Um dos países mais lindos da Europa, a Áustria tem opções para quem gosta de natureza, belas cidades, vilarejos encantadores, esportes e muito mais. Confira o guia completo do destino para você planejar sua viagem.

A Áustria é um destino incrível da Europa Central, que faz divisa com a Alemanha, a Itália e a Suíça. Conhecida por ser o coração da música clássica no continente, ao passear pelos destinos mais conhecidos do país você vai se deparar com diversos monumentos dedicados aos principais nomes que deram essa fama ao lugar, como Mozart e Beethoven.

O país é repleto de paisagens de lagos, vegetação preservada, montanhas alpinas e casinhas típicas da região, sendo um dos mais bonitos para conhecer no continente. A capital, Viena, é um centro turístico bastante procurado, mas existem outros destinos lindos para conhecer no interior do país.

Aliás, é um dos principais destinos do mundo para quem gosta de esquiar, com estações nos Alpes repletas de montanhas nevadas. Mas não é só o esqui que torna a Áustria um dos melhores destinos turísticos europeus. Separamos aqui várias dicas de cidade na Áustria para visitar, passeios e tudo que você precisa saber para visitar o país.

Quer saber mais sobre a Áustria e os encantos desse país? Confira abaixo.

História da Áustria 

Antes de mais nada, vale lembrar que a Áustria é um país riquíssimo em história. Atualmente membro da União Europeia, o país já foi parte de império, foi anexado pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e suas cidades mostram bem todas as partes dessa trajetória.

A capital da Áustria, Viena, é a maior cidade do país e uma das mais lindas do país. Antigamente foi capital do imenso império austro-húngaro, e sede de governo da família imperial Habsburgo. A grandiosidade dos palácios encontrados no centro histórico e em toda Viena mostra bem isso.

O país ainda guarda memórias e memoriais do seu passado mais triste: o nazismo e as guerras mundiais. É possível visitar memoriais em campos de concentração, museus, os bairros judeus nas principais cidades como Viena, Salzburg e Linz e muito mais.

Outras regiões também trazem história ainda mais antiga. Por exemplo, Hallstatt é onde fica a mina mais antiga do país, e há artefatos milenares na região. Tudo isso em uma área de beleza natural impressionante.

Turismo na Áustria

A Áustria é uma país muito fácil de se fazer turismo. Apesar de relativamente caro, especialmente por conta da conversão da moeda para o euro, também é possível encontrar atrações gratuitas e restaurantes mais em conta.

Outra dificuldade que o turista brasileiro pode encontrar é na língua, já que na Áustria fala-se alemão. Entretanto, muitos austríacos são fluentes em inglês, especialmente em cidades mais turísticas. Além disso, informações oficiais de turismo também são facilmente encontradas em inglês.

A Áustria fica no centro da Europa e não há voos diretos do Brasil, mas é muito fácil de chegar à capital austríaca com uma escala (normalmente) na Alemanha. Viena é super bem localizada, e um excelente ponto de partida tanto para seguir a oeste, com mais cidades austríacas e depois Suíça, como para conhecer outras partes da Europa, como o leste europeu.

Em poucas horas de ônibus e viagens super baratas, é possível visitar Budapeste, Praga, Bratislava e diversas outras lindas capitais e cidades patrimônio da humanidade.

Melhor Época para Visitar a Áustria

Difícil dizer uma época ruim para se visitar a Áustria. Isso porque o país é super adaptado para cada estação do ano. E as estações são bem marcadas.

Ou seja, dá para curtir lindos dias de outono, com árvores amarelas, o frio do inverno e esqui nos Alpes, os parques cheios de flores na primavera e todo o calor e mil eventos ao ar livre do verão. Mas, claro, vale a pena levar em consideração que meses como Agosto e Dezembro acabam sendo mais caros e cheios.

Para quem prefere um turismo mais tranquilo, os meses de primavera e outono são mais indicados. Ainda mais porque pouca gente sabe, mas o verão austríaco é bem quente, com temperaturas passando dos 30 graus.

O que fazer na Áustria

Ao visitar a Áustria, Viena é a cidade que mais se destaca. A capital é um destino completo para uma viagem, e reúne muitos atrativos para quem decide visitá-la, como museus, prédios históricos e monumentos importantes.

