Nada é mais prático que ter internet ilimitada no celular, de qualquer lugar do mundo. Se você está procurando mais infos sobre chip de viagem, neste guia vamos contar os principais aspectos do serviço

No mundo globalizado em que vivemos ficar sem internet é praticamente impensável. Por mais que às vezes seja bom se desconectar por alguns dias, essa situação é mais para uma viagem ao interior, mas ainda dentro do território nacional. Quem vai a outro país vive outro cenário, no qual o chip de viagem acaba se tornando ferramenta indispensável para que o passeio corra bem.

Indo além das publicações nas redes sociais, o chip de viagem influencia diversos outros aspectos. Você pode, por exemplo, precisar da internet do celular para se localizar, ou para confirmar uma compra pelo app do banco. Outro caso, ainda mais relevante, é poder contatar o seguro viagem com facilidade, já que o chip fornece também ligações, além da internet remota.

Já deu pra ver como é importante garantir acesso à rede de dados, ainda mais fora do Brasil, não é mesmo? Então confira a seguir as 10 principais dicas para você se manter conectado enquanto estiver viajando 😉

1- Compre o chip de viagem online

Mulher negra, com cabelos enrolados e tingidos de loiro, usando óculos de grau com armação escura, sentada ao chão, sobre um tapete laranja, encostada no sofá, com um laptop apoiado sobre uma perna, olhando para a tela e digitando
Você pode comprar o chip de viagem pela internet – Foto: Thought Catalog via Unsplash

Fazer a compra do seu chip de viagem online é o jeito mais fácil de adquirir esse serviço. Assim, você faz tudo do conforto da sua casa, e já chega ao destino com conexão e podendo fazer ligações para quem ficou no Brasil.

O chip adquirido pela internet é muito mais prático, pois evita que seja preciso gastar parte do tempo de viagem procurando uma loja de chips locais. Só isso já é uma super vantagem, não é mesmo? Afinal, ninguém quer gastar horas, num país diferente, buscando formas de comprar um chip, né?

Além disso, há também a vantagem de não ser preciso lidar com o atendimento da operadora do país em questão. Esse é um ponto relevante caso você não fale a língua local. Dependendo do destino, o idioma pode ser uma grande barreira para contratar um plano, ou adicionar créditos ao número.

Ao contratar um plano de chip internacional, porém, você garante que o suporte necessário será todo em português. Assim, se tiver qualquer problema, sabe que há uma equipe de brasileiros dedicada para te ajudar a continuar conectado durante todo o período que permanecer no exterior.

Confira os planos da America Chip para o seu destino.

2- Adquira o chip de viagem em uma empresa confiável

Existem diversas empresas que atuam com a venda de chip de viagem online. As que indicamos são a America Chip, a Best Buy Sim e a O Meu Chip, mas você também pode conferir outras opções, como os da Airalo ou mesmo os planos internacionais da sua própria operadora brasileira – algumas oferecem o serviço de roaming internacional.

A America Chip se destaca entre as demais por possuir pronta-entrega nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, e por contar com um atendimento rápido, em tempo integral e sempre em português. Ela oferece formas de pagamento facilitadas, sendo possível adquirir o chip por Pix ou com cartão de crédito.

A Best Buy Sim é outra empresa consolidada no ramo de chips de viagem, contando com suporte especializado que também funciona durante 24h e responde em português. Além disso, assim como a America Chip, ela realiza entregas em todo território nacional.

A O Meu Chip se mostra como uma outra boa escolha entre as opções de chip para viagem, sendo que a cobertura dos planos da empresa atende alguns destinos que as outras não costumam cobrir. Vale a pena conferir se há um plano dela para o país que você pretende visitar.

Lembrando ainda que existe, também, o eSim como alternativa aos chips comuns. A única diferença dele é que não há entrega do chip físico, e sim a instalação da linha por meio de um QR Code.

Saiba mais sobre os planos de chip e eSim da America Chip.

3- Compare os preços dos chips de viagem

Imagem com moedas douradas, sobre as quais há um cifrão em alto relevo. Metade das moedas, na região superior esquerda da imagem, estão iluminadas. A metade da área inferior direita está fora da luz, causando a impressão de serem moedas de tom escuro
Escolha a oferta mais atrativa entre as empresas de chip de viagem – Foto: Allison Saeng via Unsplash

Como você viu acima, há uma série de empresas do mercado de chip de viagem que vendem o produto online, para facilitar a vida dos viajantes. Quem viaja para um destino mais comum encontra planos compatíveis em todas elas, sendo preciso, então, comparar o preço de cada uma para encontrar a opção mais vantajosa.

Para isso, acesse os sites de cada marca e confira os pacotes oferecidos para o país ou a região da sua viagem. Você pode olhar melhor as opções de planos da America Chip, os Best Buy Sim e também os da O Meu Chip, ou então buscar aqui no site, pela caixinha de Pesquisa, as palavras “chip internacional” seguidas pelo nome do destino, e conferir nossas dicas específicas para o país que vai visitar.

