Descubra o melhor do charme europeu nesta lista exclusiva de destinos deslumbrantes que fogem do comum
O continente europeu é recheado de destinos charmosos, desde aldeias medievais a cidades modernas, cada uma com belezas próprias e singulares. Esses locais são perfeitos para conhecer numa viagem com boas companhias, para criar memórias duradouras. E, pensando em te inspirar durante a busca do próximo destino, reunimos aqui as cidades mais charmosas da Europa.
É claro que Paris, Roma e Madri têm muitos encantos, mas existem tantas outras cidades para conhecer que, nesta lista, decidimos focar em lugares que fogem um pouco do comum.
Bora conhecer essa lista de charme e expandir a sua lista de destinos dos sonhos na Europa?
1. Annecy, França

Conhecida como Veneza francesa (ou Veneza dos Alpes), Annecy mistura tudo que uma cidade pode ter de encantador: canais charmosos, casas coloridas, ruas de paralelepípedos, balaústres floridos, restaurantes às margens dos canais, e uma natureza muito atrativa, com um lago icônico e montanhas perfeitas para a prática de esportes aéreos.
Não é por acaso que Annecy já foi sede do Tour de France (competição de ciclismo) por três vezes, e que o Lago Annecy seja um dos mais buscados para esportes náuticos na França. Aliás, vale destacar aqui que é um dos lagos mais puros do mundo, tendo sido formado pelo degelo de glaciares alpinos.
Mas, acima de tudo isso, Annecy é, em essência, uma cidade romântica. As ruas sempre floridas, o castelo medieval do século XI em meio a um dos canais (o Palácio de l’Isle), e o fato de ser recortada pelas águas (como Veneza) tornam a atmosfera do destino única. Além disso, há ainda uma ponte cuja lenda diz que, se dois apaixonados se beijam sobre ela, ficarão para sempre juntos – a Pont des Amours. Lindo, né?
Leia mais sobre Annecy:
2. Bruges, Bélgica

Bruges é mais uma cidade recortada por canais, e conta com um apelido que também remete à famosa cidade italiana conhecida justamente por isso: é chamada de Veneza do Norte. Toda a atmosfera do local remete aos tempos medievais, sendo as ruas estreitas permeadas por construções antigas, de tijolinhos e estilo gótico, que continuam bem preservadas.
Um dos principais atrativos de Bruges é o passeio de barco pelos canais. Inclusive, talvez você se lembre de um cão fotografado debruçado sobre um travesseiro em uma janela com vista para um desses canais. Fidèle, como era chamado, aproveitava bem do privilégio, sempre cochilando por ali. Ficou marcado pelos próprios moradores da cidade e por visitantes do mundo todo até falecer, em 2016.
A dica para curtir bem Bruges é visitar a cidade com tranquilidade, de preferência como uma parada extra se você já estiver na Europa e passar pela região. As opções de atrações, fora os canais, incluem museus e restaurantes, além das praças, onde se encontram pontos turísticos interessantes, como o Campanário de Bruges ou a Basílica do Sangue Sagrado.
Leia mais sobre Bruges:
3. Hallstatt, Áustria

Outra localidade de destaque entre as cidades mais charmosas da Europa é Hallstatt. A vista da vila a partir de um mirante que engloba o Hallstätter See (lago), as casinhas na encosta e a cadeia de montanhas ao fundo é uma imagem super icônica do destino. Aliás, neste post isso escolhemos uma imagem de outro ângulo justamente para dar uma perspectiva diferente do local. 😉
Hallstatt é a pedida perfeita para quem curte o clima alpino, que muda de totalmente de cor e atmosfera dependendo da estação. Dentre os atrativos para conhecer lá se destaca a Salzwelten Hallein, a mina de sal mais antiga do mundo. O passeio até lá é interessante desde o trajeto, sendo possível fazer trilha ou subir com funicular. Dentro há escorregadores, que rendem fotos super divertidas!
Leia mais sobre Hallstatt:
4. Colmar, França

Situada na região da Alsácia, na França, Colmar é ambientada com casas enxaimel, e é mais uma cidade permeada por canais, o que já atribui uma atmosfera bastante romântica ao destino. La Petite Venise (ou a “Pequena Veneza”) é uma área particularmente encantadora da cidade, bastante fotografada por quem a visita.
Colmar é sempre muito florida e tem ruas convidativas para passeios contemplativos, sem destino certo. Durante uma caminhada pelo centrinho, porém, as boutiques e cafés surgem como ótimas pedidas para uma parada estratégica.
Se você estiver pela região durante o mês de dezembro, não pode deixar de conferir o Mercado de Natal de Colmar, que é um dos mais famosos da Europa. Aproveite a ida para se deliciar com as típicas comidas da gastronomia local, com sabores influenciados pela Alemanha. Experimente o pain d’épices (pão de mel francês), os pretzels e os biscoitos natalinos.
Leia mais sobre Colmar:
5. Toledo, Espanha

