Visitar o Egito é saber que os costumes e cultura são extremamente diferentes dos nossos. Por isso, é importante anotar algumas dicas para se atentar quando visitar a cidade do Cairo.

Apesar de um destino incrível e da certeza que a viagem vai ser fantástica, é importante anotar algumas dicas do Cairo que são fundamentais para quem viaja pela primeira vez para lá.

Confira as tudo para você aproveitar o passeio sem preocupações.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

dicas de o que fazer no cairo
Vista aérea da cidade do Cairo | Foto: Dario Morandotti , via Unsplash

Clima na Cidade do Cairo

No verão ou na parte mais desértica do Cairo, as temperaturas podem chegar a 50ºC, por isso procure levar roupas bem leves e frescas.

Já no inverno (entre dezembro a março), ao contrário dos que muito pensam, faz frio com temperaturas de 0ºC a 17ºC, portanto prepare-se.


Fique conectado durante toda sua viagem!
Adquira aqui seu chip de internet para o Cairo com 10% de desconto pelAmerica Chip.


Que roupas devo levar para o Egito?

Apesar do intenso calor durante o verão egípcio é necessário o cuidado extra com o corpo a mostra quando circular pelas áreas mais tradicionais da cidade. 

A população do país é em sua maioria de religião muçulmana, ou seja, são bem conservadores. Por isso, principalmente para as mulheres não é recomendado o uso de shorts, camisetas regatas, decote, saias curtas e etc.

É bem comum avistar egípcias de lenço na cabeça ou até mesmo com as clássicas chadris (vestes pretas que cobrem todo o corpo da mulher). 

Por lá, eles acham estranho quando muita pele aparece, por isso leve roupas frescas (no caso do verão), porém mais tradicionais – camisetas t-shirt, calças de tecido leve e menos justas, vestidos longos, bermudas e lenços.

Inclusive para visitar os lugares mais tradicionais e turístico, é por vezes necessário ou recomendado colocar o lenço ao redor da cabeça. 


Encontre passagens baratas para o Egito!
Descontos de até 35% em voos para o Egito todos os dias na Passagens Promo.


mulher andando na rua do cairo
Foto: Mohammed Hassan, via Unsplash

3. Moeda & Preços

No Egito em geral tudo é bem barato. A moeda, libra egípcia, custa 0,26 reais e os preços são super bem conta.

Porém, não seja ingênuo, os egípcios gostam de fazer dinheiro e quando percebem os turistas, elevam o preço. Por lá a barganha é uma arte.

Sobre os táxis, tentem se informar dos preços das corridas e combinar previamente com os motoristas.

>> Não perca seu tempo e agende agora seu roteiro para o Cairo com a GetYourGuide!

dicas de como caminhar pelo mercado municipal do cairo, no egito
Foto: Alex Azabache, via Unsplash

4. Segurança

Entre as dicas do Cairo mais importantes está a questão da segurança.

Principalmente para mulheres, busquem não andar desacompanhadas, pegar táxis apenas na companhia de mulheres, ou sair para lugares mais centrais sozinhas.

É difícil compreender, mas por lá ainda é comum eventos de assédio que geram um grande desconforto em visitantes. 

(essa dica é válida mais para lugares centrais e ou com menos incidência de turistas. Os lugares mais visitados e famosos são menos preocupantes). 

>> Não esqueça seu seguro viagem! Clique aqui e contrate o plano ideal para sua trip pelos melhores preços!

mulher caminhando pelas ruas do egito
Foto: Alejandro Garcia, via Unsplash

5. Ramadã

Pelo período de um mês, que costuma ir do dia 23 de Abril ao dia 23 de Maio, os muçulmanos (e a grande população do país) passam por um ínterim de profunda reflexão, entrega e provação religiosa.

De acordo com o alcorão, livro base da religião, o nono mês do calendário (deles) é de maior conexão aos valores sagrados. 

O que isso afeta em sua viagem? Além do jejum específico deles, que envolve comida, água e bebidas alcóolicas durante o dia, eles se dedicam mais às orações, indo mais vezes às mesquitas.

É legal pesquisar os horários para ver uma das práticas ou evitar as mesquitas muito lotadas) Além disso, os devotos trabalham menos horas do dia, o que pode afetar o comércio e funcionamento de pontos específicos. 

Nos três dias após o Ramadã recomendamos não visitar as áreas mais centrais da cidade do Cairo, a confusão é generalizada. Apesar do feriado ser religioso, alguns cidadãos o fazem para protestar e não reagem muito bem a visitantes. 

