Conheça tudo o que precisa saber antes de visitar a beleza incomparável das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

São 275 quedas d’água imponentes que repercutem pela mata antes mesmo que você as veja. O clima úmido e fresco ajuda a compor o cenário paradisíaco envolto pela Mata Atlântica que as Cataratas do Iguaçu apresentam aos seus visitantes. Uma verdadeira experiência memorável que nenhuma imagem ou vídeo pode realmente captar sua essência!

Afinal, não foi à toa que ele entrou como uma das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo em 2012. Este é o maior conjunto de quedas d’água do mundo! Em comparação a ele, estão apenas as Cataratas do Niágara, na fronteira entre os EUA e o Canadá, e as Cataratas Victória, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue.

Além de tudo, é um dos principais pontos turísticos do Brasil, recebendo milhares de turistas nacionais e internacionais todos os anos. Agora que você já sabe um pouco mais sobre este destino apaixonante, confira abaixo as dicas indispensáveis que você precisa saber para preparar sua viagem.

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu

Foto áerea das cataratas do Iguaçu, mostrando a queda d'água, que representa o post de Cataratas do Iguaçu.
Parque Nacional do Iguaçu – Foto: Patrícia Schussel Gomes

Localizadas na fronteira do Brasil e da Argentina, as Cataratas do Iguaçu estão a cerca de 25 quilômetros de Foz do Iguaçu, no Paraná, e a cerca de 18 quilômetros da cidade de Puerto Iguazú, em Misiones. Isso se deve ao fato de que dois terços do território total das cataratas estão em terras argentinas. Entretanto, é pelo lado brasileiro de onde se pode ter a melhor vista das quedas. 😉

O território é dividido em dois parques, no lado brasileiro é chamado de Parque Nacional do Iguaçu, e no lado argentino, nomeado como Parque Nacional del Iguazú. Ambos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural desde 1986.

Suas quedas em formato de ferradura permitem uma paisagem panorâmica espetacular, além de estarem localizadas dentro de uma reserva natural de cerca de 250 mil hectares. É lar de uma rica e ampla biodiversidade de flora e fauna, incluindo animais em extinção, como a icônica onça pintada – um dos maiores predadores da América do Sul e do Norte.

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu

Uma foto tirada na entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Há uma mulher virada de costas, posicionada mais à direita da foto, com as mãos na cintura olhando a vista. Ela tem cabelos curtos acastanhados, usa uma blusa laranja e uma mochila de couro. No fundo há várias pessoas observando as Cataratas do Iguaçu.
Entrada do Parque Nacional do Iguaçu – Foto: Nátalie Guimarães

Para chegar às Cataratas do Iguaçu, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), localizado a cerca de 14 km de distância. É possível pegar um transfer que sai direto do aeroporto para as Cataratas ou optar por deixar as malas e toda a bagagem no hotel para depois seguir até o destino final.

Este aeroporto recebe as companhias aéreas nacionais Avianca, Latam, Gol e Azul diariamente. E a viagem de São Paulo até Foz do Iguaçu, por exemplo, leva em torno de duas horas. Já o trajeto do aeroporto até as Cataratas é de, aproximadamente, 20 minutos. No entanto, tenha em mente que durante a alta temporada, esse tempo possa aumentar devido a quantidade de carros no trânsito. 😎

Contrate um transfer em Foz do Iguaçu e não se preocupe mais com o trajeto.

Quando ir para as Cataratas do Iguaçu

Foto frontal das Cataratas do Iguaçu. Há árvores e um arco-íris na frente.
Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro – Foto: Patrícia Schussel Gomes

A melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu é durante os meses quentes de outubro a março, quando ocorre a temporada de chuva e o volume de água aumenta. É nesse período que o parque costuma receber mais turistas, ou seja: a alta temporada. Então a dica é ir de manhã cedo para aproveitar melhor a paisagem com menos pessoas!

