Um charmoso palácio do século XVIII localizado entre Paris, o Mont Saint Michel e as principais praias do noroeste da França - Le Château La Chenevière - é uma excelente opção de hospedagem para os viajantes que buscam onde ficar na Normandia com sofisticação e conforto.
Paris é uma festa, a Riviera Francesa é um espetáculo, mas existem outras regiões surpreendentes na França que na minha opinião merecem estar sua rota ou na programação de viagem. A Normandia é uma delas! A cultura local é rica e existe uma extensa lista de atrações e lugares para se visitar. Eu recomendo você alugar um carro e desbravar a região durante alguns dias ou até mesmo em um final de semana e conhecer o Le Château La Chenevière
Foi o que eu fiz em setembro para conhecer um dos lugares icônicos da área. Alugamos um carro e pegamos a estrada na sexta-feira no final do dia e voltamos no domingo depois do pôr do sol. O destino: o Le Château La Chenevière, um hotel cinco estrelas localizado num parque belíssimo perto de Port-en-Bessin e da Omaha Beach.
Um escapadela da loucura-super-bacana da vida parisiense. Vou contar tudo e passar as dicas, mas vou por partes para facilitar a leitura 🙂
Check in
Chegamos depois do horário programado (15 h) e o procedimento de check in foi feito na recepção do Château La Chenevière. Passaportes, confirmação da reserva, perguntinhas básicas sobre estacionamento, horários e etc. Tudo normal.
Fora do esperado: uma resenha sobre o Brasil. O Dennis que trabalha no hotel é um francês que ama o Brasil, já visitou nosso país mais de 6 vezes e assim como eu é apaixonado por Salvador. Depois do papo, ele nos acompanhou até o quarto e mostrou alguns detalhes como o funcionamento do cofre, frigobar e o sistema de temperatura interna. Algumas pessoas não gostam desse acompanhamento pessoal até o quarto, mas eu gosto. São tantos botões por todo lado que eu prefiro quando alguém mostra na prática como usar todos.
Cartão escrito a próprio punho (chic!) e balinhas de caramelo (típicas da região) finalizaram o momento da chegada.
Localização
O Le Château La Chenevière fica localizado em Escures-Commes em Port-en-Bessin. De Paris são aproximadamente 3 horas de carro e 4 de trem – a estação mais próxima é a Bayeux, localizada a 10k do hotel.
Eles oferecem serviço extra de translado e podem te ajudar depois que você fizer a reserva.
Um quarto cheio de história
O La Chenevière oferece vários tipos de suítes – são cinco categorias de acomodação – cada quarto conta com décor e detalhes distintos, o que eu acho super interessante. Existe também uma maison separada com mais de 150 metros que fica em um prédio anexo. Boa pedida para grandes famílias.
Dei uma viajada literalmente e fiquei imaginando quem já dormiu nas dependências e nos quartos desse castelo. Isso porque o La Chenevière foi, por mais de um século, propriedade da família Gosset – sobrenome de peso de vários arquitetos, filósofos, artistas e políticos franceses.
Além da sobrecarga familiar, o chatêau também chegou a ser um dos QG’s dos oficiais alemãs de alto escalão durante a Segunda Guerra Mundial. Eles criaram os pontos de telecomunicações e usaram o espaço como estoque/garagem de carros, motos e outras máquinas usadas para os combates. Muita história! Foi só em 1988 que o casal Marie-François e Thomas Dicker compraram o local e decidiram criar um hotel de prestigio e luxo.
Fiquei em um chambre standard bem confortável e agradável. Me senti realmente num quarto de um castelo francês. Cama king extremamente confortável, televisão de plasma, armário, cofre, frigobar, uma mesa para refeições com vista para o jardim, uma escrivaninha charmosa em um ambiente interior clássico com toque country francês.
O banheiro conta com chuveiro, ducha e amenities refrescantes e cheirosas criadas pela renomada Nuxe Paris.



Facilidades e áreas do Le Château La Chenevière
São vários ambientes externos e internos lindos. Salões com mesas, sofás e almofadas e obras de arte encantam e são quase que um convite para ficar. Na parte externa, a natureza é a grande protagonista. Cada canto parece ser feito para sentar e admirar. É para relaxar e curtir o tempo passar. É tudo muito tranquilo, confidencial e agradável.