>> Compre seu chip de viagem internacional antecipadamente e chegue usando no Cairo com a America Chip.

chá egípcio
Mercado Khan Al Khalili | Foto: Mariam Soliman, via Unsplash

6. Idioma

No Egito se fala árabe, uma língua super complexa para falar, entender e mais ainda para escrever. Na maior parte do Cairo você vai encontrar pessoas que falam inglês. Grande parte da renda do Egito vem de turismo, então as pessoas se esforçam bastante para receber. Pode ir despreocupado com a comunicação. 

Para anotar na listinha de dicas do Cairo. É de bom modo aprender algumas palavras-chaves, como “por favor”, “obrigada”, “bom dia” e etc pois nas áreas mais centrais pode ser mais difícil encontrar um idioma comum, além da nítida felicidade dos árabes quando você se esforça para entender e aprender a cultura deles. 

>> Encontre passagens aéreas baratas para o Cairo, no Egito, pela Passagens Promo.

homem egípcio e seu camelo perto das pirâmides
Foto: Stefan C Asafti, via Unsplash

7. Curiosidades da cidade

Não se assuste, no Egito é super comum ter apagões. Sim, em um primeiro momento isso é estranho, pois no Brasil não estamos tão acostumados, exceto em dias de chuva e vento forte.

Por lá, é normal acontecer de três a cinco apagões por dia, faz parte da rotina e eles lidam normalmente com isso. Nos lugares mais “chiques” e turísticos como restaurantes, hotéis e shoppings existem geradores, logo os apagões não acontecem. Porém, não se assuste caso acontecer. 

Também não se assuste com a empolgação dos egípcios às quintas-feiras. Por lá esse dia é como se fosse a nossa sexta-feira, sem trabalho no dia seguinte. Rola até fogos!

>> Compre seu chip internacional de internet da Vodafone ou T-Mobile com desconto clicando aqui.

vista aerea da cidade do cairo no egito
Foto: Sherif Moharram, via Unsplash

8. Como se locomover no Cairo 

O trânsito no Cairo é um caos, parece que não existe lei ou qualquer organização. O transporte público segue a mesma linha, com excessão do metrô que ainda é um pouco mais tranquilo.

Também é bastante comum ver vans circulando pela cidade, as pessoas pagam em torno de 5 reais e saltam onde for melhor (literalmente saltam, inclusive dos ônibus, as pessoas ficam em pé na porta e se jogam do transporte em movimento, é uma loucura).

Por isso, para anotar na listinha de dicas do Cairo: o melhor a se fazer é optar por um táxi ou Uber para uma viagem mais tranquila. Procure estabelecer o preço com o taxista e estar sempre acompanhado(a). 

Por isso, é uma boa optar pelo transporte no táxi ou Uber para ter uma viagem mais tranquila. Procure estabelecer o preço com o taxista e estar sempre acompanhado(a). 


Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.


dicas de como dirigir no cairo
Foto: Adrian Dascal, via Unsplash

9. Onde se hospedar no Cairo

Cinco  Estrelas – Four Seasons Hotel Toda qualidade de um Four Seasons com a energia da cidade do Cairo. Serviço excelente e qualidade indiscutível.

>> Clique aqui e faça sua reserva online

four seasons hotel no cairo, egito
Foto: Divulgação

Três Estrelas – Sahara Pyramids Inn. Com café da manhã incluso e avaliação nota 10 no Booking.com o Sahara Inn promete conforto e boa localização na cidade. 

>> Clique aqui e faça sua reserva online

hotel sahara pyramids inn
Foto: Divulgação

Econômico – Hotel Velvet. Simples e com uma equipe extremamente atenciosa é o hotel que te ajuda a economizar, mas ainda sim oferece uma ótima estada na cidade.

>> Clique aqui e faça sua reserva online

hotel velvet
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação

10. O que fazer no Cairo

Existem muitos passeios para fazer na cidade. Por isso, dedicamos um artigo especial com as principais atrações que você precisa conhecer quando estiver por lá. Clique e confira o artigo o que fazer no Cairo de 1 a 5 dias.

Alguns dos pontos turísticos mais importantes do Cairo:

  • Pirâmides de Gizé, que estão entre as 7 maravilhas do mundo antigo
  • Pirâmide de Saqqara
  • Mercado Khan El Khalili 
  • Museu do Cairo
  • Passeio de barco no Rio Nilo 
  • Torre do Cairo
  • Praça Tahrir

>> Saiba mais sobre o que fazer no Cairo em 5 dias com nosso post completo clicando aqui.

dicas da cidade do cairo no egito
Foto: Omar Elsharawy, via Unsplash

Já sabe o que fazer no Cairo?
Confira os melhores passeios da região e reserve seus ingressos na GetYourGuide.


Gostou das dicas do Cairo? Comente aqui!

Leia Mais