Toledo é uma cidade marcante por conta da arquitetura medieval, que predomina sobretudo no centro histórico do destino, considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO. É um local super indicado para quem gosta de história e de fazer passeios exploratórios a pé, com muitas construções impactantes para conhecer no caminho.
Por lá, monumentos que não podem deixar de receber sua visita são o Alcázar de Toledo, a Santa Iglesia Catedral Primada (ou Catedral de Toledo), os arcos de entrada da área murada da cidade, como a Puerta de Bisagra, e as pontes no entorno da cidadela, como a Puente de Alcántara e a Puente San Martín.
O passeio para Toledo é uma ótima sugestão para quem já está em Madri, pois apenas 72 km separam as duas cidades. Dá para fazer tanto um bate-volta quanto pernoitar, se você tiver mais tempo disponível. Aos finais de semana, a cidade recebe muitos visitantes, sobretudo no verão, mas à noite costuma ficar mais vazia – e por isso dormir lá é uma boa ideia, dependendo da época da sua viagem.
Leia mais sobre Toledo:
6. Sintra, Portugal

Indo além de Lisboa, a cidade de Sintra, a apenas 30 km da capital portuguesa, merece destaque por ser uma localidade encantadora, com ares de conto de fadas e uma lista extensa de palácios no território. Dentre eles, um se destaca pela arquitetura marcante: o Palácio Nacional da Pena. O local é uma das Sete Maravilhas de Portugal, além de ser considerado como Património Mundial da UNESCO.
Todo colorido e com diferentes estilos arquitetônicos empregados em cada parte da construção, o Palácio é uma peça inteiramente única, com chame indiscutível. Foi construído a mando do rei consorte D. Fernando II, que viu ali as ruínas de um antigo mosteiro numa viagem à região e, encantado, adquiriu a propriedade, investindo na execução tanto do projeto do Palácio quanto do Parque homônimo.
Mas, além do Palácio Nacional da Pena, Sintra também dispõe de outros locais interessantes para visitar, como o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional de Sintra, o Parque e Palácio de Monserrate e até praias. O próprio centrinho da cidade é charmoso, e o clima serrano, mais ameno que o de Lisboa, é outro motivo que torna o destino super indicado para conhecer.
Leia mais sobre Sintra:
7. Český Krumlov, República Tcheca

Perto da divisa da República Tcheca com a Áustria se encontra uma das cidades mais charmosas do território theco: Český Krumlov (que se pronuncia “tchéski krumlov”, caso você esteja se perguntando). Esse pedacinho ao sul do país tem um encanto todo único, sendo também considerada uma cidade medieval e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Český Krumlov começou com a construção de um castelo, ainda no século XIII – o Castelo de Český Krumlov – e tem um curso d’água que corta o território. O Rio Moldava, cheio de curvas, proporciona uma paisagem tão bela quanto a das outras cidades charmosas da Europa já citadas aqui, cujas características são parecidas.
Fora tudo isso, o cenário ao redor do centrinho histórico parece de filme, tamanha a conservação das construções medievais que formaram a cidade no início – e continuam dando a mesma cara a ela até hoje. O Igreja de São Vito é outro exemplo, erguida no século XIV e preservada desde então.
Leia mais sobre Český Krumlov:
8. Florença, Itália

Florença praticamente dispensa apresentações e é até, de certa forma, óbvio que figuraria nesta lista. Por ser um dos berços do Renascentismo, período de transição pós-medieval quando os europeus buscaram a revalorização da arte e cultura clássicas da Antiguidade, é claro que toda a cidade é permeada por essa influência na arquitetura e nas atrações que mantém.
Numa ida à Florença, é indispensável conhecer a Catedral de Santa Maria del Fiore com a cúpula (Duomo de Florença) que se destaca no horizonte, a Ponte Vecchio, cartão-postal fiorentino, e os museus renascentistas, como a Galleria degli Uffizi, onde está exposta a obra O Nascimento de Vênus, e a Galeria della’Academia, onde se encontram as esculturas David e Pietá, de Michelangelo.
Por fim, não deixe de caminhar pela Piazza San Giovanni e pelas ruas estreitas ao redor, admirando a beleza do contraste entre as construções antigas com as colinas da Toscana no entorno. Aproveite, também, para parar num dos restaurantes centrais e apreciar uma boa massa, acompanhada de um vinho italiano. 😉
9. Ronda, Espanha

