Descubra as belezas e dicas especiais para curtir um passeio incrível pelas Cataratas do Iguaçu!

Foz do Iguaçu é a minha terra natal – que sorte a minha ter essa maravilha no meu quintal de casa! Sendo assim, é previsível que eu tive o privilégio de visitar as Cataratas do Iguaçu incontáveis vezes e em várias épocas distintas, mudando o cenário completamente.

As maiores quedas de água do mundo compõem um lugar que não cansa jamais. Eu, que já não moro mais lá há alguns anos, faço questão de fazer uma visita memorável todas as vezes que volto para casa, e também faço questão de fazer diferente em cada visita.

Antes de avistar as imponentes Cataratas do Iguaçu, você vai ouvi-las. O som vibrante das quedas d’água já dão a dimensão do que está prestes a vir. Poucas cachoeiras no planeta competem com as 275 quedas que compõe o Parque Nacional Iguaçu/Iguazu. As Cataratas são mais amplas do que as Cataratas Victoria, na África, e maiores do que as Niágara, nos Estados Unidos. Quem visita nossas cataratas sabe que não dá pra compará-las com nenhuma outra no mundo.

Não é a toa que as Cataratas do Iguaçu entraram na lista das Sete Maravilhas do Mundo, organizada pela Fundação New 7 Wonders. Mais de um milhão de visitantes por ano vão ao parque para ver de perto o trabalho da mãe natureza.

Apesar de extremamente turísticas, as Cataratas ainda são muito mais famosas entre viajantes estrangeiros do que entre brasileiros, o que é uma pena. Foz sempre está marcada como um destino imperdível na lista dos ‘gringos’ que visitam o Brasil por sua tamanha beleza e diversidade natural, sem falar na imponente usina de Itaipu, templos e outras atrações culturais, mas infelizmente sofre muito com a fama de fazer “umas comprinhas” no seu vizinho Paraguai entre a grande maioria dos brasileiros.

Espero que um testemunho de uma iguaçuense muito apaixonada por sua terra como eu, possa influenciar mais brasileiros e enxergar a cidade pelo grande potencial turístico que tem!

Quando ir para as Cataratas do Iguaçu

Não existe época ruim para visitar as Cataratas em Foz do Iguaçu. De outubro à março, tem mais chuvas de verão, o que significa mais volume de água nas cachoeiras e temperaturas mais quentes. Já no inverno, de maio a setembro, as chances de chuva são menores e é mais friozinho. Independente da época, a imensidão das cataratas vai te impressionar.

cataratas do iguaçu

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira da Argentina e Brasil. Dois terços das Cataratas ficam na Argentina, inclusive a queda d’água mais alta, a Garganta do Diabo. Já o lado brasileiro também é lindo e proporciona vistas panorâmicas da imensidão das Cataratas.

O Parque Nacional do Iguaçu/ Iguazu fica a aproximadamente 11 km das principais cidades da região: Puerto Iguazú, na Argentina e Foz do Iguaçu, no Brasil. De qualquer modo, é preciso pegar transfers que te levam ao parque e saem das cidades. O Aeroporto de Foz do Iguaçú é o mais próximo das Cataratas. Caso você queira ir ao lado argentino, é possível atravessar a fronteira de ônibus, transfer ou táxi.

Dicas para aproveitar melhor as Cataratas do Iguaçu

Minha dica pra conseguir curtir este momento da visita tradicional ao parque não é das melhores pois envolve ser possivelmente xingada pelos funcionários do parque, que vão tentar te convencer a se adiantar para o último ônibus de saída, antes do sol se pôr. Se insistir um pouco ou pedir com jeitinho, eles vão te deixar ficar para voltar com o real último ônibus, que leva todos os funcionários embora e lá você vai junto, feliz depois de um pôr do sol muito bem aproveitado! 🙂

Aos apaixonados pelo entardecer, como eu, Foz se destaca muito por ser dona de lindíssimos pores do sol. Forte característica de lugares muito quentes e sem poluição como a cidade, mas não é muito fácil presenciar o sol caindo sob as quedas. Isso acaba sendo um dos enormes privilégios exclusivos de quem se hospeda no luxuoso Belmond Hotel das Cataratas

queda d'agua cataratas do iguaçu

Onde comprar os ingressos

É possível comprar os ingressos para o Parque das Cataratas do Iguaçu pelo site ou na hora da visita. Porém, se você quer evitar filas enormes é melhor já comprar o ingresso antecipado para os parques.

Para comprar ingressos para o Parque Nacional Foz do Iguaçu no lado brasileiro, é só entrar no site, clicando aqui. Já os ingressos para do lado argentino é preciso comprar pessoalmente na hora. O website do parque argentino dá todas as informações de valores. Porém, não disponibiliza a compra de ingressos online.

Além de visitar os Parques do lado brasileiro e/ou argentino e se aventurar nas principais trilhas e excursões, também é possível fazer um roteiro “lado B” de Foz do Iguaçu. Confira também os melhores 15 passeios em Foz do Iguaçu fora do eixo turístico.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu veja no site oficial.

arco iris cataratas do iguaçu

#Cataratasday

Em novembro de 2011 as Cataratas do Iguaçu estavam mais vibrantes do que nunca após serem eleitas como uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza. Para celebrar o aniversário da data, todo dia 11 de novembro, uma campanha virtual convida pessoas do mundo inteiro a postarem fotos e vídeos das maiores quedas d’água do mundo que unem Brasil e Argentina num belíssimo show da natureza.

A ideia é que os internautas divulguem suas melhores imagens das Cataratas em suas redes sociais usando a hashtag #cataratasday, e como uma boa Iguaçuense que sou, estou aqui fazendo minha contribuição.

por do sol cataratas do iguaçu
borboleta nas cataratas do Iguaçu

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Existem bons hotéis para se hospedar tanto no lado brasileiro, quanto argentino. Os dois lados ficam a aproximadamente a 11 km das cataratas. Como para nós o acesso é mais fácil pelo lado brasileiro, selecionamos as melhores opções de hospedagem em Foz do Iguaçu que adoramos por lá.

Com certeza você vai achar alguma opção que caiba em seu orçamento, gosto e mais importante: que passou pela seleção do Dicas de Viagem. 😉

Belmond Hotel nas Cataratas do Iguaçu
Clique na foto e faça sua reserva no Belmond Hotel
Vivaz Cataratas Hotel Resort
Clique na foto e faça sua reserva no Vivaz Cataratas Hotel Resort

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Leia todas as nossas dicas e posts do Paraná