Um guia completo para planejar sua viagem a Cananéia. Anote as dicas e aproveite muito!

No extremo sul do litoral paulista, fazendo fronteira com o Paraná, Cananéia desponta como um destino de praia que guarda tesouros naturais preservados, além de uma riqueza histórica ímpar. A cidade é considerada a mais velha do Brasil – embora, por falta de documentação que comprove o fato, São Vicente seja a oficial dona desse posto.

Localizada a pouco mais de 260 km de distância da capital São Paulo, o destino é uma localidade mais simples, cuja economia gira em torno da pesca e do turismo. No centro da cidade, casarões coloniais de séculos de história dão um vislumbre do passado no local, e as áreas de preservação ambiental garantem a Cananéia o status de destino para o ecoturismo.

Quer saber quais as maravilhas desse lugar, onde se hospedar para conhecê-lo melhor, e muitas outras dicas? Continue lendo para planejar sua viagem até lá.

O que fazer em Cananéia

Em Cananéia, os casarões históricos do centro chamam a atenção dos turistas. Vale a pena conferir a arquitetura colonial com um passeio a pé. Dê uma volta pela Praça Martim Afonso de Souza, passe pela Rua do Fogo, tire fotos em frente às casinhas coloridas, conheça a Matriz São João Batista (do século XVI) e veja o segundo maior tubarão do mundo no Museu Municipal.

As praias também têm sua hora nos roteiros de quem passa pela cidade – porém, não exatamente em Cananéia. Apesar de estar rodeada pelo mar, não existem lugares com faixa de areia e mar propício para banho por lá. Mesmo que um passeio pelo porto seja um charme, curtir uma boa praia mesmo só é possível nas ilhas próximas.

A Ilha do Cardoso é uma das mais procuradas, com grande parte do território coberto por Mata Atlântica nativa. As praias são rústicas, os lugares mais vazios, e há passeios em trilhas por dentro da densa vegetação. No caminho até a Praia do Pereirinha, uma das principais da ilha, é possível ver os famosos golfinhos, presença constante na região.

Outra ilha perto dali é a Ilha Comprida, um município independente, e que pode ser acessada de balsa a partir de Cananéia. Nela é possível se hospedar em boas pousadas, curtir praias mais tranquilas, inclusive algumas com boa infraestrutura de quiosques. Há também diversos passeios ecológicos para fazer.

Em Cananéia existem outros passeios mais naturais, desde trilhas até mirantes, com vista impressionante da paisagem do entorno. A cidade também possui um número expressivo de cachoeiras, que são muito visitadas nos dias mais quentes. Inclusive, o destino é considerado um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, segundo a Condé Nast Traveler.

Onde ficar em Cananéia

Cananéia tem ótimas opções de hotéis, pousadas e até campings para abrigar seus visitantes. No centrinho da cidade você encontra as principais opções de pousadas, sendo que a localização é ótima, com boa oferta de restaurantes e demais locais de interesse. Fica mais perto do porto também, de onde saem os passeios de barco e para as ilhas próximas.

Boas indicações são a Pousada Berro D’Água e a Pousada Via Maria. Já para quem quer se aventurar em acomodações mais rústicas, de acampamentos, estas estão nas áreas mais isoladas do município, sendo comuns principalmente na Ilha do Cardoso.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Cananéia

Pousadas em Cananéia

Airbnb em Cananéia

Encontre as melhores hospedagens em Cananéia no Booking.com ou Airbnb.com

Cais no centro de Cananéia, com diversas carinhas coloridas próximas da costa e barco sobre o mar
O cais no centrinho da cidade – Foto: Ícaro Gimenez via Wikimedia

Onde comer em Cananéia – Dicas de restaurantes

A cultura caiçara é bastante forte na cidade, e isso reflete bastante na culinária do local. Os pratos que envolvem frutos do mar são bastante comuns, sempre feitos com peças frescas, pescadas nas redondezas pelos trabalhadores dali. Não deixe de degustar ostras durante sua viagem, uma das iguarias mais extraídas para o consumo em Cananéia.

Há ótimas opções de restaurantes por lá, como o Ponto das Ostras, o Via Maria Bistrô ou o Pont’s Cafe – que, apesar do nome, é outro especializado em frutos do mar. O Espetinhos Beira-Mar e o Nacanoa Sushi também são boas indicações. Para uma refeição mais econômica, mas igualmente saborosa, vale visitar o Restaurante Pirão no Prato.

Por último, não deixe de aproveitar os preços bastante atrativos de peixes vendidos na cidade. Fresquinhos, e por serem comercializados direto da fonte, costumam ser mais baratos que em outros locais. Leve um recipiente térmico para conservá-los durante o caminho de volta para sua cidade.

Estrutura da entrada de Cananéia, com vela portuguesa enfeitando o arco
A entrada da cidade – Foto: Rodrigo Cabral via Wikimedia

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Cananéia

Alugar um carro para ir a Cananéia pode ser interessante. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Vista de ilha com poucas construções e densa vegetação durante a travessia pelo mar de Cananéia a outros territórios
Vista durante passeio de barco às ilhas de Cananéia – Foto: Leandro Negro via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do Litoral Sul de SP