Um verdadeiro paraíso em meio as montanhas gaúchas, Cambará do Sul possui um dos mais belos cenários da região sul e do Brasil. Seus famosos e magníficos cânions, trilhas geladas e belas cachoeiras são um prato cheio aos amantes do turismo ecológico.

Conhecida como a terra dos cânions, Cambará do Sul, localizada no estado do Rio Grande do Sul, encanta por sua beleza natural aos amantes do ecoturismo, com atividades ao ar livre, como trilhas e cachoeiras.

Os famosos cânions da cidade são capazes de deixar qualquer um deslumbrado junto com suas florestas de araucárias e pinheiros, muito comuns na região. É um cenário perfeito para quem ama a natureza e tem um espírito mais aventureiro.

E aí? Se identificou com o destino? Então é só rolar a tela abaixo para conferir todas as dicas de como proceder com sua viagem pela serra gaúcha.

O que fazer em Cambará do Sul

cânion itaimbezinho em cambará do sul
Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul – Foto: Douglas Scortegagna via Flickr

O Itaimbezinho é o cânion mais famoso e visitado de Cambará do Sul. Cartão postal da cidade, está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, do qual o acesso até o local é feito por estradas de chão com pedras.

Há três trilhas que levam até o cânion, mas apenas duas são pela entrada de Cambará. A primeira é a trilha do Vértice, mais acessível e curta oferece o melhor ângulo do Itaimbezinho, já a trilha do Rio do Boi, leva o dia todo para ser concluída e passa por cachoeiras e rios.

Outra grande atração de Cambará do Sul é o cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra, possui mais de 1.200 metros de altitude e conta com três trilhas. A trilha da Cachoeira do Tigre Preto, a trilha para o Mirante da Fortaleza e a trilha da Pedra do Segredo.

Além dos cânions, outro passeio bem interessante que pode ser feito em Cambará do Sul é andar de 4×4 pelas estradas locais e se aventurar com a possibilidade de passar pelas principais fazendas da região. Conhecer as diversas cacheiras do destino também são uma ótima ideia. A cachoeira dos Venâncios e a cachoeira do Nassucar, por exemplo, são ótimas para tomar um banho, especialmente se estiver pela cidade nos meses de clima mais agradável.

Confira na lista abaixo mais atrações de Cambará do Sul para acrescentar em seu roteiro:

  1. Cânion do Itaimbezinho
  2. Cânion Fortaleza
  3. Passeio de 4×4 pela principais fazendas
  4. Cânion Malacara e Piscinas Naturais
  5. Parque Nacional de Aparados da Serra
  6. Trilha Passo da Ilha
  7. Pedra do Segredo
  8. Circuito das Águas
  9. Cachoeira do Tio França
  10. Cachoeira do Tigre Preto
  11. Cachoeira do Nassucar
  12. Cânion Índios Coroados
  13. Pórticos de Cambará do Sul
  14. Passeios a cavalo
  15. Igreja Matriz São José
  16. Museu Histórico Municipal Irmã Tarcíla

Onde ficar em Cambará do Sul

Cambará do Sul possui uma boa oferta de pousadas, hotéis e chalés, com uma decoração mais rústica e intimista, perfeita para o clima de serra. É no pequeno centrinho da cidade que estão localizadas parte dessas acomodações, como a Pousada Serra Geral que conta com a vantagem de estar perto dos bancos, comércios e restaurantes disponíveis na região.

Há quem opte por se hospedar em regiões mais rurais para ter mais contato com a natureza e respirar o ar puro das montanhas, como é caso das Cabanas Brisa dos Canyons. De uma forma ou de outra, o mais importante é se hospedar bem para ter noites de descanso reconfortantes no destino.

Confira abaixo uma lista de hospedagens bem avaliadas que preparamos para você:

Hotéis em Cambará do Sul

Hotel Parador Cambará do Sul
Clique na imagem e faça sua reserva no Parador Cambará do Sul

Para a sua viagem ficar ainda mais incrível, confira abaixo uma lista de hotéis bem avaliados em Cambará do Sul. Alguns deles são cercados pela natureza gaúcha, de decoração luxuosa e com um delicioso café da manhã recheado de especialidades da terra dos cânions.

Veja todas as opções de hotéis em Cambará do Sul.

Pousadas em Cambará do Sul

Pousada Serra Geral
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Serra Geral

Friozinho de serra combina muito com lareira e uma bela vista para as montanhas, e é exatamente isso que algumas pousadas em Cambará do Sul oferecem. Parte delas possuem uma decoração mais rústica, tornando o ambiente encantador. Confira abaixo algumas dessas sugestões:

Veja todas as opções de pousadas em Cambará do Sul.

