Uma das cidades mais turísticas do Brasil, Campos do Jordão apresenta lindas atrações e paisagens para encantar os mais diversos viajantes. Confira as principais dicas para montar seu roteiro de viagem.

Há quem ainda não saiba, mas existe um pedacinho do céu na terra e ele está localizado na Serra da Mantiqueira. Entre montanhas de verde intenso, céu azul e ar puro, no alto de seus mais de 1.600 metros, está a charmosa Campos do Jordão. Também conhecida por ‘Suíça Brasileira’ por lembrar o clima e os cenários arquitetônicos europeus.

Famosa pelo clima fresco e as belas paisagens, atrai visitantes de todos os lugares e em todas as épocas do ano. Seja em busca de tranquilidade, badalação ou romance, é uma ótima opção de destino para famílias, amigos e casais em lua de mel.

Campos do Jordão está no ranking dos destinos mais procurados no Brasil, e é na temporada de inverno, quando é comum as temperaturas ficarem abaixo de zero, que a cidade fica mais movimentada. Neste período a cidade apresenta ainda mais atrações aos visitantes, além dos passeios já existentes.

Uma boa dica é esquecer da dieta enquanto estiver na cidade, porque com certeza você vai ser atraído pelos aromas da culinária local. Então, se entregue sem culpa aos diversos sabores de fondues ou dos pratos típicos da culinária alemã e aproveite a viagem.

Se você já está interessado em tudo o que tem para fazer em Campos do Jordão, é só rolar a tela abaixo e descobrir quais segredos a cidade conta:

O que fazer em Campos do Jordão

Foto noturna do Boulevard Geneve em Campos do Jordão.
Boulevard Geneve em Campos do Jordão – Foto: Deni Williams, Via Flickr

O centro turístico em Vila Capivari é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade. Durante o dia convida o visitante a desbravar a região em busca dos lugares mais atrativos para comprar, comer e beber. Enquanto à noite propõe uma atmosfera jovial na badalada rua Djalma Forjaz, onde você tanto pode reservar uma mesa em um dos renomados restaurantes quanto pegar seu chopinho e ficar por ali na rua mesmo.

Na Praça Capivari, em frente a Igreja São Benedito, você poderá assistir apresentações do Festival de Inverno no mês de julho e apreciar a Vila de Natal no mês de dezembro. Pertinho dali, atravessando a rua, você tem o Parque Capivari, onde ficam os pedalinhos, a roda gigante e o teleférico que dá acesso as atrações do Morro do Elefante.

Se você, assim como eu, não resiste a um passeio de bondinho, faça questão de passar pela Estação Emílio Ribas e garantir seu ingresso. O passeio é uma boa forma de conhecer os principais bairros da cidade.

O Museu Felícia Leiner e o Palácio Boa Vista também valem muito a pena conhecer, pois apresentam paisagens deslumbrantes com acervos de arte de valor estético e histórico inestimáveis.

E para quem for da turma do ecoturismo, um caminho para se aprofundar nas belezas naturais da cidade é o Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal. Os Parques Amantikir e da Cerveja também são alguns dos roteiros que valem a pena investir.

Confira a seguir uma lista de algumas das principais atrações da cidade:

  1. Centro turístico de Vila Capivari
  2. Palácio Boa Vista
  3. Museu Felícia Leiner
  4. Parque Amantikir
  5. Parque da Cerveja
  6. Horto Florestal
  7. Borboletário Flores que Voam
  8. Ducha de Prata
  9. Museu Casa da Xilogravura
  10. Mosteiro São João
  11. Bosque do Silêncio
  12. Fábrica da Baden Baden
  13. Lavandário do Pico do Itapeva
  14. Parque Capivari
  15. Centro de Memória Ferroviária
  16. Parque da Floresta Encantada
  17. Tarundu

Onde ficar em Campos do Jordão

Muitas são as opções para se ter uma boa noite de sono e despertar com um café da manhã maravilhoso em Campos do Jordão. Basta saber quanto você deseja investir nessa experiência e em qual localização ficar.

O bairro Capivari, por exemplo, está no centro turístico da cidade e é a principal região para se hospedar. Os valores são mais elevados? Sim, mas é uma ótima opção para quem deseja ficar em um ambiente mais animado e perto de tudo.

