Se existe um país com tamanha diversidade eu digo sem medo que esse país é a Austrália!!

De praias paradisíacas a deserto, de aborígenes a imigrantes de todos os lugares do mundo, de canguru a tubarão. A Austrália sem dúvida deve ser incluída na sua lista o mais rápido possível. Mas se tem uma coisa que aprendi nesse último ano morando e viajando pelo país, é que o melhor dele não está em nenhum destino específico, e sim nos caminhos. O melhor da Austrália são as estradas e as surpresas que ela traz, é por isso que viajar de carro por lá é obrigatório para todos os turistas, inclusive os próprios australianos tem essa cultura de viajar acampando com suas famílias.
É muito comum ver as rodovias cheias de Motorhomes e Campervans, cada cidadezinha com um camping de alta infra estrutura e muita assistência para esse tipo de viajante.

MotorHome nas estradas da Austrália

Porém a viagem não é tão barata, para alugar uma campervan você terá que embolsar no mínimo $50 por dia, e caso deseje um Motorhome para caber um grupo grande vai precisar de no minimo o triplo disso.
Por isso a melhor dica que posso dar para quem pretende se jogar nas estradas da Austrália é: tente uma RELOCATION.
A relocation nada mais é que um favor mutuo, agências de aluguel de campervans oferecem serviço de pegar o carro em uma cidade e devolver em outra, porém em certos momentos eles precisam dos carros de volta para a cidade anterior, e o que eles fazem? Alugam esse carro para quem puder leva-lo a um preço completamente figurativo.
Eu paguei AUD$1 por dia para ir de Brisbane até Sydney em uma campervan para duas pessoas com uma mini cozinha acoplada, e apenas $AUD5 por dia no aluguel de uma Motorhome enorme para 6 pessoas de Melbourne para Sydney.

Viajando de MotorHome pela Austrália

A experiência é indescritível, as estradas australianas estão em perfeito estado. Fiz uma viagem pela Costa Leste durante 15 dias e nos mais de 3.000km que viajei não me decepcionei com nada em relação a assistência para esses viajantes, e nem com o povo educado e solicito que me ajudou muito.

Conhecendo as estradas pelo mapa australiano

Os campings pelo caminho são completamente diferente do que você possa imaginar, alguns chegam a se parecer com resorts, área de lazer completa e normalmente são de frente para as praias, os grandes banheiros compartilhados normalmente são bem limpos e o preço é completamente acessível, nenhuma noite paguei mais de 35 dólares para estacionar o carro, usando ainda a energia elétrica do camping para dentro do carro. E o melhor é que você ainda consegue economizar cozinhando dentro do carro.

MotorHome por dentro

Por dentro do MotorHome na Austrália

Para fazer uma relocation é preciso algumas coisas: primeiro flexibilidade com datas e destinos. OK, pode ser que você tenha a sorte de conseguir o carro que quer no período que deseja para ir para a cidade que gostaria, porém nem sempre isso funciona, provavelmente você vai ter que adaptar a sua viagem de acordo com o carro que conseguir. Vale lembrar também que normalmente o aluguel por relocation é para poucos dias de viagem, então se pretende ficar viajando por mais de uma semana vai precisar buscar outra relocation, optar por um outro tipo de aluguel ou estender o seu contrato pagando diárias extras.
Outra coisa que é necessário é pagar um seguro do carro no momento da locação. Isso varia de uma empresa para outra, mas de qualquer maneira sai mais barato que qualquer outro tipo de aluguel ou passagem aérea. Quanto a permissão para dirigir isso não é um problema por aqui, podemos usar a nossa própria carteira de motorista do Brasil.

Para quem está buscando um carro disponível de relocation segue alguns sites que me ajudaram, alguns inclusive te enviam SMS quando tem algum motorhome disponível no período que você procura:

http://www.apollocamper.com/reloc.aspx
http://www.imoova.com
http://www.jucy.com.au/specials/campervan-relocations.aspx
http://www.relocations2go.com/au/

Ta aí a dica de ouro para os mochileiros na Austrália, posso afirmar uma coisa: A viagem vai ser inesquecível para qualquer destino que escolher, e a relocation pode ter dar uma forcinha extra para economizar no transporte e estadia.

Boa sorte e se joguem nessas estradas inesquecíveis!