A ilha é um dos destinos mais procurados do país por ótimas razões: são belas praias, inovação e natureza combinadas, muita história e gastronomia refinada. Conheça tudo sobre Florianópolis!

Capital de Santa Catarina, Florianópolis – ou simplesmente Floripa – é chamada de Ilha da Magia com toda razão. O destino combina lindas praias, uma cidade badalada durante o dia e a noite, história, museus, gastronomia e arquitetura refinadas.

Floripa une todo o agito dos grandes centros urbanos com a simplicidade cativante da ilha, cercada de natureza preservada, inovação e centros culturais.

Sendo um dos lugares mais procurados pelos viajantes, sejam casais, famílias ou viajantes solos, o clima da capital é contagiante. Separamos tudo que você precisa saber para curtir a sua viagem aqui!

O que fazer em Florianópolis

pôr do sol em santo antônio de lisboa em florianópolis
Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons

Há muito o que fazer em Florianópolis. Os passeios passam por muitas praias, trilhas, museus, restaurantes, inscrições rupestres com alto valor histórico, lugares deliciosos para ver o pôr do sol e a possibilidade de conhecer a cultura açoriana.

Para aproveitar bem, é legal escolher a região de maior interesse e destrinchar os principais passeios do lugar, já que a ilha é bem extensa e o tráfego pode ser intenso para se locomover de norte a sul.

No norte da ilha as praias são mais calmas, podendo ser uma boa pedida para famílias e para quem deseja aproveitar um bom banho de mar. Lá está a famosa Jurerê, conhecida por receber viajantes internacionais.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada na Praia do Forte. Outro ponto histórico é o Museu A Céu Aberto na Praia do Santinho, com diversas inscrições rupestres preservadas.

Com imigração açoriana, Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros a se formar em Floripa. Vale escolher um dos deliciosos restaurantes para ver o mais belo pôr do sol da cidade. Próximo está o Museu O Mundo Ovo da artista plástica Eli Heil. Fechando a região, a Lagoa da Conceição é relaxante e ótima para a prática de stand up paddle.

Já no centro o foco fica por conta dos edifícios históricos e culturais. O Palácio Cruz e Souza já foi sede do governo, a Praça XV de Novembro possui uma figueira centenária, a Casa da Alfândega é um reduto de artesãos locais, o Mercado Público é ideal para comprar peixes e ostras frescas, e a Catedral Metropolitana foi tombada pelo IPHAN.

Partindo para o sul de Floripa encontramos outras praias muito conhecidas, como a Praia do Campeche, que dá acesso à ilha de mesmo nome, rica em natureza e arqueologia. Outras praias são acessadas por trilhas.

Saindo de escuna, é possível observar do mar a Ponte Hercílio Luz e conhecer o Forte Santa Cruz de Anhatomirim. Finalizando as nossas indicações, vale conhecer a vila açoriana de Ribeirão da Ilha. Veja a lista completa:

  1. Jurerê
  2. Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  3. Museu A Céu Aberto na Praia do Santinho
  4. Santo Antônio de Lisboa
  5. Museu O Mundo Ovo de plástica Eli Heil
  6. Lagoa da Conceição
  7. Palácio Cruz e Souza
  8. Praça XV de Novembro
  9. Casa da Alfândega
  10. Mercado Público
  11. Catedral Metropolitana
  12. Ilha do Campeche
  13. Ponte Hercílio Luz
  14. Forte Santa Cruz de Anhatomirim
  15. Vila Ribeirão da Ilha

Melhores praias em Florianópolis

vista da praia de jurerê internacional em florianópolis
Jurerê Internacional | Foto: Rafael Bernardino Mattei, via Wikimedia Commons

Florianópolis tem, oficialmente, 42 praias ao longo dos seus 54 km de extensão. São muitas opções de norte a sul, bem conhecidas e frequentadas por moradores e viajantes.

