A beleza da Terra das Cataratas vai além das quedas d'água. Confira, a seguir, esse guia completo e prepare-se para viver experiências incríveis na cidade.

Foz do Iguaçu é um destino que vai te levar a conhecer uma das sete maravilhas do mundo: as famosas Cataratas do Iguaçu. Apesar da fama, a beleza exuberante da cidade não se limita às enormes quedas d’água. Há muito mais para conhecer e se encantar.

Localizada no extremo oeste do Paraná e popularmente conhecida como a Terra das Cataratas, a cidade tem dois parceiros que completam o eixo turístico: a Argentina e o Paraguai. A tríplice fronteira possibilita a oportunidade de pisar em três países em uma única viagem (ou ao mesmo tempo, se você visitar o Marco das Três Fronteiras).

Antes de citar detalhes sobre o município, saiba que esse destino é um lugar para ir e nunca mais se esquecer. Sem dúvidas, quem visita Foz do Iguaçu sai de lá tentando mensurar a riqueza das belezas naturais que moldam o Brasil.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que esperar da Terra das Cataratas, prepare o bloquinho de notas para anotar essas dicas importantes sobre a cidade.

Descubra desde o que fazer até quando ir com esse guia completo.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Difícil mesmo é falar sobre as atrações de Foz do Iguaçu sem citar as Cataratas do Iguaçu. O lugar merece ser o topo da lista, pois vale a pena viajar de qualquer lugar do mundo para ver as mais de 200 quedas d’água e a rica vegetação do local. Não é à toa que a região é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Você também pode ver as quedas d’água por um outro ângulo, para isso, descubra as Cataratas do Iguaçu do lado Argentino.

As Cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu e lá é possível, além de visitar um dos cartões postais da cidade, fazer trilhas, como a do Poço Preto e das a Bananeiras, praticar atividades de ecoturismo, passear de barco para ir até mais próximo das quedas de água e, ainda, comer no restaurante Porto Canoas, ouvindo o barulho das cataratas.

A Usina Itaipu é outro atrativo muito legal para conhecer. O tamanho do lugar impressiona e revela o poder da engenharia moderna. Além disso, em Itaipú, você pode aproveitar para ter uma visita panorâmica do local, visitar o Refúgio Biológico, o Pólo Astronômico, o Ecomuseu e fazer um passeio de catamarã.

O Templo Budista, a Mesquita de Foz e o Parque das Aves também são opções para entrar no seu roteiro. E, se quiser esticar um pouquinho mais a viagem, aproveite para fazer compras no Paraguai e dar um pulinho na Argentina. Tudo fica bem próximo e são ótimas oportunidades para viver experiências internacionais.

Confira algumas sugestões de passeios em Foz do Iguaçu:

  1. Cataratas do Iguaçu
  2. Usina de Itaipu
  3. Parque das Aves
  4. Macuco Safari
  5. Marco das Três Fronteiras
  6. Mesquita Muçulmana
  7. Templo Budista Chen Tien
  8. Dreams Park Show
  9. Movie Cars + Water Show
  10. Compras em Ciudad del Este no Paraguai
  11. Visitar Puerto Iguazú na Argentina

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Os melhores lugares onde ficar em Foz do Iguaçu são no centro e nas regiões próximas da Avenida das Cataratas (avenida que liga o centro ao Parque Nacional do Iguaçu). No geral, a cidade tem uma extensa rede hoteleira, com ótimas opções de hotéis, pousadas e resorts para todos os bolsos.

A vantagem de ficar no centro é que vai ser possível encontrar acomodações mais econômicas, confortáveis e com o melhor custo-benefício. Além disso, como padrão de áreas centrais, há bastantes restaurantes por perto e o acesso aos meios de transporte é mais fácil.

Já a Avenida das Cataratas oferece acomodações um pouco mais sofisticadas e com melhor infraestrutura. Um detalhe importante é que a avenida é bem grande (cerca de 10 km) e você pode escolher opções mais próximas do Parque Nacional do Iguaçu ou mais perto do centro.