Quando eu fui em abril, por exemplo, cheguei por volta das 9h e o parque já estava enchendo bem rápido. Ao chegar na passarela principal, de onde ficamos a poucos metros de distância das quedas d’água e se encontra no final da trilha, tudo estava lotado de gente!

Com paciência, fui me espremendo entre a multidão e consegui achar um cantinho vago para tirar minhas fotos e aproveitar a paisagem. Mas fica aqui o alerta para você se programar para sair cedo e assim não ter que passar por esse tipo de perrengue. 😉

Por outro lado, nos meses de estação seca há bem menos gente. Entre maio e setembro, o volume de água é menor e a temperatura ambiente é mais fria, porém, mesmo nessa época as cataratas impressionam por sua imensidão e força.

Como visitar as Cataratas do Iguaçu

Foto de várias pessoas agrupadas em um mirante para as cataratas do Iguaçu. As cataratas estão no fundo direito, e tem um arco-íris de frente para elas.
Durante o trajeto há vários pontos de observação para fotografar – Foto: Nátalie Guimarães

É claro que não existe uma regra sobre como você deve visitar o lugar, porém temos algumas dicas valiosas para que possa aproveitar melhor o destino durante sua viagem.

Se você não deseja se molhar, leve uma muda de roupas extras na mochila. É bem provável que você vai se molhar durante a visita, especialmente na última passarela.

Outra dica é ter um lanchinho reserva e uma garrafa d’água para usufruir durante o trajeto – eu levei um saquinho de amendoins que foi muito bem aproveitado! O Parque Nacional do Iguaçu é bem grande, então cuidado para não ficar desidratado. E fique atento aos adoráveis quatis!

Foto de um quati andando sobre a grama.
É proibido alimentar os quatis – Foto: Nátalie Guimarães

Eles são nativos do parque e estão sempre a procura de alguma alma caridosa que deseje compartilhar comida, porém não é permitido alimentá-los, ok? E lembre-se de manter suas bolsas e mochilas fechadas, pois eles podem sentir o cheiro da comida a distância, e não hesitam em roubar de você.

Além disso, use roupas confortáveis para ficar mais a vontade, principalmente em relação aos tênis, já que você vai caminhar bastante. E prepare a câmera e/ou celular, pois você vai querer tirar muuuitas fotos!

Aliás, outra dica essencial é comprar uma capinha à prova d’água para garantir que seu aparelho esteja protegido enquanto você usufrui da paisagem. Essas capinhas de celulares e capas de chuva são vendidas no centro da cidade e na entrada do parque por vendedores ambulantes. Vale a pena investir. 😉

O que fazer nas Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

passarela de ferro sobre as cataratas do iguaçu numa foto panorâmica vista de cima e ao entardecer
Passarela de acesso às Cataratas do Iguaçu – Foto: Patrícia Schussel Gomes

Há muito o que fazer nas Cataratas do Iguaçu. Algumas das principais atividades são trekking pela mata, rafting no Rio Iguaçu, trilhas para bicicletas, passeios de barco, caiaque e, claro, cachoeirismo. Além disso, o lado brasileiro é mais privilegiado para a observação das quedas, já que são 19 saltos principais com a maior parte deles voltados para a parte brasileira.

Macuco Safari

Foto mostrando um passeio em um bote no Rio Iguaçu, nas Cataratas. O bote está centralizado na imagem, e fica pequeno perto da queda d'água logo à sua frente.
Um dos principais passeios nas Cataratas do Iguaçu é o Macuco Safari – Foto: Elias Rovielo via Flickr

A empresa Macuco Safari é uma agência de turismo que atua dentro do Parque Nacional do Iguaçu com diversas atrações de ecoturismo, sendo a principal delas o passeio de barco em meio as quedas. Para os amantes de aventura, é simplesmente imperdível!

Todos os passeios são pagos a parte do ingresso de entrada para o parque, e são realizados com total segurança, acompanhados a todo momento por um profissional especializado na área. Você pode conferir todos os passeios e valores do Macuco Safari no site oficial da empresa.