No norte da ilha, o grande destaque é Jurerê, que já ganhou a alcunha de Internacional devido à grande quantidade de argentinos e pessoas de outros países que visitam a praia. Outras muito badaladas pelas belas paisagens e aconchego são a Praia dos Ingleses, a Canasvieira, a Praia do Forte, a Praia da Daniela e a Lagoinha do Norte.

Para o lado mais sul, a Praia da Mole é um pouco mais reservada e a Praia da Joaquina é conhecida pelos campeonatos de surfe. A Praia do Campeche é continuação da Joaquina. De lá é possível acessar a Ilha do Campeche, onde há trilhas, muita natureza e inscrições rupestres, além da possibilidade de fazer mergulho e outras atividades nas águas transparentes.

As Praias do Matadeiro, Lagoinha do Leste e Pântano do Sul também são ótimas pedidas, sendo as duas últimas acessadas por trilhas. Veja a nossa lista:

  • Jurerê
  • Praia dos Ingleses
  • Canasvieira
  • Praia do Forte
  • Praia da Daniela
  • Lagoinha do Norte
  • Praia da Mole
  • Praia da Joaquina
  • Praia e Ilha do Campeche
  • Praia do Matadeiro
  • Lagoinha do Leste
  • Pântano do Sul

Onde ficar em Florianópolis

Uma ótima acomodação eleva ainda mais a sua experiência na Ilha da Magia. Para te ajudar a escolher, avaliamos as melhores opções de onde ficar em Florianópolis.

A capital é recheada de boas estadias, passando por hotéis, pousadas, chalés, resorts, aluguéis de temporada e airbnbs. Separamos os destaques em relação ao custo-benefício e à localização, confira.

Hotéis em Florianópolis

vista da piscina com o mar no WK Design Hotel Florianópolis
Para reservar uma acomodação no WK Design Hotel Florianópolis clique na imagem

Os hotéis em Florianópolis têm uma excelente infraestrutura e muitos estão localizados a poucos minutos das principais praias da ilha. São ideais para quem busca conforto e uma experiência completa. Confira os mais bem avaliados:

Veja todas as opções de hotéis em Florianópolis.

Pousadas em Florianópolis

jacuzzi e piscina na Pousada Ilha Faceira
Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Ilha Faceira

Para quem busca acomodações aconchegantes e charmosas, as pousadas em Florianópolis são boas alternativas. Existe muita variação de preços, mas elas são todas bem localizadas e com ótima infraestrutura. Veja a seguir os destaques:

Veja todas as opções de pousadas em Florianópolis.

Confira também:

Chalés em Florianópolis

quarto com banheira no Shiva Guest House
Faça uma reserva no Shiva Guest House clicando na imagem

Os chalés em Florianópolis trazem lindas paisagens, localização estratégica e muito conforto em uma pegada mais intimista e romântica. Veja os mais bem avaliados:

Veja todas as opções de chalés em Florianópolis.

Resorts em Florianópolis

Vista aérea com as piscinas do Costão do Santinho Resort All Inclusive
Reserve uma acomodação no Costão do Santinho Resort All Inclusive clicando na imagem

Os resorts em Florianópolis têm acesso privilegiado a algumas das melhores praias da ilha e são ótimas para famílias, com muitas atrações para todas as idades. Aproveite todos os benefícios do all inclusive com a nossa seleção:

Veja todas as opções de resorts em Florianópolis.

Aluguel de temporada em Florianópolis

vista da entrada da Casa do Sossego
Reserve a Casa do Sossego clicando na imagem

Para aluguéis de temporada em Florianópolis as estadias são bem intimistas e localizadas próximas às praias. Os valores são mais em conta e podem ser uma ótima pedida para viajantes que desejam mais autonomia. Veja a seguir os destaques:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Florianópolis.

