Descubra qual a melhor época para visitar Blumenau conforme o seu estilo e o que colocar em seu roteiro de viagem pelo Vale Cervejeiro Catarinense.

Em meio ao charmoso Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Blumenau é uma cidade única no Brasil. Seu estilo enxaimel atrai visitantes de todas as partes para provar dos famosíssimos chopes que dão à cidade o título de capital brasileira da cerveja.

O espírito festivo de Blumenau não se limita a apenas bons brindes. Em Outubro as ruas da Vila Germânica na cidade recebem a maior festa Oktoberfest das Américas.

Entre festas e cervejas, vale a pena também experimentar tudo o que a gastronomia local tem à oferecer. São diversas opções, desde cafés da manhã coloniais, a iguarias germânicas que te levam a viver um pouco da Alemanha sem sair do Brasil.

Deu para ver que Blumenau é um destino excelente para quem procura boas cervejas, gastronomia e, claro, uma das melhores festas do Brasil? Vem com a gente conhecer tudo sobre essa cidade neste guia completo!

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

História de Blumenau

Antes de começar a falar sobre as maravilhas que você vai encontrar em Blumenau vale contar um pouco sobre a história dessa cidade, como ela foi colonizada e se tornou uma das cidades mais germânicas do Brasil.

O nome Blumenau vem de seu fundador, o farmacêutico Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele chegou à cidade em 1850 com outros 17 alemães, e juntos começaram a construir moradias na área, que foi dividida em lotes. Foi nessa época que a cidade recebeu suas características germânicas, que encantam os visitantes até hoje.

No Centro de Blumenau, mais especificamente na Rua XV de Novembro, está o Mausoléu Dr. Blumenau. Lá estão os restos mortais do fundador da cidade e de seus familiares. O local é mantido pela Fundação Cultural de Blumenau e recebe exposições regularmente.

Outras casas e prédios com estilo enxaimel foram preservados pelo Patrimônio Histórico e mantêm viva a cultura dos colonizadores. Italianos também fizeram parte dessa colonização multicultural e também preservam suas tradições, com eventos como a Festitália – mais uma opção de boa gastronomia para visitar em Blumenau.

Vista do prédio do Mausoléu Dr. Blumenau, e da estátua do Dr. Blumenau, fundador da cidade. Foto de Turismo Blumenau
O Mausoléu Dr. Blumenau – Foto: site Turismo Blumenau

O que sustenta Blumenau

Na economia, o crescimento expressivo do núcleo cervejeiro faz com que a cidade se destaque no setor. São mais de 10 produtores no Vale Cervejeiro, que contam com estruturas completas de bar, restaurante e áreas de entretenimento. A cidade reúne ainda cervejarias de todo o Brasil e até internacionais durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que movimenta bastante a economia local.

Mas essa paixão por cerveja não é de hoje, e o Museu da Cerveja é uma forma de conhecer mais sobre a evolução da produção ao longo do anos. O museu apresenta coleções de peças que pertenceram às Cervejarias Feldmann e Brahma, construídas na cidade no Século XIX. Antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias e documentos fazem o visitante viajar na história.

Fora as cervejas, Blumenau ainda é uma cidade reconhecida nacionalmente como um verdadeiro Pólo Industrial Têxtil. Entre as principais fabricantes com sede na cidade estão as grandes marcas. Cia. Hering, Dudalina, Karsten e Teka são algumas delas, além de outras médias e pequenas empresas que geram emprego e atraem consumidores.

Agora que você já sabe um pouco sobre a história de Blumenau e as principais características dessa cidade com 350 mil habitantes, chegou a hora de detalhar todas as atrações e as dicas para uma viagem divertida e tranquila. Vamos lá?  

Imagem de pote com cevada em primeiro plano, e garrafas de cerveja desfocadas ao fundo. Foto do site Parque Vila Germânica Blumenau.
A cevada, matéria prima da economia de Blumenau – Foto: site Parque Vila Germânica

Como chegar em Blumenau

Localizada a 150 km de distância da Capital de Santa Catarina (Florianópolis), Blumenau está cercada de outras cidades cheias de encanto e badalação, no Vale do Itajaí.

A melhor forma de acesso aéreo é via Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz (FLN). O Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a 55 km, também é uma alternativa aos visitantes. Uma boa dica para encontrar passagens por bons preços é verificar o site Passagens Promo.

Partindo de ambos os aeroportos o trajeto de carro ou ônibus até Blumenau é simples e seguro. De Navegantes até lá é quase uma hora de viagem, enquanto de Floripa o caminho pouco mais de duas horas.

A melhor época para ir a Blumenau

Blumenau é uma cidade para todas as épocas do ano. Cada estação tem encantos particulares e atrações específicas. Há quem acredite que no Verão a cidade é um verdadeiro caldeirão, onde se concentra todo o calor do estado.

Brincadeiras à parte, a cidade é sim bem quente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. A temperatura chega a atingir a casa dos 40 graus. A geografia da cidade limita a circulação de ar. Portanto, esteja preparado para o calor!

