O município de Caldas Novas, no interior de Goiás, reserva uma viagem de experiências únicas e terapêuticas. Neste post você vai ver mais sobre a cidade e tudo que pode curtir por lá durante sua viagem.

A cidade de Caldas Novas, em Goiás, no centro-oeste, é um dos destinos mais visitados do Brasil. Esse sucesso de público tem motivo: ela é uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo. Ou seja, a água é quentinha de maneira natural, com temperaturas entre 34ºC e 58ºC.

Grande parte do público que escolhe viajar para Caldas Novas e Rio Quente são as famílias, com crianças pequenas e pré-adolescentes, casais e pessoas da melhor idade.

Quem visita a cidade goiana procura descanso, com os benefícios das propriedades terapêuticas da estância, e diversão, com a variedade de parques aquáticos. Os benefícios das águas termais incluem melhoria na circulação sanguínea e redução de dores musculares.

Essas águas vêm de chuvas, que se infiltram no Parque Estadual da Serra de Caldas e ultrapassam mil metros de profundidade. Assim, alcançam altas temperaturas com o calor que sobe do centro da terra. Cerca de 15 mil metros cúbicos de água são bombeados em mais de 80 pontos de Caldas Novas, para a alegria dos visitantes.

Mas atenção, as gestantes devem tomar cuidado com os banhos de imersão, que provocam uma vasodilatação, algo que não é recomendável para mulheres grávidas.

O que fazer em Caldas Novas

Atração do Hot Park
Hot Park | Isaque Almeida, via Flickr

A estância é ideal para aproveitar durante o dia, principalmente por conta de seus parques aquáticos. O Water Park é um complexo que usa as famosas águas termais com diversos tobogãs e eventos para todas as idades. 

Não poderia ficar de fora dessa seleção o Hot Park, localizado no município de Rio Quente, a apenas 30 km de Caldas Novas. O parque aquático é o maior do Brasil e tem inúmeras atrações.

Há ainda o Parque das Fontes, que possui oito piscinas de águas quentes correntes e naturais, renovadas a cada 20 minutos. Fechando o trio de Rio Quente, o Eko Aventura Park oferece atividades para diferentes faixas etárias e tem foco no público que gosta dos esportes com mais adrenalina.

Apesar de turística, a cidade ainda traz aquele acolhimento do interior. É possível conhecer os principais pontos da estância com um rápido e agradável city tour.

Entre eles, há o Casarão dos Gonzaga, um tipo de museu com objetos de época da região e um centro de apoio para artesãos locais. O Jardim Japonês, um ambiente mais calmo e com área verde, e o Santuário de Nossa Senhora do Salete, templo religioso em homenagem a aparição da Santa.

Os city tours tradicionais costumam oferecer também paradas no complexo Serra Verde, onde é possível encontrar souvenires. Outro passeio que pode ser feito é seguir até o Lago Corumbá para dar uma volta de barco e frequentar bares na orla.

Uma opção divertida para quem viaja em família é o parque de diversões Kitakas. O local funciona todos os dias, das 18h à meia-noite, exceto nas terças-feiras. E ainda tem um Trenzinho da Alegria, que anima visitantes.

Além destas, a cidade não conta com muitas atrações noturnas. Confira agora uma lista com as opções de passeios citadas:

  1. City tour
  2. Casarão dos Gonzaga
  3. Jardim Japonês
  4. Santuário de Nossa Senhora do Salete
  5. Cachaçaria Vale das Águas
  6. Complexo Serra Verde
  7. Water Park
  8. Lago Corumbá
  9. Parque de diversões Kitakas
  10. Hot Park
  11. Parque das Fontes
  12. Eko Aventura Park

Onde ficar em Caldas Novas

A dica sobre onde ficar em Caldas Novas é escolher um bom resort onde seja possível fazer de tudo, desde as atrações até suas refeições. Como dito acima, a maioria dos hotéis possui acesso direto às águas termais, sendo possível aproveitar sem sair da acomodação.

