Um guia completo para planejar sua viagem pelo Distrito Federal. Anote as dicas e aproveite muito!

O Distrito Federal é uma região de caráter autônomo, localizado no coração do Brasil. Toda planejada para abrigar a capital do país, que foi instituída em Brasília na década de 60, junto com a inauguração da cidade, o maior atrativo do local é mesmo a sede do governo brasileiro.

Ao todo, há 37 regiões administrativas no Distrito Federal – as chamadas “cidades-satélites”. Em uma região extremamente plana e com monumentos arquitetônicos incríveis, a grande maioria criada por Oscar Niemeyer, uma viagem para o DF vale a pena para quem quer conhecer como é a capital.

O que fazer no Distrito Federal

A grande protagonista do Distrito Federal é a cidade de Brasília. Por lá você vai encontrar os maiores atrativos turísticos para conhecer nessa região. A arquitetura de monumentos e prédios históricos desenvolvidos por Oscar Niemeyer, entre outros nomes famosos, como Burle Marx e Lúcio Costa, é uma das atividades que mais atrai os viajantes para a região.

Os prédios onde funcionam órgãos governamentais, é claro, também são bastante visitados em Brasília. A Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, entre outros edifícios importantes, são os principais atrativos da esfera governamental na cidade.

Há, ainda, bons museus abertos à visitação na capital, como o Museu Nacional Honestino Guimarães e o Museu de Valores do Banco Central do Brasil. Para quem gosta de contato com a natureza, os parques Sarah Kubitchek, Olhos d’Água e Ecológico e Águas Claras são boas opções de passeio, além do Poço Azul, uma cachoeira bem pertinho de Brasília.

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar no Distrito Federal

No Distrito Federal, o ideal mesmo é se hospedar em Brasília, e aproveitar os passeios do entorno de carro com utilizando motoristas de aplicativos de corrida. Na capital brasileira, há uma forte zona hoteleira nas regiões conhecidas como sul e norte da cidade, mas a oferta de hospedagens nesse local dispõe de acomodações executivas, e mais antigas.

Para aproveitar melhor, a região próxima ao Lago Paranoá é mais indicada. Outra parte onde há hotéis e pousadas mais modernos, além de ser uma região que promove um pouco do estilo de vida de Brasília para os visitantes, é a área conhecida como Águas Claras.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens no Distrito Federal no Booking.com ou Hoteis.com

Arquitetura da Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral Metropolitana de Brasília à noite – Foto: Wikimedia

Onde comer no DF – Dicas de restaurantes

As melhores opções gastronômicas do Distrito Federal também se encontram em Brasília. Há ótimos restaurantes premiados na cidade, com culinária diversificada, cada um especializado em pratos de diferentes nações. Para comer algo mais descontraído, a região do Pontão do Lago Sul é super recomendada.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Parte do Lago Paranoá
Parte do Lago Paranoá, em Brasília – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro no Distrito Federal

Alugar um carro para andar pelo Distrito Federal é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Distrito Federal

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Distrito Federal, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Poço Azul, cachoeira no Distrito Federal
Poço Azul, uma cachoeira bem próxima de Brasília – Foto: JMOC via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts do Distrito Federal