Aos leitores do site e amigos, uma dica de hospedagem em Salvador: o Fera Palace Hotel, em Salvador. Confira aqui tudo que você precisa saber para definir de vez essa acomodação como sua hospedagem na capital bahiana.

Veja também algumas recomendações da cidade pra você que está pensando em ir para lá – assim você aproveita o melhor que Salvador tem para oferecer e faz uma viagem verdadeiramente completa.

Bora para as dicas?


Não vai esquecer do seguro viagem nacional, hein?
Adquira os melhores planos com desconto usando o cupom DICASDEVIAGEM5 (5% off).
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Foto de parte do terraço do Fera Palace Hotel em Salvador, na Bahia
O terraço do hotel tem uma vista super privilegiada – clique para conferir a disponibilidade!

Recomendação de Hospedagem em Salvador: Fera Palace Hotel

No coração da capital, no centro histórico, precisamente na Rua Chile (talvez a primeira rua oficial do Brasil) encontra-se o Fera Palace Hotel. Ótima opção de hospedagem estrelada. 

O Palace abriu suas portas pela primeira vez na década de 30. Desde então, viveu dias de glória e glamour, sendo o local de encontro e de estadia de grandes figuras. De Carmem Miranda a Pablo Neruda, passando por políticos, endinheirados e outras celebridades nacionais e gringas. Apesar de todo o sucesso e de um livre d’or porrada, o hotel ficou fechado durante muitos anos. Decadance avec elegance.  

Clique aqui e faça sua reserva no Fera Palace Hotel!

Foto antiga, em preto e branco, da fachada do Fera Palace Hotel durante a década de 30
O hotel na década de 30 – Foto: Fera Palace FB

O Fera Palace Hotel nos dias atuais

As memórias que estavam empoeiradas começaram a ser lembradas. Agora são até mesmo vívidas graça à bem sucedida reinauguração desse icônico hotel boutique de arquitetura art deco. O ambiente resgata o requinte de outrora e ao mesmo tempo que foi repaginado para os dias de hoje. 

A impressionante fachada do prédio foi restaurada e preservada. Na cobertura foi criado o Fera Lounge, um rooftop com bar, piscina e vista singular para a Baía de Todos os Santos. Local perfeito para admirar o pôr do sol da cidade e tomar bons drinks

No térreo, encontra-se o Lounge ou Lobby Bar e o Adamastor, o restaurante onde é servido o café da manhã, almoço e jantar (non-guests são bem-vindos). Nos outros andares estão os 81 quartos bem equipados do hotel.  

É um local repleto de história, que une muito bem o passado e o presente, e mistura o chic com o simples. High-low inteligente! Adoro essas dualidades. 

Faça já sua reserva – clique aqui!

Área comum do hotel, onde se vê o bar com balcão e banquetas, e poltronas e sofás com mesinhas, além de carpete geométrico e lustres estilizados
O hotel une o moderno com o vintage com primor – Foto: divulgação

Check-in no Fera Palace Hotel

No dia da chegada eu vinha de Boipeba, então atraquei no porto marítimo de Salvador que fica aos pés do Elevador Lacerda – praticamente ao lado do Fera Palace Hotel.

Entramos e fizemos o procedimento de check-in regular na recepção. Cordialidade e agilidade necessárias de um 5 estrelas com uma dose de simpatia baiana na medida. Tudo certo, com atendimento 24 horas.

Rapidamente pegamos o elevador (lindo de morrer) em madeira com recortes geométricos que fazem um clash com o chão numa perfeita harmonia art déco. Parte do super projeto do escritório Spol Architects. Se em doses pequenas, um touch gringo quase nunca faz mal.

>> Veja mais sobre Pousadas em Boipeba Bahia

Reserve já seu quarto no Fera Palace Hotel

Foto da recepção do hotel, com balcão de madeira, caixinhas numeradas, plantas, lustre, carpete geométrico e papel de parede floral, além de atendente em movimento
A recepção do hotel e a mistura de estampas que orna incrivelmente bem – Foto: divulgação

Quartos do Fera Palace Hotel

Me senti muito bem entrando no quarto e me jogando na cama. Macia, macia, macia e branquinha. Eu durmo fácil. Dormir é dormir, mas dormir amarranhado em lençóis de alta qualidade é outra coisa.

Experimentem lençóis de linho puro, de seda ou de algodão egípcios de incontáveis números e fios.

Frutas na mesa, garrafinhas d’água e um cartão de boas-vindas escrito a próprio punho nos esperavam. Detalhes de five starts e hotéis boutique que eu amo.

Em geral, todos os apartamentos possuem: piso de madeira original (trabalho primoroso de restauração!), smart HD TV de 42”, cofre, despertador com bluetooth speaker, carregador USB, Wi-Fi, minibar exclusivo com bebidas premium, ar-condicionado central, mesinha e armário.

Eu amei a decoração banheiro (bathroom goals!) e a vista que tínhamos da janela do quarto.  

Você pode fazer a sua reserva no Fera Palace agora mesmo clicando aqui 🙂

Quarto amplo com paredes verdes, cama de casal, armário, cômoda e mesa com duas cadeiras
Quarto amplo com aquele toque retrô no Fera – clique para reservar o seu!
Quarto duplo no Fera Palace Hotel, com cortinas, quadros, poltrona e mesinha
A decoração é charmosa e a cama super confortável – reserve seu quarto agora mesmo!
Suíte Presidencial do Fera Palace Hotel com cama ampla, sofá, almofadas e espaço arredondado com poltronas e mesinha
Que tal essa Suíte Presidencial do Fera Palace? Clique na foto e confira a disponibilidade.
Banheiro de azulejos brancos, detalhes em preto, box de vidro e banheira, além de espelhos e pias duplas
O banheiro é outro highlight da acomodação – clique e reserve seu quarto no Fera!

A piscina e as facilidades do hotel 

A piscina do Fera Palace Hotel apareceu inúmeras vezes nas telinhas criando desejo e trazendo mais gente para Salvador. Efeito Globo com a novela Segundo Sol. A novela acabou, mas o sonho continua. Muita gente ainda curte, comenta, compartilha e deseja mergulhar na piscina com azulejos portugueses superexposta nas redes sociais.

Momentos poolside com vista para a baía de Todos os Santos. Quem não quer? E quem não posta? Quem não curte? 

O rooftop do hotel é um delícia e fica mais animado na hora do pôr do sol. Relaxei e li durante o dia e fizemos a nossa pré-noitada com drinks na beira da piscina. O Apple Martini estava maravilhoso.

Pergunte sobre o drink da Mulher de Roxo: você vai ouvir uma história interessante e curiosa. Lenda urbana. Não vou dar spoiler. Já dei a dica. Cardápio de contos. 

No último andar do hotel também se encontra a academia. Pequena, mas moderna e funcional. Eu nem a esteira usei. Em Salvador, normalmente, só corro atrás de trio elétrico.

O hotel também possui o lounge bar e o restaurante Adamastor (nome em homenagem a uma das mais clássicas lojas masculinas que existiu na Rua Chile – em em seu apogeu e numa comparação sem pesos e medidas: essa rua era a nossa Avenue Montaigne). Voilà!

Clique aqui para conferir a disponibilidade do hotel e faça já sua reserva!

Escada da piscina no terraço do Fera Palace Hotel, com azulejos portugueses estilizando o local
Os marcantes azulejos da piscina no rooftop – clique na foto e confira a disponibilidade do hotel
Terraço do Fera Palace com cadeiras, mesinhas e palmeiras, além de vista direta para a Baía de Todos os Santos
Terraço com vista incrível da Baía de Todos os Santos – Foto: divulgação
Panelas com comida servida no restaurante do Fera Palace Hotel
Delícias servidas no restaurante do hotel – Foto: Fera Palace FB

O café da manhã do Fera Palace Hotel

O Fera Palace Hotel oferece um café da manhã completo e gostoso, como esperado. Comme il faut! Clássicos do continental breakfast, com várias outras opções de bolos, tortas, cereais, iogurte, sucos, pães, frios, e os típicos alimentos servidos no nordeste como mandioca, cuscus, carne de sol… Sem falar nos clássicos da Bahia: pão-delicia e bolinho de estudante (amo muito!).