Uma cidade toda construída beirando um penhasco imenso: assim é Ronda, que só por esta descrição já se mostra um lugar, no mínimo, interessante. Mas há ainda diversos outros fatores que a tornam uma das cidades mais charmosas da Europa.
O precipício que limita a cidade é a beira de um cânion onde, ao fundo, passa o Guadalevín, rio que divide o local em dois. Esse espaço do penhasco é chamado de Tajo de Ronda e, sobre ele, ligando as duas partes da cidade, está a Puente Nueva, uma das mais marcantes do destino. Além dela, há também outras duas pontes, diversas praças, igrejas, e ainda a Plaza de toros de Ronda (centro histórico de touradas, onde hoje funciona um museu) para conhecer.
Ronda é uma cidade bem quente, e por isso grande parte das casas construídas por lá são da cor branca – para refletir a luz e não reter tanto o calor. Para curtir um clima mais ameno na cidade, a melhor época para visitá-la é entre os meses de outubro e abril, os quais abrangem estações mais secas, e também favorecem os passeios a pé para observar a arquitetura peculiar e a paisagem pitoresca dos arredores.
Leia mais sobre Ronda:
10. Heidelberg, Alemanha

Famosa principalmente por causa do Castelo de Heidelberg, a cidade homônima, na Alemanha, costuma conquistar quem estica a viagem para conhecê-la. Localizada às margens do Rio Necar (ou Neckar), um dos primeiros atrativos do destino é a Alte Brücke, Ponte Velha de Heidelberg, que liga o centro histórico com a parte leste da cidade.
Com edifícios de um charme único, o centrinho da cidade é perfeito para um passeio despretensioso, sem preocupação com o tempo. Paradas para refeições são indicadas, já que Heidelberg conta com ótimos restaurantes que oferecem o melhor que a culinária alemã pode oferecer – cervejas, schnitzels, e outras iguarias tradicionais. Uma nota, porém: por lá, é preciso fazer reserva antecipadamente!
Para aproveitar da atmosfera romântica de Heidelberg em todo seu potencial, no entanto, programe-se para visitar a região nos meses mais quentes, entre maio e setembro. O outono também pode ser uma boa escolha, sobretudo se você curtir o clima mais friozinho, já que a cidade fica com paisagem bem característica da estação, com árvores de folhas laranjadas espalhadas pelo território.
Leia mais sobre Heidelberg:
11. Liubliana, Eslovênia

A capital da Eslovênia é uma grata surpresa entre as cidades mais charmosas da Europa, e o que não falta são motivos para ela figurar nesta lista. Para começar, mesmo sendo o maior centro urbano do país, ainda assim Liubliana é uma cidade pequena, contando com menos de 300 mil habitantes. Isso já garante espaços mais vazios e pouco trânsito no local.
Aliás, falando de carros, um ponto importante sobre a capital eslovena é a zona pedestre do centro histórico, onde veículos automotivos são proibidos de transitar. Isso garante um espaço tranquilo para passeios a pé mas, mais do que isso, a região central é, por si só, super convidativa para caminhadas – ou para passeios de bicicleta. 😉
Os canais do rio Ljubljanica, as ruas estreitas rodeadas por prédios históricos, e a constante presença de natureza são apenas alguns dos atrativos do centro de Liubliana. Por lá, não deixe de conhecer a praça Prešeren, atravessar algumas das pontes do município, andar de barco, parar em algum dos cafés no caminho, conhecer o castelo e a catedral, e de andar sem rumo pelo centrinho.
12. Salzburg, Áustria

A região alpina onde se situa Salzburg já torna a cidade uma ótima adição à lista das cidades europeias mais charmosas. Mas, fora isso, por ser um destino repleto de pontos turísticos distintos, é também um local super indicado para você incluir no roteiro de viagem pela Áustria – inclusive, fica pertinho da vila de Hallstatt, já indicada aqui.
A cidade é dividida entre a parte velha e a parte nova pelo rio Salzach, e alguns dos pontos turísticos mais imperdíveis incluem a Fortaleza de Hohensalzburg, que é um dos maiores castelos medievais de toda a Europa, a Catedral de Salzburgo, de arquitetura barroca, onde também funciona um museu, e a Abadia de São Pedro, uma das igrejas mais antiga da Alemanha.
Por ser a cidade natal de Mozart, Salzburg é, também, considerada berço da música clássica. Entre as atrações que envolvem o músico, a casa onde ele nasceu e a residência da família são as que mais se destacam.
Indo mais além, a cidade também foi lar da família Trapp, da qual se originou a história do filme A Noviça Rebelde – que, inclusive, fora gravado por lá. Você pode fazer um tour do filme e visitar os Jardins e Palácio de Mirabell e o Palácio Leopoldskron se quiser conhecer alguns dos cenários.
Leia mais sobre Salzburg:
13. Dubrovnik, Croácia

