Charme, cultura e história. Cartagena Colombia é uma cidade que vai te conquistar e ainda fazer você se sentir em casa. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre uma das mais charmosas cidades caribenhas? Aqui vou contar aqui um pouco sobre o que você não pode deixar de ver.

Cartagena das Índias ou só Cartagena na Colômbia, é a mais próxima porta de entrada ao Caribe para os brasileiros. Apesar das praias da cidade não serem espetaculares como as do arquipélago de San Andrés, Cartagena ganha a cena por toda a beleza de sua arquitetura colonial colorida e cheia de charme. 

A cada caminhada pela cidade, algo novo sempre surge no caminho. É impossível não amar!   


#ParaNãoEsquecer: Já comprou seu seguro viagem?
Adquira seu plano com desconto usando o cupom DICASDEVIAGEM5 (5% off).
Clique aqui e aproveite!


A Igreja de Santo Domingo é a mais antiga de Cartagena, um dos principais pontos turísticos com suas cores vivas e muito animação.
A Igreja de Santo Domingo é a mais antiga de Cartagena, um dos principais pontos turísticos com suas cores vivas e muito animação

Se você está esperando praias Caribenhas, a melhor opção é combinar no roteiro a visita à cidade com o arquipélago de San Andrés e a Ilha de Providencia, que fica a 1h20 de voo dali.

>> Leia mais sobre as ilhas no nossos posts San Andrés e Ilha de Providência – tudo sobre o paraíso colombiano

Em Cartagena, no bairro moderno da cidade, está a Praia de Bocagrande. Mas, já adianto, não tem “cara” de Caribe. Se quiser uma praia de águas e areia claras ali por perto, sugiro a Playa Blanca – a aproximadamente 30 Km do centro histórico.

Como chegar em Cartagena

De avião: Essa pode não ser a forma mais econômica para chegar em Cartagena, mas é certamente a mais rápida. São cerca de 9h de voo (com tempo de escala) saindo de Guarulhos até a cidade. O desembarque é realizado no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, localizado a menos de 5 km do centro histórico de Cartagena.

Não há voos direto do Brasil, e para chegar até Cartagena Colômbia é preciso fazer uma parada em Bogotá. Os voos que saem de São Paulo, são operados pela Latam e COPA. As empresas Viva Air, Avianca e LATAM operam voos desde Bogotá e Medellín.

Para quem vai ou volta dos Estados Unidos, a cidade de Bogotá pode ser uma opção de stopover. Se esse for o caso e você tiver tempo, aproveite para conhecer Cartagena 😉

De ônibus: Ir de Bogotá direto para Cartagena pode ser mega cansativo – são mais de 20h de viagem. Se for querer encarar esse trecho sugiro fazer uma parada, e aproveite para conhecer a cidade de Medellín, para de lá seguir para Cartagena. Viajei algumas vezes pelo país com a Expresso Brasilia.

De carro: Outra forma comum de se chegar aos destinos colombianos é alugando carro. Pra Cartagena, são 20 horas de viagem. Se puder compartilhar o volante, é melhor.  Assim consegue rodar e ainda aproveitar a paisagem em uma roadtrip.


Garanta o melhor preço e alugue seu carro, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.


Vista de Cartagena desde o Castelo de San Felipe, à esquerda o Bocagrande, o bairro moderno da cidade.
Vista de Cartagena desde o Castelo de San Felipe, à esquerda o Bocagrande, o bairro moderno da cidade.

Quando ir para Cartagena

O clima tropical próximo à linha do Equador contribui para pouca variação de temperatura o ano todo. As médias de Cartagena Colômbia giram em torno de 24 ºC a 32 ºC.

Os meses de Dezembro a Março são os mais frescos e quase não chove. Já de Junho a Novembro a sensação térmica pode aumentar e há mais chances de chuva. Outubro é o mês mais chuvoso.