Além do buffet, há um menu à la carte, então podemos pedir ovos ao nosso gosto (eu pedi omelete de queijo com presunto) e tapiocas.

Aproveite e faça já sua reserva no Fera Palace Hotel

Mesinha do restaurante do hotel com pratos com alimentos de café da manhã como croissant, pães, frutas, tapioca, suco e café com leite
Nada como um café da manhã completo como esse, não é mesmo? – Foto: Fera Palace FB

Serviço

Muitas pessoas reclamam do serviço de Salvador e realmente… há motivos. Porém, o atendimento e serviço do Fera Palace é simpático e eficiente. É claro que não ouso compará-lo com os de outros hotéis da mesma categoria da França ou da Suíça…  Cada um com a sua expertise, mas relaxe. Você com certeza será bem atendido. Eu fui.

Espreguiçadeiras no terraço do Fera Palace Hotel, em Salvador
No mais… é só relaxar e aproveitar muito a cidade e esse hotel maravilhoso!

Onde fica o Fera Palace Hotel

Location. Location. Location. O Fera Palace está situado no coração de Salvador, no centro histórico, pertíssimo das atrações e da magia do Pelourinho.

Endereço: Rua Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador Bahia, 40020-000, Brasil. Mas no mapa abaixo você tem uma visualização melhor 😉

Locais-chave e distâncias do Fera Palace Hotel

  • Elevador Lacerda: 170 metros
  • Pelourinho: 650 metros
  • Casa do Carnaval: 700 metros
  • Mercado Modelo: 900 metros
  • Fundação Casa de Jorge Amado (Pelourinho): 900 metros
  • Santo Antonio Além do Carmo: 2,5 km 
  • Praia Porto da Barra: 6,5 km 
  • Rio Vermelho: 7km 
  • Basílica do Senhor do Bonfim: 8,5 km 
  • Aeroporto de Salvador: 27 km

O aluguel de carros em Salvador pode ser – literalmente – uma mão na roda para fazer os passeios. Clique aqui e reserve já o seu!

Quer ver mais opções de hotéis em Salvador?

A capital baiana tem hospedagens para todos os gostos de bolsos. Se você quer conferir outras opções para se hospedar, veja no mapa abaixo algumas alternativas para sua estadia na cidade:

Booking.com

Dicas de o que fazer, onde comer, beber e se divertir em Salvador

Onde comer em Salvador

Pra um jantar maravilhoso num ambiente sofisticado com comida deliciosa e vista da Marina: Restaurante AMADO. É muito amor, mesmo!

Mesas postas com pratos, talheres e taças no restaurante Amado, em Salvador, com vista direta para a marina
Mesas com vista no Restaurante Amado – uma boa pedida para um jantar a dois 😉 – Foto: Amado FB

Onde beber

Todo mundo começa ou acaba no Rio Vermelho. Existem vários bares por lá. Sujinhos e limpinhos. O CHUPITO faz bons drinks e geralmente é cheio de gente descolada.

Pessoas em ambiente do bar Chupito, em Salvador
O bar Chupito é uma boa escolha para uma noite mais animada em Salvador – Foto: Chupito FB

Praia

A minha preferida é a praia do Buracão. Bem no cantinho você vai encontrar o BLUE PRAIA BAR, uma espécie de beach club. Conforto, atendimento, bons drinks e boas comidas na areia ou nas mesas do restaurante.

De belas praias a Bahia está cheia. Confira opções de passeios pelo litoral:

Praia do Buracão com areia clara, mar com ondas e vegetação ao fundo
A praia do Buracão é um convite para relaxar algumas horas em frente ao mar – Foto: Wikimedia

Se divertir e dançar

Salvador é uma festa. A programação varia de acordo com a época. Além do carnaval, os ensaios de grandes grupos/bandas que rolam frequentemente são massa demais. Olodum, Timbalada, Ilê Aiyê, do Harmonia do Samba são um must! Se a cintura está mole, mexa! Requebra, bebê! 

