Não importa o seu destino nos Estados Unidos, uma coisa é certa: para entrar no país, você deve ter um visto ativo no seu passaporte. Neste guia te mostramos como solicitar o seu visto de turismo nos EUA. Confira!

Do Alaska ao Havaí, passando por todo território estadunidense e até mesmo por Porto Rico (território não incorporado dos EUA), é exigido um visto dos viajantes brasileiros. Ou seja, para conhecer a Terra do Tio Sam não tem escapatória: você precisa da autorização concedida pelo consulado dos Estados Unidos. Mas, para te ajudar nisso, elaboramos este conteúdo sobre como tirar o visto americano.

Se você está se programando para conhecer Nova York, Los Angeles, a Disney, ou qualquer outro canto do país norte-americano, precisa primeiro passar por esta parte burocrática, antes de fazer quaisquer planos concretos. O processo para obter o visto americano tem algumas etapas, e nós vamos abordar todas aqui, pra te ajudar.

Confira a seguir as principais dicas de como tirar o visto americano, desde o preenchimento do DS-160 até a aprovação na entrevista. Bora?

Quais os documentos necessários para tirar o visto americano?

Para solicitar o visto americano você deve ter os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Folha de confirmação do formulário DS-160
  • Comprovante de pagamento da taxa do visto
  • Folha de confirmação do agendamento da entrevista

Além destes, é interessante levar também alguns documentos pessoais extras, como passaportes antigos, comprovante de renda, declaração de imposto de renda, escritura de imóvel próprio, contrato de aluguel, certidão de casamento, CNPJ de empresa própria, etc.

Tudo que for relevante para comprovar vínculos com o Brasil e atestar as informações preenchidas no DS-160 deve ser levado ao Consulado Americano no dia da entrevista. O cônsul pode pedir por alguns destes documentos mais importantes, então vá preparado.

Passo a passo para tirar o visto americano

Separamos o processo de tirar o visto americano em sete passos simples, sobre os quais falamos melhor em cada subtítulo abaixo. Acompanhe cada etapa para conhecer melhor os detalhes de como tirar o visto americano.

1- Preencher o DS-160

O DS-160 é um formulário extenso, que deve ser preenchido direto no site do consulado americano.

Neste formulário há questões pessoais sobre cada solicitante de visto, como nome, endereço, familiares próximos, ocupação, escolaridade, etc, além de informações sobre o que pretende fazer nos EUA (você deverá informar uma cidade, período de permanência e até mesmo um endereço de contato). Mesmo quem não tem planos concretos deve preencher, indicando as intenções que tem em ir para lá.

Esta é uma etapa crucial para a aprovação na entrevista do visto americano, porque qualquer informação errada pode acarretar em visto negado. Por isso, separe um tempo exclusivo para preenchê-lo com muita atenção. Se precisar de ajuda com a tradução da página ou com o que informar em certos campos, veja nosso conteúdo sobre como preencher o DS-160. Você dar todas as respostas em português mesmo. 😉

Após preencher o formulário você deve salvar a página de confirmação, e em seguida poderá seguir para o pagamento da taxa.

2- Cadastrar no site da embaixada americana

Antes de pagar a taxa do visto é preciso fazer um cadastro no site oficial do departamento de vistos dos EUA. Neste mesmo endereço eletrônico você vai realizar o pagamento e também agendar os atendimentos presenciais.

Quem estiver fazendo o processo do visto americano pela primeira vez deve clicar no botão “Criar uma conta” e preencher os campos com seus dados de identificação. Então, você receberá um e-mail com um link de ativação. Depois, você deve concluir o cadastro com mais algumas informações – lembrando que os dados devem corresponder aos informados no formulário DS-160.

Após inserir suas informações pessoais, é possível incluir outros que estiverem fazendo o processo do visto junto com você. Assim, se você estiver tirando o visto junto com a família ou com um amigo, por exemplo, pode incluí-los neste mesmo cadastro para facilitar os agendamentos.

Quem já tirou o visto americano em algum momento antes deve somente fazer o login. Caso não se lembre da senha, basta clicar em “Esqueceu a sua senha?” e seguir as instruções.

3- Pagar a taxa do visto

Com o cadastro finalizado no site do departamento de vistos dos EUA, tanto para você quanto para seus companheiros de viagem, chegou a hora de pagar a taxa do visto americano.

Primeiro você deverá selecionar o lugar de retirada do passaporte com o visto. As opções são os CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, ou os CED (Centro de Entrega de Documentos) de Recife ou de Porto Alegre. Mesmo quem vai receber o passaporte em casa deve escolher um local para retirada, além de indicar o nome de quem vai buscar o documento.

A página seguinte já é a da taxa do visto, chamada de taxa MRV. O valor é de US$ 185 dólares por visto, e pode ser pago em dinheiro (boleto) ou com cartão de crédito (somente cartões internacionais, das bandeiras Visa ou Mastercard). Todas as solicitações de visto agendadas junto são agrupadas nesta página, e só será possível agendar a entrevista após o pagamento de todas ser compensado.

4- Agendar entrevista e CASV

Após o pagamento ser aprovado, você deve acessar o mesmo site do departamento de visto dos EUA para agendar os dias do CASV e da entrevista do visto americano. Quem paga pelo cartão de crédito tem a vantagem da compensação ser mais rápida, enquanto o boleto pode levar até três dias para ser compensado.

Clique na opção “Realizar Agendamento” para consultar as datas e horários disponíveis para os atendimentos presenciais. Você pode marcar a primeira opção que aparecer, e depois reagendar se encontrar um dia mais favorável em consultas posteriores.

Fique atento, pois nas cidades onde o CASV e o Consulado Americano ficam em locais separados, a ordem de marcar os atendimentos no site é contrária. Primeiro se agenda a entrevista, e depois a ida ao CASV. Na prática, porém, a ida ao CASV é sempre a primeira etapa, onde acontece a coleta das digitais e da foto, e somente depois é a entrevista com o cônsul, em outro lugar.

Após marcar as datas uma janela se abrirá, com informações sobre o serviço de entregas premium. Ele consiste no envio do passaporte com o visto para quem for aprovado, porém tem um custo de R$ 62 por documento. A dica é não optar por esse serviço neste momento, afinal, você ainda não sabe se vai ser aprovado e não há reembolso do valor para quem tem o visto negado. É possível solicitá-lo depois.

5- Comparecer ao CASV

Bandeira dos EUA hasteada no topo de um mastro, com vento a deixando aberta, em um dia de céu repleto de nuvens, para ilustrar o post sobre como tirar visto americano
Foto: Brandon Day via Unsplash

O CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) é o primeiro local onde é preciso comparecer pessoalmente para tirar o visto. Lá serão entregues documentos, coletada a biometria e feita a foto do visto, que vai aparecer estampada no passaporte de quem for aprovado.

Os documentos que são necessários apresentar no CASV são: passaporte válido, passaporte antigo (se tiver visto vencido), e as impressões das páginas de confirmação do formulário DS-160 e da confirmação do agendamento.

Você pode entrar com bolsa ou mochila no CASV, porém será feita uma revista na entrada. Celulares também podem entrar, mas devem permanecer desligados. Guarda-chuvas não são permitidos.

Já dentro do local você será direcionado para filas diferentes, e em cada uma será solicitado algo. Na primeira, documentos. Em seguida, serão coletadas as digitais de todos os dedos. E, por fim, será feita a foto do visto.

Em Recife e Porto Alegre o local é chamado de CED (Centro de Entrega de Documentos) Nestas cidades é necessário levar a foto do visto pronta, de tamanho 5×5 ou 5×7, colorida e com fundo branco.

6- Comparecer à entrevista

A última etapa do processo de solicitação do visto americano é a entrevista, que acontece diretamente no Consulado Americano. É possível agendá-la em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Recife ou em Porto Alegre.

No dia da entrevista do visto americano você deve levar as folhas de confirmação e o passaporte (leve também passaportes antigos, sobretudo se tiver visto neles). Vá preparado para deixar bolsa, mochila, celular e outros itens do tipo nos guarda-volumes dos arredores do local, pois não são permitidos dentro do Consulado. Nas mãos, somente uma pasta com documentos pessoais.

Já dentro do local você será direcionado por diversas filas até chegar à etapa final, que é a conversa com o cônsul. Ele vai perguntar sobre você e a viagem que pretende fazer, considerando o que foi informado no seu formulário DS-160. Não se preocupe, pois toda a conversa é em português.

Se tudo correr bem e você prestar informações verdadeiras, que comprovem seus vínculos com o Brasil e suas intenções em visitar os EUA, seu visto será aprovado e você receberá uma pequena folha com instruções para receber o passaporte com o visto. Caso contrário, uma folha maior será entregue, com motivos pelos quais você foi negado na solicitação.

7- Retirar ou receber o passaporte com visto

Deu tudo certo e seu visto foi aprovado? Maravilha! Agora é só retirar seu passaporte com o visto direto no CASV da sua escolha, ou então aguardar o documento no endereço indicado, caso você tenha optado pela entrega premium.

Mas lembra que indicamos deixar para contratar esse serviço somente após saber se seu visto foi mesmo aprovado? Após a entrevista ainda é possível contratar a entrega premium. Para isso, basta entrar no site do departamento de visto dos EUA, ainda no mesmo dia, solicitar o serviço e pagar o valor referente à entrega para todos os passaportes agendados no dia.

