O que restou do Muro de Berlim transformou-se em uma das mais fascinantes galerias a céu aberto do mundo, que mistura arte e história. a East Side Gallery. Descubra sua história, o que ver e a melhor forma de visitar este símbolo da Guerra Fria.

A East Side Gallery é parte mais interessante que restou do antigo Muro de Berlim, que foi transformado em uma galeria de arte a céu aberto. A união perfeita entre a faceta mais artística e criativa da cidade com um dos monumentos à história recente de todo o mundo.

Este muro de dois quilômetros fica às margens do rio Spree, que corta toda a cidade, e é o trecho do muro mais longo que restou na capital alemã. Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes de Berlim

Por ano, 800 mil pessoas passam por ali, tirando fotos em frente aos icônicos grafites que cobrem o muro de quase 4 metros de altura.

Uma visita ao East Side Gallery não é apenas uma ótima oportunidade para tirar fotos do que restou após a queda do muro de Berlim, mas também para estar em um local onde fez-se história, testemunhando a transformação da cidade que antes era dividida para um dos centros criativos da Europa.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


A galeria foi criada em 1989, logo após a queda do muro. O alemão Dave Monty apresentou seu projeto ao Ministério da Defesa da Alemanha Socialista: sua ideia era instalar obras de arte no lado leste do Muro de Berlim. 

Por sorte os oficiais aceitaram e a partir de janeiro de 1990, 118 artistas de 21 países pintaram o muro de cimento ao longo da rua Mühlenstraße. Por força da arte, este pedaço do Muro de Berlim não foi derrubado, e permaneceu como símbolo da liberdade e união entre o povo alemão.

Infelizmente, ao longo dos anos, a East Side Gallery ficou marcado pelo tempo e pelo vandalismo. Em 2009, no entanto, recebeu um forte investimento do governo alemão e foi reformado em diversos pontos. Isso não significa apenas um conserto nas partes danificadas, mas também a restauração das pinturas pelos artistas originais, que deixaram no muro suas marcas.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na America Chip, EasySim4U, O Meu Chip ou com o Viaje Conectado.

muro de berlim no east side gallery
Foto: Armin Forster, via Pixabay

O Muro de Berlim

Os alemães mais velhos ainda se lembram do fatídico 13 de agosto de 1961, quando o muro apareceu da noite para o dia na fronteira entre Berlim Oriental e seu lado Ocidental. Os soviéticos ergueram o muro na calada da noite, após perceberem uma “debandada” dos moradores para o lado capitalista.

Após a construção temporária, feita com tijolos soltos e arame farpado, o muro em si ficou pronto. O produto final era composto na verdade de dois muros com uma área vazia entre eles, conhecida como a “zona da morte”. Quem tentasse cruzá-la recebia pena capital.

O Muro de Berlim dividiu a cidade por quase 29 anos e se tornou o símbolo da Guerra Fria, uma barreira física entre o capitalismo e o socialismo, ideologias que dividiram o mundo após a Segunda Guerra Mundial. A divisão da Alemanha foi, portanto, um dos momentos mais dramáticos do século XX.

A queda do muro, da mesma forma, representou o começo do fim para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e para a República Democrática Alemã (RDA), a parte do país sob regime socialista.

A queda aconteceu quase por acaso, em 9 de novembro de 1989, quando o político socialista alemão Günter Schabowski anunciou o fim das restrições à vistos entre as duas Alemanhas. A multidão entendeu que a passagem seria livre – o que não era o caso – e se apressou em derrubar o muro.

Com o tempo, ficou apenas a República Federal da Alemanha, nome oficial do país até hoje. De Berlim Oriental só restaram museus, pedaços do muro e o Checkpoint Charlie, a East Side Gallery, além de um certo saudosismo por parte dos alemães que viviam a leste do Muro.

muro de berlim
Foto: Wal 172619, via Pixabay

A East Side Gallery está na rua Mühlenstraße e o muro com a galeria a céu aberto começa no número 78, logo após o restaurante Pirates Berlin. Do outro lado do muro fica o rio Spree e as pinturas podem ser vistas ao longo da rua.

O começo da East Side Gallery está a 500 metros da estação de trem Warschauer Strasse. Ao sair da estação, caminhe em direção à Oberbaumbrucke, uma ponte histórica com duas torres de tijolos vermelhos.

Para chegar na estação de trem, pegue o metrô U1 ou o U3, as linhas verdes do sistema de transporte de Berlim, ou as linhas de trem S3, S5, S7, S9 e S75.

Outras opções são os ônibus  300, 347 e M10.