Para aproveitar e tentar amenizar o calor, leve roupas e calçados leves e confortáveis. Não se esqueça do filtro solar, boné/chapéu ou até mesmo uma sombrinha – eu sempre estou com a minha por perto.  

O por do sol no Café del Mar em Cartagena
O por do sol no Café del Mar em Cartagena Colombia – continue lendo que a gente te conta tudo! 😉

Quantos dias ficar em Cartagena

Decidir quantos dias ficar em Cartagena Colombia vai depender do seu roteiro. Eu passei uma semana por lá. Até aproveitei para ir até Santa Marta – cidade a 200 km ao norte de Cartagena. Fui para lá com o intuito de mergulhar.

Acredito que 3 ou 4 dias sejam suficientes para curtir e conhecer bem a cidade e toda sua história. Cartagena é incrível!

O que fazer em Cartagena Colômbia

Fizemos um mapa com todos os pontos turísticos de Cartagena Colombia para você não perder nenhuma atração. Aproveite!

Centro Histórico e a Cidade Amuralhada

O centro histórico de Cartagena é protegido por muros – a chamada Cidade Amuralhada. No passado ela servia de proteção contra ataques marítimos, tinha 11 km de extensão, atualmente são apenas 8 km. É uma presença constante na cidade, impossível não notar.

Se perder e caminhar pelas ruas dos centro histórico de Cartagena Colômbia foi o passeio mais interessante que fiz na cidade. A cada rua um novo caminho, uma nova surpresa. Caminhava mesmo sem saber aonde chegaria, e sempre me surpreendi.

Tour grátis pelo Centro Histórico

Para começar o dia sugiro fazer free walking tour e conhecer um pouco mais de Cartagena e algumas curiosidades. Fiz esse tour logo no meu primeiro dia com a Free Walking Tour Cartagena.

O passeio é gratuito, dura em torno de 1h30 e é uma ótima forma de se localizar e aprender sobre a cultura local.

As ruas do Centro Histórico de Cartagena
As ruas do Centro Histórico de Cartagena Colombia

Torre do Relógio e Arredores

A principal porta de entrada para a Cidade Amuralhada é pela emblemática Porta e Torre do Relógio.

Sua torre de cor amarela contrasta lindamente com o azul do céu colombiano. Se quiser garantir uma boa foto, vá no início da manhã, quando somente alguns moradores passam pelo local.

Porta e Torre do Relógio, atração turística de Cartagena Colombia
A Torre do Relógio, em Cartagena Colombia

Em frente à Torre do Relógio, do lado de dentro da cidade histórica, você vai encontrar o Portal de los Dulces e a Plaza de los Coches – também chamada de antiga Praça dos Escravos. O local é perfeito para comprar doces tipicamente colombianos e em grande variedade.

Durante a caminhada pela cidade aproveite para conhecer a Plaza Bolivar ou Plaza de la Inquisición. Com muitas árvores e bancos, é um refúgio para fugir do calor, frequentado por moradores e turistas. Das vezes que eu passei por lá sempre tinha uma ou outra apresentação local, com música e dança, principalmente no final do dia.

Finalizar o dia no Baluarte de Santo Domingo é fechá seu dia com chave de ouro. Aqui é o principal ponto de Cartagena Colômbia para ver o pôr do sol. Há um café/restaurante por lá, o Café del Mar, mas você não precisa entrar ou consumir algo, pode ficar nos arredores e comprar snacks ou bebidas dos vendedores de rua.

A Plaza Bolivar ou Plaza de la Inquisición em Cartagena com as sua dança e roupa típica da cidade
A Plaza Bolivar ou Plaza de la Inquisición em Cartagena com as sua dança e roupa típica da cidade
Vista do Baluarte de Santo Domingo em Cartagena
O Baluarte de Santo Domingo para fechar o dia com chave de ouro.