O prazo de entrega dos passaportes é de cerca de dez dias a partir da aprovação. Para quem opta por receber o documento em casa, dependendo da localização, pode demorar um pouco mais.

Como preencher o DS-160?

O formulário DS-160 é uma das etapas mais importantes do processo de solicitação do visto americano. Para preenchê-lo é necessário tirar um tempo exclusivo só para isso, além de prestar atenção nos dados informados, para que tudo dê certo no final.

São várias páginas de informações solicitadas, todas com informações pessoais. É possível completar o DS-160 por conta própria, mas quem preferir também pode buscar uma assessoria especializada para auxiliar nesta e nas demais etapas para tirar o visto americano.

Caso você queira ajuda para preencher o formulário sozinho, pode conferir o artigo Como preencher o DS-160?, nosso post dedicado somente sobre esse assunto.

Como passar na entrevista do visto americano?

Uma solicitação de visto americano nunca é analisada do mesmo jeito que outra, pois cada pessoa tem particularidades que devem ser consideradas. Sendo assim, não existe uma fórmula para ser aprovado após a entrevista do visto – porém, existem algumas boas práticas e dicas para que você aumente a chance de sair do Consulado Americano com um resultado positivo.

A dica mais primordial de todas é ser verdadeiro com relação às informações ditas. Além disso, na entrevista você deve se manter fiel ao que informou no formulário DS-160, pois se você se contradizer pode acabar tendo o visto negado. Fora isso, certifique-se que seus vínculos com o Brasil são fortes, e leve todos os documentos comprobatórios que puder levar, para o caso do cônsul solicitar.

Como ter o visto americano aprovado?

Horizonte de Nova York, com diversos prédios e arranha-céus ao fundo, e destaque para o One World Trade Center, e água do rio Hudson à frente, para ilustrar o post sobre como tirar visto americano
Horizonte de NY – Foto: Paul Cuad via Unsplash

Para ter o visto americano aprovado você deve comprovar seus vínculos com o Brasil e provar as suas intenções de viagem. Não é preciso ter nenhum plano concreto para conseguir tirar o visto para os EUA, mas é bom ter uma ideia do que pretende fazer em território norte-americano.

Algumas características que ajudam na aprovação do visto são: estar num emprego estável há bastante tempo, ter uma renda compatível com a viagem (ou comprovar que alguém irá arcar com os custos), tirar o visto em grupo, estar em dia com as obrigações fiscais, entre outros fatores. No entanto, estes não são fatores determinantes para que o visto seja aprovado.

Cada caso é único, e somente os funcionários do Consulado Americano têm a resposta final de quem é aprovado ou não. Há casos de pessoas sem vínculo empregatício que conseguem tirar o visto, e também existem pessoas com carteira assinada há anos que são recusadas na entrevista. O resultado depende de diversos elementos.

Cidadãos que sonegam imposto, trabalham de forma ilegal ou não comprovam renda suficiente podem ter problemas para tirar o visto americano. Outro caso que torna mais complicado o processo é o de quem já teve o visto aprovado anteriormente, porém quebrou alguma regra, por exemplo, ficando mais tempo que o permitido nos EUA ou em outro país.

Como renovar o visto americano?

Tecnicamente, não existe renovação do visto americano. Após ele vencer, você precisa tirar um visto novo – igual acontece com o passaporte brasileiro, por exemplo. Sendo assim, o processo para renovar o visto para os EUA é idêntico ao de quem está tirando pela primeira vez.

No entanto, existem sim algumas vantagens para quem já teve um visto americano aprovado em algum momento da vida. Uma delas é a possibilidade de ser dispensado da entrevista no consulado americano. Outra, se tudo tiver corrido bem durante a validade do seu visto anterior, é uma chance maior de receber a aprovação do visto novamente.

Onde tirar o visto americano no Brasil?

Você pode tirar o visto americano no Brasil em três endereços distintos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.

Os endereços estão listados abaixo.

São Paulo:

  • CASV: Av. José Maria Whitaker, 370 – Vila Mariana
  • Consulado Americano: Rua Henri Dunant, 500 – Santo Amaro

Rio de Janeiro:

  • CASV: Rua Humaitá, 275 – Humaitá
  • Consulado Americano: Av. Pres. Wilson, 147 – Centro

Brasília:

  • CASV: Ed. Venancio 2000 Setor Comercial Sul, QD 8 Bl B60 3 Andar Sala 340 – Asa Sul
  • Consulado Americano: SES 801 – Asa Sul

Porto Alegre:

  • CED: Av. Assis Brasil, 1712 – Passo d’Areia
  • Av. Assis Brasil, 1889 – Passo d’Areia

Recife:

  • CED: R. Alfândega, 35 loja 220 (Shopping Paço Alfândega)
  • Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista

Se precisar contatar o Consulado Americano onde você realizou o processo do visto, veja nesta página da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil os dados de contato completos das unidades de todo o país.