As principais redes hoteleiras de Caldas Novas são o Grupo Di Roma, Prive Hotéis & Resorts e o famoso Grupo Rio Quente Resorts, que fica a cerca de meia hora de Caldas Novas. Mas existem opções para todos os gostos e bolsos, como pousadas, Airbnbs e hotéis independentes desses grupos. Você pode conferir algumas das principais indicações de hospedagens logo abaixo:

Hotéis em Caldas Novas

Piscina do Rio das Pedras Thermas Hotel
Faça sua reserva no Rio das Pedras Thermas Hotel clicando na imagem

Confira os hotéis mais bem avaliados da cidade:

Veja aqui todas as opções de hotéis em Caldas Novas

Pousadas em Caldas Novas

Piscina da Pousada das Águas em Caldas Novas
Reserve agora mesmo a sua estadia na Pousada das Águas clicando na imagem

Algumas sugestões de pousadas deliciosas são:

Veja aqui todas as opções de pousadas em Caldas Novas

Resorts em Caldas Novas

Piscinas do Resort Alta Vista Thermas em Caldas Novas
Clique na imagem e reserve agora mesmo sua acomodação no Alta Vista Thermas Resort

Alguns resorts que possuem uma grande infraestrutura são os seguintes:

Veja aqui todas as opções de resorts em Caldas Novas

Airbnb em Caldas Novas

Área externa do Lacqua diRoma 1 - Apartamentos JN. Palmeiras na frente com mesas, cadeiras e guarda-sóis. No fundo piscinas.
Clique na imagem e faça sua reserva no Lacqua diRoma 1 – Apartamentos JN

Além de hotéis e pousadas tradicionais, há outras opções que podem ser mais econômicas dependendo das necessidades e planejamento de cada um. Alugar um airbnb em Caldas Novas é seguro e abre novas possibilidades de passeios e valores. Confira a nossa seleção:

Veja aqui todas as opções de airbnb em Caldas Novas.

Rio Quente Resorts

Piscina do Hotel Turismo Resort em Rio Quente
Garanta a sua acomodação no Hotel Turismo ao clicar na imagem

Vizinho a Caldas Novas, a apenas 30 km, o complexo da Rio Quente Parques & Resorts pode ser considerado um destino por si só. Não é preciso sair do local em busca de entretenimento, pois a variedade é enorme. O grupo oferece três parques na sua lista de atrações, além de inúmeras piscinas termais.

A parte hoteleira conta com sete hotéis, somando 1,2 mil apartamentos. A lista de hotéis do grupo é formada por: Hotel Rio Quente Cristal Resort, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino, Rio Quente Suíte & Flat e Eco Chalés. A Rio Quente oferece como benefícios o traslado entre hotéis e parques, acesso gratuito a atrações selecionadas e gratuidade a crianças de até 11 anos.

Por conta da sua estrutura, o complexo costuma cobrar diárias médias mais caras, que chegam a R$ 980, embora possam bater os R$ 2 mil. Veja alguns exemplos:

Veja todas as opções de hotéis e resorts em Rio Quente.

Veja também:

Onde comer em Caldas Novas

Empadão goiano em Caldas Novas
Empadão Goiano da Tânia em Caldas Novas | Reprodução, via Facebook

Em Caldas Novas, é possível experimentar algumas comidas típicas de Goiás, como o pequi, presente em várias receitas, e a galinhada, outro prato muito apreciado na região. Para conhecer tudo isso de uma vez, o empadão goiano mistura esses ingredientes de um jeito delicioso!

A Cachaçaria Vale das Águas é um dos endereços mais visitados da cidade. Lá são vendidas as deliciosas cachaças produzidas na região. Outra dica interessante para o paladar são os sorvetes de pequi e de rapadura com melado de cana.

No complexo Serra Verde, é possível comprar cachaças, licores, doces artesanais, entre outros alimentos típicos.

