Na sua viagem a Portugal não pode faltar a Veneza Portuguesa, a linda cidade de Aveiro. Nós vamos te dar todas as dicas de como aproveitar esse lugarzinho lindo!

Se você estiver indo de Lisboa para o Porto, não deixe de visitar a cidade de Aveiro Portugal. Com belíssimos canais cortando o centro da cidade, deliciosos doces regionais e tradições que já ganharam fama internacional, como é o caso da fábrica de porcelanas Vista Alegre, esse é um porto imperdível no seu roteiro Portugal.

Charmosa, a cidade é um local de território descontínuo, localizada na foz do rio Vouga. Formada por um conjunto de ilhas fluviais chamado de Ria de Aveiro, a Veneza de Portugal é cheia de agradáveis surpresas para viajantes. Aveiro pode, inclusive, ser uma ótima opção para quem pretende morar em Portugal.

A cidade é litorânea e possui custo de vida relativamente mais baixo que outras, como Coimbra e Porto. Com diferentes atrações para todos os gosto, o lugar é bem diversificado e une tranquilidade com as facilidades de uma cidade desenvolvida. Confira neste guia tudo o que você precisa saber sobre esse cantinho de Portugal!

>> Leia também o post Cidades de Portugal que você precisa conhecer ou morar um dia

Você vai encontrar neste post

O charmoso Centro Histórico de Aveiros Portugal, com seus canais. Vale a pena conhecer essa cidade!

Aveiro Portugal – Distância de Lisboa

Se você estiver de carro, a cidade de Aveiro fica a duas horas e meia ao norte de Lisboa e a quarenta e cinco minutos do Porto. É uma ótima parada no roteiro Lisboa-Porto, para quem quer conhecer cidades menos óbvias na sua viagem para Portugal. Outra cidade próxima é Coimbra (cerca de 60 Km de distância).

Também é possível visitar Aveiro de trem, que sai da Estação do Oriente e leva igualmente duas horas e meia desde Lisboa. Essa é uma opção super prática e uma excelente oportunidade de visitar a estação de comboios de Aveiro, da qual vamos falar mais adiante.

>> Leia nosso post Coimbra Portugal: 10 dicas imperdíveis do que fazer por lá

Aveiro Portugal – Dicas Indispensáveis

Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Aveiro é provar o delicioso doce típico e tradicional da região: os ovos moles. A receita dessa especialidade leva gemas e açúcar, e foi inventada pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro antes do século XIX.

Uma curiosidade interessante é a razão pela qual a maioria dos doces conventuais leva gemas. A verdade é que as freiras usavam a clara do ovo para passar os hábitos e acabavam aproveitando a gema na cozinha, daí o protagonismo desse ingrediente.

Vista de Aveiro, em Portugal, ao entardecer, com rio calmo e barco estacionado, e casinhas típicas da cidade nas margens. Foto de Ricardo Resende via Unsplash.
Aveiro Portugal, a Veneza Portuguesa – Foto: Ricardo Resende via Unsplash

Outra dica indispensável para quem visita Aveiro é não deixar de fazer o passeio de barco moliceiro. Esses barcos percorrem os canais da cidade desde o tempo que o lodo da ria, também conhecido por moliço uma planta aquática era usado na agricultura da região. Hoje em dia, os barcos coloridos são usados em passeios turísticos pelos pontos mais legais da cidade.

>> Leia mais sobre Viagem para Portugal – O guia completo para brasileiros

Imagem dos doces chamados Ovos Moles, típicos da cidade de Aveiro, em Portugal. Foto do site turismodocentro.pt
Os típicos ovos moles de Aveiro – Foto: Turismo do Centro
Vista de casinhas coloridas às margens de rio na cidade de Aveiro, em Portugal, com os barcos moliceiros na água. Foto de Luis Núñez via Pexels.
Os tradicionais barcos moliceiros – Foto: Luis Núñez via Pexels

O que fazer em Aveiro

Ria de Aveiro

Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro é uma cidade banhada por uma rede de canais que podem ser navegados pelos típicos barcos Aveirenses, os moliceiros.

