Está planejando uma ida a Chapada dos Veadeiros? Aqui nesse post damos dicas de como chegar, onde ficar e também indicamos cinco passeios na Chapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros é um dos parques mais famosos do Brasil, conhecido por sua fauna, flora e formação geológica exótica. O acesso não é exatamente fácil, mas os poços e as cachoeiras para tomar banho, o visual incrível e a energia boa do local valem muito a pena a visita. Neste guia, selecionamos cinco lugares para conhecer na região e damos dicas de como chegar e onde ficar.

Como ir a Chapada dos Veadeiros

A maneira mais fácil de chegar à Chapada dos Veadeiros é voando até Brasília. Outra opção é ir para Goiânia, mas é uma alternativa com mais tempo de estrada e menos opções de voos. O ideal é alugar um carro na capital federal porque a Chapada é grande e um carro dará mais liberdade e mobilidade para conhecer o parque. Saindo do aeroporto de Brasília, a viagem de carro leva cerca de três horas. Basta seguir pela BR 020 até Planaltina, pegar a BR 010 (sentido Tocantins) e seguir nela até chegar a Alto Paraíso.

Para aqueles que são adeptos às caronas compartilhadas, uma opção é fazer uso das redes sociais para arrumar uma carona, como esse grupo no Facebook. Eu, por exemplo, aluguei um carro e ofereci caronas no grupo para ajudar no custo da gasolina.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Das três cidades que compõem a Chapada – Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante –, a melhor estruturada é Alto Paraíso, inclusive com restaurantes muito bons.

Fiquei hospedado na Pousada Espaço Naves Lunazen., os chalés são em formato de naves espaciais. O design diferente chama atenção e dá um clima bacana, algo meio “New Age”, e diferente das pousadas tradicionais. De acordo com os donos da pousada, o simpático casal Grazi e Rafael, a arquitetura redonda ajuda na circulação da energia. Fui muito bem recebido e adorei o clima familiar que eles proporcionaram. A pousada também possui uma pegada ecológica, com energia gerada por painéis solares. A pousada possui piscina ao ar livre, bar e café da manhã e o WiFi é gratuito.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

Pousada Espaço Naves Lunazen

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Pousada Espaço Naves Lunazen – Foto: divulgação

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Pousada Espaço Naves Lunazen – Foto: divulgação

Pousadas na Chapada dos Veadeiros

Pousada Espaço Naves Lunazen – Foto: divulgação

Hospedagem na Chapada dos Veadeiros

Pousada Espaço Naves Lunazen – Foto: divulgação

FAÇA UMA RESERVA OU SAIBA MAIS DO HOTEL AQUI

 

Minha dica é dividir a estadia: metade do tempo ficar em Alto Paraíso para conhecer os atrativos próximos de lá e depois ficar no vilarejo de São Jorge.

São Jorge é pequena, com menos infraestrutura, porém mais perto da entrada do parque. Lá fiquei hospedado na Pousada Villa São Jorge. É uma pousada bem simples, no fundo da casa dona Irene, que me acolheu super bem. Tem poucos quartos, redes para descansar e é um ótimo custo benefício. Não tive a oportunidade de me hospedei em Cavalcante, a terceira cidade que faz parte do parque, mas fiz um bate e volta para lá para conhecer a cachoeira Santa Barbara, uma das mais famosas da Chapada.

Aqui uma lista com Cinco lugares para visitar:

1- O Vale da Lua

O Vale da Lua é um dos pontos mais visitados da Chapada. Localizado a cerca de 30 km da cidade de Alto Paraíso (GO). As formações rochosas do Vale remetem às crateras lunares, com cachoeiras e até mesmo grutas. O acesso ao Vale é feita por uma trilha de um quilômetro (nível fácil) e não há necessidade de contratar guia.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

2- Cachoeira dos Macaquinhos

A Cachoeira dos Macaquinhos fica a 43 km de Alto Paraíso e o ideal é reservar o dia todo para fazer o passeio. Depois de 30 km de estrada de terra, chegamos no ponto inicial pra começar a trilha. Pagamos R$ 20 para o acesso às cachoeiras. Ao todo, são oito pontos de banhos (poços e cachoeiras). É uma área que também conta com camping, caso tenha interesse de passar à noite por lá.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

3- Cataratas dos Couros

As Cataratas dos Couros ficam a 57 km de Alto Paraíso e a trilha é de 2km. Várias cachoeiras e poços formam o Couros. A a trilha é considera de nível médio devido a trechos com muita pedra e, em alguns lugares, exigindo certa habilidade atlética do visitante. Um bom local para aventureiros porque há um lugar para pulo em um poço de uma altura de 15 metros.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

4- Mirante da janela e Cachoeira Abismo

Ficam perto no vilarejo de São Jorge e custam dez reais pra entrar. A trilha é de mais ou menos 6 km (ida e volta), de dificuldade fácil. Bela vista quando se chega ao fim, em especial na pedra suspensa. Na volta, não deixe de tomar um cafezinho com o Senhor Graciliano.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

Mirante da Janela

5- Cachoeira Santa Barbara

A Cachoeira Santa Barbara é a mais famosa da Chapada. Está localizada próximo a Cavalcante, a 22 km. Vale a pena sair cedo para garantir o sol na cachoeira, que fica num lugar fechado do rio e o sol é ideal por volta do meio dia. Chegando cedo você também pode descansar e evitar caminhar quando o sol está muito forte.

passeios na chapada dos veadeiros alto paraiso goias Foto: Brian Baldrati

Já sabe onde ir quando estiver na Chapada dos Veadeiros? Deixe se comentário pra gente !

Hotéis em promoção na Chapada dos Veadeiros



Booking.com

Leia mais:

Roteiro Chapada dos Veadeiros: 6 dias com muitas cachoeiras no paraíso

Passeios na Chapada Diamantina para quem quer curtir ao máximo

15 passeios em Foz do Iguaçu fora do eixo turísticos

Já ouviu falar na Ecovila Piracanga?

Rio Quente Resorts: Tudo o que você precisa saber para preparar sua viagem