Mas Blumenau tem programação específica para cada época do ano, e durante o Verão o que não falta são boas cervejas para refrescas e cidades vizinhas com algumas das melhores opções de praias do Brasil.

Quem busca uma visita animada e bem tradicional deve se programar para viajar no mês de Outubro e curtir a Oktoberfest.

Placa "Ich ♥ Blumenau" (eu amo Blumenau, traduzido do alemão), em frente à prefeitura da cidade. Foto de MTur Destinos via Flickr.
Letreiro “Eu amo Blumenau”, em alemão, em frente à Prefeitura – Foto: MTur Destinos via Flickr.

O que fazer em Blumenau

Não importa se você tem um dia, dois ou uma semana para curtir a cidade. Nós preparamos algumas dicas importantes para você conhecer o melhor de Blumenau. Assim, você pode aproveitar tudo que ela oferece em roteiros diferenciados conforme a sua necessidade.

Conhecer o Centro Histórico, passear pela Rua XV de Novembro, contemplar os prédios históricos com estilo enxaimel, beber bons chopes, seja na Vila Germânica ou em um tour cervejeiro, passando pela Escola Superior da Cerveja e Malte, são passeios indispensáveis.

Restaurantes, bares e programações culturais diversas você encontra em nosso artigo completo com dicas para te ajudar a programar sua visita a Blumenau.

>> Confira nosso guia completo com as opções de passeios e dicas de roteiros no post O que fazer em Blumenau

Relógio de flores em Blumenau, Santa Catarina. Foto de MTur Destinos via Flickr
Relógio de flores em Blumenau – Foto: MTur Destinos via Flickr

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Blumenau e evite filas com o GetYourGuide

Blumenau Pontos Turísticos

A Rua XV de Novembro e a Vila Germânica são lugares que você tem que conhecer quando visita Blumenau. Todo o charme do estilo enxaimel representa a tradição e a herança da colonização germânica da cidade. E basta um passeio pela Rua XV para sentir esse clima.

Símbolo da arquitetura e da história de Blumenau, o Teatro Carlos Gomes é um amplo espaço de cultura local com escola de balé, teatro, dança e orquestra. É neste local que são realizados shows e inúmeros eventos da cidade, como grandes festivais de teatro. A parte externa também encanta, com um lindo jardim sempre florido.   

Para quem gosta de natureza e passeios ao ar livre, o Parque Ramiro Ruediger também deve entrar na lista de prioridades. Já o time dos cervejeiros deve incluir uma visita a Escola Superior de Cerveja e Malte, ou quem sabe fazer um tour para experimentar as cervejas artesanais na região.

Na Rua XV você também encontra o Museu da Cerveja, com todo o acervo que conta a história da produção cervejeira. Passeio imperdível para quem gosta de cerveja e principalmente se interessa pela fabricação da bebida.

Um pouco mais distante da cidade, a Vila Itoupava também é um importante ponto turístico. O distrito fica a 25 Km de distância de Blumenau, e é considerado o pedaço mais alemão da cidade.  

Vista de casinha em estilo enxaimel, em área rural de Blumenau, na Vila Itoupava. Foto do site Turismo Blumenau.
Casinha típica na Vila Itoupava – Foto: Turismo Blumenau

Oktoberfest em Blumenau

A maior Oktoberfest das Américas é realizada em Blumenau, no mês de Outubro. A cidade oferece todos os anos uma estrutura maravilhosa para esse evento tão especial.

Com importante resgate cultural, a Oktoberfest é uma celebração de muita alegria, que conta também com excelente gastronomia alemã, bons chopes e música típica. A programação da festa envolve ainda o tradicional Desfile da Oktoberfest, que movimenta as ruas da cidade e leva o clima festivo para todos os moradores e visitantes.

>> Veja aqui nossas dicas para se programar para a Oktoberfest

Parte do desfile da Oktoberfest de Blumenau, com carro alegórico de prédios estilo enxaimel, com duas mulheres desfilando. Foto de Vitor Pamplona via Flickr.
O desfile da Oktoberfest Blumenau – Foto: Vitor Pamplona via Flickr

Onde ficar em Blumenau

Visitantes geralmente gostam de ficar próximo ao centro da cidade, pertinho dos principais pontos turísticos. Porém, essa escolha representa investir um pouco mais em hospedagem.

Blumenau possui grande extensão territorial, com inúmeras opções de hotéis e pousada. Além disso, a cidade oferece transporte público integrado de boa qualidade.

Hotéis mais famosos da cidade

Os hotéis mais famosos ficam no Centro da cidade. Um deles é o Hotel Glória Blumenau, famoso por oferecer o melhor café da manhã da região. É também um dos mais antigos, mas possui quartos modernos, reformados para atender bem os visitantes.