Esse é um passeio muito legal que passa por todos os pontos turísticos que você não pode perder. Desde as marinhas e os palheiros de sal, aos armazéns de peixe e os edifícios históricos no estilo Arte Nova. Você vai ficar conhecendo tudo de uma perspectiva diferente.

Museu de Aveiro

Não deixe de visitar o Museu de Aveiro, onde está sepultada Santa Joana Princesa, num túmulo espetacular todo trabalhado. O local fica no centro de Aveiro, no antigo Convento de Jesus onde a princesa, filha do rei D. Afonso V, dedicou a sua vida ao culto religioso.

O túmulo de Santa Joana Princesa - Foto: Vitor Oliveira via Flickr
O túmulo de Santa Joana Princesa – Foto: Vitor Oliveira via Flickr

Museu de Arte Nova

Aveiro é conhecido por ter maravilhosos exemplares de arquitetura de Arte Nova, conhecida como Art Nouveau no Brasil, que você não pode deixar de ver.

Pensando nisso, o Museu de Arte Nova convida a conhecer a história por trás dessa tradição e a iniciar ali um percurso pela cidade, passando pelos edifícios históricos mais emblemáticos do estilo.

Fachada do edifício Casa do Major Pessoa, onde funciona o Museu Arte Nova de Aveiro. Foto de Alegna13 via Wikimedia.
O edifício Casa do Major Pessoa, onde funciona o Museu Arte Nova – Foto: Alegna13 via Wikimedia

Estação de Aveiro

A antiga estação ferroviária de Aveiro é digna de uma visita. Com a fachada forrada com painéis de azulejos, ela convida a conhecer a história, paisagens e tradições da região neles representadas. Vale passar por lá para tirar umas fotos antes de visitar outros pontos turísticos da cidade.

Vista da fachada da antiga estação ferroviária de Aveiro, com painéis de azulejos azuis típicos portugueses. Foto de Concierge.2C via Wikimedia.
Fachada da estação ferroviária de Aveiro – Foto: Concierge.2C via Wikimedia

Ílhavo

Uma das paradas obrigatórias para quem visita o distrito de Aveiro é a sub região de Ílhavo. Essa área fica já no limite com o Oceano Atlântico e por isso é conhecida pela praia da Barra e da Costa Nova. Ali é onde você vai poder fotografar as casinhas listradas que antigamente eram feitas de madeira. Uma graça!

Além disso, Ílhavo é onde começou a tradição da porcelana Vista Alegre, no século XIX. Esse é um ponto turístico ainda pouco conhecido, mas vale a pena visitar a fábrica de porcelanas mais antiga da península Ibérica.

Até 1800, Portugal era o principal importador de porcelanas da China do mundo Ocidental. Até que a família fundadora da Vista Alegre começou a produzir localmente, desenvolvendo um traço característico para as louças Portuguesas.

Até hoje a Vista Alegre é uma das marcas mais conceituadas do país e com fãs por todo o mundo. A nossa dica é comprar seus souvenirs de Portugal por aqui, para aproveitar os preços das peças únicas de fábrica.

Vista das casinhas coloridas da região de Ílhavo,. Foto de michelmondadori via Pixabay.
As casinhas coloridas de Costa Nova, em Ílhavo – Foto: michelmondadori via Pixabay

Não se esqueça do Seguro Viagem Obrigatório! Compare os preços na Seguros Promo e contrate já o seu Seguro Viagem Europa!


Onde comer em Aveiro

E como manda a tradição, a sua experiência gastronômica em Aveiro não vai ficar atrás do resto de Portugal. Peixe fresquíssimo, açorda, polvo e ovos moles para terminar, são as delícias que chegam na mesa Aveirense.

Veja aqui as nossas melhores dicas de onde comer em Aveiro:

SalPoente

Um dos mais prestigiados restaurantes de Aveiro é o SalPoente, localizado em dois antigos armazéns onde se guardava o sal recém retirado das salinas. O ambiente aqui é uma delícia, com várias peças de arte expostas pelas paredes e decoração moderna.