Quanto tempo demora para tirar o visto americano?

O tempo até ter seu visto americano aprovado em mãos depende do local onde foi realizado o processo, e também de onde você vai recebê-lo. Por exemplo, o Consulado Geral dos EUA em São Paulo costuma ter uma fila de espera mais longa para marcar o dia da entrevista.

Para consultar o status atual de onde você pretende fazer o processo, acesse o site do gabinete de assuntos consulares dos EUA. Nele, há uma seção onde você pode selecionar o Consulado Americano do seu interesse, e uma tabela com a estimativa de tempo para a entrevista se abrirá.

Outro ponto, ainda, é a entrega do passaporte com o visto americano, para quem é aprovado na entrevista. Esse tempo costuma ser de 10 dias úteis, mas pode variar de acordo com o local de residência do solicitante do visto. Quem mora na própria cidade do Consulado, ou nos arredores, vai receber o documento mais rápido do que quem mora muito longe.

Quais são os tipos de visto americano?

Estádio de baseball em St. Louis, no Missouri, EUA, com plateia lotada e jogadores em campo, para ilustrar o post sobre como tirar visto americano
Estádio de baseball em St. Louis, no Missouri – Foto: Ronni Kurtz via Unsplash

O visto B1/B2 é o mais comum, atribuído a quem vai aos EUA a turismo ou em viagens de negócio. Porém, existem diversos outros tipos.

Se você se encaixa numa situação diferente, ou simplesmente quer conhecer mais sobre os vistos americanos, veja abaixo mais opções:

  • F/M: Visto de estudante
  • J: Visto para intercâmbio, professores ou pesquisadores
  • K1: Visto para noivo(a) de cidadão americano
  • I: Visto para mídia e jornalistas estrangeiros
  • A: Diplomatas ou militares
  • C: Visto americano de trânsito
  • E: Tratado de Comércio / Tratado de Investidor
  • G: Funcionário de organização internacional
  • H: Visto para trabalho especializado, temporário ou programa de treinamento
  • L: Visto para trabalho em empresa estrangeira com filial nos EUA
  • O: Visto para pessoas com habilidades extraordinárias
  • P: Atletas, artistas ou profissionais de entretenimento
  • R: Visto para trabalhadores religiosos
  • T: Visto para vítimas de tráfico humano
  • U: Visto para vítima de atividade criminosa

Seguro viagem Estados Unidos

Contratar um seguro viagem para os EUA é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para os EUA

Quer garantir uma passagem para os Estados Unidos com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Chip de celular para os EUA

Que tal passar toda sua temporada nos EUA 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Tampa. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Preciso saber inglês para tirar o visto americano?

Não é preciso saber inglês para tirar o visto americano. O formulário DS-160 pode ser preenchido em português, e todos os atendimentos presenciais também acontecem em português.

O que é preciso para tirar o visto americano?

Brasileiros que querem tirar o visto americano precisam ter passaporte válido, preencher o formulário DS-160, pagar a taxa e comparecer à entrevista do visto. Saiba mais sobre como tirar o visto americano.

Onde tirar o visto americano no Brasil?

Existem cinco locais onde é possível fazer o processo de visto para os EUA: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Confira todas as dicas para tirar o visto americano.

Como tirar o visto americano para menor de 18 anos?

Menores de idade podem seguir os passos comuns de como tirar o visto americano, porém devem fazer todos os processos acompanhados do responsável, inclusive a entrevista do visto.

Quanto tempo leva para tirar o visto americano?

O tempo para tirar o visto americano varia de acordo com o volume de procura. Atualmente, o período de espera é de mais de um ano, visto que os horários de agendamento da entrevista do visto estão todos lotados até 2024. Saiba mais sobre como tirar o visto americano.

Quanto custa para tirar o visto americano?

O valor da taxa MRV, obrigatória a todos os solicitantes do visto americano de turismo, é de US$ 185.

Quais são os requisitos para tirar o visto americano?

Para tirar o visto americano os requisitos são: possuir passaporte válido, preencher o formulário DS-160, pagar a taxa do visto, comparecer à entrevista e comprovar os vínculos com o Brasil e os recursos financeiros para a viagem.

Quais são as causas do visto americano negado?

O visto americano pode ser negado se forem informados dados falsos no formulário DS-160, se houver contradições entre o formulário e o que é dito na entrevista do visto, ou caso haja situações pessoais irregulares, que o cônsul julgue inadequadas para uma viagem aos EUA.

Preciso ter o visto americano para fazer escala nos EUA?

Sim, é preciso ter um visto americano válido para fazer até mesmo uma escala nos Estados Unidos. O mesmo se aplica a quem faz escala em Porto Rico, que é um território dos EUA. Confira dicas sobre como tirar o visto americano.