Recarregue suas energias no paraíso alagoano, Barra de São Miguel. Um banho de mar por suas águas cristalinas enquanto aprecia o encantador pôr do sol pode ser revigorante e exatamente o que você precisa no momento. Confira dicas imperdíveis sobre esse destino.

Barra de São Miguel é um munícipio do estado de Alagoas, no litoral nordestino, que é capaz de encantar por sua rica beleza natural. Localizada ao sul do estado, Barra de São Miguel é tranquila e formada por muitas praias lindas, como as famosas praia do Francês e praia do Gunga.

A cidade possui muitas atividades para o viajante, como praias com barreiras de corais e mar de águas calmas, rios que vão de encontro com o mar local, lagos e os famosos manguezais da região nordeste. O balneário é um destino perfeito para passar férias com seu amor ou com família toda.

Para conhecer o destino, nada melhor do que planejar bem cada detalhe da sua viagem, portanto caderninho na mão para anotar todas as nossas dicas.

O que fazer em Barra de São Miguel

Praia do Gunga em Barra de São Miguel
Praia do Gunga em Barra de São Miguel – Foto: Marco Ankosqui via Flickr

Quem vai a Barra de São Miguel encontra muitas atividades que podem ser feitas através de barcos, lanchas e buggys. Os passeios de buggy, por exemplo, passam pelas principais praias do munícipio, produzindo fotos incríveis da sua viagem.

Além da aventura de andar de buggy, o visitante também pode escolher passear de lancha. Os arrecifes com sua rica fauna marinha e os bancos de areia, além da praia do Gunga, que é considerada uma das mais belas do Brasil, estão inclusos neste roteiro.

Quem ama praia mas não gosta de abrir mão do conforto, o Praêro Beach Club é um espaço que oferece, além de um bom cardápio, uma estrutura completa ao visitante na praia Barra de São Miguel. Há sofás e puffs a beira mar, entretenimento nas piscinas e atividades esportivas, como vôleibol, frescobol e slackline, além de atividades de jogos de mesa, como baralho e dominó.

Aproveite para conhecer a praia do Gunga e a praia do Francês, que carregam a fama da beleza de Barra de São Miguel e a Lagoa do Roteiro que deságua no mar, proporcionando uma paisagem inesquecível ao viajante. E inclua no seu roteiro uma visita ao manguezal de Barra de São Miguel.

Confira abaixo uma lista com os principais pontos turísticos da cidade:

  1. Praia Barra de São Miguel
  2. Praia das Conchas
  3. Praia Niquim
  4. Praêro Beach Club
  5. Palatéia (Lago do Roteiro)
  6. Praia Bonita
  7. Praia da Lagoa Azeda
  8. Praia da Atalaia
  9. Praia do Meio
  10. Praia Porto de vaca
  11. Passeios de Buggy
  12. Passeios de lancha
  13. Mergulho nas piscinas naturais

Melhores praias em Barra de São Miguel

Praia Barra de São Miguel
Praia Barra de São Miguel – Foto: Marco Ankosqui via Flickr

O ponto alto de Barra de São Miguel, sem dúvidas, são suas praias, consideradas entre as mais bonitas do Brasil. Uma destas é a praia do Gunga, com excelente estrutura em sua orla, entre barracas e quiosques. A fama se dá por suas fileiras de coqueiros, posicionados entre o oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro, formando o cenário perfeito para um filme de Hollywood!

Outra praia que merece destaque é a praia de Barra de São Miguel com suas águas claras e calmas, que oferecem muita tranquilidade para relaxar. É uma praia indicada para nadar, praticar mergulho e canoagem. Ideal para quem vai com crianças e para quem gosta de lugares menos movimentados.

Com uma grande extensão de areia, a praia das Conchas, localizada entre a praia do Gunga e a praia do Francês, encanta por sua beleza natural e tranquilidade. É nela que aquele delicioso e refrescante banho de mar está garantido, uma vez que a praia conta com areia fininha e mar calminho de águas transparentes.

Bem estruturada, a praia do Niquim costuma receber os turistas durantes os períodos de alta temporada que estão em busca de um belo cenário e momentos de lazer. É ideal para quem gosta de caiaque e vela. Há muitos quiosques e bares em sua orla que oferecem o melhor da culinária local, ou seja, é perfeita para passar o dia a beira-mar saboreando as deliciosas comidas alagoanas e deixando de lado todas as preocupações.