No térreo se encontram a recepção, uma antessala com livros interessantes e poltronas que te abraçam, um bar e os salões do Le Botaniste, o restaurante gastronômico do hotel, onde também é servido o café da manhã. Vou falar mais sobre as experiências gastronômica abaixo.
No subsolo se encontra o Zanzibar – uma espécie de bar/salão de jogos escondido – repleto de obras, artigos e souvenirs de viagens dos próprios donos do Château La Chenevière. Um incrível cabinet de curiosités com bar de confiança. Você se serve, se quiser, e fica super a vontade.




O que mais aproveitei foi a parte externa e a piscina. A área da piscina é linda e formada pelo contraste da natureza exuberante com a construção de vidro e pedra, onde está instalado o outro restaurante do hotel, chamado de Le Petit Jardin – excelente opção para almoço.
Eu amei o Potager – que é como eles chamam horta aqui na França. O espaço é super bem cuidado. Por lá eles cultivam grande parte dos alimentos utilizados nos pratos servidos no hotel. Tomates, alfaces, cebolinhas, manjericão, rúcula e etc – Tudo plantando e cultivado ali de forma caseira e orgânica. Até o mel delicioso é fait Maison, ou seja produzido no local. Me impressionou muito.
Mais:
- Serviço de concierge
- Lavanderia
- Seleção de jornais franceses e internacionais
- Sala de ginástica (não fui, mas achei bem justa e uma gracinha)
- Tours e passeios privados
- Massagens e tratamentos de spa
- Bicicletas a disposição dos hóspedes






Café da manhã
Café da manhã com opções bem francesas e também americanas. Os típicos do petit déjeuner francês como pain au chocolat, pão de cereais e grãos, croissant, claro que são servidos, na mesa com frutas, geleias, diversas opções de queijos e presuntos. Além de uma boa seleção de cereais, iogurtes e sucos. Também existe um menu com as opções de bebidas quentes e ovos – você os escolhe como preferir. Eu pedi omelete francês (queijo emmental e presunto) em um dia e ovos mexidos com tomates no outro.
Detalhes cinco estrelas: os arranjos de flores com vários lírios e orquídeas, a prataria e as porcelanas de Limonges – região francesa conhecida mundialmente por produzir as porcelanas mais chiques do mundo.



Jantar no Le Botaniste
A alta cozinha do Le Botaniste, o restaurante gastronômico do hotel La Chenevière, é comandada pelo chef francês Didier Robin. Ele propõe um menu de season para aproveitar os melhores alimentos de cada época – todos cuidadosamente produzidos na região do hotel – evidenciando também a cultura sustentável, orgânica e de “curto circuito” garantindo o frescor dos pratos e a sobrevivência de pequenos produtores locais.
Seguimos as recomendações do chef e fomos de menu descoberta. Para começar pedimos drinks deliciosos – o La Chenevière – champagne, suco de maçã e pêssego e o Tip of the Iceberg com framboesas da horta, gelo de cidra e champagne. Seguidos de amuse-bouche (pequenas entradas para abrir o apetite) tão bom quanto os cocktails.
Degustamos: de entrada o foie na cama de alcachofra com pesto e flores. O prato principal foi o riz de veau com berinjela na cama de abobrinhas com mousse de foie gras. A lá francesa tivemos uma rodada de queijos deliciosos, saladinha com azeite de avelã e terminamos com um sobremesa super refrescante e maravilhosa chamada de Le Vacherin Melon-Framboise – um merengue com amêndoas, confit de framboesa e ganache de verveine e limão no suco de framboesa com sorbet de melão.
Os menus variam como os preços entre 57, 75 e 95 euros, sem bebida. Os drinks custam na faixa de 19 euros.
Se você está planejando uma viagem para essa região, agora já sabe onde ficar na Normandia e definitivamente onde comer também. Recomendo vivamente o hotel e o restaurante. Veja o menu e mais detalhes aqui




