos Fáceis [COM DESCONTO]
- Qual Seguro Viagem Escolher – 3 Dicas Infalíveis pra Ajudar
- Seguro Viagem Internacional – Passo a passo de Como Contratar
Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5
Aluguel de carro no Chile
Alugar um carro no Chile é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.
Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!
Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.
Passagens aéreas para o Chile
Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Chile, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo.
É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉
outubro 27, 2015
Oi tudo bem?
E o passeio pro Salar de Uyuni, como vocês fizeram? To indo pra la nesse final de semana, e ainda da um friozinho na barriga de pensar em fechar lá na hora haha
Bjs, parabéns pelo blog 🙂
outubro 28, 2015
Oi Gabi tudo bem?
Fizemos com a empresa Estrella del Sur, vou escrever sobre os passeios no próximo post, mas super recomendo a empresa! Ela é considerada intermediária mas achamos ótima, os motoristas foram simpáticos e experientes, a comida era simples mas farta 🙂
novembro 28, 2015
Oi Bárbara obrigada pela resposta! Acabei fechando com a Cordillera traveler, foram ótimos! Recomendo tanto a agência quanto esse tour, é sensacional *.*
dezembro 2, 2015
Ah que legal!! Eles são super indicados mesmo! O Tour é incrível, Atacama e Uyuni sem duvida estão no meu top 10 do mundo!!! Obrigada pelo feedback!!! :* :*
outubro 28, 2015
Não vê já hora do seu próximo post!!! Daqui há um mês faremos esse roteiro e estou ansiosa para ler sobre sua experiência.
Teremos 10 dias livres para o roteiro, será que conseguiremos conhecer os principais pontos de Atacama + Uyuni?
Se possível, dê dicas sobre os melhores passeios e valores para que possamos nos programar!!!
Obrigada
Bjs!!!
dezembro 2, 2015
Ah que legal!! Eles são super indicados mesmo! O Tour é incrível, Atacama e Uyuni sem duvida estão no meu top 10 do mundo!!! Obrigada pelo feedback!!! :* :*
outubro 28, 2015
Não vejo a hora do seu próximo post!!! Daqui há um mês faremos esse roteiro e estou ansiosa para ler sobre sua experiência.
Teremos 10 dias livres para o roteiro, será que conseguiremos conhecer os principais pontos do Atacama + Uyuni?
Se possível, dê dicas sobre os melhores passeios e valores para que possamos nos programar!!!
Obrigada
Bjs!!!
outubro 28, 2015
Oi Lu, tudo bom?
Olha eu fiquei ao todo contando traslado desde o Rio, 9 dias fazendo Atacama + Uyuni, acho que 10 dias então é perfeito! Eu vou escrever um post sobre os principais passeios esse fim de semana (com os preços), espero te ajudar!!! Fica de olho! 😉
novembro 10, 2015
Bom dia Bárbara,
Vc fez o tour de 4 dias de San Pedro x Uyuni x San Pedro?
Qual a agência que contratam? Pode falar o valor para termos uma referência?
Obrigado
novembro 11, 2015
Oi André, tudo bom? Fiz esse mesmo! São 3 dias de passeio, o 4 é o trajeto de volta a San Pedro, chegando por volta das 11h30 da manhã. Fiz pela agência Estrella del Sur, gostei bastante (mas lembre que na bolivia tudo é meio perrengue) 🙂
novembro 11, 2015
Ah, André, desculpe. Esqueci de falar. O valor que pagamos foi 115 mil pesos chilenos (conseguimos um descontinho, é só pedir 😛 )
novembro 11, 2015
Valeu pelas dicas Bárbara! Vou procurar essa agência qdo chegar no Atacama.
Abs
dezembro 1, 2015
Oi Bárbara,
Parabéns pelo post, varias dicas super bacanas, vou fazer esse roteiro no começo de fevereiro/16, o passeio que mais quero fazer é o tour astronômico. Queria saber qual maquina vcs usaram pra tirar essa foto perfeita a noite neste passeio??
Obrigado
dezembro 2, 2015
Oi Daniel, tudo bom?
Que legal!! Voce vai amar!! É um passeio incrível. A máquina era do meu namorado, nao sei o modelo exato, é da NIKON, acho q uma D5000 ou parecida. Na verdade o astrônomo Alain Maury que nos ajudou com os “settings” da câmera para capturar bem esse céu!! Ele ajuda todo mundo, é só pedir pra ele, ele dá as dicas pra regular e aí é colocar no seu tripé ou apoiada numa mesa que tem lá no modo timer, em seguida ele nos iluminou por alguns segundos com uma espécie de lanterna vermelha q ele tem! Depois no Uyuni conseguimos repetir o êxito sozinhos, fica bem bacana!!
dezembro 27, 2015
Olá Bárbara como vai!?
Primeiramente Parabéns pelo post!
Estamos organizando uma viagem de carro pela América do Sul com uns amigos e familiares. E no vigésimo dia chegaremos em San Pedro. Algumas dúvidas:
– É necessário fechar os pacotes com as agências ou da pra ir de carro?!
– Tem algum hostel la que você possa indicar?!
– Qual a moeda que eles tipicamente aceitam!?
