Parte da Serra Gaúcha, Canela guarda muitas belezas naturais, charme de época e gastronomia típica deliciosa. Conheça mais sobre o destino!

Canela é uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul que atrai casais apaixonados durante o ano todo. Junto com a sua vizinha Gramado, é uma rota deliciosa e cheia de paisagens em meio à Serra Gaúcha.

O município tem uma grande influência da colonização alemã na arquitetura, com passeios dos mais diversos, como museus, prática de esportes em parques e até uma impressionante cascata.

Além dos casais, o destino também pode ser muito apreciado pelas famílias e por todos que curtem o clima serrano. Para saber mais sobre a cidade gaúcha, continue a leitura!

O que fazer em Canela

Vista da Catedral de Pedra
Catedral de Pedra em Canela | Foto: Tiago Fioreze, via Wikimedia Communs

O cartão-postal de Canela é a Catedral de Pedra, no coração da cidade. A construção é belíssima e está aberta à visitação. No centro há também o Museu Castelinho Caracol, com objetos da época colonial e o Museu do Automóvel, que apresenta diversos modelos de veículos históricos.

Outro ponto bem interessante é o Mundo a Vapor, um parque temático com réplicas de máquinas que funcionavam a vapor.

Mais afastadas do centro estão as atividades ao ar livre. No Parque do Caracol se encontra a Cascata Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura. Já o Parque da Ferradura oferece vistas lindíssimas da Serra Gaúcha, trilhas, com destaque para a do Arroio e do Rio Caí, e atividades junto a natureza, como trekking, rapel e escalada.

Além destes, os parques de diversões Terra Mágica Florybal e o Alpen Park possuem inúmeras atividades super legais para as crianças.

É bacana conhecer a cidade a pé, observando as construções e a delicadeza das decorações. A noite, vale a pena conhecer restaurantes e aproveitar um delicioso fondue. Confira a lista de atrações:

  1. Catedral de Pedra
  2. Museu Castelinho Caracol
  3. Museu do Automóvel
  4. Parque do Caracol
  5. Cascata Caracol
  6. Parque da Ferradura
  7. Trilha do Arroio
  8. Trilha do Rio Caí
  9. Parque Terra Mágica Florybal
  10. Alpen Park

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Canela

A cidade tem uma grande variedade de hospedagens, passando por hotéis, pousadas, chalés, apartamentos e airbnbs. Elas estão presentes pelo centro ou mais afastados, mantendo todo o charme de cidade serrana. Os lugares são lindos, bem limpos e apresentam vistas incríveis.

As acomodações em Canela são, em geral, mais econômicas do que as da vizinha Gramado, que fica a uma distância de apenas 15 minutos, então vale dar uma pesquisada.

Hotéis em Canela

Área externa do Grande Hotel Canela
Clique na imagem para reservar um quarto no Grande Hotel Canela

Os hotéis são bem confortáveis e graciosos. Muitos oferecem um café ao estilo colonial que é uma delícia por si só. O Grande Hotel Canela realmente é enorme, possui uma área cheia de atividades, sendo possível fazer piqueniques e improvisar uma fogueira no frio serrano. Confira outras ótimas opções:

Veja todas as opções de hotéis em Canela.

Pousadas em Canela

Piscina e vista da Pousada Doce Canela
Clique na imagem para fazer uma reserva na Pousada Doce Canela

As pousadas em Canela são um charme à parte. Rodeadas pela natureza, são muito aconchegantes e bem localizadas. Algumas são pet friendly, então vale pesquisar essa informação! Os valores também são bem variados e você pode conferir as mais bem avaliadas a seguir.

Veja todas as opções de pousadas em Canela.

Chalés em Canela

Vista do Chalé Temático em Pipa de Vinho
Reserve o Chalé Temático em Pipa de Vinho clicando na imagem

Chalé e serra é uma combinação deliciosa! Em Canela, há diversas opções charmosas e confortáveis. Destacamos, também, os famosos chalés alpinos, com a arquitetura clássica colonial. Veja os destaques:

Veja todas as opções de chalés em Canela.