Conhecida como Pérola do Adriático, Dubrovnik é famosa por ser uma cidade murada, sendo a parte interna chamada de “Cidade Velha”. Mais recentemente, ela ganhou fama por ter sido cenário da série “Game of Thrones”, mas as belezas do destino já são queridas entre os europeus bem antes da fama cenográfica, sendo, sem dúvida, um local imperdível para quem busca um destino de charme.
As construções mais antigas da cidade, que exibem fachadas góticas, barrocas ou de estilo renascentista, são tão bem preservadas que foram declaradas como Patrimônio Histórico pela UNESCO. Algumas delas que valem a visita são, claro, a muralha (é possível caminhar por elas), o Forte Lovrijenac, a Catedral de Dubrovnik, a Escadaria dos Jesuítas (onde Cersei fez a caminhada da vergonha na série), e outros. Não deixe de visitar, também, o Monte Srd, de onde se tem uma vista super privilegiada da região.
Se você pretende conhecer esse pedacinho charmoso da Croácia, reserve dois ou três dias para explorar Dubrovnik com calma. Se quiser aproveitar as praias da região, vale acrescentar ao menos mais dois dias no roteiro. Por fim, uma boa dica é evitar ir para lá no verão, já que a cidade fica muito cheia. Mesmo assim, se sua predileção for pelo calor, vá durante a primavera, de preferência no final da estação.
Leia mais sobre Dubrovnik:
14. Delft, Holanda

Delft é a representante holandesa desta lista. Localizada mais ao sul dos Países Baixos, é outro destino que reúne as características mais comuns entre as cidadezinhas encantadoras da Europa: tem canais, construções antigas bem conservadas, um centrinho agradável para passeios, mas tem também algo que a diferencia das demais, que é a presença de um moinho de vento, tão característico da Holanda.
A cidade fica próxima de outros destinos bem famosos, como a própria Amsterdam, e está colada em Haia e Rotterdam – apenas 13 km e 16 km separam as duas localidades de Delft, respectivamente. Foi nela que nasceu Johannes Vermeer, o pintor da Moça com o Brinco de Pérola.
Delft é uma ótima dica para quem quer ver um pouco mais do interior holandês, sobretudo com um cenário histórico e pitoresco. Já na praça central (a Markt) você pode vislumbrar prédios de arquitetura impressionante, como o da prefeitura ou o de qualquer outra lojinha encontrada por ali. Ah, e não deixe de comprar uma lembrança da porcelana azul pela qual a cidade é tão conhecida: a Delft Blue.
15. Lucerna, Suíça

Uma dica suíça entre as cidades mais charmosas da Europa não poderia faltar, não é mesmo? E por isso encerramos esta lista com Lucerna que, apesar de ser a última citada, não perde em nenhum quesito para as demais indicações já descritas aqui.
Muito do charme de Lucerna se deve ao Lago dos Quatro Cantões, que banha um dos lados da cidade. Aliás, há também um rio que corta a cidade, o Rio Reuss e, para completar a paisagem, montanhas alpinas podem ser avistadas nos arredores, como o Monte Pilatus e o Monte Rigi. O cenário é todo muito fotogênico e, para além disso, Lucerna ainda guarda inúmeros pontos de interesse para conhecer.
A cidade é bem colorida, diferindo um pouco do que é visto em outras áreas da Suíça, como Zurique, por exemplo. Ali também é válida a dica de caminhar pelo centro da cidade velha, fazer um passeio de barco, conhecer as construções históricas (como o Museggmauer, muro do século XIV, ou a Kapellbrücke, ponte antiga que liga duas partes da cidade) e, é claro, aproveitar algum dos restaurantes no caminho.
Leia mais sobre Lucerna:
Europa