Em todo caso, já adiantamos aqui que os chips internacionais possuem preços a partir de US$ 31, que variam de acordo com o local e a quantidade da viagem. Há, também, planos mais completos que outros, que custam um pouco mais por oferecer mais recursos. O eSim também é uma modalidade mais cara que os chips de viagem físicos comuns.

Compare os preços dos planos da America Chip.

4- Use nosso cupom de desconto para chip de viagem

Uma ótima notícia para você, leitor do Dicas de Viagem, é que temos cupom de desconto para a compra do seu chip de viagem ser ainda mais vantajosa para você.

Seja qual for a sua preferência entre as empresas de chip internacional, temos parcerias que garantem um preço melhor nos planos das marcas que indicamos aqui. Sendo assim, se você escolher uma das opções dos links abaixo, ainda pode economizar na compra do seu chip. Legal, né?

Basta digitar o código DICASDEVIAGEM no seu carrinho de compras para ganhar o desconto. Ele pode variar de 10% a 15% 😉

Confira mais detalhes sobre as vantagens do cupom com relação a cada empresa:

5- Confirme se o chip de viagem funciona no destino

Casal visto através da tela de um celular, posando para uma foto, trajando roupas típicas da região da Indonésia. Há uma pessoa segurando o celular, apontado na direção do casal, que está tirando a foto.
Evite transtornos ao confirmar que há conexão no destino – Foto: motomoto sc via Unsplash

Antes de realizar qualquer pagamento e efetivamente contratar seu plano de chip de viagem, é super importante confirmar se existe cobertura telefônica no seu destino pretendido. Para quem viaja à Europa ou aos EUA, que são lugares com ampla rede de dados e milhares de usuários por todo canto, essa questão é mais simples. Porém, quem vai para um local mais exótico, precisa sim se atentar a esse ponto.

Isso acontece porque há lugares em que uma empresa de chip atua, enquanto outras não. Existem até mesmo destinos onde não há cobertura de nenhuma das marcas citadas aqui, por motivos diversos. Podem ser zonas de guerra, países com instabilidade política, entre outras razões.

Já pensou se você compra o chip e só descobre que ele não está funcionando ao chegar no local? Seria um grande problema, mas pode ser facilmente evitado se você confirmar direitinho que há conexão de rede garantida pela empresa escolhida.

Confirme os destinos atendidos pela America Chip.

6- Está sem tempo? Aposte no eSim

O chip de viagem é uma das etapas do planejamento da ida ao exterior que devem ser feitas com antecedência. Quem deixa para a última hora pode acabar não encontrando tempo hábil para realizar a compra e receber o chip físico em casa – ainda mais se você não morar nas capitais do Rio de Janeiro ou de São Paulo, para as quais existe a pronta-entrega da America Chip.

No entanto, felizmente há uma nova tecnologia no mercado: a do eSim. Ele é um produto novo, que funciona por ativação online e evita a produção de mais plástico, além de eliminar a etapa da entrega. Fora isso, é uma ótima alternativa para quem esqueceu de comprar o chip antes, ou mesmo para quem teve uma viagem marcada de última hora, mas não quer ficar sem internet em viagens.

Apesar de ter um custo um pouco mais elevado que o chip comum, o eSim ganha por ser ainda mais prático. Após a compra, ele é enviado para o usuário como um QR Code, que deve ser lido pelo aparelho para que a instalação seja realizada. O único adendo é que somente modelos mais novos de celular têm suporte para essa tecnologia. Por isso, se te interessar, confirme antes se o seu é compatível.

Saiba mais sobre os eSim para sua viagem.

7- Siga as instruções de instalação do chip de viagem

Tela de bloqueio de um iPhone sobre uma mesa. Ela está acesa, marcando o horário de 5:24, de uma sexta-feira, dia 3 de novembro. O plano de fundo é colorido, mas abstrato
Se atente para instalar o chip corretamente – Foto: Koby Kelsey via Unsplash

Um ponto importante para que o seu chip de viagem funcione corretamente é se atentar à forma de ativação dele. Esse processo pode variar de acordo com a empresa da qual você escolheu seu plano internacional, mas de forma geral, o passo a passo segue um padrão.

Assim, para ativar o chip de viagem, poder usar a internet no celular e fazer ligações no exterior, siga as instruções a seguir:

  1. Desligue o aparelho de celular
  2. Retire o chip nacional (se seu celular tiver espaço para dois chips, basta seguir para o passo seguinte)
  3. Insira o chip de viagem no lugar adequado
  4. Ligue o aparelho de celular novamente
  5. Acesse as configurações e ative o roaming internacional

Caso você tenha optado pelo eSim, a ativação dele também é um pouco diferente. É recomendado fazê-la algumas horas antes da viagem, e será preciso ter uma conexão já ativa para dar continuidade com a instalação. Você pode usar o wi-fi do aeroporto para isso, por exemplo.

Nesta modalidade, o aparelho fica com duas linhas em uso no mesmo aparelho. Um ponto importante é deixar a opção “Uso de dados móveis” desabilitada, para evitar cobrança indevida no chip da operadora brasileira.

