Como alguns de vocês sabem, acabei de voltar de uma viagem maravilhosa no Atacama & Salar de Uyuni. Resolvi então escrever um resumo do Atacama pois tenho recebido muitas perguntas!

cordillera de la sal atacama

cordillera de la sal

Como ir?

Rio de Janeiro: não é tarefa fácil, são vários trechos para chegar: vôo Rio-Santiago; vôo Santiago-Calama; e ônibus/transfer Calama-San Pedro de Atacama.

São Paulo: uma notícia boa: a Sky Airlines, cia lowcost chilena, tem vôos direto Guarulhos-Calama. Basta conferir aqui !

O que eu fiz?

Primeiro, peguei a passagem Rio-Santiago por 20 mil milhas do programa de fidelidade da Tam, o Multiplus (ida-e-volta). Se você ainda não é associado de algum programa de milhas, eu recomendo fortemente a inscrição, afinal, estamos em tempos de crise 😉
Depois fui no site chileno da LAN e comprei o trecho Santiago-Calama por aproximadamente R$265,00 (ida-e-volta).
Por fim, optei pelo transfer da empresa Trans Licancabur, por 20 mil pesos chilenos (ida e volta). Eles tem um quiosque no aeroporto (assim como várias outras empresas) e não é necessário comprar com antecedência. Eu achei o serviço excelente, motoristas ótimos, micro-ônibus em bom estado e na ida ainda paramos em 2 mirantes para tirar fotos (o motorista perguntou se queríamos e óbvio que aceitamos).

trans licancabur atacama

Onde ficar?

Depois de pesquisar bastante, optei pelo hotel Takha Takha, localizado na rua principal de San Pedro do Atacama: a Calle Caracoles. Ficamos num quarto com banheiro privado e café da manhã por US$ 76 de diária para o casal. O Hotel dispõe de piscina e wifi (que só funciona perto da recepção, mas isso não foi um problema para a gente).

piscina hotel takha takha

Eles também oferecem a possibilidade de Lunch Box – uma espécie de merendeira com o café da manhã para quem for fazer passeios que saem antes das 7:30am quando começa o café no hotel. É uma hospedagem simples, mas achei excelente e voltaria a me hospedar lá, sem dúvida. Acho sinceramente que a não ser que você esteja viajando sozinho, a economia de ficar afastado do centrinho não compensa a diferença no preço. Os quartos do Takha Takha são simples, mas cobrem todas as nossas necessidades, o lunch box é super completo (fruta, suco de caixinha, sanduíche, barrinha de cereal e brownie), tem uma piscininha para relaxar e ainda fica a poucos instantes de qualquer lugar em San Pedro!

quarto hotel takha takha

como visitar o atacama

Como escolhi a(s) agência(s) dos meus passeios?

Gente, eu pesquisei MUITO sobre esse tópico, muito mesmo. Li todos os tipos de relatos possíveis, contactei mil pessoas no Instagram, Trip Advisor, amigos que já estiveram por lá, e também perguntei a experiência com as agências de todos que eu conheci no Chile. Então vamos lá, a primeira coisa que você precisa saber é que existem 3 tipos de agências: as baratas que vão de muito ruim à razoável, como a Colque Tours e a Maxim, as agências intermediárias como a Inca Coya *agência base para meus passeios* e a North Travel, e as agências caras como a Ayllu e Grado 10. Agora minhas considerações:

  1. Existem sim mil agências em San Pedro e você pode optar por fechar os passeios lá para ter maior possibilidade de obter desconto e pechinchar, mas isso significa também perder tempo indo de agência para agência e correr o risco do tour que você quer para o dia que você quer estar completo (nós vimos isso!).
  2.  Quando uma agência não têm o número mínimo de pessoas para realizar o passeio ou ela repassa para uma outra agência ou ela cancela o tour. Isso acontece com todas as agências do Atacama, sejam caras ou baratas. Nós por exemplo tivemos passeios repassados pela Inca Coya, assim como uma brasileira que conhecemos que havia fechado o passeio com a Grado 10, e assim como uma amiga que ia fazer um tour com a Ayllu acabou ficando sem conhecer o Valle de la Luna porque sem o número mínimo de pessoas, a agência optou por cancelar o passeio.
  3. Por que então eu escolhi a Inca Coya? Porque além das opiniões muito positivas, foi a única agência que me ofereceu 14% de desconto no pacote de passeios mesmo por e-mail, e o Ricardo, dono da agência foi SUPER honesto sobre a questão do “repasse” para outras agências. Ele nos disse que a Inca Coya tem 2 ou 3 outras agências parceiras que prestam serviços de qualidade similar e ele sempre tenta repassar para essas, mas se elas também não forem possíveis, aí o jeito é alocar para uma outra empresa não tão boa. Passamos por essas 2 situações 😛
  4. O Tour Astronômico mais famoso é o da Agência Space OBS do francês Alain Maury. Os tours acontecem em inglês, francês ou espanhol e necessitam ser agendado com antecedência, muitas pessoas que conhecemos lá deixaram para tentar na hora e acabaram ficando sem ou tendo que fazer com outra agência (e não gostaram!). Esse é um dos passeios que eu mais queria fazer já que o Atacama é um dos maiores observatórios a céu aberto!

tour astronômico atacama

Eu reservei o tour da Space por e-mail em meados de Agosto, ou seja, com quase 2 meses de antecedência. Não foi necessário depósito algum, apenas nossos dados e a data/idioma escolhidos. Além disso, é recomendável fazer o tour no começo de sua viagem, já que depende das condições de visibilidade…. já pensou deixar para seus últimos dias e correr o risco de pegar um céu nublado? 😉