Museus em Cartagena Colombia

Museu Histórico de Cartagena da Índias

O Palácio da Inquisição é o Museu Histórico de Cartagena. Ele conta um pouco sobre o triste passado da cidade, quando foi sede do Tribunal do Santo Ofício, na época da inquisição. O prédio, em estilo colonial, abriga hoje peças e instrumentos de tortura, que eram usados quando pessoas que tinham valores e crenças diferentes das impostas eram condenadas.

Uma visita no museu pode ser ao mesmo tempo interessante e angustiante. Não visitei o museu, preferi me abster dessas imagens. Se tiver estômago, é mais um lugar para conhecer e aprender.

Aberto de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos e feriados das 19h às 16h. Ingressos custa em torno de R$ 25.

O Museu da Inquisição em Cartagena Colombia
O Museu da Inquisição em Cartagena Colombia

Museu do Ouro

O Museu do Ouro pode ser outro lugar interessante para visitar na cidade. Aberto ao público desde 1982, e renovado em 2009. São quase 1000 objetos expostos, não somente ouro, mas também cerâmica e ossos. Caso passe por Bogotá, vale mais a pena conhecer o museu de mesmo nome da capital.

Aberto de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 10h às 15h. Entrada gratuita.

Museu Naval e Museu da Casa Rafael Núñes

Há outros dois museus que contam mais sobre a história de Cartagena Colômbia e podem ser bem interessantes. O Museu Naval do Caribe é o primeiro. Expõe a história naval do país e as destruições que ocorreram durante as batalhas. 

O Museu da Casa Rafael Núñez é outra opção. Fica na casa onde viveu o então 4 vezes presidente e poeta colombiano Rafael Núñez.

  • Museu Naval – Aberto todos os dias das 9h às 17h. Ingressos custa em torno de R$ 18.
  • Museu da Casa Rafael Núñez – De terça a sexta das 9h às 15h. Aos sábados e domingos das 10h às 16h.

Las Bóvedas

Não muito longe do Museu Rafael Nuñez visite a Las Bóvedas, próximo ao Baluarte de Santa Clara. É uma bela construção do período Colonial, com 47 arcos e 23 domos.

Impossível passar batido por ali. Atualmente abriga galerias de arte, mas no passado funcionou como quartel e prisão.

Las Bóvedas - vista desde o Castelo de San Felipe de Barajas
Las Bóvedas – vista desde o Castelo de San Felipe de Barajas em Cartagena Colombia

Casa do Escritor Gabriel García Marquez

E em menos de 5 minutos, desde Las Bóvedas, você pode passar em frente a casa que foi do escritor Gabriel García Marquez. É uma casa laranja, na Calle Zerrezuela, que por vezes passa despercebida pelos turistas.

Castelo de San Felipe de Barajas

Não deixe de conhecer o Castelo de San Felipe de Barajas, localizado na colina de San Lazaro, fora da cidade amuralhada de Cartagena Colômbia. Foi construído em 1657, durante a época colonial, sendo a maior obra militar espanhola no Novo Mundo.

Seu tamanho impressiona, com muitos túneis, escadas, corredores, janelas e escotilhas que fazem nossa imaginação voar ao tentar imaginar tudo que se passou por lá.

Tinha como função proteger Cartagena de ataques de inimigos e até mesmo de piratas dos mares caribenhos, que por muitas vezes atacavam a costa da América do Sul. Por conta disso, se assemelha muito mais com um forte, apesar do nome.

Fui visitar por conta própria, paguei extra apenas pelo áudio-guia. Funcionou super bem, com uma ótima narração, muita história e detalhes. Ah, a dica aqui é visitar o castelo pela manhã ou no final do dia, por conta do sol forte – o calor se intensifica por lá.

Aberto de segunda a domingo das 8h às 18h (nos últimos domingos entre Fevereiro e Novembro, das 8h às 17h). Ingressos custam em torno de R$ 30.