Aluguel de temporada em Canela

Fachada da Morada Bem me Quer
Reserve uma estadia na Morada Bem Me Quer ao clicar na imagem

No geral, os aluguéis de temporada estão localizados mais ao centro, com muitas opções de apartamentos bem confortáveis e arrumados. Os valores podem ser mais em conta que outras modalidades de hospedagem. Confira os mais bem avaliados:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Canela.

Airbnb em Canela

Quarto do Studio Catedral de Pedra
Studio Catedral de Pedra em Canela | Foto: Reprodução, via Airbnb

Os airbnbs em Canela são ideais para quem deseja economizar na acomodação e não abre mão de um lugar aconchegante e bem localizado. Confira os destaques:

Onde comer em Canela

Comidas no Restaurante Magnólia
Doces no Restaurante Magnólia | Foto: Reprodução, via Facebook

A comida característica serrana se destaca em Canela, com pratos bem sofisticados. O Santê Bistro reúne comida gostosa e boa porções. Para quem está buscando algo diferente, o Magnólia é uma mistura de restaurante com foco em carnes, bar e cinema com uma arquitetura linda e histórica.

O Braziliano Café é o destaque quando o assunto são sobremesas, já o Schnitzelstubb serve comida típica alemã. Um dos restaurantes mais refinados é o Chez Lys Blanc, especializado em cozinha francesa e que também serve fondue.

Confira a lista completa de indicações:

  • Santê Bistro
  • Magnólia
  • Braziliano Café
  • Schnitzelstubb
  • Chez Lys Blanc

Quando ir para Canela

Visitar as cidades da Serra Gaúcha é ainda mais gostoso no inverno. Sentir aquele friozinho e aproveitar um piquenique com uma boa taça de vinho é um charme à parte. Na época do Natal, são espalhadas pelas cidades diversas decorações temáticas que enchem os olhos de adultos e crianças, além das paisagens ficarem ainda mais belas repletas de hortênsias.

Com a alta procura nos meses de inverno e das férias escolares, vem também a alta dos preços. Por isso, é importante se programar e reservar acomodações com antecedência. No restantes dos meses, é considerada baixa temporada, o que acompanha valores mais econômicos, porém com a beleza característica da serra.

Quantos dias ficar em Canela

É possível aproveitar bem a cidade e conhecer os principais pontos em um fim de semana. Contudo, caso você tenha mais disponibilidade e queira conhecer os demais municípios da Serra Gaúcha como Bento Gonçalves e Gramado, vale reservar de 6 a 7 dias para a viagem.

Quem tem menos tempo pode conferir o que fazer em Gramado e Canela em um roteiro de 2 dias.

Como chegar em Canela

Só é possível chegar até Canela pelas rodovias, pois a cidade não tem aeroporto próprio. Assim, quem vem de mais longe precisa primeiro viajar até a capital do estado, Porto Alegre, ou até a cidade de Caxias do Sul e seguir até o município na serra. Confira mais detalhes a seguir.

De avião

O aeroporto regional de Caxias do Sul recebe voos diretos que duram cerca de 1h30 saindo somente de São Paulo e Campinas. Apenas a Azul e a Gol realizam essa rota que pode ter os valores das passagens mais altos. O município fica a 73 km de Canela, diminuindo o tempo de viagem.

Já o aeroporto internacional de Porto Alegre está aberto a voos de todas as cidades do Brasil normalmente. A viagem dura cerca de 1h40 saindo de São Paulo e, após a chegada, é preciso pegar um transfer, alugar um carro ou aguardar um ônibus para chegar até Canela.

O trajeto tem cerca de 110 km via BR-116 e dura por volta de 2 horas. Os ônibus saem da rodoviária e passam pelo aeroporto da capital. O aluguel do transfer ou do carro é feito no próprio aeroporto.