O local é ótimo para um jantar de amigos ou em família, mas o cardápio é a verdadeira estrela. Dentre os peixes, o destaque vai para os pratos de bacalhau, como o bacalhau contemporâneo, que você não pode deixar de experimentar.

Imagem de prato de filé de peixe com mini polvos e guarnição de arroz, do restaurante SalPoente. Foto do site oficial do restaurante.
Prato do restaurante SalPoente – Foto: site oficial do restaurante

Maré Cheia

Outro lugar com peixe fresquíssimo é o restaurante Maré Cheia, pois ele pertence a um antigo vendedor de peixe da cidade. É conhecido por servir uma caldeirada de enguias maravilhosa, mas você também pode aproveitar para se deliciar com o marisco português, outra das especialidades da casa.

Vista de prato com lagosta, ovos, laranjas e salada de alface, cenoura e salsinha, do restaurante Maré Cheia. Foto da página do restaurante no Facebook.
Lagosta no restaurante Maré Cheia – Foto: Facebook Maré Cheia

Armazém da Alfândega

Para um almoço simples, mas com sabores tradicionais da região, tente o Armazém da Alfândega. Ele fica bem no centro da cidade, próximo a vários pontos turísticos. Por isso, é um ótimo ponto de parada durante o dia.

Além do menu, por lá eles têm opção de prato de carne, peixe e vegetariano todo o dia, com preço fechado que inclui bebida e café. Super em conta!

Imagem de prato de tataki de atum e abacate, do restaurante Armazém da Alfândega, em Aveiro, Portugal. Foto da página do restaurante no Facebook.
Tataki de atum e abacate no Armazém da Alfândega – Foto: Facebook Armazém da Alfândega

Hoteis em Aveiro Portugal

Se você procura hospedagem, um local ideal para encontrar uma boa é o centro histórico de Aveiro. Além de ser onde a maior parte das atrações se encontra, é também onde tem vários restaurantes e lojinhas.

Fizemos uma listinha dos nossos hotéis preferidos na cidade para ajudar você a escolher o lugar certo.

Encontre todas as promoções dos melhores hotéis onde ficar em Aveiro aqui no Booking. Os melhores preços sempre!

Booking.com

Meliá Ria Hotel e Spa

O que vale a pena: Vista do restaurante “O Lago”

Uma das opções mais modernas de hospedagem em Aveiro, o Meliá Ria Hotel & Spa é um hotel de quatro estrelas que fica bem na beira da ria e a menos de dez minutos a pé do Museu de Aveiro.

Tem quartos espaçosos e com vista para a cidade, com um café da manhã bem variado incluso na diária. Reserve um tempinho para marcar uma massagem maravilhosa no Spa.

Clique Aqui e reserve já sua estadia no Meliá Ria de Aveiro, aproveite o restaurante com vista para o lago!

Quarto com cama de casal no Meliá Ria, hospedagem em Aveiro. Foto de booking.com
Restaurante O Lago, do hotel Meliá Ria, com vista. Foto de booking.com
Piscina do Meliá Ria, hotel em Aveiro. Foto de booking.com

Hotel das Salinas

O que vale a pena: Está localizado na região que visitantes mais gostam

O Hotel das Salinas é uma opção com um custo-benefício excelente, além de ser super bem localizado. Oferece quartos cuidadosamente decorados e estúdios equipados com cozinha para os viajantes mais independentes.

Clique Aqui e reserve seu quarto no Hotel das Salinas, fique hospedado na melhor região de Aveiro!

Vista do rio pelo Hotel das Salinas, em Aveiro. Foto de booking.co,
Parte de cozinha das acomodações do Hotel das Salinas, em Aveiro Portugal. Foto de booking.com
Quarto do Hotel das Salinas, em Aveiro Portugal. Foto de booking.com

OC Salon Charm Hostel e Suites

O que vale a pena: Edifício charmoso estilo Art Nouveau e quartos decorados

Se você quer uma opção que não pese no bolso, de uma olhada no OC Salon Charm Hostel & Suites. Os quartos atendem vários tipos de viajantes, já que tem desde dormitórios a quartos duplos e familiares.