Chalés em Cambará do Sul

Chalé Costão da Fortaleza Lodge
Clique na imagem e faça sua reserva no Costão da Fortaleza Lodge

Se hospedar em um chalé é uma ótima opção para quem está em Cambará do Sul. Os chalés disponíveis na cidade oferecem varanda térrea, banheiras de hidromassagem e roupões de banho para o hóspede ter um momento de total relaxamento. Delícia, não é? Então confira abaixo mais opções:

Veja todas as opções de chalés em Cambará do Sul.

Aluguel de temporada em Cambará do Sul

Brumas Casa de Campo
Clique na imagem e faça sua reserva no Brumas Casa de Campo

E para quem está em família e quer ter um lugar mais privativo e aconchegante para se hospedar, nada melhor do que as casas de temporada da cidade. Abaixo há algumas boas opções, com varanda e jardim, vista para as montanhas e cozinhas completamente equipadas.

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Cambará do Sul.

Onde comer em Cambará do Sul

Restaurante La Cave Vinhos e Fondue em Cambará do Sul
Restaurante La Cave Vinhos e Fondue – Foto: Divulgação oficial no Facebook

Cambará do Sul surpreende tanto na gastronomia quanto em suas belezas naturais, com seus famosíssimos cânions. É muito comum encontrar na cidade restaurantes que ofereçam os pratos típicos da região, como o pinhão, que é muito comum na terra formada por pinheiros, cartão postal do Rio Grande do Sul. O pinhão pode ser consumido assado na chapa do fogão a lenha.

O carreteiro de charque é outra das especialidades da terra gaúcha. É bem parecido com o arroz carreteiro e é fácil de preparar. O Fondue também faz sucesso na região e pode facilmente ser encontrado no restaurante La Cave Vinhos e Fondue. A truta é um outro prato típico de Cambará, servido na maioria dos restaurantes disponíveis na cidade, como o Lago Restaurante.

Confira uma lista com algumas opções de restaurantes na cidade:

  • Restaurante Antônio’s Serra Bar
  • Restaurante Entrevero Gaúcho
  • Restaurante Maquina do Tempo Pub
  • Restaurante La Cave Vinhos e Fondue
  • Restaurante Du Perau Pub e Bar
  • Lago Restaurante

Quando ir para Cambará do Sul

Por ser uma cidade serrana, sem dúvidas, a melhor época para conhecer Cambará do Sul é no período de inverno. Os meses de julho e agosto são os mais geladinhos e ideais, pois garantem uma melhor visibilidade dos cânions, uma vez que o céu fica mais limpo nesta época do ano.

Aos aventureiros de plantão e fãs de um bom banho de cachoeira, os meses de setembro a maio estão com uma temperatura mais agradável, tornando esse tipo de passeio possível e indispensável. A temperatura da água das cachoeiras está mais agradável, porém a visibilidade dos cânions dependem do dia.

Por fim, restam os meses de verão, que chegam em torno de 35ºC por dia, e resultam na alta incidência de chuvas, com muitas nuvens impedindo uma boa visualização dos cânions.

Quantos dias ficar em Cambará do Sul

Se programe para ficar, no mínimo, três dias em Cambará do Sul, para conhecer os principais cânions e realizar os passeios com mais calma. Mas se quiser, há a opção também de incluir destinos como Gramado e Porto Alegre no roteiro e colocar uns dias a mais na viagem pelo sul do país.

Como chegar em Cambará do Sul

Há dois aeroportos próximos de Cambará do Sul para quem pretende chegar ao destino de avião, o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre. Há também a opção do viajante já partir de carro de sua cidade até o local. E, claro, sempre há a possibilidade do viajante chegar a Cambará de ônibus.

De avião

Como foi dito acima, há dois aeroportos próximos do município. O aeroporto de Porto Alegre fica cerca de 195 quilômetros de distância de Cambará do Sul, um total de três horas de viagem para chegar. Já o aeroporto de Caxias do Sul está mais próximo, resultando em mais ou menos duas horas de viagem de carro.

No entanto, é importante ressaltar que a cidade de Caxias não costuma receber tantos voos quanto a capital gaúcha. Por isso, é importante avaliar bem o custo benefício de cada um.

De carro

Quem opta por chegar de carro a Cambará do Sul, saindo de Porto Alegre, precisa seguir a BR-290, conhecida como Freeway. O trajeto dura, em média, duas horas, em uma distância de aproximadamente 195 quilômetros.

Se o viajante desembarcar em Caxias do Sul, é necessário seguir a Rodovia Rota do Sol. O trajeto leva, em média, duas horas, a uma distância de 135 quilômetros entre as cidades.

E se estiver planejando uma viagem de carro com partida de São Paulo, o trajeto levará, em média, cerca de 14 horas de viagem seguindo pelas BR-116 e BR-101.

De Cambará do Sul até Gramado

Quem está em Cambará do Sul tem a possibilidade de conhecer a charmosa cidade de Gramado, que encanta por sua arquitetura em estilo alpino e sua estrutura de alto nível. O destino está a apenas 120 quilômetros, a pouco menos de duas horas de distância da terra dos cânions.

Transporte em Cambará do Sul

Cambará do Sul é uma cidade pequena, com cerca de sete mil moradores, portanto, para se locomover pela região, há três opções: alugar um carro, ir com seu próprio veículo ou contratar uma agência que realiza os passeios aos cânions. No centrinho da cidade estão as agências que oferecem este tipo de passeio.

Seguro viagem para Cambará do Sul

Contratar um seguro viagem para Cambará do Sul é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Porto Alegre

Quer garantir uma passagem para Porto Alegre com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Cambará do Sul?

A “Terra dos Cânions”, como Cambará do Sul é conhecida, tem como paradas imperdíveis o cânion Itaimbezinho e o cânion Fortaleza, considerados os mais bonitos do Brasil. O destino também conta com trilhas e cachoeiras incríveis para quem ama este tipo de passeio. Para saber mais, leia o que fazer em Cambará do Sul.

Quais são os principais passeios em Cambará do Sul?

Alguns dos principais passeios em Cambará do Sul são:
– Cânion Itaimbezinho;
– Cânion Fortaleza;
– Se aventurar de 4×4 nas estradas de terra;
– Conhecer a cachoeira dos Venâncios;
– Cânion Malacara e suas piscinas naturais,
– Trilha do Tigre Preto… Saiba mais sobre os principais passeios em Cambará do Sul.

Onde ficar em Cambará do Sul?

Há ótimas opções de pousadas, hotéis e chalés no centro de Cambará do Sul ou ainda nas regiões mais rurais, como a Pousada Recanto do Lago.

Quais os melhores hotéis em Cambará do Sul?

O Parador Cambará do Sul está como um dos hotéis mais bem avaliados, situado a cerca de meia hora do cânion Itaimbezinho, conta com um conceito rústico e elegante, de bangalôs modernos e aconchegantes. Confira mais sobre os hotéis de Cambará do Sul.

Tem opções de pousadas em Cambará do Sul?

Sim! E as opções são muito bem indicadas, como a Vila Ecológica Pousada Holística e a Pousada Recanto do Lago com acomodações confortáveis e acolhedoras. Confira mais pousadas em Cambará do Sul.

Quantos dias ficar em Cambará do Sul?

Reserve, no mínimo, três dias para conhecer Cambará do Sul e assim conseguir realizar os passeios pelas trilhas que levam o visitante até os famosos cânions e explorar as outra atrações locais.

Como chegar em Cambará do Sul?

O aeroporto de Porto Alegre, a 195 quilômetros de Cambará do Sul, costuma receber voos de grande parte das capitais brasileiras. Ao desembarcar na capital gaúcha, o viajante precisa seguir por estrada até Cambará do Sul, a uma distância de três horas.

Quando ir para Cambará do Sul?

Os meses de julho e agosto são os mais recomendados, apesar de serem bem frios. Devido a pouca incidência de chuvas neste período, o tempo está mais limpo e aberto perfeito para apreciar os cânions. Já os meses de setembro a maio possuem um clima mais quente, porém com mais incidências de névoas, atrapalhando a visibilidade. Saiba mais sobre quando ir para Cambará do Sul.

Melhor época para ir a Cambará do Sul?

A melhor época para conhecer Cambará do Sul e apreciar seus lindos cânions são nos meses mais geladinhos do inverno, como julho e agosto, quando é possível pegar o céu mais limpo e aberto.

Onde fica Cambará do Sul?

Cambará do Sul está localizado no Rio Grande do Sul, na parte serrana do estado gaúcho. A cidade está a pouco menos de 200 quilômetros da capital Porto Alegre e 120 quilômetros da famosa estância turística de Gramado.

Como se locomover em Cambará do Sul?

O viajante pode optar por ir de carro ou alugar um no aeroporto. Também existe a possibilidade de fechar com uma agência especializada e um guia turístico para realizar os principais passeios por Cambará do Sul.