Castelo de San Felipe de Barajas em Cartagena Colômbia
Castelo de San Felipe de Barajas em Cartagena Colômbia
A vista do Castelo de San Felipe de Barajas é linda, vale a pena a visita
A vista do Castelo de San Felipe de Barajas é linda, vale a pena a visita

Igrejas de Cartagena Colombia

Igreja e Praça de Santo Domingo

A Igreja de Santo Domingo é a mais antiga de Cartagena, construída no final do século XVI. A visita é gratuita, mas só é possível entrar nos horários de celebrações. No interior há uma escultura de madeira milagrosa. Conta a lenda que tal peça foi esculpida por um anjo no século XVII.

Em frente a Igreja está a Praça de Santo Domingo, também conhecida por “Plaza La Gorda”- devido a famosa escultura de Fernando Botero, a “Gorda Gertrudis”. Nos arredores da praça estão alguns restaurantes e bares. O local é bem agitado durante o dia e também à noite.

A “Gorda Gertrudis”, a famosa escultura de Fernando Botero na Praça Santo Domingo em Cartagena
A “Gorda Gertrudis”, a famosa escultura de Fernando Botero na Praça Santo Domingo em Cartagena

Igreja e Monastério de San Pedro Claver

Localizada na praça que leva o mesmo nome, foi construída em 1580. É certamente uma das igrejas mais belas da cidade. Atualmente abriga o Museu San Pedro Claver Santuário. Em 1995 foi declarada Monumento Nacional da Colômbia.

Igreja e Monastério de San Pedro Claver em Cartagena
Igreja e Monastério de San Pedro Claver em Cartagena

Catedral de Cartagena Colombia

Também conhecida por Catedral Santa Catarina de Alexandria, sem dúvida é a principal igreja da cidade.

Quando visitei Cartagena Colômbia a catedral estava fechada para reforma. Fiquei na curiosidade de saber como era por dentro, já que o lado de fora impressionava. Sua construção começou em 1577 e só foi finalizada 84 anos depois.


Ainda não fez o seu seguro viagem?

Use o Cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto. Nós indicamos comparar as coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado no SegurosPromo


Onde comer em Cartagena

A gastronomia está totalmente conectada com o viajar. Faz parte de conhecer melhor o destino. Não acha? Então aproveite para se deliciar nos restaurantes, cafés e comidas de rua de Cartagena.

Arepas Colombianas de rua

As melhores arepas Colombianas que comi foram em Cartagena. E não foi em restaurante ou café, mas sim na rua. Comi mais de uma vez, e em nenhuma delas passei mal, todas com manteiga, ovo e queijo ralado.

Café del Mar

O Café del Mar é um dos lugares mais conhecidos entre os turistas, localizado no Baluarte de Santo Domingo. No começo da tarde, os turistas começam a ocupar as mesas em busca do lugar perfeito para apreciar o lindo pôr do sol colombiano.

O preço pode ser um pouco salgado, e para conseguir uma boa mesa é bom reservar ou chegar cedo. Mas a vista compensa, acredite. Caso não queira gastar, é possível ver pôr do sol dali mesmo, dos arredores do café.

O lindo por do sol no Café de Mar em Cartagena - Vale a pena conhecer!
O lindo por do sol no Café del Mar em Cartagena – Vale a pena conhecer!

Cafe Amaretto

Ainda dentro da cidade amuralhada está o Cafe Amaretto. Sobremesas, bolos frescos e sucos são os destaques daqui. Não deixe de provar a limonada de coco, simplesmente a melhor que já tomei – é dos deuses!

La Mulata

O La Mulata é uma ótima sugestão para quem quer provar comida local. Quando eu fui não era possível fazer reserva, pois o sistema era por por ordem de chegada. Então chegue cedo ou vá preparado para uma possível espera.

Sorvetes e Paletas

E claro, não poderia faltar, sorvetes e paleterias, a sensação do verão colombiano – ou seja, do ano todo. A La Paleteria tem uma boa variedade de sabores. Provei alguns, e não consegui escolher um preferido – todos são bons.

