Muito além do pão de queijo, Belo Horizonte oferece um cenário deslumbrante sobre a história e os sabores de Minas Gerais. Vem conferir!

Belo Horizonte, ou Beagá para os mais íntimos, é o destino perfeito para os apreciadores de artes, cultura e gastronomia. Um verdadeiro paraíso no sudeste do Brasil que mantém suas tradições e costumes interioranos em alta mesmo com sua condição como capital moderna e um dos maiores parques industriais do país.

A imponente metrópole mineira, planejada para ser uma cidade do futuro, reúne diversas atrações em torno da história de Minas Gerais e da sua própria construção como capital do estado. Este cenário pode ser amplamente compreendido nas visitas aos museus, parques, prédios históricos ou mesmo num simples passeio, caminhando pelas ruas da cidade.

Outro aspecto muito importante é sobre o seu povo. Gente hospitaleira que só! Bons de prosa e verso com sotaque ‘cantadinho’ que faz amolecer até os corações mais rígidos. Isso sem nem mencionar sobre a comida…

Quem conhece o sabor das delícias de minas não esquece jamais. São tantos pratos irresistíveis como doces diversos, cafezin, pãozin, e os queijos? Ah, é tanto ‘trem bão’ que compensa até deixar a dieta de lado e trazer, além das lembranças, uns quilinhos a mais.

Para conhecer um pouquinho mais sobre a cidade, role a tela e veja as principais dicas.

O que fazer em Belo Horizonte

Lagoa da Pampulha Em Belo Horizonte
Vista da Lagoa da Pampulha – Foto: Daniel Raposo, via Wikimedia

Belo Horizonte é um roteiro perfeito para os apreciadores de boa gastronomia, arte, cultura, história, arquitetura… A começar pelo Circuito da Liberdade.

Um complexo de prédios históricos voltados para cena cultural e artística. Entre este compilado estão: a Praça e o Palácio da Liberdade, o Museu Mineiro, Museu de Artes e Ofícios, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Mercado Central, o Espaço do Conhecimento UFMG, entre outros.

As linhas arquitetônicas de Oscar Niemeyer também são atrações imperdíveis. É possível, por exemplo, apreciar um conjunto de suas obras no Lago da Pampulha, com destaque para Igreja de São Francisco de Assis e o Museu Casa Kubitschek.

O Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, é um daqueles lugares para quem não abre mão do contato com a natureza. Há trilhas, espaço de lazer para as crianças, quadras e pistas para a prática de esportes, além de um mirante com vista para a cidade.

À noite, uma boa pedida é curtir o boêmio bairro de Santa Tereza e seus tradicionais botecos ao som de boa música. Ou desfrutar das inúmeras possibilidades de lazer no bairro da Savassi que conta com bares e restaurantes no melhor estilo ‘ao ar livre’, com mesinhas na calçada e aquele frescor noturno.

Confira uma lista com atrações imperdíveis da cidade:

  1. Parque da Liberdade
  2. Palácio da Liberdade
  3. Museu Mineiro
  4. Palácio das Artes e Ofícios
  5. Centro Cultural Banco do Brasil
  6. Mercado Central
  7. Espaço do Conhecimento UFMG
  8. Lagoa da Pampulha
  9. Igrejinha da Pampulha (Igreja São Francisco de Assis)
  10. Museu Casa Kubitschek
  11. Parque das Mangabeiras
  12. Memorial Minas Gerais Vale
  13. Museu das Minas e do Metal
  14. Estádio Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol

Onde ficar em Belo Horizonte

Belo Horizonte conta com uma ampla rede de hospedagens, na maioria hotéis e aluguéis para temporada. Os valores não costumam ser careiros, mesmo aos finais de semana.

O maior número de ofertas está situado nos bairros de Savassi e Lourdes, localizações nobres da cidade que abrigam os hotéis mais renomados. Se a escolha for por esta região, espere por acomodações modernas com a comodidade de estar perto de vários atrações, além de lojas, shoppings, bares e restaurantes.

Outro local que atende bastante as exigências dos visitantes, pela infraestrutura e facilidade, é o centro da cidade, perto dos principais pontos turísticos, concentrando o maior movimento durante o dia.

Confira a seguir algumas recomendações de onde ficar na capital:

Hotéis em Belo Horizonte

Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte
Clique na imagem e faça a sua reserva no Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte

A cidade é repleta de bons hotéis, a maioria localizada nos principais bairros e muito próximos as mais importantes atrações da cidade. Os valores podem ser bem modestos, principalmente aos finais de semana. Confira essas opções e veja quais mais se enquadram em suas expectativas:

Veja todas as opções de hotéis em Belo Horizonte.