Inclua no seu roteiro o marcante Museum Quarter, o Palácio Imperial de Hofburg, o Palácio Schönbrunn, o Palácio de Belvedere, e não deixe de conferir as outras opções de Pontos Turísticos em Viena para visitar. Se gostar de música clássica, assista a um concerto no Viena State Opera – ou alguma opção mais em conta como Mozart no Golden Hall.

Em outras cidades austríacas você vai encontrar paisagens maravilhosas, com campos verdes nas encostas das montanhas alpinas com neve no topo, além de muitos lagos incríveis. Visite cidades como Hallstatt, Salzburg, Innsbruck, Graz e Linz para ver alguns dos cenários mais lindos do país.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios na Áustria e evite filas com o GetYourGuide

Cidades da Áustria para Colocar no Roteiro

Viena

Viena é a capital da Áustria e sem dúvida um dos principais destinos para turismo no país. A cidade é linda, super bem localizada e fácil de conhecer. Não perca atrações turísticas como o palácio Schönbrunn, a ópera de Viena, o parque Prater e muito mais! Confira várias dicas e um roteiro completo aqui no nosso site.

Leia mais:

Salzburg

Salzburg é uma cidade também super conhecida da Áustria, especialmente para fãs do filme Noviça Rebelde. A região toda é linda, com lagos impressionantes e paisagens inesquecíveis. Na cidade, não deixe de visitar a Fortaleza de Hohensalzburg e os castelos Hellbrunn e Mirabell. Confira todas as dicas no nosso post especial para a cidade.

Leia mais no guia completo Salzburg Áustria – Tudo para você planejar sua viagem

Hallstatt

Pertinho de Salzburg, e certamente um destino dos sonhos, está o vilarejo de Hallstatt. Apesar de ter menos de mil habitantes, se tornou um dos principais destinos do país.

Vale a pena ficar por lá, ou na região, por pelo menos dois dias, para poder aproveitar passeios na Salzwelten, cavernas de gelo, e pontos de observação nas alturas imperdíveis. A cidade é pequena, mas tão sensacional que fizemos um post só sobre Hallstatt para você conferir.

Leia mais no guia completo Hallstatt Áustria – O Guia Completo para Viajantes

Innsbruck

Innsbruck é perfeita para quem é fã de montanhas e esportes de inverno, pois fica nos alpes austríacos e tem toda a estrutura para isso. Mas claro que também vale a pena a visita no verão, quando os dias são longos e dá para curtir passeios sem precisar de mil casacos.

Não deixe de visitar a Hofkirche, uma das mais lindas igrejas barrocas da Áustria, conferir o Goldenes Dachl e subir em Bergisel para ver uma vista sensacional da cidade. Quer mais informações e dicas? Então leia nosso post completo sobre Innsbruck.

Leia mais no guia completo Innsbruck Áustria – O Guia Completo para Viajantes

Graz

Graz, a capital da região Styria, é a segunda maior cidade da Áustria, mas tem menos de 300 mil habitantes. Pois é, o país é cheio de cidadezinhas pequenas e lindas.

Em Graz, vale a pena visitar o Schloss Eggenberg, o Kunsthaus Graz, que é a casa de arte moderna da cidade, e subir até a colina de Schlossberg. Por lá, você vai encontrar a torre do relógio e vistas incríveis. Graz é uma cidade universitária e cheia de lugares ótimos para visitar, então confira todas as informações no nosso post principal.

Leia mais no guia completo Graz Áustria – Tudo para você planejar sua viagem

Linz

Linz não costuma ser o destino principal para quem visita a Áustria, mas é uma cidade cheia de vida e lugares lindos. Como muitas no país, é cercada de uma natureza impressionante. Vale a pena visitar o museu de Lentos, com uma enorme coleção de arte moderna. 

Mas a cidade que é conhecida por seu futurismo em plena Áustria tem um dos museus mais legais do mundo, o Ars Electronica Center, que traz coleções sobre como será o futuro em termos sociológicos e tecnológicos. Veja mais e outras dicas de Linz no nosso post especial sobre uma das cidades da Áustria mais surpreendente.

