Um guia completo para planejar sua viagem à Croácia. Anote as dicas e aproveite muito!

A Croácia é um país com paisagens incrivelmente bonitas, praias de mar cristalino e natureza bastante abundante. Os cenários compostos pela vegetação, pelos parques nacionais e pelas praias paradisíacas em contraste com prédios históricos tornam o lugar único, e excelente para uma viagem.

Composta por mais de mil ilhas, muitos dos destinos mais famosos da Croacia ficam na extensão de seu litoral, que é banhado pelo Mar Adriático e tem praias incríveis – algumas até mesmo escondidas. Durante o verão europeu (entre julho e agosto) o destino lota com cruzeiros e pessoas dispostas a curtir o melhor do mar do local.

Confira nossas dicas nesse guia completo para você planejar sua ida ao país.

O que fazer na Croácia

A Croácia é um país ensolarado, especialmente agradável durante o verão. Se puder escolher, visite-o entre os meses de junho a setembro, quando as temperaturas são mais agradáveis. O inverno por lá é bastante frio e deixa o país bem vazio (algumas atrações fecham durante o período).

Ao montar seu roteiro, não concentre todos os dias em Dubrovnik, porque há muito mais para explorar pelo país. Uma boa dica é fazer um tour de norte a sul, ou vice-versa, para conhecer os principais locais da Croácia inteira, com paisagens incríveis de muita natureza, belas praias e prédios históricos.

As cidades tem arquitetura marcante e vale muito a pena passear pelos cenários medievais. Se você é fã, vai gostar de fazer o tour de Game of Thrones em Dubrovnik, que foi cenário da série durante as gravações. Outro passeio imperdível é conhecer os Lagos de Plitvice, um parque com 16 lagos, cachoeiras e visual maravilhoso.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios a Croácia e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar na Croácia – Nossa indicação de hotéis

As principais cidades croatas para fazer um ou mais pernoites são Split e Dubrovnik, além da capital Zagreb. Também existem ilhas onde você vai querer passar a noite, como Hvar, principalmente se for durante o verão. Mas há algumas cidades menos badaladas que também compensam a estadia – principalmente por serem mais econômicas – como Porec e Umag.

Em Dubrovnik, se hospedar dentro da cidade medieval é mais caro, por isso, se quiser economizar, busque um hotel nos arredores da muralha. Em Split pode ser interessante ficar numa região entre o Palácio de Diocleciano e as praias, já que assim você fica perto dos dois lugares. Já em Zagreb há hostels, mas também hotéis com ótimo custo-benefício.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagem na Croácia no Booking.com ou Hoteis.com

Paisagem de cidade croata, com montanhas ao fundo, casas na encosta, barcos no porto, e vegetação em primeiro plano
A Croácia tem algumas das paisagens mais incríveis da Europa – Foto: Unsplash
Piscina de borda infinita no Valamar Riviera Hotel, em Porec, na Croacia
O Valamar Riviera Hotel tem vista para uma bela paisagem – Clique na foto para reservar
Foto da piscina do Meliá Coral Beach Club, em Umag. na Croácia
A piscina do Meliá Coral Beach Club – Clique na foto e reserve seu quarto

O que comer na Croácia – Dicas de restaurantes

Por ser um país com uma extensa costa banhada pelo mar Adriático, o que você vai encontrar aos montes nos restaurantes croatas são frutos do mar. Os cardápios são repletos de peixes feitos ao forno com muito azeite, como manda a tradição mediterrânea, e acompanham acelga, batatas e, é claro, bons vinhos.

Outra iguaria super típica da Croácia são os cogumelos trufas, que compõem ótimos pratos por todo o país – mas costumam ter um preço bem salgado. Por fim, graças à influência italiana, a gastronomia também tem forte ligação com massas, e há boas ofertas de pratos de macarrão ou pizza por lá.

Chip de Internet na Croácia

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem pela Croácia. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America ChipEasySim4U, O Meu Chip ou Viaje Conectado.

Seguro viagem para a Croácia

Contratar um seguro viagem para a Croácia é indispensável. Apesar de ainda não fazer parte do Tratado de Schengen, o país está em negociação para aderir ao grupo, e com isso exigirá o seguro a todos os visitantes.

Mas mesmo sem a exigência válida, para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino. 😉

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Costa de pedras, com floresta ao fundo, do Mar Adriático na Croácia, com mar azul profundo
O Mar Adriático na Croácia é um dos mais azuis do mundo – Foto: Unsplash

Aluguel de carro na Croácia

Alugar um carro na Croácia é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Passagens aéreas para a Croácia

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para aéreas, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

Ainda não existem voos diretos do Brasil para a Croácia, mas ficar de olho nos preços pode te ajudar a encontrar uma escala por um valor bem legal.

No próprio Passagens Promo, é bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Foto panorâmica de Dubrovnik vista de cima, com foco na cidade medieval separada por muros
Dubrovnik é um chame de cidade e um dos principais destinos no país – Foto: Unsplash

Leia todas as nossas dicas e posts da Croácia