Confira na lista abaixo algumas das melhores praias de Barra de São Miguel:

  • Praia Barra de São Miguel
  • Praia das Conchas
  • Praia do Niquim
  • Praia Barra Mar
  • Praia do Francês
  • Praia do Gunga
  • Praia da Lagoa Azeda
  • Praia Barra do Jequiá
  • Praia Cais de São Pedro

Onde ficar em Barra de São Miguel

A maioria das hospedagens como hotéis, pousadas, resorts e casas temporárias estão na praia da Barra de São Miguel e na praia do Francês. É importante ressaltar que as estadias em Barra de São Miguel possuem preços mais vantajosos do que os destinos vizinhos, como São Miguel dos Milagres.

As acomodações que separamos abaixo estão como as mais bem avaliadas da região e atendem a todos os tipos de gostos e bolsos, desde as mais simples até as mais luxuosas. Dá uma olhadinha:

Hotéis em Barra de São Miguel

Iloa Prime 103 V Hotel
Clique na imagem e faça sua reserva no Iloa Prime 103 V

Barra de São Miguel possui alguns hotéis de excelente estrutura para o hóspede, oferecendo serviços de primeira qualidade, como quartos bem equipados com frigobar e TV LCD a cabo com DVD player e banheiros com hidromassagem. Tudo de bom, não é? Confira algumas das opções abaixo:

Veja todas as opções de hotéis em Barra de São Miguel.

Pousadas em Barra de São Miguel

Pousada Barra Bonita em Barra de São Miguel
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Barra Bonita

As pousadas que podem ser encontradas em Barra de São Miguel oferecem um café da manhã de qualidade, boa localização, piscinas e acomodações com ar-condicionado. Confira abaixo algumas das opções que selecionamos para você:

Veja todas as opções de pousadas em Barra de São Miguel.

Resorts em Barra de São Miguel

Barra Bali - Paraíso Beira Mar em Barra de São Miguel
Clique na imagem e faça sua reserva no Barra Bali – Paraíso Beira Mar

Imagine poder se hospedar num resort a beira-mar. Parece incrível, não é mesmo? Em Barra de São Miguel há resorts com uma localização privilegiada, bem em frente ao mar. Além disso, há academia, bar, wi-fi e até sauna. Confira as opções abaixo e aproveite para fazer sua reserva:

Veja todas as opções de resorts em Barra de São Miguel.

Aluguel de temporada em Barra de São Miguel

Barra Bali Perfeito
Clique na imagem e faça sua reserva no Barra Bali Perfeito

Se hospedar em uma casa de temporada tem a vantagem de ter uma acomodação somente para você e sua família. As opções disponíveis em Barra de São Miguel oferecem cozinhas totalmente equipadas com todos os utensílios importantes para uso e também wi-fi e estacionamento privativo. Confira abaixo algumas opções:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Barra de São Miguel.

Onde comer em Barra de São Miguel

Salada de Frutos do Mar do restaurante Life Beer Bar e Restaurante
Salada de Frutos do Mar do restaurante Life Beer Bar e Restaurante – Foto: Divulgação Facebook Oficial

A Vila Niquim é um complexo turístico que está localizado no centrinho da vila onde estão a maioria dos restaurantes com pratos típicos da região. São deliciosos frutos do mar, tais como camarão, porções de lagostas e etc. Há também pizzarias, como o restaurante Fornaria Barra e lanchonetes como o Delícias da Barra.

Quem está com intenção de passar o dia todo só curtindo as praias é indicado comer nos quiosques e bares espalhados pelas orlas. Alguns oferecem petiscos e pratos regionais, como o Life Beer Bar e Restaurante.

Confira uma lista abaixo com alguns deles:

  • Life Beer Bar e Restaurante
  • Restaurante Delícias da Barra
  • Restaurante Fornaria Barra
  • Restaurante Praêro Beach Club
  • Restaurante Pé na Areia
  • Restaurante General Bacon Barra

Quando ir para Barra de São Miguel

A melhor época para visitar Barra de São Miguel é nos meses de setembro a março, pois é quando as temperaturas estão mais altas com a maioria dos dias ensolarados. Se atente também a tábua de marés, que sem dúvidas, faz toda a diferença em sua viagem pelo litoral nordestino.

Os meses de dezembro e janeiro são os mais movimentados, devido as altas temperaturas de verão. Se não gosta de lugar muito cheio, evite ir nesses dois meses. Além disso, o período de maio a meados de setembro são meses em que a chuva marca bastante presença, portanto evite ir neste período, também.

Quantos dias ficar em Barra de São Miguel

Reserve de três a quatro dias para curtir bastante Barra de São Miguel, suas lindas praias e seus principais pontos turísticos. Caso tenha interesse em conhecer cidades vizinhas de São Miguel, como Maceió, por exemplo, acrescente uns dias a mais.

Como chegar em Barra de São Miguel

A melhor maneira de chegar a Barra de São Miguel, principalmente para quem está vindo de longe, é chegar de avião pelo aeroporto de Maceió, que recebe opções de voos de muitas capitais do país.