Curiosidades
O Château La Chenevière possui uma herança histórica bastante rica. Muito antes de ser hotel e abrigar oficiais durante a guerra, desde o inicio do século XVIII, em sua localização atual, funcionara como um grande campo de produção de cânhamo – que na época era usado para produção de roupas de pescadores.
A herança do cuidado com a terra é direta e presente até hoje. Os franceses em geral sabem muito bem como manter os códigos e a tradição de outrora e transformar o que teria cheiro de naftalina em pó de ouro. Como comentei no parágrafo do quarto, o Château foi ponto-chave para as comunicações dos alemães. Em 1944 o francês Armand Lapierre, membro da Réseau Alliance, entrou no local e destruiu as linhas de comunicação dos inimigos – o episódio ficou conhecido como a Grande Coupure. No hotel está instada uma placa dedicada ao grande ato que ajudou a base aliada contra a Alemanha. Viajar é cultura!
- O hotel tem o selo e faz parte da rede Small Luxury Collection desde 1992 e está na lista de recomendações de onde ficar na Normandia pela Cond Nast Traveller. Receberam também outros prêmios pela Trip Advisor e da Trivago.
- O Château La Chenevière é também é uma excelente opções para casamentos. A propósito quando estive lá rolou um casamento francês intimista e agradável. Como os espaços são amplos, só vi um pouco da montagem e os carros que chegaram. Um sonho se casar num local desses, não?
- Muitas obras de arte e artigos interessantes de viagens decoram as salas do hotel. É muito interessante observar cada cantinho e tentar viajar com as peças colecionadas vindas da África, Oceania, Índia e etc. Eu amei a coleção de coelhos… estão por toda a parte.
- Durante o verão o hotel promove alguns brunchs com Jazz. Deve ser um show!

Preços
Os preços das diárias, como em quase todos os hotéis, variam de acordo com o período, categoria, canal e data da reserva. As tarifas e outras condições especiais podem ser verificadas diretamente com o hotel, mas você também pode fazer uma cotação e reservaaqui pelo site com o Booking.com. O valor médio para um quarto duplo standard é 450 euros por noite.
FAÇA SUA RESERVA OU SAIBA MAIS DO HOTEL AQUIAnota ai:
- Endereço: Château La Chenevière, Escures-Commes Commes, 14520
- Telefone: +33 (0)2 31 51 25 25
- Facebook: Chateau.la.Cheneviere
- Instagram: @chateaulacheneviere
*** O nosso colunista Luis Felipe se hospedou a convite do Château La Chenevière***
Ainda quer saber mais detalhes do hotel, veja o vídeo abaixo. Você irá se apaixonar por esse luxo.
Já sabe onde ficar na Normandia e agora quer saber o fazer em durante sua estadia?
Duas recomendações para curtir o dia:
Visitar a cidadela e o porto de Port-en-Bassin e fazer uma trilha pelas falésias da área. É um passeio leve e bem agradável. Na beira da praia você vai encontrar um chão surpreendente formado de conchas. Nunca tinha visto nada igual.
Visitar a Omaha Beach, onde aconteceu o desembarque de tropas aliadas Americanas em 6 de junho de 1944 – esse dia ficou conhecido como o Dia D. Foi a maior invasão por mar da história que contribuiu para acabar com a Segunda Guerra Mundial que assombrava o mundo e destruía a França.





E aí, já sabe onde ficar na Normandia ?
Hotéis no Vale do Loire

Já que vai estar na região, que tal ficar hospedado por lá e desfrutar de um momento de descanso em meio a belas paisagens. Abaixo, selecionamos excelentes opções de estadia, confira:
- Château de l’Epinay, Saint-Georges-sur-Loire – Diárias a partir de € 179 – Nota 8,8
- Chateau de Briançon, em Bauné – Diárias a partir de € 81 – Nota 8,9
- Westotel Tours Val de Loire, em Tours – Diárias a partir de € 104 – Nota 8,7
- Hôtel Anne d’Anjou, The Originals Collection, em Saumur – Diárias a partir de € 121 – Nota 9,0
Veja todas as opções de hotéis no Vale do Loire.
Veja mais dicas da França
As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:






