O Círio de Nazaré acontece há mais de dois séculos no estado do Pará. Neste guia você confere todas as informações sobre as principais celebrações na capital, Belém.

O Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações religiosas do mundo e acontece em Belém, no Pará, durante o mês de outubro. Todos os anos, atrai cerca de 2 milhões de fiéis católicos ao estado, que participam de diversos eventos para homenagear Nossa Senhora Virgem de Nazaré.

É uma manifestação religiosa tão grande, que passou a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A festa dura vários dias, tem mais de uma dezena de romarias, e uma proporção muito maior do que se pode imaginar.

O Pará já é, por si só, um território grandioso, tanto em tamanho quanto em cultura, e a celebração do Círio de Nazaré é um marco ainda mais surpreendente nos costumes de quem mora lá. É impressionante a grandiosidade da fé que move as pessoas, e a energia envolta na cidade durante o Círio.

Ficou curioso para saber mais sobre essa grande festa paraense? Então confira no restante deste conteúdo TUDO sobre o Círio de Nazaré.

Foto de multidão de pessoas participando de procissão no Círio de Nazaré, em Belém, Pará
Mutidão na grande procissão do Círio de Nazaré – Foto: Diego Imai

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

O Círio de Nazaré

Para você que ainda não conhece essa festa religiosa, e está se perguntando “afinal, o que é o Círio de Nazaré?”, nós fomos conferir de perto essa gigantesca celebração e vamos te contar tudo aqui, neste guia.

O Círio de Nazaré é uma grande festa da igreja católica em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Ele acontece todo mês de outubro e dura 15 dias, num período denominado de quadra nazarena. Nesse período, acontecem inúmeras atividades festivas pelo estado do Pará, mas as de maior destaque são as da capital, Belém.

Nossa Senhora de Nazaré tem duas imagens que participam do Círio. Uma é a original, encontrada por um caboclo no século 18 próximo a um curso d’água (onde hoje é a Basílica de Nazaré), e a outra é a imagem peregrina, que participa das procissões, romarias e cortejos junto ao povo.

O costume dessa época no Pará é bem interessante e diferente, até porque as pessoas se cumprimentam inclusive desejando um “Feliz Círio” uns aos outros, como acontece no restante do país em outras datas mais conhecidas, como Páscoa ou Natal, por exemplo.

Berlinda com Nossa Senhora de Nazaré passa no meio de multidão nas ruas de Belém, no Pará
A berlinda – caixa de vidro ornamentada onde é levada a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – Foto: Diego Imai

Quer encontrar boas ofertas de hotéis em Belém, no Pará?
Veja os descontos que estão rolando apenas HOJE no
Booking.com

Booking.com

A História do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré tem mais de 200 anos de história. Tudo começou em no século 18, quando o caboclo Plácido encontrou a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré às margens de um riacho. Ele, então, a levou para a casa, fez um altar improvisado, mas reza a lenda que no outro dia ela sumiu.

A imagem foi encontrada novamente no mesmo lugar, na beira do rio, e de novo foi levada para a casa do caboclo. Mas a história se repetiu por várias vezes, até que, entendendo que a santa queria continuar ali, e então foi construído um altar no local da descoberta.

Com o passar do tempo, a fama da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi se espalhando, atraindo muitas pessoas que passavam por ali para vê-la. Assim, foi construída uma igreja ao redor do lugar, que hoje é a Basílica de Nazaré.

A tradição da grande procissão, no entanto, só se iniciou anos mais tarde, no final do século, quando a imagem voltou de uma restauração feita em Portugal. Na sua chegada, fiéis acompanharam o trajeto em procissão do porto até o Santuário, o que foi considerado o primeiro Círio.

Foto da Catedral da Sé de Belém, no Pará
A Catedral da Sé, umas das Igrejas que fazem parte da procissão em Belém do Pará – Foto: Diego Imai

Você sabe como alugar um carro bom e barato no Pará?
Garanta o melhor preço para o veículo de sua viagem, sem IOF, e parcele em até 12x sem juros na
RentCars

As celebrações do Círio de Nazaré

Durante a Quadra Nazarena, período de mais de duas semanas em que acontece o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, são diversas as celebrações em todo o estado. Belém, no entanto, é o local de concentração da maioria dos visitantes e fiéis, e onde a festa tem maior proporção.

São mais de 10 atividades principais de peregrinação, que incluem romarias a pé, de carro, moto e até de barco. Se você tem poucos dias na cidade, procure ir ao menos aos eventos mais importantes, que são a Missa do Traslado, a Missa do Círio, a Procissão da Festa e a Missa de Encerramento.

O grande ápice do Círio é no segundo domingo de outubro, quando acontece a principal procissão que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.

Abaixo você conhece um pouco mais de cada uma das principais etapas do Círio de Nazaré:

As etapas do Círio de Nazaré

  • Transporte dos Carros: na primeira quarta-feira do Círio, carros da celebração são levados por fiéis até a Companhia das Docas do Pará
  • Translado para Ananindeua: a imagem peregrina parte para até Marituba e depois Ananindeua, onde passa a noite
  • Romaria Rodoviária: carros de bombeiro, polícia, organização do Círio e de civis partem em romaria até Icoaraci
  • Romaria Fluvial: em Icoaraci a imagem peregrina embarca num navio da Marinha junto a outras embarcações, até retornar à capital
  • Moto Romaria: de volta à Belém, a peregrinação continua de moto até o colégio Gentil Bittencourt, onde acontece uma missa
  • Descida da imagem: a imagem original da Basílica é descida do local chamado Glória e fica em um altar dentro da igreja até o fim do Círio
  • Transladação: procissão à luz de velas que traz a imagem peregrina de volta à Catedral da Sé
  • Grande procissão do Círio: uma missa às 6h da manhã do domingo precede a principal procissão do Círio, que leva a imagem peregrina até a Basílica de Nazaré
  • Ciclo-romaria: uma romaria de bicicleta percorre as ruas de Belém no sábado seguinte à grande procissão, pela manhã
  • Romaria da Juventude: à tarde, grupos de jovens percorrem alguns bairros e finalizam sua procissão na Basílica de Nazaré
  • Romaria das Crianças: no domingo, uma romaria dedicada aos pequenos parte da Praça Santuário e contorna a Basílica
  • Romaria dos Corredores: no último sábado de Círio, a partir das 5h30 da manhã, há uma corrida-romaria, sem caráter de competição
  • Procissão da Festa: no último domingo acontece mais uma romaria da imagem peregrina, sendo um percurso diferente a cada ano
  • Recírio: por fim, quinze dias após a grande procissão do Círio, acontece uma procissão de encerramento, chamada de Recírio
Foto de multidão ao redor da berlinda que carrega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
Fiéis acompanham procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – Foto: Diego Imai

Os costumes do Círio

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada em uma berlinda, grande caixa de vidro ornamentada. A corda que ajuda levar a imagem peregrina é um dos maiores símbolos do Círio.

É por causa da corda que muitas pessoas se espremem na caminhada, para tocá-la, como uma demonstração de fé ou agradecimento. O pagamento de promessas durante o Círio é impressionante. Muitos carregam objetos simbolizando as graças recebidas, como miniaturas de casas, livros de vestibular, partes do corpo humano feitas em cera, entre outros.

A solidariedade do povo que participa da celebração é impressionante. Todos ajudam os que estão pagando promessas com sacrifícios. Há, inclusive, um centro chamado Casa de Plácido, onde prestam atendimento a pessoas feridas ou passando mal, e fornecem alguns alimentos.

Outro costume é o das fitinhas na grade da Basílica de Nazaré. Devotos as amarram com promessas, e em outubro todas são retiradas para renovar os pedidos. Após da missa do recírio, acontece a incineração das súplicas, queima dos pedidos deixados nas imagens.

Por fim, durante o Círio, há uma área com comidas, jogos e venda de produtos chamada de Arraial, na Praça Santuário. É bem parecido com as barracas de igreja montadas em época de festa junina (as quermesses).

Mulher paga promessa caminhando de joelhos durante grande procissão do Círio de Nazaré
É impressionante como as pessoas são movidas pela fé para pagar promessas durante o Círio – Foto: Diego Imai
Mulher amarrando fita em grade cheia de fitinhas na Catedral da Sé de Belém
A tradição de amarrar fitinhas na grade da Catedral da Sé é forte no Pará – Foto: Diego Imai

Sabia que o Seguro Viagem Nacional também é importante?

Alguns convênios médicos não oferecem cobertura em outros estados, além de o Seguro Viagem dar suporte em diversos tipos de imprevisto. Não esqueça de contratar o seu pela SegurosPromo, é baratinho e ajuda muito!

Curiosidades sobre o Círio de Nazaré

  • Todos os anos, Nossa Senhora de Nazaré ganha um manto novo, que é sempre financiado por um voluntário anônimo
  • A imagem original e a imagem peregrina nunca ficam no mesmo lugar – quando a peregrina chega à Basílica, é colocada na Praça Santuário
  • O Círio de Nazaré se compara ao Natal no estado do Pará. As pessoas se reunem, festejam, e fazem banquetes após as celebrações
  • Algumas das comidas típicas durante o Círio incluem a maniçoba (folha de mandioca cozida por uma semana) e o pato no tucupi
  • Durante as procissões, são vendidos muitos brinquedos feitos de miriti – caule de palmeira – que são ótimas lembrancinhas do Círio
  • A maioria das pessoas fazem a procissão descalço para evitar de machucar os pés dos outros peregrinos

Dicas para participar do Círio de Nazaré

  • O Círio exige muitas horas de pé ou andando, por isso, vá com roupas confortáveis e frescas
  • Faz muito calor no Pará, então não se esqueça de beber bastante água e, se quiser, leve um leque para ajudar
  • Vai participar de alguma procissão como forma de sacrifício, andando de joelhos, em quatro apoios, ou descalço? Não se esqueça de carregar curativos, eles são de grande ajuda
  • Não se esqueça de reservar sua hospedagem com antecedência! Mais de dois milhões de pessoas vão ao Círio todos os anos. Se deixar para procurar acomodação em cima da hora, vai acabar ficando sem

Quanto antes reservar, mais barata fica a diária do hotel?
 Então corre e garanta a sua hospedagem no Booking.com

Fiel pagando promessa no Círio de Nazaré, se locomovendo em quatro apoios
Fiel pagando promessa com a ajuda dos outros participantes do Círio – Foto: Diego Imai

O que você PRECISA saber ANTES de ir para o Círio de Nazaré

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Belém, no Pará, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Seguro Viagem Nacional também é importante

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

O Seguro Viagem Nacional é altamente recomendado. A maioria dos convênios médicos oferece somente cobertura regional, e o Seguro Viagem cobre prejuízos de vários tipos, não só relacionados à saúde. É um investimento baratinho que pode te livrar de grandes problemas.

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional. 

4) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é o maior comparador de aluguel de carro da América Latina, e a única no Brasil que compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos. Além disso, você pode pagar em até 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Leia também

Onde comer em São Luís do Maranhão – Os restaurantes indispensáveis

Turismo em São Luís do Maranhão – 6 passeios indispensáveis na cidade

Lençóis Maranhenses – Tudo o que você precisa saber antes de ir