Airbnb em Florianópolis

sacada do quarto da Casa na Areia do Campeche
Casa na Areia do Campeche – Vista pro Mar | Foto: Reprodução, via airbnb

Com muitas opções de valores e bem localizados, os airbnbs em Florianópolis podem ser ótima alternativa para uma viagem leve e intimista. Para te ajudar na escolha, separamos os mais bem avaliados:

Onde comer em Florianópolis

ostra ao gengibre no ostradamus em florianopolis
Ostras ao gengibre no Ostradamus | Foto: Reprodução, via SIte Oficial do restaurante

Florianópolis tem uma culinária rica focada em peixes frescos e frutos do mar, em especial as ostras. O Ostradamus fica na vila Ribeirão da Ilha e é especializado nesses animais.

O Marisqueria Sintra é outro tradicional focado em gastronomia portuguesa em Santo Antônio de Lisboa. No Rosso os pratos de maior destaque são os que acompanham polvo.

Na Lagoa Conceição, o Mar Massas é uma boa pedida. O Book & Beers aposta nas cervejas artesanais. Já o Bistrô Isabela Duncan é bem romântico e pode ser o local ideal para pedidos de casamento.

Já no centro, o Mercado Público tem bons restaurantes com comida fresca, com destaque para o Box 32 e o Maria Rita Lagosteria.

Em Jererê, o Café de La Musique é um dos mais badalados da ilha. Veja todos os estabelecimentos citados:

  • Ostradamus
  • Marisqueria Sintra
  • Rosso
  • Mar Massas
  • Book & Beers
  • Bistrô Isabela Duncan
  • Mercadp Público
  • Box 32
  • Maria Rita Lagosteria.
  • Café de La Musique

Quando ir para Florianópolis

Florianópolis pode ser visitada o ano todo. De fevereiro até maio o clima é mais firme e, passadas as férias escolares, a ilha está mais tranquila e há menos tráfego para se locomover entre as atrações.

O período mais lotado é a segunda quinzena de dezembro até o fim de janeiro, por isso, é bom fazer reservas com antecedência caso vá visitar a ilha nessa época. Os demais meses podem ser considerados frios para aproveitar as praias, mas, como mostramos acima, há muito mais o que fazer em Floripa.

Quantos dias ficar em Florianópolis

Ficar de 3 a 4 dias em Florianópolis é um bom tempo para conhecer os principais pontos de interesse na ilha. Contudo, se você tiver mais tempo, há tantas opções de atrações que a viagem pode se estender tranquilamente por uma semana.

Como chegar em Florianópolis

Existem duas formas de chegar em Florianópolis: de avião, para quem vem de longe ou pelas rodovias, para quem está mais perto. Confira mais detalhes das rotas.

De avião

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz recebe voos de diversas cidades, inclusive os que vêm de São Paulo. A viagem demora cerca de 1 hora e há muitos horários e companhias que realizam o trajeto.

De lá, é fácil pegar um ônibus, transfer ou Uber para chegar na sua acomodação. O aeroporto fica no sul da ilha, estando distante 12 km do centro de Floripa.

De carro

Já para moradores dos outros estados do Sul, é bem comum ir de carro até Floripa. Porto Alegre está a 480 km e Curitiba, a 300 km da ilha. As rodovias utilizadas no percurso são a BR-101 e BR-282 que vai até São José e termina na ponte que liga o continente à ilha.

Outra opção é realizar esse trajeto de ônibus. A rodoviária de Floripa fica no centro da capital e é facilmente acessada.

Para quem sai de São Paulo, são cerca de 9 horas de estrada pelas BR-101 e BR-116. É possível fazer uma parada em Curitiba para seguir mais descansado. A viagem é ótima para quem gosta de passear de carro.

Transporte em Florianópolis

Utilizar um carro é uma boa pedida para se locomover em Florianópolis. Com ele, há mais autonomia para realizar os passeios e visitar os lugares mais distantes da ilha.

É possível alugar um carro ou, caso prefira, utilizar Uber ou outros aplicativos de transporte, já que são meios mais rápidos e práticos de locomoção.

O transporte público na ilha tem a vantagem de cobrar apenas uma passagem para diversos terminais, o que é um atrativo. Porém, os ônibus podem atrasar, principalmente aos fins de semana, pois os horários são reduzidos.