Independentemente da escolha, separamos restaurantes que passam pela cultura local e gastronomia contemporânea, com opções marcantes e sofisticadas!

  • Empadão Goiano da Tânia
  • Chicago Steakhouse
  • Made in Brèsil Bistro & Café

Quando ir para Caldas Novas

Caldas Novas bomba durante a alta temporada, que acontece nas férias escolares do meio e de fim de ano. Para quem deseja economizar e ainda aproveitar piscinas com menos gente e mais silêncio, o destino pode ser uma boa pedida também na baixa temporada, que vai de março a junho e agosto a novembro.

O clima é quente na maior parte do ano e, considerando a incidência solar, a temporada de maio a setembro é a mais brilhante. De maneira geral, a temperatura varia de 15 °C a 32 °C, sendo difícil passar desses níveis de termômetro.

Os meses mais quentes do ano costumam ser outubro, novembro, dezembro e janeiro. Já o mês de junho é o mais frio, com temperatura média na casa dos 20ºC, sendo também o período mais seco.

Quantos dias ficar em Caldas Novas

A cidade pode ser bem visitada em três dias. A dica é chegar na quinta-feira e aproveitar, de maneira integral, a sexta-feira e o sábado, e uma parte do domingo.

Para quem tiver mais tempo, vale reservar uma semana em um resort ou hotel que caiba no bolso. Mesmo que ele não tenha um grande parque aquático ou piscina, é possível comprar os ingressos individuais para essas atrações.

Como chegar em Caldas Novas

De um modo geral, a maneira mais simples de se chegar em Caldas Novas é por meio de avião. Porém, também é possível utilizar ônibus ou ir de carro, contudo, os custos acabam sendo bem parecidos.

De avião

É a forma mais rápida de se chegar até a cidade. Além das opções em companhias da Gol e da Azul, ainda é possível utilizar aviões fretados para realizar o trajeto.

Caldas Novas possui o seu próprio aeroporto e, por conta disso, uma capacidade de tráfego reduzida se comparada a outros locais, principalmente capitais. Por isso, é de suma importância checar a possibilidade da realização dos voos.

Os aviões saem de Congonhas ou Guarulhos na capital paulista em direção ao Aeroporto de Caldas Novas e a viagem têm duração de 1h30, sem escalas.

Do Rio de Janeiro, a Gol e a Azul também oferecem voos para Caldas Novas, contudo, estes possuem escala em São Paulo.

Também é possível optar por um voo até Brasília, saindo de São Paulo ou de qualquer outro aeroporto, e depois alugar um carro até Caldas Novas. A capital do Distrito Federal fica a cerca de 315 km, em torno de 4 horas do destino final.

De ônibus

Caldas Novas possui uma pequena rodoviária que recebe ônibus de várias cidades, principalmente de municípios goianos, mas também de outros lugares, como do Terminal Tietê, em São Paulo. É interessante destacar que, nos períodos de alta temporada, pode ser necessário comprar as passagens com antecedência.

De carro

Para quem quiser ir de carro, a cidade fica a aproximadamente 764 km de São Paulo, algo em torno de 9 horas de viagem. A rota passa pela Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera, BR-050, seguindo pela MG-223, MG-413 e, por fim, a GO-139.

Para quem vem do Rio de Janeiro, a viagem é bem mais longa, em torno de 15 horas.

Já de Goiânia até Caldas Novas, são apenas 2h30 de estrada, passando pela BR-352 e GO-139.

Transporte em Caldas Novas

Caldas Novas ainda é limitada em relação à mobilidade urbana, sendo o transporte público inexistente para as necessidades turísticas. A melhor maneira é alugar um carro, assim você não vai precisar depender de táxis, que geralmente cobram preços altíssimos. A cidade recentemente passou a contar com Uber.

Outra alternativa é fechar um city tour ou traslados com agências locais, que podem ser encontradas em diversos pontos do município. Assim, dá para economizar com transporte.

