Gold Country é uma parte da Califórnia ainda pouco explorada, mas com muito a oferecer para os viajantes. Conheça tudo sobre a região neste guia completo!

Sabe aqueles filmes americanos em que os personagens decidem passar alguns dias acampando, em cabanas no meio da floresta? Gold Country (ou Região do Ouro) é uma parte da Califórnia com cenário perfeito para esse tipo de aventura, além de ser ótima para uma road trip.

Berço da corrida do ouro no século 19 – fato relembrado até mesmo em seu nome -, o destino tem diversos atrativos para os amantes da natureza. Paisagens incríveis, aventuras e atividades ao ar livre são os pontos principais dessa área da costa oeste norte-americana.

A região, localizada ao lado oeste das montanhas de Sierra Nevada, tem uma cultura característica herdada da época de velho oeste do país. O clima é bem demarcado, com verões quentes e secos, e invernos rigorosos e úmidos (com muita neve em algumas partes).

Se você está planejando uma roadtrip pela Califórnia, ou uma ida para o Yosemite National Park, conhecer a Região do Ouro é uma ótima pedida. Especialmente para os amantes de vinhos, aventuras, natureza e história, que vão se encantar com o Gold Country.

Você é um desses? Então confira nossas dicas para conhecer o melhor do lugar e aproveitar muito 😉

Foto de prédios históricos do velho oeste no Gold Country California
Prédios históricos do Gold Country – Foto: Mark Gunn via Flickr

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Quando ir para Gold Country

Escolher a melhor época para visitar Gold Country California depende do que você espera da viagem. Como a região tem clima mediterrâneo, parecido com o da Espanha ou Itália, as estações são bem marcadas.

No verão há pouca chuva, e as temperaturas ficam bem altas e estáveis – muitas vezes acima dos 35ºC. É uma época bem quente para ir para lá, e a mais cheia também, já que coincide com as férias escolares do país.

Já durante o inverno, pode fazer menos de 0ºC e nevar bastante, ainda mais nas regiões mais altas. Algumas estradas chegam a ser interditadas nessa época, o que pode atrapalhar o passeio.

As meias estações são as épocas mais indicadas. Se a sua ideia é aproveitar muito a natureza ao ar livre, vá na primavera. Caso queira curtir um clima frio, mas sem exageros, o outono é mais indicado.

O tempo ideal para ficar em Gold Country é relativo. Existem lugares suficientes para preencher vários dias de passeio. Se você tiver disponibilidade, considere passar pelo menos quatro ou cinco dias por lá. Caso precise ser mais rápido, um dia ou dois são suficientes.

Donnell Vista, mirante em Sonora Pass Highway, no Gold Country California

Como chegar em Gold Country

Para ir a Gold Country você vai precisar chegar primeiro na Califórnia, seja voando, de carro, ou de qualquer outra forma que preferir. Voar para San Francisco, ou internamente nos Estados Unidos para Sacramento, são as formas mais indicadas para iniciar o trajeto.

Partindo de San Francisco, Sacramento, ou qualquer outra cidade do entorno, você vai precisar alugar um carro. Gold Country é uma parte do estado que une vários condados (regiões menores que englobam diversas cidades), e as distâncias são longas.

Não há transporte público direto para Gold Country. Chegar lá com esse meio é bastante desafiador – existem inúmeras combinações para isso -, e não recomendamos. Caso você não possa dirigir, procure uma agência e feche um transfer até o local.

>> Veja todas as informações sobre aluguel de carros San Francisco no nosso post completo

Você sabe como alugar um carro bom e barato nos EUA?
Garanta o melhor preço para o veículo de sua viagem, sem IOF, e parcele em até 12x sem juros na RentCars.

O que fazer em Gold Country

A área de Gold Country engloba condados norte-americanos localizados aos pés de Sierra Nevada, a cordilheira da Califórnia. São muitos sítios naturais para passeios em meio a florestas e parques, mas a região também é famosa por suas cidades históricas de estilo faroeste.

Existem muitos vinhedos por ali, sendo um bom destino para apreciadores de vinho, com mais de 200 vinícolas espalhadas pela Região do Ouro. Além disso, a área está recheada de paisagens bucólicas de interior, de restaurantes com cozinha deliciosa, lojas antigas e produtos artesanais.

A highway 49 é a principal estrada estadual que corta a região, de norte a sul. Seguindo por ela, você vai passar por diversas comunidades históricas, como Nevada City, Coloma, Amador, o Condado de Tuolumne (porta de entrada do Yosemite Park), até chegar em Mariposa e, por fim, Oakhurst.

Para quem curte natureza, uma visita aos parques de Gold Country California é obrigatória. Você pode mergulhar em rios, fazer rafting, caminhada ou trekking, garimpar ouro recreativamente, andar a cavalo ou de trem, entre outras tantas possibilidades.

Cada condado tem características próprias, e fizemos um resumo de todos para ajudar você a definir o seu roteiro de viagem:

Sierra County

A natureza do condado de Sierra dá um espetáculo único em cada estação, e há uma grande oferta de lagos nas montanhas. Por lá, você pode pescar, observar pássaros ou a flora do Sierra Valley. O Downieville Classic, circuito de bike anual, atrai ciclistas do mundo todo para o condado.

Essa é a parte mais norte do Gold Country, e promete uma experiência de verdadeiro descanso em meio às montanhas. Para quem quer tirar um tempo do clima urbano, longe de multidões e muito barulho, é o lugar ideal.