Inclusive, se a sua intenção é ficar mais próximo do parque e ter mais contato com a natureza, há também a incrível possibilidade de ficar no Belmond Hotel das Cataratas. É uma oportunidade e tanto se hospedar na única propriedade dentro do parque e, ainda acordar ao lado das famosas cataratas.

Continue lendo para ver algumas recomendações de hotéis, pousadas e resorts na Terra das Cataratas:

Hotéis em Foz do Iguaçu

Vista de um dos quartos do Hotel Belmond das Cataratas, em Foz do Iguaçu.
Vista de um dos quartos do Hotel Belmond das Cataratas. Clique na imagem e faça sua reserva

Os hotéis em Foz do Iguaçu não são caros e, o melhor de tudo, é que eles são muito bem estruturados e alguns têm até piscina. Apesar da diferença de valor em relação às outras acomodações, o Belmond Hotel das Cataratas não poderia ficar de fora da lista, pois é a única propriedade que fica dentro do Parque Internacional do Iguaçu.

Veja alguns hotéis bem avaliados na Terra das Cataratas:

Veja aqui todos as opções de hotéis em Foz do Iguaçu.

Pousadas em Foz do Iguaçu

Quarto da pousada Cris Garden Bed&Breakfast.
Clique na imagem e faça uma reserva na Pousada Cris Garden Bed&Breakfast

Com diárias econômicas, é possível se hospedar em pousadas aconchegantes e charmosas em Foz do Iguaçu. Há ótimas acomodações neste estilo na região, com quartos simples, porém perfeitos para passar uma noite confortável.

Confira algumas recomendações de pousadas na Terra das Cataratas:

Veja aqui todos as opções de pousadas em Foz do Iguaçu.

Resorts em Foz do Iguaçu

Área externa do Recanto Cataratas - Thermas, Resort e Convention em Foz do Iguaçu.
Clique na imagem e faça sua reserva no Recanto Cataratas – Thermas, Resort e Convention

Se você é um viajante que gosta de aproveitar a viagem desfrutando do conforto e serviços oferecidos dentro de uma acomodação, Foz do Iguaçu tem várias possibilidades para você também. A cidade tem uma grande oferta de resorts com toda infraestrutura necessária para passar o dia com a família, amigos ou em casal.

Veja, a seguir, alguns resorts localizados em Foz do Iguaçu:

Veja aqui todos as opções de resorts em Foz do Iguaçu.

Airbnb em Foz do Iguaçu

Foto do Apartamentos Studio no centro de Foz do Iguaçu. A cama está na direita, e do lado direito da cama há uma janela, e atrás, um painel que a separa da cozinha. Do lado esquerdo da cama há uma mesa com quatro cadeiras. Está ilustrando o post sobre airbnb em Foz do Iguaçu.
Clique na imagem e faça sua reserva no Apartamentos Studio no centro de Foz do Iguaçu

Alugar uma casa ou apartamento para se acomodar na cidade paranaense é uma chance de ter mais liberdade e economia. Há ótimas opções pagando a partir de R$ 80 a noite pelo Airbnb. Confira essas sugestões de lugares para alugar no Airbnb:

Onde comer em Foz do Iguaçu

frigideira de ferro fundido preta com dois bifes de picanha, acompanhados de cebola, tomate, polenta e fritas
Picanha no Restaurante Cabeza de Vaca – Foto: Nátalie Guimarães
tacos com tiras de frango e alface acompanhados de guacamole
Tacos no Capitão Bar – Foto: Nátalie Guimarães
vista panorâmica da varanda coberta do restaurante porto canoas à beira das cataratas do iguaçu
Restaurante Porto Canoas, localizado na Cataratas do Iguaçu – Reprodução via Facebook
drinque amarelo e laranja com um kiwi cortado e colocado na beirada da taça para enfeitar o copo
Drinque no Restaurante Cabeza de Vaca – Foto: Nátalie Guimarães
drinque de morango, com morangos cortados e folhas de hortelã decorando a borda da taça
Drinque no Capitão Bar – Foto: Nátalie Guimarães

O prato mais típico da região é o Dourado, um delicioso peixe que é encontrado no Rio Paraná. Não deixe de experimentar essa saborosa carne branca e macia enquanto estiver por lá. E, claro, reserve um dia também para comer churrasco, o clássico das cidades do sul do Brasil.