Resorts próximos a Belo Horizonte

Imagem aérea do resort Tauá Hotel& Convention Caeté
Clique na imagem e faça a sua reserva no Tauá Hotel & Convention

Não há resorts em Belo Horizonte, mas não é por isso que não vamos deixar aqui algumas excelentes opções próximas da capital. Veja algumas alternativas para um final de semana bem relaxante:

Veja todas as opções de resorts em Belo Horizonte

Airbnb em Belo Horizonte

Quarto decorado com cama de casal para locação em Belo Horizonte.
Clique na imagem e faça a sua reserva no Apto confortável no icônico Edifício Maletta

Os airbnbs são excelentes formas de compartilhar experiências e enriquecer o roteiro da viagem, por meio de hospedagem em exclusivas acomodações com conforto e segurança, a valores bem simpáticos. Veja abaixo algumas das opções mais bem avaliadas:

Veja aqui todas as opções de aluguel de temporada em Belo Horizonte.

Onde comer em Belo Horizonte

pãezinhos de queijo e queijo meia cura, iguarias mineiras
Tradicional pão de queijo mineiro – Foto: Jonathan Wilkins, via Wikimedia

Minas Gerais é uma referência na arte da culinária, está entre as mais cativantes do país e possui um enorme potencial para comida afetiva, principalmente para os moradores do sudeste. A razão disso não é apenas o café com pão de queijo quentinhos, mas os diversos doces, a cachacinha e todo o tempero que só Minas tem.

E saiba que em Belo Horizonte é possível encontrar todos esses sabores e temperos, seja nos mais refinados restaurantes, ou botecos e cafés espalhados pela cidade. Uma amostra imperdível é visitar o Mercado Central e explorar os boxes com essas iguarias, ou aproveitar para “butecar” na esquina mais charmosa de Savassi, no Redentor Bar.

Se estiver passeando pelos lados da Pampulha, uma boa sugestão é o restaurante Xapuri que oferece comida típica em um ambiente bem rústico estilo fazenda.

Mas não é só isso, Belo Horizonte como cidadã do mundo, reserva espaço para gastronomia cosmopolita. O restaurante AA Wine Expirence é um belo exemplar nesse segmento, pois oferece pratos da cozinha internacional primorosamente decorados em um ambiente agradável voltado para os apreciadores de vinho.

Veja a seguir algumas indicações imperdíveis de onde comer na cidade:

  • Restaurante Xapuri
  • Restaurante AA Expirence
  • Redentor Bar
  • A Pão de Queijaria
  • Lullo Gelato

Quando ir para Belo Horizonte

Belo Horizonte é receptiva o ano todo, suas estações são bem definidas, o que facilita bastante na hora de programar os passeios. Ainda assim, tenha em mente que os períodos de tempo seco e temperaturas mais leves, tornam os passeios mais agradáveis, e isso é possível nos meses de abril a setembro.

Já os meses com as maiores ocorrências de chuva combinam com as estação mais quentes, que vão entre novembro a março. E entre junho a agosto está liberado desfilar com casacos pela cidade, pois os dias são amenos e as noites mais frias.

Agora, uma boa forma de se basear em quando ir é por meio da agenda das festividades da cidade. Tem o tradicional concurso Comida di Buteco, entre abril e maio, e o famoso Arraial de Belo Horizonte que acontece no período junino.

Quantos dias ficar em Belo Horizonte

É possível desenhar um roteiro bem legal com 2 ou 3 dias de permanência na capital mineira.

Caso disponha de mais tempo, reserve um pouco para conhecer as cidades ao redor. As mais próximas são: Brumadinho, sede de Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto, a cerca de uma hora de distância. E o distrito de São Sebastião das Águas Claras, também conhecido pelo nome de Macacos, destino procurado pelas belezas naturais, a apenas 40 minutos.

Como chegar em Belo Horizonte

Para chegar até Belo Horizonte o principal acesso por via aérea é o Aeroporto Internacional de Confins, a 40 km da capital mineira. Outra alternativa bastante viável, principalmente para os visitantes dos estados vizinhos a Minas Gerais, é fazer o trajeto por via terrestre.

De avião

O Aeroporto Internacional de Confins opera voos comerciais vindos dos principais estados do país, está localizado no município de Confins, distante 40 km da capital. De lá até Belo Horizonte são aproximadamente uma hora de carro pela rodovia MG-010.

Existe ainda a possibilidade do Aeroporto da Pampulha, distante apenas 9 km do centro da cidade. Entretanto, atende apenas voos particulares em aeronaves de pequeno porte.

De carro

As rodovias mais utilizadas para chegar até a capital mineira são a BR-381, que liga São Paulo a Belo Horizonte em um tempo estimado de oito horas, a BR-040 para quem parte do Rio de Janeiro e a BR-262 para os viajantes vindos do Espírito Santo.

De Belo Horizonte até Ouro Preto

Estando em Belo Horizonte vale a pena considerar a visita a uma das várias cidades pitorescas de Minas Gerais. A cidade de Ouro Preto, por exemplo, está a menos de 100 km da capital mineira, e o trajeto pode ser feito em pouco mais de uma hora e meia pela BR-356.