Mr. Cool Gelato

Outro lugar interessante para se refrescar é o Mr. Cool Gelato. Ele utiliza CO2 para fazer sorvete de massa fresco, quase que instantâneo. Além de todo um sabor especial, tem um show a parte, já que ele prepara seu pedido na hora. Vale a pena visitar!

Um festival de paletas no  Mr. Cool Gelato
Um festival de paletas

Onde ficar em Cartagena

Boa parte dos hotéis estão concentrados em três principais regiões de Cartagena:

  • Centro Histórico – região localizada dentro da cidade murada. Onde estão os principais pontos turísticos de Cartagena Colômbia
  • Bocagrande –  Esse é o bairro novo da cidade, ou bairro moderno. Com boa variedade de lojas e restaurantes.
  • Getsemaní –  bairro bem próximo ao centro histórico, mas não tão conservado quanto o centro. Nessa região é comum encontrar hospedagens boas e econômicas.

>> Leia mais dicas com ótimas opções de Hotéis em Cartagena, as Melhores Opções Bairro a Bairro

Onde ficar em Cartagena no Centro Histórico

Uma opção barata é o The Icon Capsule Hostel, que fica dentro da cidade murada. Oferece acomodação em quartos compartilhados , Wi-Fi e café da manhã. Com um bom custo benefício, o Casa India Catalina está localizado no coração do centro histórico de Cartagena. Simples e aconchegante.

O Estancia de La Mantilla é uma opção de hotel boutique também no centro de Cartagena. Os quartos possuem ar condicionado, minibar e TV. Além do café da manhã, o hotel oferece serviço de restaurante com pratos típicos.

Casa India Catalina em Cartagena Colombia
Quarto de casal na Casa India Catalina em Cartagena
Área e Piscina na Casa India Catalina em Cartagena das Índias

Encontre mais opções onde se hospedar em Cartagena no Booking.com com os melhores preço!

Onde ficar em Cartagena Bocagrande

O Hyatt Regency Cartagena, é uma opção mais cara. Tem quartos com vista para o mar, que garantem uma linda vista do pôr do sol colombiano. O Hotel Almirante Cartagena é outra opção de hospedagem com bom custo-benefício. Possui piscina com vista para o mar e um cassino.

Piscina com vista no rooftop do Hyatt Regency Cartagena
Piscina com vista no rooftop do Hyatt Regency Cartagena
Quarto de casal com vista no Hyatt Regency Cartagena
Quarto de casal com vista no Hyatt Regency Cartagena

Onde ficar barato em Cartagena – Getsemaní

Bonito, estiloso e bem localizado em Cartagena, o Santuario Hostel Cartagena tem opções de dormitórios com camas individuais e para casal. O Life is Good Cartagena, é um hostel com um ambiente de hotel com piscina no terraço.

O Casa Centenario pode parecer simples, mas é um hotel boutique muito convidativo. É um hotel casa, com quartos duplos ou triplos. É ótimo para pequenos grupos ou casais. Além da recepção 24h e acesso gratuito ao Wi-Fi, o hotel conta com um terraço privado para os hóspedes.

Terraço com piscina no Life is Good Cartagena
Terraço com piscina no Life is Good Cartagena
Camas em quarto compartilhado no Life is Good Cartagena
Camas em quarto compartilhado no Life is Good Cartagena

Encontre mais opções de hostel em Cartagena no Booking.com com os melhores preço!

Booking.com

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Cartagena das Índias

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Colombia,  vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem em Cartagena Colombia?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar na Colômbia, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional. 

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: AMERICA CHIP

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

A cidade é demais, não é? E você? Vai viajar para Cartagena Colômbia? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais sobre a Colômbia

Hoteis em Cartagena Colômbia – As Melhores Opções Bairro a Bairro

San Andrés, Colômbia – Saiba TUDO sobre esse paraíso colombiano

Onde ficar em San Andres – As melhores regiões e hotéis

Ilha de Providência no Caribe Colombiano

Ilhas do Caribe – As 7 melhores para você planejar suas próximas férias