Seguro viagem para Caldas Novas

Contratar um seguro viagem para Caldas Novas é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Caldas Novas

Quer garantir uma passagem para Caldas Novas com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Caldas Novas?
O grande atrativo da cidade são as suas águas termais, que possuem propriedades terapêuticas e podem ser apreciadas tanto em calmas piscinas, quanto parques aquáticos cheios de atrações para toda a família.

Quais são os principais passeios em Caldas Novas?
O city tour apresenta locais belos, históricos e importantes para a cidade, como o Casarão Gonzaga, o Jardim Japonês, o Santuário de Nossa Senhora do Salete, a Cachaçaria Vale das Águas e o Complexo Serra Verde. Além destes, o Lago Corumbá é uma boa pedida, e os parques aquáticos, imperdíveis!

Onde ficar em Caldas Novas?
A cidade possui opções diversas em hotéis, pousadas, resorts e Airbnb dos mais variados preços e que oferecem a experiência com as águas termais.

Quais os melhores hotéis em Caldas Novas?
A cidade possui grandes redes hoteleiras com preços diversificados, sendo as mais famosas: Grupo Di Roma, Prive Hotéis u0026 Resorts e o famoso Grupo Rio Quente Resorts, que fica a cerca de meia hora de Caldas Novas.

Quais as melhores pousadas em Caldas Novas?
Também é possível ficar em pousadas em Caldas Novas, algumas opções são a Pousada Castelinho e a Pousada DuKalango, muito bem avaliadas.

Tem airbnb em Caldas Novas?
Existem opções de Airbnb confortáveis e acessíveis em Caldas Novas que permitem aproveitar a cidade com mais liberdade, sem perder os principais eventos como o city tour e os parques aquáticos com as águas termais.

Quantos dias ficar em Caldas Novas?
Caldas Novas pode ser bem aproveitada em um fim de semana, ou três dias, ir na quinta-feira e voltar no domingo garante tempo suficiente para aproveitar as atrações da cidade e as famosas águas termais, tanto em piscinas quanto nos parques aquáticos.

O que fazer em Caldas Novas em 3 dias?
Com 3 dias na cidade, é possível realizar o city tour nos principais pontos da cidade como o Casarão Gonzaga e Complexo Serra verde, conhecer a culinária local e ainda aproveitar os parques aquáticos, ou apenas relaxar na piscina dos hotéis com águas termais e suas propriedades terapêuticas.

Como chegar em Caldas Novas?
É possível chegar em Caldas Novas de carro, ônibus ou avião, sendo esta, a opção mais rápida e simples. A cidade possui seu próprio aeroporto e o voo saindo de São Paulo tem duração de 1h30.

Quando ir para Caldas Novas?
Os períodos mais movimentados são os de férias escolares e o final do ano, na alta temporada devido ao calor. Para quem deseja piscinas menos cheias, a baixa temporada pode ser uma boa pedida, já que as águas são aquecidas e é possível aproveitar o ano todo.

Melhor época para ir a Caldas Novas?
É possível ir o ano todo para Caldas Novas, as águas termais são sempre quentinhas e o clima se torna agradável.

Quais são os melhores parques aquáticos de Caldas Novas?
O mais famoso é o Hot Park, que fica na cidade vizinha de Rio Quente. O Water Park também é uma ótima pedida, além de alguns hotéis e resorts oferecem suas próprias atrações.

Onde fica Caldas Novas?
A estância hidrotermal de Caldas Novas fica em Goiás, no centro-oeste brasileiro.

Como se locomover em Caldas Novas?
Principalmente a pé e de carro, pois não há transporte público na cidade.

Por que a água é quente em Caldas Novas?
Essas águas vêm de chuvas, que se infiltram no Parque Estadual da Serra de Caldas e ultrapassam mil metros de profundidade. Assim, alcançam altas temperaturas com o calor que sobe do centro da terra.