A grande maioria dos brasileiros que possuem passaporte alguma vez já devem ter se perguntado ou, no mínimo, buscado no Google: “Como renovar meu Passaporte?”

A resposta é: “Não há renovação, tampouco prorrogação de passaporte, caso o seu tenha expirado a validade ou esteja prestes a expirar você precisa requerer um novo Passaporte.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Passaportes_brasileiro
Foto: Arquivo

Aí vai um passo a passo para facilitar sua vida:

1 – Clique no link Emissão do Passaporte para abrir o formulário onde você deve preencher os seus Dados Pessoais, Documentos, Dados Complementares e escolha do Local de Atendimento (Lembrando que algumas unidades da Polícia Federal é necessário o agendamento prévio)

Atualmente estou morando no Rio de Janeiro e me bateu um certo desespero quando vi que as unidades aqui na cidade estavam com agenda lotada para os próximos 60 dias, daí fui testando todas as possibilidades mas já imaginando que teria que viajar a São Paulo para fazer isso, porém para minha surpresa, quando tentei o agendamento no Aeroporto do Galeão vi que havia disponibilidade para uma semana depois, em um sábado de manhã (na verdade haviam muitas vagas para diversos outros dias próximos).

Essa é a única unidade do Brasil que funciona todos os dias da semana para a expedição de passaportes.

Os atuais horários de funcionamento para tirar o passaporte são das 04h às 19h, de segunda a sexta-feira e das 08h às 16h, nos finais de semana, no Núcleo de Passaportes – NUPAS (Galeão).

Já nos postos (shoppings) o funcionamento é das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira.

2 – Após preenchido e escolhido o local de Atendimento será gerada uma Guia de Recolhimento da União – GRU, atualmente o valor para solicitação de Passaporte comum é de R$ 156,07 (fique atento com a data de vencimento da GRU, após vencido o prazo deverá ser feito todo o processo novamente)

3 – Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) escolhido no momento do requerimento com a documentação original exigida (clique no link para saber mais se tiver dúvida de quais são os Documentos necessários para passaporte comum), o comprovante da GRU paga e o protocolo da solicitação do passaporte.

ATENÇÃO: A boa notícia é que a partir de 2018, os Governo Federal vai começar a exigir MENOS documentos. Durante todo o ano a passará a será implementada gradualmente. Depois do fim de 2018, não será mais necessário a apresentação de  quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa. Clique aqui para saber mais sobre essa nova medida.

Muito importante!!

  • Não se esqueça de levar o Passaporte anterior (vencido ou não),  a concessão sem a apresentação dele custa R$ 312,14;
  • Não é mais necessário levar fotografia, uma nova será feita no momento do atendimento, portanto dá um trato no cabelo e escolhe bem a camisa pra sair bem na foto 😉

4 – Por último, retire seu NOVO Passaporte pessoalmente, no prazo máximo de 90 dias, a contar da data do requerimento (a não retirada  neste prazo implicará em CANCELAMENTO automático pelo sistema) apresentando o Documento de Identidade original e o recibo (entregue no dia da apresentação) no horário e local indicados.

Prazo de entrega de  no máximo 6 (seis) dias úteis.

Em caso de dúvidas ligue para 194 ou através do email [email protected]

Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão

Endereço: Avenida 20 de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador – Rio de Janeiro

  • Polícia Federal – DELEMIG – Setor de Passaporte (Terminal 1) – (21) 3398-3142
  • Polícia Federal – DELEMIG – Setor de Identificação/Cadastro – (21) 3398-3182
Passaporte_brasileiro_antigo

No momento da apresentação dos documentos originais, o passaporte antigo (no meu caso ainda válido) é inutilizado através de furos ou até mesmo um corte em uma das pontas da capa.

Se possuir algum visto válido no passaporte antigo, mesmo que o passaporte já esteja vencido, não esqueça de levá-lo com você caso esteja indo para o país a qual o visto corresponde.

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade, por isso é recomendado que o viajante requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

Isso acontece pois, no momento de sua entrada no país estrangeiro, é concedido ao viajante autorização para permanência de até 06 meses, sendo que se seu Passaporte não possui essa validade, teoricamente, você permaneceria dentro do prazo legal, porém com um documento expirado. Claro que isso não é uma regra, foi a explicação que a Polícia Federal me deu no dia que fui retirar o meu novo.

O negócio é não arriscar e viajar bem tranquilo!!