Um guia completo para planejar sua viagem à Cuba. Anote as dicas e aproveite muito!

Cuba é a maior ilha do Caribe e, apesar de controversa em termos políticos, é um excelente destino turístico a se conhecer. Totalmente estruturada e de portas abertas para o turismo, vale a pena investir suas férias aqui.

Diversas praias paradisíacas, inúmeros pontos históricos, parques nacionais e atrações para todas as idades o aguardam nesta ilha caribenha. Por isso, nossa recomendação é: desfaça-se de seus preconceitos e abra sua mente para conhecer Cuba. Mas alertamos: é bem possível que você acabe se apaixonando pela ilha. 😉

Veja abaixo o que fazer no país e onde se hospedar, além de várias dicas sobre como aproveitar melhor a sua viagem com sossego e tranquilidade.

O que fazer em Cuba

A capital cubana Havana é conhecida como a cidade onde o tempo parou nas décadas de 1950-60 com seus prédios clássicos e carros coloridos, charutos, povo alegre e muita salsa – típica dança cubana.

Quem visita a capital vale a pena conhecer a Habana Vieja, o centro histórico da cidade e um dos bairros mais importantes da região foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Outro ponto turístico é a Plaza de La Revolución, uma das maiores praças do mundo com mais de 70 mil m² e um dos principais pontos históricos da cidade.

É claro que quem visita Cuba também procura belas praias caribenhas, que é o caso da cidade Varadero, a cerca de duas horas de distância de Havana. Muito procurada pelos turistas, a cidade oferece belas praias de areia branca e mar azul. Além disso, há outros lugares menos conhecidos mas de igual – ou maior – beleza, como as cidades de Mayarí, Cayo Largo e Cayo Coco.

E pra quem deseja um passeio mais cultural e menos praiano, Valle de Viñales é o lugar perfeito! Aqui é possível caminhar em meio a natureza e belas montanhas arredondadas de 300 metros de altura – chamados de mongotes, conhecer a vida tradicional dos cubanos e visitar uma fazenda típica de tabaco, onde é possível acompanhar todo o processo artesanal de como são feitos os famosos charutos cubanos.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Cuba e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Cuba – Nossas indicações de hotéis

As principais acomodações estão nas cidade de Havana e Varadero. Dessa forma, é importante pesquisar com antecedência onde pretende ficar para evitar possíveis dores de cabeça, como ter que reservar algo de última hora que pode não ser de seu agrado.

Além de hotéis e pousadas, é muito comum se hospedar na própria casa de famílias cubanas. Assim é possível ficar em contato direto com a cultura e tradições familiares do povo e agregar sua viagem ainda mais. Esse tipo de hospedagem é muito comum e recomendada a quem deseja conhecer melhor o povo e a cultura cubana.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens em Cuba no Booking.com ou Hoteis.com

NH Collection Victoria
Faça sua reserva no hotel NH Collection Victoria ao clicar na foto

Onde comer em Cuba – Dicas de restaurantes

A gastronomia cubana é uma mistura das cozinhas espanhola, caribenha e africana. Alguns dos pratos típicos da ilha são o arroz congrís, parecido com o nosso arroz e feijão; ajiaco, um tipo de sopa com frango, milho e batata; tamales, uma mistura de frango e milho triturados; e a ropa vieja, um ensopado de carne bovina com arroz, batata e salada.

Além disso, é facilmente encontrado nos centros comerciais restaurantes e bares que sirvam pizzas, churros, sanduíches e etc.

Seguro viagem para Cuba

Contratar um seguro viagem para Cuba é indispensável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Passagens aéreas para Cuba

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Cuba, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

capitólio em havana, Cuba
Capitólio, Havana

Leia todas as nossas dicas e posts do Caribe