Dependendo de onde você esteja, é mais fácil começar a visita pelo final do muro, mais próximo à estação de trens de Ostbahnhof. Esta estação central recebe somente trens e ônibus, mas ali passam muitas linhas, inclusive trens regionais e internacionais.

No caso, ao sair da estação, saia pela rua Strasse der Pariser Kommune e caminhe em direção à Mühlenstraße. Em 5 minutos você estará no muro e na galeria de arte ao ar livre.

Uma das pinturas mais famosas inclui o mural de Dmitri Vrubel. Ela retrata o beijo fraternal entre Leonid Brezhnev (antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética) e Erich Honecker (antigo secretário-geral do Partido da Unidade Socialista). 

Beijos na boca eram um cumprimento normal entre homens comunistas naquela época, mas a intensidade deste beijo em particular foi capturada em fotos. Logo, o artista decidiu eternizá-lo no muro. Abaixo, lê-se a frase “Mein Gott hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben”, que significa: “Meu Deus, me ajude a sobreviver a este amor fatal.”

Outra imagem popular encontrada ao longo do muro é o mural de Birgit Kinder, que pintou o carro Trabant atravessando a parede do muro. Este era o carro mais popular da Alemanha Oriental e é conhecido pelos berlinenses como Trabi.

Há ainda a única imagem em português da East Side Gallery, que mostra uma amarelinha cujo fim leva a “Paz” e “Amor”. A arte se chama “O amor unido jamais será vencido” e foi feita pelo artista português Kim Prisu, o pseudônimo do artista Joaquim António Gonçalves Borregana.

A East Side Gallery é um trecho do muro de Berlim que une a história à arte. Não é à toa que é considerado um dos pontos mais importantes da capital alemã.

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

o beijo no muro de berlim em east side gallery
“Meu Deus, me ajude a sobreviver a este amor fatal” | Foto: Betexion, via Pixabay

Berlim – Guia de viagem

A capital alemã é um dos principais destinos da Europa. Cidade rica em história, gastronomia e cultura com lindas paisagens e muitas atrações para todas as idades. Ao visitar Berlim vale a pena conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Checkpoint Charlie, o Memorial do Holocausto ou o Portão de Brandemburgo. Confira o que fazer em Berlim para montar seu roteiro de viagem.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Berlin e evite filas com o GetYourGuide

Hotéis em Berlim

A região de Mitte é onde estão concentrados os principais hotéis e hospedagens da cidade, porém por toda Berlim é possível encontrar acomodações confortáveis e elegantes. Até mesmo próximo ao East Side Gallery. Por isso vale a pena pesquisar e reservar seu hotel com calma e antecedência. Dessa forma evita possíveis problemas durante a viagem! 😉

Encontre as melhores hospedagens em Berlim no Booking.com

Holiday Inn Berlin City East Side
Clique na foto e faça sua reserva no Holiday Inn Berlin City East Side
Michelberger Hotel
Clique na foto e faça sua reserva no Michelberger Hotel

Chip de internet na Alemanha

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem na Alemanha. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar ao destino com a internet 4G ilimitada funcionando.

Leia também mais dicas sobre chip:

Seguro viagem para Alemanha

Contratar um seguro viagem para Alemanha é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que obrigada a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico hospitalar de no mínimo 30 mil euros.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Aluguel de carro em Berlim

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Passagens aéreas para Alemanha

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Alemanha, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

grafiti no east side gallery
Trabant | Foto: Caro Sodar, via Pixabay

Gostou das dicas da East Side Gallery, em Berlim? Comente aqui!

Dúvidas frequentes

Como chegar na East Side Gallery?

O começo da East Side Gallery está a 500 metros da estação de trem Warschauer Strasse. Ao sair da estação, caminhe em direção à Oberbaumbrucke, uma ponte histórica com duas torres de tijolos vermelhos. Continue lendo…

O que é a East Side Gallery?

A East Side Gallery é uma galeria de arte a céu aberta, feita sob o mais longo trecho do que restou do muro de Berlim, unindo a história à arte. Não é à toa que é considerado um dos pontos mais importantes da capital alemã. Continue lendo…

Onde ficar em Berlim perto do East Side Gallery?

Quem deseja se hospedar perto do East Side Gallery em Berlim pode ficar no Holiday Inn Berlin City East Side ou no Michelberger Hotel. Ambos são ótimas estadias e com vista incrível da cidaade. Saiba mais detalhes…

Onde ver os restos do Muro de Berlim?

A East Side Gallery é parte mais interessante que restou do antigo Muro de Berlim que foi transformado em uma galeria de arte a céu aberto. Ele fica às margens do rio Spree, que corta toda a cidade, e é o trecho do muro mais longo que restou na capital alemã. Continue lendo…

Leia todas as nossas dicas e posts da Alemanha