Se preferir, também pode adquirir seu ingresso ao Macuco Safari pela plataforma Civitatis, site que confiamos e recomendamos, e que garante segurança e pagamento parcelamento.

Parque das Aves

Foto de um tucano sobre um galho no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.
Parque das Aves – Foto: Nátalie Guimarães

Há também a opção de aproveitar o Parque das Aves, localizado bem em frente a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Eu amei a visita ao parque que me rendeu ótimas fotos e uma experiência bem próxima aos animais, em especial, às araras! 😍

Um lugar encantador com foco exclusivo na conservação de aves da Mata Atlântica, este parque é sensação tanto para as crianças quanto para os adultos. Oferece uma experiência imersiva colocando o visitante, lado a lado, com animais incríveis do território brasileiro. Já imaginou ver bem de pertinho a beleza das araras vermelhas e dos tucanos? Por aqui, isso é possível!

Os ingressos custam R$ 70 para adultos e crianças com até oito anos de idade não pagam. Estudantes, professores, idosos acima de 60 anos, militares e doadores de sangue pagam meia entrada. Você pode comprar os ingressos no site oficial da empresa.

Você também pode garantir seu ingresso para o Parque das Aves pela plataforma Civitatis.

O que fazer nas Cataratas do Iguaçu no lado argentino

Foto de um braço tatuado de uma pessoa branca, usando um relógio de pulso estendido para as cataratas do Iguaçu no lado argentino. No céu há bastante nuvens.
Vista das Cataratas do Iguaçu no lado argentino – Foto: Brian Baldrati

Muita gente perde a oportunidade de ter a experiência completa de visitar ambos os lados das Cataratas do Iguaçu por preconceito. E eu estou aqui para provar que vale a pena conhecer o lado argentino das cataratas! São experiências completamente diferentes e que se complementam.

Ainda que a vista do lado argentino não seja tão privilegiada e aberta quanto do lado brasileiro, esta região conta com diversas atividades imperdíveis para seu roteiro. Afinal, dois terços das cataratas estão em território hermano. As trilhas passam por cima do Rio Iguaçu e entre as cataratas, tornando o passeio uma verdadeira imersão na natureza.

Seu roteiro pode, facilmente, começar pela maior queda d’água do parque: “Garganta Del Diablo”, com 80 metros de altura e 150 metros de comprimento. Uma vista magnífica com direito a uma trilha de duas horas de trajeto. Ou, pode optar pelo conforto de viajar de trem em meio a natureza.

Foto de uma passarela de ferro sobre as águas.
O trajeto no lado argentino é feito sobre passarelas que passam por cima das águas – Foto: Nátalie Guimarães

O passeio do Trem Ecológico da Selva já está incluso no valor do ingresso do parque e para em três pontos diferentes durante o trajeto: Passeio Inferior, Passeio Superior e Garganta do Diabo. É bem tranquilo e conta com lindas paisagens pelo caminho. Você também pode optar por seguir os trilhos a pé e aumentar o tempo de percurso, mas eu não recomendo.

Já os passeios Inferior e Superior abordam lindas cachoeiras pelo caminho, apreciando toda a abundância da flora e fauna da região. Cada uma leva em torno de 1h a 1h30 de duração e pode ser feita tanto por crianças quanto por adultos. Além disso, há também a Trilha Macuco, que leva em torno de 3h para completá-la.

Puerto Macuco

O Puerto Macuco também realiza o mesmo passeio que o Macuco Safari faz no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu em um bote elétrico, no lado argentino. A emoção de chegar bem pertinho e receber um banho revigorante das cataras é a mesma em ambos os lados, porém a infraestrutura do lado argentino é um pouco mais precária do que a brasileira. No entanto, as quedas são mais radicais. 🤩

Compre seu ingresso para o Puerto Macuco com a Civitatis e garanta seu passeio!

Passeio de Lua Cheia

Um roteiro especial que só dá para realizar no lado argentino é o “Paseo de Luna Llena”. Este passeio oferece a oportunidade de apreciar a beleza das quedas durante as noites de lua cheia. Ele leva em torno de três horas e ainda tem a opção de contratar um jantar dentro do parque no Restaurante La Selva.

