Esoterismo, espiritualidade e misticismo. Um país tão diversificado como o nosso em termos de crenças e mistérios não poderia deixar de oferecer destinos místicos ideias para quem curte e busca boas vibrações, energia e paisagens incríveis, quase sobrenaturais.

Axé pra quem é de Axé. Saravá para quem é de Saravá. Amém para quem é de Amém e por aí vai…. Que tal fazer da sua próxima viagem uma jornada mística?

Aqui vão quatro lugares no Brasil para incluir na lista de desejos. Continue lendo para conferir!

Serra do Roncador, Mato Grosso

Batizada em alusão ao barulho dos ventos contra os paredões rochosos, a Serra do Roncador é um paraíso ainda pouco explorado. Situada em Barra do Garças, a Serra ocupa uma vasta área que se estende até o estado do Pará, recheada de cachoeiras, rios e comunidades místicas. A mais famosa delas é o Santuário Místico e Ecológico do Roncador, um complexo de grutas e templo situado naquilo que alguns acreditam ser um núcleo energético da terra.

O local é muito procurado para rituais de energização e tratamentos de doenças, que são realizados pela enigmática líder da comunidade, a médium Dona Deusinha. Também são feitos tratamentos utilizando misteriosas pirâmides de alumínio – que, apesar de pesarem 400 quilos, flutuam para que os pacientes passem por baixo em busca da cura. #believeitornot
Lá, fala-se de força de seres intra e extraterrestre, além da materialização de problemas e doenças.

Se você ficou curioso com o destino, prepare-se: não é fácil chegar lá. O Santuário fica no distrito rural de Cocalinho, a 300 km de Barra do Garças, e não aceita visitantes o ano inteiro. Por isso, cheque o calendário de rituais místicos no site.

serra do roncador
serra do roncador – Foto: Divulgação

Para aqueles que querem curtir a beleza natural da Serra, há inúmeras opções de passeio. Alguns dos mais conhecidos são a visita ao Parque Estadual Serra Azul, a 4km de Barra do Garças, que conta com um circuito de mais de dez cachoeiras; a Caverna dos Pezinhos, composta por várias pegadas, sendo que nenhuma delas é de cinco dedos – para a alegria dos ufólogos; e o Parque das Águas Quentes, com diversas piscinas termais.

serra do roncador
Foto: Divulgação

Como chegar: O modo mais fácil é ir de avião até Goiânia, seguindo de carro até Barra do Garças. De lá, ainda é preciso seguir pela BR 158 até a Serra do Roncador de carro mesmo ou até de ônibus. Quem quiser fazer a experiência no Santuário pode pedir indicações e reservar direto com eles o ônibus que chega até o local.

São Tomé das Letras, Minas Gerais

Situada na Serra da Mantiqueira, a cidade de São Tomé das Letras fica a 1.444 metros do nível do mar e conta com inúmeras cachoeiras e grutas, além de uma atração bastante curiosa, a Ladeira do Amendoim. Acredite se quiser: se você colocar o carro no ponto morto e deixar o freio de mão solto nesta ladeira, ao contrário do que se imagina, o carro não desce e sim SOBE! Não acredita? Então, aperta o play no vídeo abaixo.

A ciência explica o fenômeno como uma ilusão de ótica, mas muitos acreditam que é a força magnética que puxa os veículos ladeira acima.

Todo o astral místico de São Tomé é intensificado pela arquitetura, em que a maioria das casas foi construída com pedras. Dentre elas, a que mais chama a atenção dos visitantes é a Casa da Pirâmide, que foi abandonada em um dos pontos mais altos da cidade – de onde vale a pena ver o pôr do sol, com uma visão 360º da região.

Uma curiosidade: os esotéricos acreditam que há uma passagem conectando São Tomé das Letras ao Machu Picchu, no Peru. #lenda

Como chegar: É possível chegar por Três Corações, por meio de estrada asfaltada, ou por Baependi, pelo Caminho Velho da Estrada Real.

sao tome das letras
Foto: Trilhas e Aventuras

Alto Paraíso de Goiás

A região do Alto Paraíso é considerada o principal destino místico do Planalto Central. A fama se deve não só pelo fato de ser a entrada para a Chapada dos Veadeiros, mas, principalmente, pela enorme placa geológica de cristal de quartzo, com mil metros quadrados, existente no subsolo.

Além disso, o Paralelo 14 que passa por Machu Picchu também cruza Alto Paraíso. Tais fatores estão atraindo diversas comunidades esotéricas para a região, como espíritas, budistas, oshoistas e inúmeras outras.

Para quem gosta de meditação e práticas de ioga, vale a pena ver a programação do Ashram de Sri Prem Baba – Ashram é o nome em sânscrito do local sagrado para práticas espirituais, dirigido por um mestre.

O Ashram em Alto Paraíso é chamado de Novo Portal da Chapada e recebe visitantes durante os períodos em que o mestre Sri Prem Baba encontra-se no Brasil. Para quem deseja fazer uma visita mais longa, é possível hospedar-se nos chalés do local ou ainda acampar no Ashram. Quem estiver com um pouco mais de pressa pode passar apenas o dia, aproveitando as práticas de meditação, ioga, palestras, mergulho nas cachoeiras e piscinas naturais, além de fazer passeios nas trilhas.

As refeições, sempre vegetarianas, estão inclusas no valor das diárias, que variam de acordo com a temporada e ainda não foram divulgadas para 2016.

Como chegar: Alto Paraíso fica a 230 km de Brasília e o trajeto pode ser feito de ônibus ou carro.

alto paraiso de goias
Ashram de Sri Prem Baba. Foto: Divulgação

Para quem estiver pela região, vale a pena dar uma passada em Pirenópolis. A cidade tem um jeitinho bem colonial estampado em suas casas, ruas de pedra e igrejas. O que realmente chama a atenção dos turistas, porém, são as inúmeras cachoeiras nos arredores da cidade.

Foto: Divulgação

Salvador, Bahia

O sincretismo religioso encontra sua mais forte expressão na Bahia. Ali, em diversas manifestações culturais, está presente a força das crenças africanas, que se associaram às imagens dos santos católicos para permanecerem vivas. Assim, os terreiros de candomblé – hoje tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) –, guardam muito da cultura brasileira. A melhor época para visitá-los é no período das festas dos orixás, que acontecem entre os meses de agosto e dezembro.

Dois terreiros se destacam em Salvador: o Terreiro do Gantois (Rua Mãe Menininha do Gantois, 23 – Federação), um dos mais conhecidos do país; e o Terreiro Casa Branca (Av. Vasco da Gama, 463 – Vasco da Gama), o mais antigo do Brasil datado de 1830.

Outra importante celebração que atrai milhares de religiosos a Salvador é a Festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro, na praia do Rio Vermelho. Nessa data, após diversas cerimônias que começam na noite da véspera, são ofertados a orixá os balaios (cestas de oferendas) no cortejo de barco que sai às 16h pontualmente. Uma boa dica é procurar um lugar alto e com boa visibilidade para conseguir acompanhar o belo rito.

salvador bahia místicos
Foto: Lonely Planet

E você, pronto para recarregar as energias no nosso Brasil místico?