Seguro viagem para Florianópolis

Contratar um seguro viagem para Florianópolis é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Florianópolis

Quer garantir uma passagem para Florianópolis com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Florianópolis?

Há muito o que fazer em Florianópolis. O destino combina 42 lindas praias, uma cidade badalada durante o dia e a noite, história, museus, gastronomia e arquitetura refinadas. Saiba mais sobre o destino.

Quais são os principais passeios em Florianópolis?

Os principais passeios em Florianópolis são conhecer os centros históricos de Santo Antônio de Lisboa e a Vila Ribeirão da Ilha, visitar praias como a Jurerê e a Joaquina, fazer mergulho na Ilha do Campeche e aproveitar a rica gastronomia com ostras frescas. Saiba mais sobre o destino.

Onde ficar em Florianópolis?

Há muitas opções de onde ficar em Florianópolis com hotéis, pousadas, chalés, resorts, aluguéis de temporada e airbnbs. Os destaques são: WK Design Hotel Florianópolis, Casa Mar Campeche, Vila Gaia Chalés, Costa Norte Ingleses Hotel, Maison de L’Ocean e Studios Altos da Igrejinha – Ipê Amarelo.

Quais os melhores hotéis em Florianópolis?

Os melhores hotéis em Florianópolis são: WK Design Hotel Florianópolis, Haute Haus – Guest House e Solar Beach Hotel.

Tem opções de pousadas em Florianópolis?

Tem ótimas opções de pousadas em Florianópolis, sendo os destaques: Casa Mar Campeche, Pousada Ilha Faceira e Pousada Nossa Senhora de Fátima.

Tem opções de chalés em Florianópolis?

Tem boas opções de chalés em Florianópolis. Os mais bem avaliados são: Vila Gaia Chalés, Chalé da Mole e Shiva Guest House.

Quais os melhores resorts em Florianópolis?

Os melhores resorts em Florianópolis são: Costa Norte Ingleses Hotel, Jurerê Beach Village e IL Campanario Villaggio Resort.

Tem opções aluguéis de temporada em Florianópolis?

Tem sim opções de aluguéis de temporada em Florianópolis: Maison de L’Ocean, Casa na Praia do Matadeiro e Suítes Jurerê Internacional.

Quantos dias ficar em Florianópolis?

É possível conhecer Florianópolis em um roteiro de 3 a 4 dias. No entanto, caso você tenha mais tempo, dá para estender a viagem por uma semana. Saiba mais sobre o destino.

Como chegar em Florianópolis?

Para quem sai de São Paulo, a viagem de avião para Florianópolis dura cerca de uma hora. Já outros moradores da Região Sul podem acessar a ilha de carro pela BR-101 e BR-282. Porto Alegre está a 480 km e Curitiba, a 300 km. Saiba mais sobre o destino.

Quando ir para Florianópolis?

Os melhores períodos para ir a Florianópolis são os meses de fevereiro a maio, pois o clima é estável e não está tão lotado. Saiba mais sobre o destino.

Melhor época para ir a Florianópolis?

A melhor época para ir a Florianópolis é durante o finalzinho do verão e início do outono, entre os meses de fevereiro e maio. O período mais lotado é na última quinzena de dezembro até o fim de janeiro. Saiba mais sobre o destino.

Quais as melhores praias de Florianópolis?

As melhores praias de Florianópolis são: Jurerê, Praia dos Ingleses, Canasvieira, Praia do Forte, Praia da Daniela, Lagoinha do Norte, Praia da Mole, Praia da Joaquina Praia e Ilha do Campeche e Praia do Matadeiro. Saiba mais sobre o destino.

Onde fica Florianópolis?

Florianópolis é uma ilha, capital de Santa Catarina, na região sul do Brasil. Distante cerca de 696 km de São Paulo. Saiba mais sobre o destino.

Como se locomover em Florianópolis?

Para se locomover em Florianópolis é interessante estar de carro. Usar Uber também é uma boa pedida de rapidez. Há transporte público com tarifa única, mas o tráfego intenso pode atrasar as rotas. Saiba mais sobre o destino.