A casa onde está localizado este hostel é encantadora, no estilo Art Noveau, e com um ambiente muito acolhedor tanto dentro como fora, nos jardins ao redor.

Clique Aqui e faça sua reserva no edifício de hospedagem mais charmoso de Aveiro Portugal!

Sala de paredes vermelhas e lareira no Oc Salon, hospedagem em Aveiro Portugal. Foto de booking.com
Escadaria de madeira do hotel Oc Salon, em Aveiro. Foto de booking.com
Quarto com decoração no Oc Salon, em Aveiro. Foto de booking.com
Fachada estivo Art Nouveau no Oc Salon, em Aveiro Portugal. Foto de booking.com

Dicas rápidas de Aveiro

Onde fica Aveiro

Aveiro fica na costa oeste de Portugal. Fica a 70 km ao sul da cidade do Porto e a 250 km ao norte de Lisboa. Continue lendo

Onde dormir em Aveiro

Meliá Ria Hotel & Spa, Hotel das Salinas e OC Salon Charm Hostel & Suites. Veja mais dicas de hotéis no post, continue lendo

Qual é a distância entre Lisboa e Aveiro

Lisboa e Aveiro ficam a 250km de distância uma da outra. Continue lendo

Como chegar em Aveiro de Lisboa

É possível viajar de Aveiro a Lisboa ou vice-versa de trem (Linha da Azambuja), ônibus (Vieira do Minho) ou carro (aluguel de carro na RentCars). Continue lendo

Como chegar em Aveiro saindo do Porto

É possível viajar de Aveiro a Porto ou vice-versa de trem (AP 34 Lisboa – Santa Apolonia), ônibus ou carro (aluguel de carro na RentCars). Continue lendo

Como é o clima em Aveiro

De Outubro a Março as mínimas ficam abaixo dos 10ºC e máximas em torno de 18ºC a 20ºC. Já de Abril a Setembro, a temperatura sobe e as mínimas passam dos 10ºC e máximas giram na casa dos 23ºC a 24ºC. Continue lendo

O que fazer em Aveiro

Provar os ovos moles, fazer um passeio de barco no moliceiro, Ria de Aveiro, Museu de Aveiro, Museu de Arte Nova, Estação de Aveiro, Ílhavo. Continue lendo

Onde almoçar em Aveiro

Para um almoço simples, mas com sabores tradicionais da região, tente o Armazém da AlfândegaContinue lendo

Onde jantar em Aveiro

SalPoente, Maré Cheia. Continue lendo

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Portugal

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira?

Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá!

1) Seguro Viagem para a Europa é OBRIGATÓRIO:

Onde Comprar: Seguros Promo

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para turistas que visitam os 26 países participantes. Entre eles, Portugal. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

2) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem?

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada ;).

3) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: Booking.com

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Booking.com

4) Alugue carros com os melhores preços

Onde Comprar: Rent Cars

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, Fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque, os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

alugar carro em aveiro

Obs:  Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Além disso, vale a pena conferir outras informações úteis para sua viagem para Portugal:

Gostou das nossas dicas para Aveiro Portugal? Comente aqui!

Leia Mais sobre Portugal

Viagem para Portugal: O guia COMPLETO para brasileiros

Cidades de Portugal que você precisa conhecer ou morar – um dia

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

O que fazer em Portugal em viagens de 7 a 20 dias pelo país

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Braga Portugal: curiosidades, o que fazer, onde ficar, e muito mais!

O que fazer em Lisboa: dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade

Onde ficar em Lisboa: do barato ao luxo nos melhores bairros da cidade

Cascais Portugal – O que fazer, as dicas indispensáveis para brasileiros

Sintra Portugal: O que fazer, Onde comer, hotéis e muito mais!