Leia mais no post Linz Áustria – O Guia de Viagem Completo da Cidade

Pontos Turísticos da Áustria

A Áustria tem pontos turísticos imperdíveis. Por exemplo, você sabia que uma das estradas mais lindas do mundo fica nesse país? É a Grossglockner Road, que passa por montanhas nevadas, lagos maravilhosos e incríveis cachoeiras até chegar no pico mais alto da Áustria, o Grossglockner.

Além disso, a Áustria também é destino sensacional para quem gosta de esquiar – aliás, é o esporte nacional austríaco. Mesmo quem não domina o esporte pode se maravilhar vendo como a cultura do esqui é presente entre austríacos.

O país também é famoso na Europa por seus spas maravilhosos. Então, pode aproveitar o ar da montanha e águas termais para relaxar e colocar a saúde em dia, também. São diversas opções de passeios e destinos, então confira o nosso post exclusivo com algumas dicas de pontos turísticos da Áustria.

Para quem vai só para Viena ou quer dedicar uma atenção extra para a capital, temos um post com 17 atrações que você precisa conhecer na cidade. De palácios a parques e museus, confira várias dicas e sugestões de passeios!

Roteiro Áustria

Um roteiro interessante, e que passa pelas principais cidades austríacas, seria começar por Viena. De lá, seguir para Linz, possivelmente fazendo paradas em cidades como Krems e Melk, por exemplo. Depois, chega-se a Salzburg e Hallstatt, onde vale a pena ficar de dois a sete dias. Por fim, os alpes austríacos em Innsbruck. Saindo de Innsbruck, dá para ir para Graz e voltar para Viena. Esse roteiro dá para fazer tranquilamente em duas semanas.

Uma outra ideia é seguir a oeste e entrar na Suíça, Itália ou Alemanha. Da Áustria em geral é muito fácil de visitar destinos conhecidos como Munique, Budapeste e Praga. Ou então conhecer a Eslovênia, Eslováquia e o norte da Itália.

Onde ficar na Áustria – Nossa indicação de hotéis

A Áustria tem opções de hospedagem para todos os gostos! De hostels mais em conta (mas ainda super confortáveis e bem localizados) até literalmente palácios.

Confira os melhores lugares onde ficar na Áustria nos posts dedicados para cada destino do país. Leia também nosso guia completo Onde ficar em Viena, com dicas dos melhores bairros e hotéis.

Dicas de hotéis nas cidades da Áustria:

Leia também:

Encontre as melhores hospedagem na Áustria no Booking.com ou Hoteis.com

Quarto do 25hours Hotel em Viena
Uma boa hospedagem em Viena é o 25hours Hotel – Clique na foto e reserve

O que comer na Áustria

Na Áustria existem vários pratos típicos que você precisa experimentar. O Wiener Schnitzel, feito de vitela empanada, é super típico e uma boa dica para começar seu roteiro gastronômico.

Para a sobremesa, não pode faltar um strudel. Uma boa dica é participar de uma experiência de aula e degustação desse doce típico. Porém, se a pedida for algo com chocolate, a Sachertorte é a indicação ideal – uma torta símbolo de Viena, que pode ser provada no Sacher Hotel, ícone da cidade.

Por fim, tome um café melange – a versão vianesa do cappuccino – em um dos muitos cafés de Viena, como o Cafe Central, o Cafe Pruckel ou o Cafe Ritter.

Chip de Internet na Áustria

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem pela Áustria. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America Chip.

Seguro viagem para Áustria

Contratar um seguro viagem para Paris é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que obrigada a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico-hospitalar de no mínimo 30 mil euros.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Cidade de Hallstat, na Áustria
Hallstat é um dos destinos indicados para conhecer na Áustria – Foto: Unsplash

Aluguel de carro na Áustria

Alugar um carro na Áustria é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Passagens aéreas para a Áustria

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para a Áustria, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Área verde com lago azul anil na Áustria
A Áustria tem diversos lagos incríveis para conhecer – Foto: Unsplash

Leia todas as nossas dicas e posts da Áustria