O tempo de viagem possibilita fazer um bate e volta para conhecer a histórica cidade, mas vale a pena ao menos uma pernoite para desfrutar da hospitalidade do ouro-pretano.

Transporte em Belo Horizonte

Se locomover em Belo Horizonte não é um grande desafio, já que os principais pontos de interesse para os visitantes ficam próximos, então, a possibilidade de fazer os percursos a pé é real. Porém, para os deslocamentos entres bairros mais distantes, utilizar um automóvel é a melhor saída. Pode ser carro, uber ou táxi, todos são muito bem vindos pela oferta de conforto e praticidade.

A cidade também oferece transporte público. Uma boa dica é fazer o percurso a bordo de um Move (sistema de transporte com rede de corredores exclusivos) pode ser uma boa forma de agilizar a viagem, e pagando valores bem em conta.

Seguro viagem para Belo Horizonte

Contratar um seguro viagem para Belo Horizonte é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Belo Horizonte

Quer garantir uma passagem para Belo Horizonte com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é um roteiro perfeito para os apreciadores de boa gastronomia, arte, cultura, história e arquitetura. Conhecer as atrações do Circuito da Liberdade, umas comprinhas pelo Mercado Central e experimentar das comidinhas de botecos devem estar incluídos nas principais coisas para fazer na cidade. Veja outras opções em Belo Horizonte.

Quais são os principais passeios em Belo Horizonte?

Parque da Liberdade;
Mercado Central;
Espaço do Conhecimento UFMG;
Lagoa da Pampulha;
Parque das Mangabeiras… Confira outras atrações em Belo Horizonte.

Onde ficar em Belo Horizonte?

O maior número de ofertas está situado nos bairros de Savassi e Lourdes, localizações nobres da que abrigam os hotéis mais renomados. Outra boa opção é se hospedar no centro da cidade. Leia mais sobre as regiãos com as melhores ofertas de hospedagem em Belo Horizonte.

Quais os melhores hotéis em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é repleta de bons hotéis, a maioria está localizada nos principais bairros e muito próximos as mais importantes atrações da cidade. O Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte é uma ótima opção no badalado bairro de Savassi, pertinho de tudo. Já o Nobile Inn Pampulha está localizado na Pampulha e conta com uma decoração toda temática sobre o bairro. Veja outras opções de hotéis de Belo Horizonte.

Quais os melhores airbnb em Belo Horizonte?

Os airbnbs são excelentes formas de hospedagem, oferecem exclusivas acomodações com conforto e segurança, a valores bem simpáticos. Há opções super atraentes com temática bem descontraída, como é o caso do BH – Bright & Supercentric 70’s Apt, ou um apartamento mais tradicional conforme o Apto Clean e Confortável. Veja outras opções super legais de airbnb em Belo Horizonte.

Quais os melhores resorts próximos a Belo Horizonte?

Não há resorts em Belo Horizonte, mas existem algumas ofertas excelentes em cidades bem próximas da capital mineira. O Tauá Hotel & Convention em Caeté, fica a 45 km e a Santíssimo Resort um pouco mais distante, na histórica cidade de Tiradentes. Veja outras opções de resorts em Minas Gerais.

Quantos dias ficar em Belo Horizonte?

É possível desenhar um roteiro bem legal com 2 ou 3 dias de permanência na capital mineira. Confira quantos dias ficar em Belo Horizonte.

Como chegar em Belo Horizonte?

O principal acesso por via aérea é o Aeroporto Internacional de Confins, a 40 km da capital mineira. Outra alternativa bastante viável, principalmente para os visitantes dos estados vizinhos a Minas Gerais, é fazer o trajeto por via terrestre. Leia mais em como chegar em Belo Horizonte.

Quando ir para Belo Horizonte?

Os melhores meses para visitar a cidade são entre abril e setembro, neste período o tempo é mais seco e as temperaturas mais amenas o que favorece os passeios ao ar livre. Leia mais sobre a melhor época para visitar Belo Horizonte.

Melhor época para ir a Belo Horizonte?

Para os apreciadores da gastronomia mineira e festividades regionais, os meses de abril e maio são marcados pelo concurso Comida di Buteco e tem o Arraial de Belo Horizonte que acontece no período junino. Leia mais sobre as melhores épocas para ir a Belo Horizonte.

Onde fica Belo Horizonte?

Belo Horizonte fica na região sudeste do país, é a capital do estado de Minas Gerais.

Como se locomover em Belo Horizonte?

Os principais pontos de interesse para os visitantes ficam próximos, então, a possibilidade de fazer os percursos a pé é real. Porém, para os deslocamentos entres os bairros mais distantes, o melhor é são os automóveis ou transporte público. Confira como se locomover por Belo Horizonte.