Uma boa dica é se hospedar na histórica Vila Jaguaribe, o primeiro bairro de Campos do Jordão. Localizada entre o centro turístico Capivari e o centro comercial de Abernéssia, pode ser uma surpreendente combinação entre o bom e o barato. O lugar tem de tudo um pouco: de ruas residenciais com construções graciosas aos comércios tradicionais e de turismo. E ainda há ótimas opções gastronômicas pra quem quiser fugir do burburinho.

Veja abaixo algumas das nossas recomendações sobre onde ficar em Campos do Jordão:

Hotéis em Campos do Jordão

Fachada do Casa Regaleira Hotel Boutique em Campos do Jordão.
Clique na foto e faça sua reserva na Casa Regaleira Hotel Boutique

Na estância turística de Campos do Jordão o conceito de hospedam ganha outro valor com seus elegantes hotéis em meio a natureza e paisagens exuberantes. Apresentando uma experiência única que oferece aos viajantes uma infra estrutura de primeira e atendimento exclusivo em um ambiente nada menos que charmoso, é algo para se guardar na memória.

Veja abaixo algumas sugestões de lugares incríveis para se hospedar.

Veja aqui todos as opções de hotéis em Campos do Jordão.

Pousadas em Campos do Jordão

Foto noturna da fachada do Hotel Piano Piano.
Clique na foto e faça sua reserva na Pousada Piano Piano

As pousadas são ótimas opções de acomodações para quem não abre mão de se sentir em casa. Na cidade você vai encontrar algumas com características tradicionais e outras com elementos bem mais ousados, como é o caso da Pousada Piano Piano e sua temática musical.

Acompanhe as opções com as melhores notas:

Veja aqui todos as opções de pousadas em Campos do Jordão.

Chalés em Campos do Jordão

Frente dos Chalés do Ferradura em Campos do Jordão.
Clique na foto e faça sua reserva no Suítes no Chalé

Se hospedar em um chalé pode ser excelente experiência para quem está curtindo o clima de serra. Na cidade é possível encontrar boas opções, sejam elas mais rústicas ou mais sofisticadas, conservam um ar bucólico em meio a integração com a natureza, criando um ambiente favorável para vivenciar momentos românticos.

Confira algumas dessas opções a seguir:

Veja aqui todos as opções de chalés em Campos do Jordão.

Airbnb em Campos do Jordão

Foto da sala de estar do Flat Pedaço do Charme da França.
Clique na foto e faça sua reserva no Flat Pedaço do Charme da França

Ficar em uma casa de temporada pode ser uma experiência bem positiva em vários aspectos. A começar por ser uma alternativa às tradicionais hospedagens e por isso também ficar mais em conta financeiramente, além, é claro, pela vivência singular de cada lugar e atendimento.

Veja as acomodações mais bem avaliadas:

Onde comer em Campos do Jordão

Solário do Santa Collina Restaurante e Fondue.
Santa Collina Restaurante e Fondue em Campos do Jordão – Foto: Divulgação via Facebook

Ao visitar Campos do Jordão você vai perceber que tudo é diferenciado, até as coisas mais simples ganham novo sentido no alto da serra: o ar, a água, os sons, o paladar…

E por falar em sabor, existem alguns muito marcantes na culinária da cidade, como é o caso do pinhão, da truta e dos chocolates artesanais. Porém, o destaque vai para a apresentação dos pratos que são verdadeiras obras de arte para comer. Isso sem contar a atmosfera de requinte dos restaurantes com suas lareiras tão convidativas.

Há diversos lugares aconchegantes, seja para fazer uma refeição rápida ou para celebrar alguma data especial. A gastronomia é muito diversificada e atende a todos os gostos, dos paladares infantis aos mais refinados. É o caso do Café no Bosque que oferece de pratos tradicionais a lanches, destacando os sabores da região. E o restaurante Pontremoli de culinária italiana que apresenta um ambiente romântico e aconchegante, ideal para curtir um jantar a dois.