De carro

É possível ir de São Paulo a Canela de carro, mas a viagem dura cerca de 15 horas e são mais de 1000 km de trajeto. Caso deseje ir parando para conhecer outras cidades do Rio Grande do Sul, pode ser uma experiência interessante.

Transporte em Canela

Caso você esteja hospedado no centro, é possível conhecer muito da cidade a pé. Carros alugados são uma boa pedida para circular entre os outros municípios da Serra Gaúcha e chegar aos passeios mais longes. Táxis e Uber também estão presentes e podem ser uma boa pedida para situações pontuais.

Não existe uma linha de ônibus que rode dentro da cidade, contudo, a BusTour é uma rede gratuita que apresenta aos visitantes os principais pontos turísticos, incluindo os de Gramado, a apenas 15 minutos de Canela.

Seguro viagem para Canela

Contratar um seguro viagem para Canela é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Canela

Quer garantir uma passagem para Canela com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Canela?

Em Canela há museus, parques, monumentos históricos, parques de diversões, restaurantes deliciosos e a beleza da Serra Gaúcha! Veja o guia completo da cidade.

Quais são os principais passeios em Canela?

Os principais passeios em Canela são a Catedral de Pedra, o Parque do Caracol com a Cascata Caracol, o Parque da Ferradura, o Castelinho Caracol e o Museu do Automóvel. Saiba mais detalhes.

Onde ficar em Canela?

A cidade tem muitas opções de hospedagens, desde hotéis, pousadas, chalés, aluguéis de temporada e airbnbs. Os destaques são: Grande Hotel Canela, Pousada Doce Canela, Chalé Temático em Pipa de Vinho, Morada Bem Me Quer e Studio Catedral de Pedra. Veja outras acomodações.

Quais os melhores hotéis em Canela?

Os melhores hotéis da cidade são: Grande Hotel Canela, Tri Hotel e Vila Suzana Parque Hotel. Veja outras opções de acomodações.

Tem opções de pousadas em Canela?

As mais bem avaliadas pousadas em Canela são: Pousada Doce Canela, Cammino Della Serra e Pousada dos Anjos.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Canela?

A cidade tem diversos aluguéis de temporada muito confortáveis, os destaques são: Morada Bem Me Quer, Apartamento Vêneto e Flat Luxo Mountain Village. Veja outras opções de acomodações.

Quantos dias ficar em Canela?

É possível conhecer os principais pontos da cidade em 2 dias, podendo se estender por uma caso tenha mais tempo e queria visitar outras cidades da Serra Gaúcha. Descubra também o que fazer em Gramado e Canela em um roteiro de fim de semana.

Como chegar em Canela?

Para chegar em Canela, primeiro é preciso pegar uma avião até Porto Alegre ou Caxias do Sul e depois seguir de carro, transfer ou ônibus até o destino final. Saiba mais detalhes.

Quando ir para Canela?

Aproveitar as cidades serranas no frio é uma delícia à parte. Os meses de inverno são os mais movimentados e ainda são bem bonitos e românticos. Caso prefira tranquilidade, opte pelos meses de baixa temporada, ou seja, fuja dos meses de férias escolares. Saiba mais detalhes.

Melhor época para ir a Canela?

A melhor época para visitar cidades serranas é no frio, os meses de inverno são deliciosos e, na época de Natal, tanto Canela quanto Gramado apresentam decorações temáticas muito lindas. Para aproveitar cada detalhe, reserve tudo com antecedência. Saiba mais detalhes.

Onde fica Canela?

Canela fica bem ao lado de Gramado, na região da Serra Gaúcha a 2 horas da capital do Rio Grande do Sul. Veja o guia completo da cidade.

Como se locomover em Canela?

A cidade possui táxis e Uber que ajudam muito na locomoção, também é possível alugar um carro para ir até os passeios ou explorar o centro a pé. Veja o guia completo da cidade.