– Tem pontos incríveis que não podem deixar de serem vistos la?! Quais são?
Posteriormente subiremos para o Salar na Bolívia
Quais as principais dicas para o Salar?!
Desde ja agradeço
janeiro 5, 2016
Oi Matheus td bem?
Vamos lá:
– A maior parte dos lugares é preciso ir com agência. Só no Salar de Tara por exemplo vi 2 carros alugados atolarem no mesmo do deserto e dependerem de sorte e ajuda de quem passava por perto, ficando horas no frio. Acho que os únicos lugares tranquilos de ir de carro são o Vale da Lua e as Lagunas Altiplanicas mas não acho que valha a pena economicamente o perrengue
– indico o Thaka Thaka que é 75 dólares pro casal mas eles também têm esquema de camping
– Eles aceitam peso chileno e dólar lá! Um ou outro lugar real, mas a conversão é bem ruim.
– pra mim imperdível são as Piedras Rojas e o Salar de Tara, disparados meus passeios favoritos!
– não sei te dizer exatamente sobre dicas do Uyuni porque é um pacote fechado, todos fazem o mesmo roteiro o que varia é a qualidade dos serviços oferecidos (do hostal, da comida etc). Eu amei a Laguna Verde e a Colorada na Bolívia, mas que o Salar em si. Fiz o passeio com a empresa Estrella del Sur que é considerada intermediária no preço e super recomendo! O hostal de sal deles é bem bom!
Assim que eu voltar do Peru vou fazer um post sobre minha viagem ao Uyuni!!! Beijos e Feliz 2016
fevereiro 29, 2016
Bom Dia, Barbara
Adorei seu post e os detalhes, vc poderia me responder como funciona as classes de voo da Sky Airline, pois começa no classe U, A, X rs e não entendo..
Obrigada pela atenção
fevereiro 29, 2016
Boa noite, Gabriela!
Tudo bom? Olha, quando você vai “selecionar” a Tarifa clica na “classe” selecionada que tem todas as condições. Por exemplo, fiz uma simulação aqui de vôo Santiago-Calama e cliquei na Classe “Q” para ver as condições e na Classe “Y”, dentre as diferenças, por exemplo, na Y que é a mais cara você pode escolher previamente o assento, pode solicitar stop na escala, não paga para alterar as datas do vôo, já na Q, mais simples, não pode escolher assento nem stop, e paga-se taxas para alterações. É só dar uma olhadinha clicando nas tarifas para maiores detalhes =)
Beijinhos
abril 14, 2016
Parabéns pela matéria! Estou adorando seus relatos dessa viagem que pretendo fazer ainda esse ano!
Gostaria de saber se é possível ficar na Bolívia após esse passeio? É recomendado?
Agradeço desde já!
abril 14, 2016
Oi Júlia, tudo bom? Que bom que você gostou!! 😀
Pode ficar sim, existe a opção de 3 dias e você fica em Uyuni, de lá pode partir para outros lugares como Sucre por exemplo. É até mais barato (uns 20 mil pesos a menos) que voltando para o Atacama 😉
junho 2, 2016
Post excelente, parabéns parabéns parabéns parabéns !!!!!
junho 2, 2016
Ai que fofo esse feedback!! Mil obrigadas <3 um beijo
agosto 31, 2016
Oi Barbara! Primeiro gostaria de falar que gosto muito do seu blog, adoro sua escrita e suas dicas, parabéns! Seus posts sobre Atacama e Bolívia tem me ajudado bastante na programação da minha viagem!! Estou passando pelo mesmo drama de pesquisar/perguntar pra todo mundo sobre as agências recomendadas, então fiquei feliz em ler seus relatos com a Inca Coya, e pelo que você escreveu, me parece que ela é uma boa e que você recomendaria, certo?
Parabéns novamente!!
setembro 1, 2016
Oi Mariana, tudo bem?
Poxa que legal esse feedback! Eu realmente pesquisei muito antes de ir então quis fazer posts que pudessem facilitar quem estava na mesma situação 🙂
Eu super recomendo sim, acho que foi uma excelente qualidade benefício e nos 2 passeios que fomos “transferidos” para agências simples eram passeios que não precisavam de super estrutura (um era só o Transfer pras termas), e no que precisava fomos transferido pro maior especialista da região. Resumindo super recomendo a Inca Coya!!! Vai com tudo e se precisar de mais alguma informação pode me escrever, tá? Beijao
dezembro 8, 2016
Muito bom o post e muito esclarecedor!!!
Obrigada por nos passar tantas dicas boas. Está sendo fundamental para o nosso mochilão pela América do Sul.
Beijos!
março 2, 2017
Oi, saberia me dizer quanto mais ou menos devo levar de dinheiro para gastos no atacama de alimentação? Fiz algumas cotações para os passeios, pretendo fechar somente quando chegar lá, mas queria ter uma ideia de quanto dinheiro “extra-passeio” devo ter. Poderias me ajudar?
E parabéns pelo post, ajudou bastante!
março 4, 2017
Oi Joana tudo bem? Olha pelo que lembro em média as refeições custavam 10 mil pesos chilenos mas você encontrava opções mais econômicas na faixa de 4 mil! 🙂