A Terra das Cataratas também oferece uma culinária com gostinho de outras regiões, como, por exemplo, comida baiana, mineira, paulista e, ainda, pratos árabes, indianos e chineses. Para quem vai atravessar a fronteira, há as possibilidades do Paraguai e da Argentina, como o famoso bife de chorizo e a tradicional parrillada.

Assim como pontos turísticos, hotéis e locomoção, a gastronomia é um quesito importantíssimo para deixar a sua viagem ainda mais atrativa. Nada como conhecer lugares novos, comer e dormir bem. E Foz do Iguaçu não falha em sua variada e deliciosa culinária.

E se quiser uma boa dica de quem já foi, a editora Nátalie Guimarães amou o restaurante Cabeça de Vaca, localizado no Marco das Três Fronteiras, e o restaurante Porto Canoas às margens das cataratas. Ambas opções são um pouco mais caras, porém, os pratos são tão deliciosos que fazem valer cada centavo investido! 😉

Confira alguns restaurantes para você comer em Foz do Iguaçu:

  • Restaurante Porto Canoas
  • Rafain Churrascaria Show
  • Sharmania Casa de Esfirra
  • Restaurante Cabeza de Vaca
  • Capitão Bar
  • All Badawi

Quando ir para Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino para ir em qualquer época do ano. Porém, você pode avaliar qual época mais te agrada, analisando algumas características das estações climáticas.

Por exemplo, embora o verão seja um período quente e com muita chuva, é a fase que as quedas d’água se intensificam e tornam-se mais volumosas. O inverno, por sua vez, é mais fresco, com menos chuvas, e as cataratas ficam mais definidas e delineadas.

Meses de férias e feriados costumam atrair bastantes pessoas para a Terra das Cataratas. Considere essa informação caso prefira ir para a cidade com menos aglomeração.

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu

A indicação é ficar por volta de quatro dias em Foz do Iguaçu. Deste modo, vai ser possível conhecer os pontos turísticos da cidade e, ainda, atravessar as fronteiras para conhecer a Argentina e o Paraguai.

Como chegar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu fica na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e é possível chegar lá de carro, ônibus ou avião. As estradas da região são bem estruturadas e há um aeroporto muito bem localizado no município.

A cidade fica no extremo oeste no Paraná e, dependendo do lugar que você estiver, pode ser um pouco longe ir de carro. Em alguns casos, apesar de ser mais caro, compensa mais ir de avião devido ao menor tempo de viagem.

Além disso, em razão da cidade ser fronteira com os países, o acesso também pode ser feito pela Argentina ou pelo Paraguai.

De avião

vista panorâmica da janela do avião mostrando o rio iguaçu e as quedas das cataratas ao longe. Há muita vegetação verdejante e um céu repleto de nuvens
Dica: é possível visualizar as cataratas desde a janela do avião – Foto: Nátalie Guimarães

Ir de avião para Foz do Iguaçu é bastante prático, já que há um aeroporto no município a cerca de 13 km de distância do centro. O aeroporto não é muito grande, porém tem estrutura suficiente para receber voos internacionais e das principais cidades do Brasil.

Um detalhe importante é que antes de embarcar para ir embora, vai ser necessário passar suas bagagens nos raios-X da Receita Federal. A iniciativa é para impedir os viajantes de fazerem compras na região sem pagar os impostos exigidos. Caso as compras forem feitas via terrestre, o limite de gastos é de US$ 300.

De carro

Se você é uma pessoa que gosta de pegar estrada, ir de carro para Foz do Iguaçu é uma ótima opção. A principal via de acesso é a BR-277, e as estradas da cidade são bem sinalizadas e estruturadas. Além disso, pode ser mais prático se, porventura, você quiser visitar os países vizinhos.

Caso sua intenção seja atravessar a fronteira de carro, vai ser necessário ter um seguro para viajar pelo Mercosul, chamado Carta Verde.

De São Paulo até Foz do Iguaçu

De São Paulo a Foz do Iguaçu são mais de mil quilômetros de distância e o percurso de carro levaria cerca de 13 horas. O meio de transporte mais rápido para chegar à cidade partindo da capital paulista é avião, já que o voo duraria por volta de quatro horas.

