Se você assim como eu, tem interesse em abrir conta no exterior não deixe de ler esse post! Já deixo avisado que o sistema é burocrático, mas no meu caso valeu muito a pena enfrentar, pois estou em uma viagem de volta ao mundo de longo prazo e fugir do IOF era meu foco principal.

Eu fiz a abertura pelo Banco do Brasil Americas (BBA), que não é o Banco do Brasil (BB). O BBA é subsidiário do BB, mas são bancos independentes e separados. Para abrir conta no BBA obrigatoriamente você precisa ter conta no Banco do Brasil. Já fica a dica!

Quais são as vantagens e premissas para abrir conta no exterior pelo BB Americas?

1. Ter conta no Banco do Brasil – Eu não tinha conta no BB, realizei a abertura de conta simples. Se você já tem, facilita a vida!
2. Transferência do seu dinheiro no BB para o BBA, com IOF de somente 0,38%, ao invés de 6,38% como é cobrado nos cartões pré pagos e crédito. Já economizou 6% !
3. Transferência via internet banking da sua conta no BB para sua conta no BBA. Você tem o controle total da transferência e não fica dependendo do seu gerente.
4. Transferência com valor do dólar comercial e não turismo, como é usado das demais transações (cartão de credito e cartão pré pago), sendo que o dólar comercial tem taxa mais baixa e, portanto, é mais vantajoso.

Com tantas vantagens, como abrir a conta?

1. Enviar e-mail para [email protected] informando o interesse em abrir a conta no exterior, aproveite e já envie a copia do seu cartão ou informações da sua conta no Banco do Brasil.

2. O BBA responderá o e-mail com a opção de abertura de conta para sua analise. Veja abaixo a copia do e-mail.

como abrir conta no exterior

Obs: quando a abertura de conta é a realizada a distancia obrigatoriamente é necessário realizar a transferência inicial de U$ 10 mil dólares. Sim é uma quantia alta, mas existe outra opção: É possível abrir a conta fisicamente, onde a transferência mínima cai para U$ 1 mil dólares. (Caso esteja indo para os EUA – Florida vale a pena se programar).

Dica: você não precisa ter toda a quantia de 10 mil dólares na sua conta do BB quando enviar a solicitação de abertura ao BBA. Eu fui transferindo aos poucos do banco que sou correntista.

3. Com a sua autorização para abertura, o BBA enviará por e-mail toda a documentação necessária para preenchimento.
Dica: o arquivo é PDF, preencha no computador todos os campos, imprima e assine.

4. Você precisará enviar via correio internacional para a Florida (envie com AR – Aviso de Recebimento) o formulário preenchido e os seguintes documentos:
• Cópia de 2 documentos de identidade, pode ser: passaporte, RG, CNH, visto. Dica: envie em cópia colorida. Se eles receberem em preto e branco, recusarão e você precisará enviar novamente, atrasando o processo.
• Comprovante de residência em nome do titular da conta, pode ser: conta de agua, luz, IPTU, fatura do cartão de crédito.
• Extrato da sua conta do Banco do Brasil dos 2 últimos meses – Obs: nessa etapa do processo eu não tinha o dinheiro suficiente no BB, portanto enviei também o saldo da minha conta do banco que sou correntista, para provar que tinha a quantia necessária do deposito inicial: U$ 10.000,00.
• Declaração do Imposto de Renda dos dois últimos anos.

5. Assim que a documentação chegar nos EUA, o BBA enviará e-mail confirmando o recebimento.

6. Após alguns dias, alguém do BBA vai ligar, para confirmar os dados e as informações enviadas no formulário. A atendente foi muito simpática, me perguntou o motivo da abertura e quando disse que iria fazer a viagem de volta ao mundo ficou toda animada. Inclusive, em todos os meus contatos eles foram muito prestativos, mesmo a distancia.

7. Em poucos dias, recebi a confirmação da abertura com os dados da conta e autorizando para iniciar a transferência bancária.
Dica: confira se recebeu pelo BBA o passo a passo de como realizar a transferência via internet banking do Banco do Brasil. Eu não tinha recebido e fiquei perdida quando fui tentar fazer. Consultei eles e me enviaram na hora. É possível também realizar a transferência pela sua agencia do BB.
Obs: o limite máximo de transferência por mês do BB para o BBA são 4 transações, portanto atente-se para calcular a quantia certa de cada transação. Eu fiz três transferências de U$ 3.000,00 e uma de U$ 1.000,00.

8. Assim que todo o dinheiro cair na conta, que demora em torno de três dias, o BBA enviará um e-mail liberando o acesso ao internet banking. É só seguir o passo a passo e efetuar o cadastro.

9. Na sequencia você receberá a confirmação da emissão do cartão que demorou uns 20 dias para chegar até a minha residência.
Dica: sempre fui avisando o BBA da data inicial da minha viagem de volta ao mundo, para garantir que daria tempo. Acho que ajuda na agilização do processo.

10. Quando o cartão chegar, precisa ligar para o BBA (compre credito no Skype, compensa muito mais para ligações internacionais), desbloquear o cartão e criar a senha pelo atendimento automático. Super simples!

como abrir sua conta no exterior

Flickr: Felipe Braga

Informações adicionais:

• O BBA vai te questionar sobre o interesse no cartão de débito e/ou crédito. Pelas consultas que fiz, acredito que o cartão de crédito não vale a pena, pois é necessário deixar U$ 3.000, em uma conta de investimento de longo prazo (dois anos), mas a rentabilidade é muito baixa.
• Eu optei pela opção débito, onde tenho duas contas: conta corrente e Money Market (como se fosse conta poupança) – você pode transferir o dinheiro da conta poupança para a corrente sem custo adicional).
• O cartão de débito funciona como se fosse crédito, pois tem aquela senha de segurança CVV atrás do cartão e consigo realizar compras na internet na função crédito. Perfeito, não? Mas lembre-se, precisa ter saldo na conta corrente e o débito é feito automaticamente.
• Faça o cadastro no site da Visa – verified by visa, (opção extra de segurança ao seu cartão), pois na compra de alguns sites, mesmo com todas as informações do cartão é direcionado ao sistema Visa de segurança. Se você não tiver esse cadastro não conseguira efetuar a compra! Dica de ouro!
• A taxa mensal da conta é de U$15, caso o saldo da conta fique abaixo de U$10.000,00.
• O processo todo, do dia que enviei a solicitação até a o dia que recebi o cartão, demorou em torno de 2 meses.

Ufa, depois de tantas informações e detalhes em como abrir conta no exterior, é só se programar e seguir as dicas!!!

E claro depois aproveitar e viajar!