Ingressos para as Cataratas do Iguaçu

cataratas do iguaçu vista de noite com um belo arco-íris passando na frente das quedas d'agua. Ao fundo há um céu azul escuro e estrelado
Vista do arco íris lunar nas Cataratas do Iguaçu – Foto: Patrícia Schussel Gomes

Os ingressos de ambos os parques são comprados online. Assim, é necessário acessar ou o site oficial de cada um deles, ou comprar pela plataforma online Civitatis.

Abaixo listamos os valores de ingressos para cada um dos parques, de acordo com a idade.

Quanto custa para entrar nas Cataratas do Iguaçu

O valor do ingresso no lado brasileiro é de R$ 91, com isenção para crianças de até seis anos. Você pode comprar os ingressos no site oficial ou na plataforma Civitatis.

E o ingresso no lado argentino é de cerca de US$ 23 para adultos residentes do Mercosul, já as crianças e adolescentes de seis a 16 anos pagam cerca de US$ 12. Além disso, o valor para entrada no parque durante a noite é de US$ 82 para adultos e US$ 40 para crianças e adolescentes. Você também pode comprar os ingressos no site oficial ou na plataforma Civitatis.

Horário de funcionamento dos parques

Imagem vertical mostrando as cataratas do Iguaçu no lado argentino do parque com uma mulher no lado direito da foto, em pé e de costas para a câmera. Ela usa uma mochila de tecido verde e amarela com o desenho da bandeira brasileira
Cataratas del Iguazú, lado argentino – Foto: Nátalie Guimarães

O Parque Nacional do Iguaçu, na lado brasileiro, funciona de terça a sexta-feira das 9h às 16h. E aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 16h.

Já o Parque Nacional del Iguaçú, no lado argentino, funciona todos os dias das 8h às 18h.

Estacionamento dos parques

Ambos parques contam com estacionamento pago por diária. No lado brasileiro, o valor fica em R$ 55, já o lado argentino é de cerca de US$ 2 para carros e de US$ 1 para motos.

Onde comer nas Cataratas do Iguaçu

Vista do restaurante Porto Canoas. Mostra uma mesa no centro com cadeiras, e a vita é para um rio e várias árvores. Representa o post de Cataratas do Iguaçu.
Vista do restaurante Porto Canoas – Foto: Divulgação oficial via Tripadvisor
Foto de um drinque de morango no restaurante Porto Canoas nas Cataratas do Iguaçu. Está sobre uma mesa de madeira e o fundo está desfocado.
Drinque no restaurante Porto Canoas – Foto: Nátalie Guimarães
Foto de uma Piña Colada no restaurante Porto Canoas nas Cataratas do Iguaçu. Está sobre uma mesa de madeira e o fundo está desfocado.
Piña Colada no restaurante Porto Canoas – Foto: Nátalie Guimarães

Se bater aquela fominha durante o passeio às Cataratas do Iguaçu e você não estiver preparado com um lanche na mochila, não se preocupe. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com vista privilegiada das quedas, está o charmoso restaurante Porto Canoas.

Um ambiente agradável integrado à natureza com pratos típicos deliciosos, opções vegetarianas, drinques elegantes, cerveja artesanal e buffet livre. Perfeito para um almoço especial em família ou a dois. Destaque para o sabor delicioso da comida! Infelizmente, não tive como competir com a minha fome e, assim, não tirei foto da comida, mas saibam que estava tudo delicioso!

Outra opção semelhante a esta é o Restaurante La Selva, localizado dentro do parque do lado argentino. No entanto, verdade seja dita, a qualidade é inferior. Além disso, em ambos parques há outras opções de fast food e lanchonetes disponíveis para você optar de acordo com a sua vontade e seu bolso. 😉

Por fim, se quiser mais opções para escolher, o indicado é levar um lanchinho na mochila e depois almoçar no centro de Foz, onde há abundância de restaurantes. Alguns dos mais conhecidos são o Le Mir Comida Arabe e o La Mafia Trattoria, com culinária árabe e gastronomia italiana, respectivamente.