Outra possibilidade é ir de ônibus. Apesar de a viagem ser bastante longa também, as passagens não são tão caras.

Transporte em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem Uber, ônibus e transfer com empresas de turismo. Todas as opções não há restrições para se preocupar, a única recomendação é analisar qual é o conforto e praticidade que você deseja ter.

Documentos necessários para cruzar a fronteira

Caso você inclua no seu roteiro atravessar a fronteira e ir para a Argentina ou para o Paraguai, é necessário apresentar os seguintes documentos atualizados e legíveis: passaporte ou documento de identidade (RG), além da carteira de habilitação, caso esteja dirigindo. Qualquer um desses documentos é aceito, não é obrigatório ter o passaporte.

Menor de idade desacompanhado dos pais precisa ter autorização registrada em cartório. Se estiver com apenas um dos pais, é necessário apresentar uma autorização referente ao outro responsável.

Lembrando que a Carta Verde (seguro de carro) também é obrigatória caso você faça a travessia dirigindo.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Foz do Iguaçu

Quer garantir uma passagem para Foz do Iguaçu com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Foz do Iguaçu?
Além das famosas Cataratas do Iguaçu, visite a Usina de Itaipu, o Parque das Aves, o Macuco Safari, o Dreams Park Show e o Super Carros. Não deixe de ir conhecer o Marco das Três Fronteiras e até dar um pulinho na Argentina ou fazer comprinhas no Paraguai.

Quais são os principais passeios em Foz do Iguaçu?
A Cataratas do Iguaçu é o passeio que mais atrai as pessoas para Foz do Iguaçu. No entanto, há outros atrativos tão incríveis quanto, como, por exemplo, Usina de Itaipu, Mesquita Muçulmana e Templo Budista Chen Tien.

Onde ficar em Foz do Iguaçu?
Os melhores lugares para ficar em Foz do Iguaçu é entre o Centro e a Avenida Cataratas. Confira mais sobre onde ficar na Terra das Cataratas.

Quais os melhores hotéis em Foz do Iguaçu?
O famoso Belmond Hotel das Cataratas é um dos mais desejados da região por ser a única propriedade dentro do Parque. Porém, há outras acomodações com muito conforto para ficar também, como, por exemplo, JL Hotel by Bourbon e Luz Hotel. Veja mais dicas de hotéis para ficar em Foz do Iguaçu.

Tem opções de pousadas em Foz do Iguaçu?
Sim! Foz do Iguaçu tem pousadas muito aconchegantes e com ótima infraestrutura, como, por exemplo, a Pousada Rio das Águas e a Pequeno Paraíso. Confira essas sugestões de pousadas para ficar em Foz do Iguaçu.

Quais os melhores airbnb em Foz do Iguaçu?
Uma das opções melhores avaliadas no Airbnb são: o RESINDENCIAL SHALFA, o TuCasa Flats e o Click Apê Cataratas Luxo. Confira mais opções de airbnb em Foz do Iguaçu.

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu?
A indicação é ficar por volta de quatro dias em Foz do Iguaçu.

Como chegar em Foz do Iguaçu?
Foz do Iguaçu tem acesso fácil para quem vai de carro, ônibus ou avião. Há um aeroporto bem localizado no centro da cidade e as estradas são sinalizadas e estruturadas.

Quando ir para Foz do Iguaçu?
Os passeios de Foz do Iguaçu podem ser feitos tanto no calor como no frio. No verão há mais chuva e as cataratas ficam mais volumosas. Já no inverno, mas seco, as quedas d’água ficam mais definidas

Melhor época para ir a Foz do Iguaçu?
Foz do Iguaçu é um destino para ser visitado em qualquer época do ano. A sua preferência climática pode ajudar a definir quando ir, seja em um dia mais quente e chuvoso ou mais frio e seco.

Onde fica Foz do Iguaçu?
Foz do Iguaçu fica no Paraná e faz fronteira com Paraguai e Argentina.

Como se locomover em Foz do Iguaçu?
É possível se locomover de carro, ônibus ou com motoristas de aplicativos em Foz do Iguaçu.