Fachada do Hotel Glória Blumenau. Foto do booking.com
Faça sua reserva no Hotel Glória Blumenau
Quarto do Hotel Glória. Foto do booking.com
Clique aqui e faça sua reserva no Hotel Glória Blumenau

Também está no Centro da cidade uma opção cheia de requinte, para ocasiões especiais. O Villa do Vale Boutique Hotel possui apartamentos bem decorados e chiques. Oferece piscina aquecida, jacuzzi, sauna e um bistrô de altíssima qualidade, que merece destaque.

Vista do Villa do Vale Boutique Hotel. Foto do booking.com
Conheça o Villa do Vale Boutique Hotel
Quarto do Villa Vale Boutique & Hotel. Foto do booking.com
Faça sua reserva no Villa do Vale Boutique Hotel

Melhores bairros

Entre os bairros mais procurados pelos visitantes está o Bairro Velha. Ele tem fácil acesso ao Centro de Blumenau e às grandes vias da cidade. É nesse bairro que fica localizado o Parque Ramiro Ruediger e o Parque Vila Germânica Blumenau, onde acontece a Oktoberfest. Portanto, se a sua visita é com foco na festa, você já sabe onde ficar.

O Victor Konder é o bairro onde está localizada a Universidade Regional de Blumenau, FURB. Para quem busca uma área com população mais jovem, próximo de restaurantes, pubs, baladas, do parque Ramiro Ruediger e da Vila Germânica, essa é uma boa dica. Ali também se encontra a estátua de Fritz Müller, importante cientista que ajudou a provar a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin.

>> Confira nosso post completo sobre a Vila Germânica Blumenau

Imagem de casinhas tradicionais em estilo enxaimel na Vila Germânica, com decoração de Páscoa. Foto de MTur Destinos via Flickr.
A Vila Germânica – Foto: MTur Destinos via Flickr

Uma das melhores vistas da cidade de Blumenau, devido a sua localização às margens do rio Itajaí-Açú, é do bairro Ponta Aguda. Para chegar ao centro basta atravessar a ponte. Porém, nem sempre esta é uma tarefa fácil. Em horários de pico, quem depende de carro pode ficar preso no trânsito.

É nesse bairro que fica o Hostel Lumaria, para quem busca uma acomodação simples e aconchegante. Para quem chega na cidade de ônibus, o hostel está a 4,3 km da Estação Rodoviária de Blumenau.

Os quartos têm banheiro compartilhado com chuveiro e o hostel oferece café da manhã. Blumenau possui muitas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos.

>> Confira nossas dicas das melhores hospedagens no post hoteis em Blumenau e reserve já o seu!

Onde comer em Blumenau

Do Café Colonial ao Eisben, também conhecido como joelho de porco, Blumenau não é um bom lugar para quem está de dieta. Comer bem faz parte desse roteiro recheado de delícias gastronômicas.

O famoso Café Glória não pode ficar de fora da programação. Doces e salgados tradicionais da culinária germânica fazem parte desse cardápio de encher os olhos e a barriga.

Para quem pretende visitar as cervejarias, muitas delas oferecem pratos tradicionais que harmonizam com os rótulos cervejeiros. Pizzas, massas e carnes dos principais restaurantes de Blumenau também conquistam os visitantes da cidade. Vai ser difícil escolher uma só opção.

Imagem com diversos tipos de bolos e tortas doces do Café Glória Blumenau. Foto da página do Facebook do próprio estabelecimento.
Bolos e tortas do Café Glória – Foto: Facebook Café Glória

Cervejarias em Blumenau

Blumenau já se tornou referência no mundo cervejeiro. Além de sediar a Escola Brasileira de Cerveja e Malte, a cidade tem ainda uma série de cervejarias preparadas para surpreender o visitante.

Entre elas, três que valem a visita. A Bierland que significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à Blumenau. A Eisenbahn, uma das responsáveis por disseminar a cultura da boa cerveja entre os brasileiro. E, por fim, a Cervejaria Das Bier, localizada em um verdadeiro vale com lagoas e ótima infra-estrutura para passar o dia com a família.

Outra forma de curtir o clima cervejeiro é programando sua viagem para o mês de Março, quando é realizado o Festival Brasileiro da Cerveja. O evento reúne as maiores cervejarias do Brasil e algumas internacionais.

É quando acontece o concurso cervejeiro, com mais 5 mil rótulos inscritos. Blumenau é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja com mais de 100 produtores cervejeiros caseiros e cerca de 10 grandes cervejarias locais.

Mão feminina com copo de chope de cerveja preta com espuma. Foto de Daniel Zimmermann do site Parque Vila Germânica.
Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau – Foto: Daniel Zimmermann

Seguro viagem para Blumenau

Contratar um seguro viagem para Blumenau é bastante indicável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações sem se preocupar com a cobertura regional do seu convênio, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem nacional com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino. 🙂

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

rio itajaí em blumenau de santa catarina

Aluguel de carro em Blumenau

Alugar um carro em Blumenau é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Blumenau

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Blumenau, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Rio Itajaí e a Ponte de Ferro | Foto: Thiago César Pereira, via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts de Santa Catarina