Aproveite para curtir uma aula de percussão por lá.
Clique aqui e confira!

Museu

A Casa do Carnaval é um museu super bacana que conta toda a história dessa manifestação popular. 

Nesse sonho feliz de cidade (como canta Caetano) se movimenta mais de 1 bilhão e 500 milhões de reais somente durante o carnaval. São mais de 250 mil postos oficiais de trabalho, aproximadamente 1 milhão de turistas… Os números são surpreendentes e o Rio de Janeiro (quiçá o mundo) têm muito o que aprender sobre a economia, tecnologia e a gestão operacional do carnaval de Salvador. A festa é coisa séria e virou tema de museu, mais que merecidamente. 

“Eu queria que essa fantasia fosse eterna…”

E que tal uma excursão completa pelos principais pontos turísticos de Salvador? Clique aqui para aproveitar 😉

Foto de máscaras de carnaval, chamadas de Maragogipe, em frente à Casa do Carnaval, em Salvador
As caretas de Maragogipe, um marco do museu – Foto: Casa do Carnaval FB

A Bahia é para ser vivida

Poderia me estender em várias outras páginas falando de tudo o que eu gosto na cidade. Ainda assim, não seria justo com vocês. Não sou esperto o suficiente para descrever primorosamente esse lugar que tanto amo, porque ainda tenho muito a descobrir. Não desejo limitar a visão e as expectativas de vocês com esse post. 

A Bahia é para ser vivida.  

Casinhas coloridas do Pelourinho, em Salvador, na Bahia
Se jogue e se encante com as maravilhas da Bahia! Depois vem me contar o que achou 😉

Um ode à Bahia

Tenho um caso de amor com a Bahia. Sou carioca, apesar de muita gente achar que eu sou baiano. Sou do Rio, da Itália, de Paris, mas um pedaço de mim é de lá da Bahia. A verdade é que sou um cameleão meio cigano. Levo em mim um pouquinho de vários lugares, com meus 28 anos e 28 países no passaporte. Notei que mudo de voz, comportamento, estilo, gosto e até de personalidade quando viajo. Alguns estudos tratam dessa pauta, mas eu não vou entrar na questão cientifica. Aqui é emoção. 

Vou do funk à ópera, do rooftop ao underground, do Uruguai a Singapura, da coxinha ao caviar. Porém, entretanto, todavia é com o Axé, a brisa, os cheiros, as cores, os batuques e o povo da Bahia que eu me completo. Sentimento de inteireza. 

Eu digo que existem coisas que só se vê, se sente, se ouve, se come e faz na Bahia. São os cinco sentidos aguçados e misturados trabalhando em ritmo constante.

Pensando bem, talvez todos nós sejamos um pouco baianos desde a nascença, uma vez que brasileiros. A primeira capital do nosso país só poderia ser a mais perfeita representação da essência da nossa gente. Criativa e sorridente, até de cara fechada e nos momentos menos felizes.

Se mergulharmos nos livros e explorarmos a fundo as cidades do múltiplo território vamos descobrir várias outras baianidades em nós. A sorte é que o fantástico país soteropolitano é surpreendente e não revela tudo de cara na afobação. Vai de mansinho. Relevando aos poucos. Seduzindo. Faz um dengo. Um chamego. Mostra um pedacinho. De-va-ga-rin. Ela me pescou, me embebedou, me fascinou. Parece que vou me descobrindo mais enquanto percebo uma outra faceta dela. 

Cada dia, uma história. Cada canto, um som. Cada onda, um mar. Cada santo, um orixá. Cada dia de carnaval, um transe. Cada despedida, uma vontade louca de ficar. Ahhh, a Bahia. 

Já tem sua passagem garantida? Confira as promoções de voo para Salvador e aproveite os preços ainda hoje!

Mais um dose? Mais uma hospedagem no Fera Palace Hotel? É claro que eu tô afim! AXÉ!

Post dedicado com carinho à Claudia e toda a família Seabra Martins que me recebem todos os anos em Salvador. Gratidão eterna!

Leia também