Veja abaixo essas e outras opções de restaurantes em Foz do Iguaçu:

  • Porto Canoas
  • Le Mir Comida Arabe
  • La Mafia Trattoria
  • Pátio Pomare
  • Brasa Burguer Hamburgueria e Shawarmeria
  • Restaurante La Selva

Passeios em Foz do Iguaçu

Foto do Show no Marco das Três Fronteiras do lado brasileiro. Há três mulheres com roupas características e também dois homens. Foto tirada à noite em um pátio.
Show no Marco das Três Fronteiras do lado brasileiro – Foto: Nátalie Guimarães

Já programou o roteiro de passeios em Foz do Iguaçu para aproveitar a viagem da melhor maneira possível? A gente te ajuda! Confira na lista abaixo algumas das melhores atividades para curtir bastante durante seu período no destino:

Reserve seu passeio em Foz do Iguaçu com antecedência e garanta pagamento parcelado.

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Se está planejando visitar as Cataratas do Iguaçu, então provavelmente vai precisar de um bom hotel ou pousada onde ficar em Foz do Iguaçu. Nossa indicação é que opte pelo centro ou nos bairros próximos a Ponte Internacional da Amizade e, principalmente, na Avenida das Cataratas.

Abaixo reunimos algumas opções que você pode reservar de olhos fechados, confira:

Hotéis em Foz do Iguaçu

Vista do Quarto no Belmond Hotel das Cataratas.. Uma mulher branca com vestido branco e cabelos longos está sentada na janela do quarto, olhando as cataratas.
Clique na foto e faça sua reserva no Belmond Hotel das Cataratas

Os hotéis em Foz do Iguaçu estão localizados em diferentes áreas, porém é possível encontrar mais opções no centro e na Avenida das Cataratas. É claro que a principal indicação é se hospedar no grandioso Belmond Hotel das Cataratas que oferece uma vista verdadeiramente privilegiada das quedas d’água. No entanto, se o seu orçamento é um pouco mais enxuto, não se preocupe. Também encontramos outras ótimas oportunidades, veja só:

Veja aqui todas as opções de hotéis em Foz do Iguaçu.

Pousadas em Foz do Iguaçu

Pousada Sonho Meu Foz. Há uma piscina no centro, um quiosque à direita com bancos debaixo, e atrás dele há a estrutura do edifício. Na esquerda ao fundo há muitas árvores
Clique na foto e faça sua reserva na Pousada Sonho Meu Foz

Uma opção mais em conta e super confortável é se hospedar em uma das pousadas em Foz do Iguaçu. São ambientes mais aconchegantes e familiares, inseridos em meio a natureza, com café da manhã incluso na diária. Conheça algumas indicações abaixo:

Veja aqui todas as opções de pousadas em Foz do Iguaçu.

Resorts em Foz do Iguaçu

Foto de dia na área de lazer do Wish Foz do Iguaçu, para ilustrar o post de Cataratas do Iguaçu. No centro há uma banheira de hidromassagem, e mais ao fundo há mesas com guarda-sol e piscina. No fundo vemos a estrutura do hotel
Clique na foto e faça sua reserva no Wish Foz do Iguaçu

Uma boa ideia de viagem em família é visitar as Cataratas do Iguaçu e se hospedar num dos resorts que há na região. Esse tipo de estadia costuma oferecer diversas opções de lazer com piscinas, salões de jogos, centro SPA, quadras esportivas e tanto mais. Perfeito para quem deseja apenas relaxar e curtir as diárias all inclusive. Conheça algumas indicações de resorts em Foz do Iguaçu:

Veja aqui todas as opções de resorts em Foz do Iguaçu.