Economize ao comprar o chip internacional com o nosso cupom.

8- Não esqueça de ativar o roaming internacional

Dependendo do modelo do celular, o processo de ativação do roaming internacional pode ser diferente. Na maior parte dos casos, a diferença é entre aparelhos que usam sistema iOS e Android. Mas, para usar o chip de celular no exterior, o ponto mais importante é garantir que ele esteja ativo no aparelho.

Para os iPhones, o processo de ativar o roaming é o seguinte: acesse os Ajustes, depois a opção Celular, depois Opções de Dados Celulares, selecione Roaming de Dados, clique em Ativar Voz e Dados e, por fim, Selecione 4G.

Nos celulares Android, o caminho para ativar o roaming costuma ser assim: acesse as Configurações, depois a opção Mais Configurações ou Conexões, selecione Redes Móveis, depois os Dados Em Roaming, e finalmente clique em Ativar. Depois basta dar um OK. 🙂

Adquira seu chip com desconto pela America Chip.

9- Mantenha seu número nacional no WhatsApp

Celular apoiado sobre uma superfície plana e azul, com a tela ligada na página de carregamento do WhatsApp, mostrando o ícone do app ao centro
Dá pra manter o mesmo número no WhatsApp, mesmo com o chip de viagem – Foto: Mourizal Zativa via Unsplash

Uma dica super útil e que você precisa saber antes de adquirir o chip de viagem é que dá para manter o seu número do WhatsApp, mesmo instalando a nova linha para usar no exterior.

Isso acontece porque o uso do WhatsApp é vinculado a um número de telefone, e não ao chip que está ativo dentro do aparelho. Dessa forma, ao acessar o app pela primeira vez após inserir o novo chip no seu celular, uma notificação vai aparecer, perguntando se você quer manter o WhatsApp no mesmo número, ou trocá-lo para o novo. Basta responder que você quer continuar como estava.

Assim, você vai manter o número brasileiro no WhatsApp, com todas as suas conversas e figurinhas já salvas. Somente o acesso de internet remota é que será do chip de viagem.

Mas fique atento, pois se você selecionar a opção para trocar o WhatsApp para o número novo, vai acabar tendo o app todo resetado. E, ao voltar para o uso do seu chip nacional normalmente, terá que fazer esse processo de troca do número do WhatsApp de novo.

Compre o chip online e mantenha o número do WhatsApp no exterior.

10- Curta todas as facilidades do chip de viagem

Por fim, depois de adquirir o seu chip de viagem pela America Chip ou pelas outras empresas que citamos aqui, você só vai precisar curtir as vantagens que a internet na palma da mão proporciona. 🙂

Comprando o chip online e seguindo as dicas dadas neste post, com certeza você vai ter uma conexão de qualidade e vai conseguir se manter conectado durante todo o tempo que estiver no exterior.

Poste seus stories em tempo real, ligue para os amigos que permaneceram no Brasil, gerencie seus e-mails durante a viagem, confirme suas reservas de hotéis e voos utilizando a internet remota, e utilize mais uma infinidade de facilidades que o chip com internet em solo estrangeiro te dá. Com ele é possível manter contato com quem não pode ir junto, ou mesmo trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Continue conectado durante toda a sua viagem.

Perguntas frequentes

Onde comprar chip internacional de viagem?

Você pode adquirir seu chip de viagem do conforto da sua casa, se optar pelas empresas que vendem chip online. Confira os preços da America Chip.

Qual o melhor chip para viagem internacional?

A America Chip é uma das melhores opções de empresas para comprar um chip de viagem. Confira os pacotes de dados e os valores dos chips America Chip para seu destino.

A America Chip é uma boa escolha para viagens?

Sim, os chips de viagem da America Chip são excelentes escolhas para sua viagem – eles funcionam com as redes das maiores operadoras da Europa e dos EUA, por exemplo. Veja os preços e os planos da America Chip.

A O Meu Chip é uma boa escolha para viagens?

Outra boa empresa para comprar chip de viagem é a O Meu Chip, que também disponibiliza produtos para atender a uma grande variedade de destinos. Confira os planos da O Meu Chip no site oficial.

Vale a pena comprar chip internacional no Brasil?

Financeiramente, vale mais a pena comprar um chip local, após chegar ao destino. Porém, com relação à praticidade, é muito mais vantajoso comprar o chip internacional no Brasil. Não perca tempo de viagem em busca de conexão, compre um plano da America Chip agora mesmo.

Qual o melhor chip internacional para Europa?

Um dos melhores chips internacionais para quem viaja à Europa é o oferecido pela America Chip, que atua com as melhores operadoras locais, como a Vodafone, para garantir sinal para os viajantes. Confira os planos da America Chip no site oficial.

O chip internacional da Vivo é bom?

Você pode conferir melhor as condições de uso do chip Vivo no exterior no nosso artigo completo sobre o assunto.

O chip internacional da Claro é bom?

Também temos um artigo completo sobre o chip da Claro no exterior para que você, cliente da empresa, saiba se vale a pena utilizar os serviços dela em viagens internacionais.