Veja abaixo algumas indicações imperdíveis:

  • Restaurante Pontremoli
  • Restaurante Café no Bosque
  • Santa Collina Restaurante e Fondue

Quando ir para Campos do Jordão

Uma boa época para visitar Campos do Jordão é na alta temporada que acontece nos meses de junho e julho. Neste período a cidade recebe várias atrações, dentre elas, o tradicional Festival de Inverno e os stands das marcas mais famosas, favorecendo assim a movimentação do turismo na região. É claro, isso também pode tumultuar o trânsito, aumentar as filas e elevar os preços das estadias, porém é nessa época que acontecem os melhores eventos.

Ao longo de todo o ano a cidade é bem procurada, principalmente aos finais de semana, pela possibilidade de fazer o turismo bate e volta. Mas o verão é a segunda melhor época para conhecer, quando a cidade se torna o destino certo para aqueles que preferem temperaturas amenas e um ambiente mais tranquilo. Muito favorável para viajar com a família ou a dois.

Quantos dias ficar em Campos do Jordão

Para fazer os principais passeios 3 dias são suficientes, dividindo o roteiro por bairros fica ainda mais fácil curtir as atrações com calma. Se tiver mais 2 dias disponíveis, permaneça um pouco mais e faça os passeios de ecoturismo, pois alguns deles dispensam mais tempo de estrada e visitação.

Como chegar em Campos do Jordão

Há diversas formas de chegar até Campos do Jordão, com algumas possibilidades de desembarque no aeroporto da cidade de São José dos Campos ou pelo aeroporto de Guarulhos e depois prosseguir de carro ou ônibus pela principal rodovia de acesso, a Floriano Rodrigues Pinheiro.

Vale destacar que alguns hotéis da cidade possuem heliporto, para quem tiver a possibilidade de se locomover de helicóptero.

De avião

O aeroporto mais próximo de Campos do Jordão é o da cidade de São José dos Campos. Nele, atualmente, opera apenas a companhia aérea Azul com voos diários para a cidade do Rio de Janeiro, o trajeto de carro do aeroporto até Campos do Jordão leve em torno de 1h20min via BR 116 e Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Para as demais companhias a opção mais próxima é o aeroporto da cidade de Guarulhos, neste caso, a trajeto é via SP -70 e a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

De carro

A Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro é o principal acesso para quem chega de carro ou ônibus na cidade.

Considerando o visitante partir da cidade de São Paulo, capital, a rota começa pela Rodovias Ayrton Sena e Carvalho Pinto rumo a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

De Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal

A cidade de Santo Antônio do Pinhal é uma das charmosas vizinhas de Campos do Jordão. Há apenas 17 km que separam os 2 municípios, e o percurso pode ser feito em menos de 30 minutos de carro.

Vale a pena separar um dia para conhecer, pois a cidade possui belas paisagens naturais e lugares encantadores para visitar. Menor e mais tranquila, é uma boa opção de hospedagem fora do circuito do agito.

De Campos do Jordão até São Bento do Sapucaí

Um destino bastante agradável é a cidade de São Bento do Sapucaí, distante pouco mais de 1 hora de Campos do Jordão. Conhecida pelo turismo de aventura pautado por escaladas e cachoeiras, tem como principal cartão postal a Pedra do Baú.

A cidade é famosa também pelo carnaval de rua, com direito a blocos e bonecões, mas na maior parte do tempo é super sossegada, mantendo as características de cidade do interior. O clima frio, a culinária regional e o artesanato local são alguns dos atrativos para o turismo na região.

Transporte em Campos do Jordão

Em Campos do Jordão é possível fazer muitos passeios a pé, pois o centro turístico concentra muitas atrações. Mas alguns outros passeios bem legais ficam um pouco mais distantes, então, vale considerar ir de carro ou alugar um pela praticidade de aproveitar melhor a cidade no seu tempo.

Existem outras alternativas também para quem não estiver com condução própria, dentre elas os ônibus circulares, serviços de táxi e uber e os trenzinhos que fazem o city tour pela cidade.

Bondinho da Estrada de Ferro

O Bondinho da Estrada de Ferro é um dos mais importantes símbolos de Campos do Jordão. Fazer um passeio a bordo de um deles é como vivenciar parte da história da cidade, além de ser uma ótima alternativa de conhecer seus encantos através de um outro ângulo.

Para embarcar nesse roteiro basta adquirir o ingresso na Estação Emílio Ribas e escolher o itinerário de sua preferência.

Existem duas possibilidades para passeio dentro do perímetro urbano: o percurso mais curto, que corta as duas principais avenidas da cidade ligando os bairros, Capivari e Jaguaribe até Abernéssia, em aproximadamente 30 min; ou o mais extenso com parada no portal da cidade, esse leva em média 45 min. Ambos com saídas diárias a partir das 10 horas da manhã.

Seguro viagem para Campos do Jordão

Contratar um seguro viagem para Campos do Jordão é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para São Paulo

Quer garantir uma passagem para São Paulo com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Campos do Jordão?

As programações que você deve incluir no seu roteiro devem passar pelos cartões postais da cidade como o centro turístico Vila Capivari, o Palácio Boa Vista, Horto Florestal e o Parque Amantikir. Confira outras atrações.

Quais são os principais passeios em Campos do Jordão?

Alguns dos principais passeios em Campos do Jordão:
Centro turístico de Vila Capivari;
Palácio Boa Vista;
Museu Felícia Leiner;
Parque Amantikir;
Parque da Cerveja… Acompanhe mais informações sobre o que fazer em Campos do Jordão.

Onde ficar em Campos do Jordão?

Campos do Jordão oferece ótimas opções de hospedagem, seja no centro turístico de Vila Capivari ou nos bairros próximos como Jaguaribe. Saiba mais informações sobre onde ficar em Campos do Jordão.

Quais são os melhores hotéis em Campos do Jordão?

O setor hoteleiro em Campos do Jordão oferece experiências únicas aliadas a localização, beleza, conforto e atendimento. Como é possível conferir nos hotéis L.A.H. Host e Villa D’Biagy Premium. Veja mais hotéis em Campos do Jordão.

Tem opções de pousadas em Campos do Jordão?

As pousadas são ótimas opções para se hospedar em Campos do Jordão. Na cidade é possível encontrar das mais tradicionais, como é o caso da Pousada Villa Capuzzo, até as mais singulares, como a Pousada Piano Piano. Confira outras opções de pousadas em Campos do Jordão.

Quais os melhores airbnb em Campos do Jordão?

Listamos algumas das mais bem avaliadas acomodações em Campos do Jordão para você escolher. Conheça algumas opções de airbnb em Campos do Jordão.

Quais são os melhores chalés em Campos do Jordão?

Se hospedar em um chalé pode ser uma excelente experiência para quem está curtindo o clima de serra. Na cidade é possível encontrar boas opções, como Suítes no Chalé e Vila Báltica Chalés. Verifique outras opções de chalés em Campos do Jordão.

Quantos dias ficar em Campos do Jordão?

Para visitar os principais cartões postais da cidade 3 dias são suficientes, mas se quiser uma experiência mais completa, visitando também as atrações mais afastadas do centro turístico, reserve 5 dias. Veja mais informações.

Como chegar em Campos do Jordão?

Vindo de outros estados, é possível fazer o percurso de avião desembarcando no aeroporto da cidade de São José dos Campos ou no aeroporto de Guarulhos e depois prosseguir de carro ou ônibus pela principal rodovia de acesso, a Floriano Rodrigues Pinheiro. Leia mais informações.

Quando ir para Campos do Jordão?

A temporada de inverno, que acontece entre os meses de junho e agosto é um ótimo período para visitar a cidade e aproveitar o clima, afinal é nesta época que a cidade fica bem movimentada. Agora, para quem busca mais tranquilidade recomendamos os meses de baixa temporada, entre setembro e dezembro. Veja mais informações.

Qual é a melhor época para ir a Campos do Jordão?

A melhor época para visitar Campos do Jordão é no inverno, quando o frio chega pra valer e as temperaturas caem bastante, principalmente no início da manhã e a noite, mas o sol não deixa de brilhar ao longo do dia, deixando tudo mais bonito. Saiba mais detalhes.

Onde fica Campos do Jordão?

Campos do Jordão fica no interior do estado de São Paulo, especificamente na Serra da Mantiqueira há mais de 1.600 metros de altura do nível do mar. Distante 173 km da capital. Veja como chegar.

Como se locomover em Campos do Jordão?

Se tiver a possibilidade de ir de carro próprio ou alugar um, é legal pela praticidade e conforto, pois muitos atrações ficam afastadas. Mas se preferir outras formas de locomoção pode optar por ônibus e uber. Veja outras possibilidades.