Ao desembarcar na capital alagoense, é necessário seguir de carro, ônibus ou transfer até o destino final.

De avião

Barra de São Miguel está a apenas 30 quilômetros de Maceió, portanto quem chega de avião de outros estados desembarca no aeroporto Zumbi dos Palmares na capital alagoense e segue de carro, ônibus ou transfer até a cidade. O percurso dura, mais ou menos, meia hora.

De carro

Barra de São Miguel fica a apenas 30 quilômetros do aeroporto de Maceió, um trajeto de cerca de meia hora. Assim que desembarcar no aeroporto da capital alagoense, quem está de carro precisa ir pela BR-101 e, em seguida, pela AL-220.

De Barra de São Miguel até Maceió

O viajante que está em Barra de São Miguel pode esticar mais uns dias no roteiro e já aproveitar para conhecer Maceió. Conheça o centro histórico de Maceió e suas lindas praias.

Transporte em Barra de São Miguel

Se possível, alugue um carro para se locomover por Barra de São Miguel, isso porque as praias são afastadas uma das outras e depender de um transporte público é bem complicado.

A sugestão é alugar esse veículo já no aeroporto para que o viajante realize esse trajeto a partir do desembarque até o destino final. Depender de Uber, também, fica complicado, pois a cidade é pequena e não possui muitas opções.

Seguro viagem para Barra de São Miguel

Contratar um seguro viagem para Barra de São Miguel é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió

Quer garantir uma passagem para Maceió com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Barra de São Miguel?

Barra de São Miguel oferece bastantes atividades ao turista como curtir as praias do Gunga e do Francês, andar de lancha para conhecê-las melhor, se aventurar de buggie pela cidade e visitar a Lagoa do Roteiro que oferece uma vista incrível. Leia mais o que fazer em Barra de São Miguel.

Quais são os principais passeios em Barra de São Miguel?

Os principais passeios em Barra de São Miguel são:
– Praia do Gunga;
– Praia do Francês;
– Praia Barra de São Miguel;
– Passeiso de lancha;
– Passeios de Buggie;
– Lagoa do Roteiro,
– Mergulho nas piscinas naturais de Barra de São Miguel.
Leia mais sobre os principais passeios em Barra de São Miguel.

Onde ficar em Barra de São Miguel?

As melhores regiões para se hospedar são na praia Barra de São Miguel e na praia do Francês, onde estão a maioria das hospedagens, como pousadas, hotéis, resorts e casas de temporada. Leia mais onde ficar em Barra de São Miguel.

Quais os melhores hotéis em Barra de São Miguel?

O Gungaporanga Hotel e o Village Barra Hotel podem ser considerados excelentes opções de hotéis em Barra de São Miguel.

Tem opções de pousadas em Barra de São Miguel?

Tem sim! E boas opções, como a Pousada Barra Bonita e a Pousada Sua Casa. Confira mais recomendações em pousadas em Barra de São Miguel.

Quantos dias ficar em Barra de São Miguel?

Separe ao menos três dias em Barra de São Miguel para curtir as praias e os pontos turísticos que são imperdíveis na cidade. Leia mais sobre quantos dias ficar em Barra de São Miguel.

Como chegar em Barra de São Miguel?

O acesso a Barra de São Miguel se dá pelo aeroporto de Maceió, capital alagoana, que está a apenas 30 minutos do destino, em uma distância de 30 quilômetros. Após o desembarque é necessário seguir de carro, ônibus, transfer ou carro. Leia mais como chegar em Barra de São Miguel.

Quando ir para Barra de São Miguel?

O melhor período para conhecer Barra de São Miguel são os meses de setembro a março, com as temperaturas batendo 30 graus. Leia mais quando ir para Barra de São Miguel.

Melhor época para ir a Barra de São Miguel?

A melhor época para conhecer Barra de São Miguel é o verão, em meados de setembro a março. Leia mais sobre a melhor época para conhecer Barra de São Miguel.

Quais as melhores praias de Barra de São Miguel?

As melhores praias são a praia do Niquim, praia do Francês, praia do Gunga, praia Barra Mar, praia das Conchas, entre muitas outras que você pode conferir em melhores praias de Barra de São Miguel.

Onde fica Barra de São Miguel?

Barra de São Miguel está localizada no sul do litoral de Alagoas, região nordeste do Brasil. Para saber mais, leia onde ficar em Barra de São Miguel.

Como se locomover em Barra de São Miguel?

Se for possível, aluguel um carro para se locomover pelas praias e outros pontos turísticos de Barra de São Miguel. Pois muitas dessas praias ficam distantes uma das outras, e o transporte público não consegue atender todas as necessidades do turista. Confira mais informações em como se locomover por Barra de São Miguel.