Um guia completo para planejar sua viagem a Cusco. Anote as dicas e aproveite muito!

Cusco é a porta de entrada no Peru para quem vai para Machu Picchu ou outros sítios arqueológicos como Choquequirao. Saindo do Brasil para o Peru, é preciso fazer uma parada de aclimatação em Cusco antes de seguir viagem para outras regiões do país.

A parada faz parte do roteiro turístico de quem vai ao Peru, além de ter muitas atrações, ótima gastronomia e excelentes acomodações para descansar antes de seguir viagem. A cidade, rodeada pelo Vale Sagrado, tem 300 mil habitantes e uma atmosfera histórica surpreendente.

Confira abaixo o guia completo da cidade para planejar sua ida.

O que fazer em Cusco

Visitar o antigo centro do império Inca, em meio as paisagens deslumbrantes dos Andes peruanos, é definitivamente uma viagem que deveria entrar em sua “lista de desejos”. Cusco é muito mais do que uma parada rápida antes de subir para a maior atração turística do Peru, Machu Picchu, ou outros pontos famosos do país.

Vale a pena dedicar de um a dois dias para aclimatar às altitudes em Cusco e conhecer a mistura da influência hispânica e Inca no centro da cidade, fazer day trips para outros antigos monumentos Incas, degustar a culinária local no mercado principal da cidade ou até mesmo conhecer paisagens incríveis em um passeio de bike.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Cusco e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Cusco

Cusco tem diversas hospedagens, para todos os gostos e bolsos, desde pousadas mais simples aos hotéis de grandes redes luxuosas.

Hilton Garden Inn tem como ponto forte a vista incrível da região. Fica a 10 minutos de caminhada do centro histórico. O hotel possui uma decoração moderna, excelente para casais, famílias e pessoas que vão à cidade a negócios. Além disso, possui tarifas muito boas, com a qualidade da rede Hilton.

Encontre as melhores hospedagens em Cusco no Booking.com

Árvore em praça de Cusco
Andar por Cusco é uma boa pedida durante o dia – Foto: Pexels

Onde comer em Cusco

Em Cusco, assim como em todo o peru, a gastronomia andina não decepciona. Experimente alguns dos pratos típicos, como o lomo (carne de alpaca) e o cuy, um porquinho da índia assado – se você tiver coragem, rs! Ah, e não deixe de provar a tradicional bebida pisco sour.

Algumas recomendações de restaurantes em Cusco são: o Restaurante Tunupa, o Tupay (no Belmond Monasterio), o Limo, o InkaGrill, o Incanto e o Calle del Medio

Chip de Internet no Peru

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem ao Peru. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Leia também mais dicas sobre chip:

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na
America Chip.

Seguro viagem para o Peru

Contratar um seguro viagem para o Peru é indispensável. Para se divertir e aproveitar o melhor das atrações do país sem se preocupar, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem com boa cobertura médico-hospitalar. Assim você fica tranquilo para curtir o destino.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Catedral de Cusco e estátua na frente
A Catedral de Cusco é um dos pontos turísticos mais importantes – Foto: karlnorling via Flickr

Aluguel de carro em Cusco

Alugar um carro em Cusco pode ser uma ótima ideia, ainda mais se sua intenção for conhecer mais cidades do Vale Sagrado dos Incas. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Cusco

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Cusco, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Igreja em rua de Cusco
Cusco é um charme de cidade – Foto: Pixabay

Leia todas as nossas dicas e posts de Cusco