O que não falta na Europa são cidades charmosas. Cada capital é icônica e tem um encanto próprio, com atmosferas que diferem entre si e fazem as viagens resultarem em lembranças completamente diferentes, dependendo do local visitado. Aproveite a ida ao Velho Continente para mergulhar na vivência local, e não deixe de conhecer alguns tesouros mais interioranos, como os desta lista de destinos, para sair do óbvio e se deixar conquistar por novos lugares. 😉
Veja mais dicas da Europa
As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem:
- Os 10 destinos mais visitados na Europa
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Amsterdam
- Roteiro para Hvar
- O que fazer em Barcelona
- Onde comer em Barcelona
- Voo de Balão na Capadócia
- O que fazer em Montenegro
- O que fazer em Milão
- O que fazer em Florença
- O que fazer em Roma
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer em Berlim
- O que fazer em Belfast
- O que fazer em Bristol
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Plovdiv
- Seguro viagem Europa
- Destinos mais visitados da Europa
- 20 destinos inusitados da Europa
- Excursão para Cinque Terre
- eSIM Albânia
- eSim Bósnia e Herzegovina
- eSIM Bélgica
Seguro viagem para Europa
Ter um Seguro viagem Europa é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. – VER PREÇOS
Chip de celular para Europa
Quer passar o tempo em Europa conectado? Compre o Chip celular Europa ou o eSim Europa e garanta conexão por um preço super atrativo. Confira as ofertas da America Chip e adquira sua internet ilimitada com o nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
Passeios e ingressos na Europa
Já planejou quais serão os seus passeios na Europa? Você pode embarcar com tudo organizado, sem ficar perdendo tempo nas filas de ingressos, se reservar tudo pela Civitatis, do conforto da sua casa. Garanta seu lugar nos melhores passeios e pague parcelado, em até 12 vezes, sem IOF! – VER PREÇOS
Passagem aérea para Europa
Quer garantir uma passagem aérea para Europa com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra! – VER PREÇOS
Aluguel de carro na Europa
Você sabia que pode alugar um carro para Europa pela internet e, ao chegar no destino, retirar o veículo e seguir com a viagem? Aproveite as ofertas da RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você com o comparador de locadoras da plataforma. – VER PREÇOS
Duvidas frequentes
Antecipando as principais dúvidas que vocês, leitores, podem ter sobre o assunto, elaboramos aqui uma série de perguntas com respostas rápidas para te ajudar. Mas, se não encontrar a informação que precisa, deixe um comentário para nós, e retornaremos para você. 🙂
A primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro) são geralmente consideradas as melhores épocas para visitar a Europa, devido ao clima mais ameno e à menor quantidade de turistas.
Depende do país de origem do visitante e do país europeu que planeja visitar! Muitos países europeus fazem parte do Espaço Schengen, que permite a entrada sem visto para brasileiros por até 90 dias.
As opções de transporte entre essas cidades incluem voos (inclusive os low cost), trens, ônibus e aluguel de carros. Os trens são uma opção popular e eficiente, porém um pouco mais cara – mas vale a pena se planejar para andar ao menos uma vez, visto que a paisagem costuma compensar!
Ao planejar seu orçamento considere os custos com transporte, acomodação, alimentação, atividades turísticas e compras.
De modo geral, as cidades europeias citadas aqui são consideradas seguras. Mesmo assim, é importante tomar precauções básicas de segurança, como ficar atento aos pertences e evitar áreas pouco iluminadas à noite – as mesmas recomendações básicas para qualquer lugar no mundo, na verdade.
As opções de acomodação incluem hotéis, albergues, apartamentos de temporada e pousadas (do tipo Bed & Breakfast). A escolha dependerá do seu orçamento e preferências pessoais.
Cada cidade tem sua própria língua oficial, mas o inglês é amplamente falado em áreas turísticas.
Cada cidade tem suas próprias atrações icônicas. Alguns exemplos são o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, a Ponte Vecchio, em Florença, ou ainda o Alcázar de Toledo.
A culinária varia de região para região, mas você pode esperar encontrar uma variedade de pratos locais deliciosos, desde frutos do mar frescos em Dubrovnik até chocolates finos em Bruges.
Além das roupas apropriadas para a época do ano, não se esqueça de levar um adaptador de tomada, medicamentos básicos, um guia de viagem e uma câmera para capturar todas as suas memórias.
O sistema de saúde europeu varia dependendo do país em questão. Porém, uma coisa é certa: brasileiros que não tiverem dupla cidadania, sendo uma delas europeia, precisa ter um seguro viagem Europa para garantir a entrada no continente e o atendimento médico, caso seja necessário.
Indo além na sua pesquisa, talvez te interesse saber que os passeios mais famosos da Europa incluem a Torre Eiffel, o Coliseu, a Torre de Belém e até mesmo o charmosíssimo Castelo de Neuschwanstein, na cidadezinha alemã de Schwangau.

