Um guia completo para planejar sua viagem ao Espírito Santo. Anote as dicas e aproveite muito!

Pequeno e muitas vezes subestimado, o estado do Espírito Santo é um lugar encantador tanto para conhecer, quanto para morar. Prova disso são os elevados índices de qualidade de vida, que no passado já atribuíram à capital Vitória o status de uma das melhores cidades do Brasil para viver.

Fora isso, a beleza das praias de cidades como Guarapari e Vila Velha costuma atrair bastantes visitantes das redondezas, e até de locais mais distantes. Também rica em tradições e história, Espírito Santo oferece mais que a costa litorânea: há, ainda, paisagens incríveis de parques, montanhas, vegetação abundante, e uma culinária incrível por lá. Confira mais abaixo.

O que fazer em Espírito Santo

As cidades mais procuradas para o turismo no Espírito Santo são a capital, Vitória, sua vizinha Vila Velha, e o famoso destino do litoral capixaba, Guarapari. Com praias incríveis em qualquer um desses locais, algumas das mais famosas incluem a Praia do Canto, em Vitória, a Praia da Costa, em Vila Velha, e a Praia dos Namorados, em Guarapari.

Mas outras regiões do estado guardam atrações também super interessantes. Uma das mais conhecidas é a Pedra Azul, localizado em Domingos Martins, uma cidade de clima interiorano muito indicada para quem curte trilhas e contato com a natureza. Nos municípios dos arredores há ainda diversas cachoeiras, grutas e parques estaduais para apreciar.

O Espírito Santo também é uma região bastante voltada ao ecoturismo e aos esportes de aventura, com picos e locais de paisagens impressionantes. Existem também regiões com forte cultura agrícola, inclusive com fazendas de plantações frutíferas que oferecem experiências diferenciadas de visitação.

Quem gosta de viajar de moto vai adorar passear sobre duas rodas pelas estradas capixabas. Inclusive, o estado possui um roteiro de mototurismo incrível, conhecido como Rota dos Vales Capixabas, que passa por diversas regiões de paisagens lindas.

Leia todas nossas dicas:

Foto da Pedra Azul, no município de Domingos Martins - ES
A Pedra Azul, no município de Domingos Martins – Foto: Rodrigo Faustini via Flickr

Onde ficar em Espírito Santo

É claro que a melhor região para se hospedar depende muito de qual cidade você está visitando. No entanto, optar por acomodações mais próximas de belezas naturais, como as praias das cidades da região metropolitana de Vitória, são uma boa escolha.

Outra parte que também é recomendada para se hospedar é o centro das cidades de Vitória, Vila Velha e Guarapari. Ficam perto de atrações turísticas interessantes, e com acesso fácil para as praias ou outros municípios por perto.

Encontre as melhores hospedagens em Espírito Santo no Booking.com ou Airbnb.com.

Airbnb no Espírito Santo

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb no Espírito Santo. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.

Onde comer – Dicas de restaurantes

A gastronomia capixaba é outro grande destaque, sendo praticamente uma atração turística por si só. Na sua visita, um prato que é imperdível é a famosa moqueca capixaba, a iguaria mais tradicional e típica dessa região. Outro quitute que merece destaque é a torta capixaba, protagonista das refeições da Semana Santa no estado.

Como as principais cidades do ES ficam na costa do litoral, é claro que esse fato influencia também na culinária. Por isso, grande parte dos pratos típicos do Espírito Santo são feitos com frutos do mar, como siris, caranguejos, peixes diversos, entre outros. Aproveite sua ida para saborear refeições fresquinhas, bem a cara de cidades litorâneas.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Formações rochosas no Espírito Santo na cidade de Pancas
Pancas, cidade com uma das paisagens mais incríveis do estado – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro no Espirito Santo

Alugar um carro para viajar pelo Espírito Santo é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Espírito Santo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Espírito Santo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Pico do Calçado, no Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa entre os estados de MG e ES
Pico do Calçado, no Parque Nacional do Caparaó, que possui 80% do território no ES – Foto: Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do Espírito Santo