Airbnb em Foz do Iguaçu

Quarto no Vila Nóbrega Residencial. Uma cama box de casal está na esquerda, e na direita vemos a cozinha de relance. É possível identificar uma pia, micro-ondas, frigobar e armário.
Clique na foto e faça sua reserva na Vila Nóbrega Residencial

E para quem deseja economizar, vale a pena escolher uma casa ou apartamento para aluguel de temporada, também conhecido como airbnb em Foz do Iguaçu. Conheça abaixo algumas das opções disponíveis na cidade:

Veja aqui todas as opções aluguel de temporada em Foz do Iguaçu.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para Foz do Iguaçu é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Foz do Iguaçu

Quer garantir uma passagem para Foz do Iguaçu com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro em Foz do Iguaçu

Compare o preço das locadoras de carro em Foz do Iguaçu em um único local. Use a RentCars para alugar seu carro com segurança e praticidade, e chegue ao destino com tudo pronto para retirar o veículo e sair dirigindo. Confira nosso cupom de desconto RentCars e reserve já o seu. – VER PREÇOS

Foz do Iguaçu – Guia de viagem

Foto frontal da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, tirada fora dos portões. No céu há nuvens. Há carros estacionado na direita.
Mesquita Omar Ibn Al-Khatab – Foto: Nátalie Guimarães

Foz do Iguaçu, no Paraná, é lar de um dos destinos mais belos da natureza de nosso país, e do mundo: as famosas Cataratas do Iguaçu. Porém, é também sede de outros adoráveis pontos turísticos que valem a pena conhecer.

É o caso do Parque das Aves, da Usina Hidrelétrica de Itaipu, da belíssima Mesquita Omar Ibn Al-Khatab e do Refúgio Biológico Bela Vista, além de muitos outros. E esses são apenas alguns exemplos do que encontrar por lá, pois há ainda muitos outros passeios em Foz do Iguaçu.

Veja também:

Dúvidas frequentes

Melhor época para ir às Cataratas do Iguaçu?

A melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu é durante os meses de outubro a março, quando ocorre a temporada de chuva e o volume de água aumenta. É nesse período que o parque costuma receber mais turistas, então a dica é ir de manhã cedo para poder aproveitar melhor a paisagem com menos pessoas.

Quais são os principais passeios na Cataratas do Iguaçu?

Alguns dos principais passeios para fazer nas Cataratas do Iguaçu são:
Apreciar as cataratas na passarela;
Andar de bike pelas trilhas;
Conhecer o Parque das Aves;
Experimentar o passeio de bote no Macuco Safari;
Visitar o lado argentino das quedas d’água.

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Além de observar as grandes quedas d’água das Cataratas do Iguaçu é possível realizar trekking, rafting no Rio Iguaçu, trilha para bike, cachoeirismo e passeios de barco e caiaque.

Onde comprar os ingressos para as Cataratas do Iguaçu?

Os ingressos para as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro podem ser adquirido no site oficial ou na plataforma Civitatis. Já no lado argentino, você também pode acessar o site oficial ou a plataforma Civitatis.

Quanto custa um ingresso para as Cataratas do Iguaçu?

O valor do ingresso no lado brasileiro é de R$ 63 para adultos e de R$ 16 para idosos acima de 60 anos e crianças entre dois a 11 anos de idade. E o ingresso no lado argentino é de cerca de US$ 15 para adultos residentes do Mercosul, já as crianças e adolescentes de seis a 16 anos pagam cerca de US$ 6.

Quantos dias para visitar as Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro rendem um passeio de um dia completo, sendo possível aproveitar os diversos passeios da região. No lado argentino também é possível fazer uma programação legal em apenas um dia, mas rende dois dias de passeio caso você também queira visitar restaurantes, feirinhas e o famoso Ice Bar Iguazú.

Qual é a história das Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu entram para a história em 31 de janeiro de 1542, quando Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um navegador espanhol, e sua comitiva desciam o Rio Iguaçu, onde encontrou as 275 quedas de água. Seu nome vem de origem tupi-guarani, que significa “Água Grande”, e conta a lenda de como o deus M’boy partiu o Rio Iguaçu quando sua amada, Naipi, fugiu com seu amante Tarobá, criando assim as quedas d’água.