Foto de centrinho de Downieville, no Condado de Sierra
Downieville, no Condado de Sierra – Foto: wikimedia

Nevada County

Nevada City e Grass Valley são cidades marcadas pela corrida do ouro, com muitos prédios históricos de estilo vitoriano para conhecer, como antigos saloons, hotéis e restaurantes.

É lar de várias fazendas, onde famílias recebem visitantes interessados em uma experiência bem de interior no Gold Country California. E além da natureza, também tem presença nas artes, com teatros premiados.

Foto do centro de Nevada City, na rua conhecida como Broadway Street
Broadway Street em Nevada City – Foto: visitgoldcounty

Placer County

Placer County é um lugar para uma viagem mais tranquila e relax, embora também tenha seu lado aventureiro. Há uma grande produção de vinhos e cervejas por ali, além de boa oferta de alimentos orgânicos.

Nas estações quentes, possui paisagens deslumbrantes, com lagos e diversas atividades para serem feitas nas montanhas. Já no frio, o local se torna o paraíso para amantes de esportes de inverno.

Foto de paisagem deslumbrante em lago do condado Placer, em Gold Country
Paisagem em Placer County – Foto: Erik Bergen via visitgoldcountry

El Dorado County

O território de El Dorado County tem cenários super distintos, com pontos super altos contrastando a altitudes próximas do zero. Vinícolas premiadas, macieiras para pegar fruta no pé, lagos rodeados por florestas, até cidades históricas são parte do que se encontra por lá.

No inverno, as montanhas se enchem de neve, época ideal para quem quer esquiar ou fazer snowboarding. No verão, os rios se tornam atrativos para andar de bote e pescar, ou para acampar no entorno.

Foto da iluminada "bell tower" de Placerville, cidade do condado de El Dorado
A torre do sino iluminada em Placerville, El Dorado County – Foto: visitgoldcountry

Sacramento County

Sacramento é o condado da capital da Califórnia, que é a cidade de mesmo nome. A região contrasta bem o moderno com a herança do passado. Começar o roteiro Gold Country pela região é uma boa dica, com Sacramento, Folsom e Rancho Cordova sendo as principais cidades.

A cultura da corrida do ouro pode ser explorada em Old Sacramento (cidade velha) e no distrito histórico de Folsom. Além disso, há uma variada oferta de restaurantes com produção local, muitos museus e atrações diversificadas pela região.

Foto de prédios históricos em Old Sacramento
A cidade velha (Old Sacramento) – Foto: visitgoldcountry

Amador County

O condado de Amador fica há uma hora de Sacramento, bem no centro de Gold Country. As altitudes do local também são diversas, assim como em El Dorado, sendo um bom lugar tanto para atletas quanto para crianças.

Por lá, você vai encontrar boas vinícolas, comida saborosa e lojas funcionando em prédios históricos. Amador foi um dos locais mais ricos durante a corrida do ouro, e hoje conta com cinco cidades, três vilas e um vilarejo.

Foto de campos floridos em Amador County, na região de Gold Country California
Campos em Amador County – Foto: visitgoldcountry

Calaveras County

Em Calaveras County você pode fazer um dos melhores tours de vínicolas da região. É lá também que está o Big Trees State Park, com sequoias gigantes, dois rios lindos – o Mokelumne e o Stanislaus -, além de três cavernas incríveis para explorar.

O Jumping Frog Jubilee, concurso de pulos de sapos, é um festival super famoso do local, e que vale ser visto. Os fãs de literatura vão reconhecer a festividade por um dos contos de Mark Twain.

Foto de centro histórico em Angels Camp, cidade do condado de Calaveras, em Gold Country California
Angels Camp, cidade do condado de Calaveras – Foto: Carol Richardson via visitgoldcountry

Tuolumne County

Tuolumne é um ótimo destino para quem busca tempo de qualidade ao ar livre. A região tem passeios históricos, principalmente em Columbia e Jamestown, recordando a época da corrida do ouro.

Um dos destaques do local é o contato com a natureza. High Sierra é uma área super indicada para camping, pesca e caminhadas. Além disso, no Yosemite National Park vale a pena passear por trilhas menos cheias, e conhecer as cachoeiras do caminho.

>> Leia mais sobre o condado de Tuolumne para incluir esse destino no seu roteiro

Casal com cachorro em frente a loja de antiguidades no centro de Sonora, principal cidade do condado de Tuolumne
Centro de Sonora, no condado de Tuolumne – Foto: visitgoldcountry

Mariposa County

Mariposa County é o lar da parte mais conhecida do Yosemite Park e do High Sierra Nevada, região muito indicada para campings. É perfeito para os mais aventureiros, com atividades de sobra para fazer por lá.

Icônicas montanhas de granito ficam nessa parte do Gold Country California – sendo as mais conhecidas o Half Dome e El Capitan. Quem visita a área pode aproveitar museus, lojinhas de artesanato, além de restaurantes com cervejas e vinhos locais.

Foto do centrinho comercial de Mariposa, cidade do condado homônimo em Gold Country
Lojas em Mariposa – Foto: visitgoldcountry

Madera County

Madera County guarda atrações tanto para viajantes interessados em descansar, quanto para quem busca aventuras. É nesse condado onde existem Centros de Descobrimento de Fósseis, onde há ossadas de mamutes de mais de 700 mil anos para observar.

Os mais radicais vão gostar de Bass Lake, cidade onde podem participar de esportes aquáticos ou jantar ao lado do rio. Em Oakhurst há boas opções de hospedagens, restaurantes, museus e lojas para conferir.

Foto de ossada de mamute exposta em museu do condado de Madera, no Gold Country California
Fóssil de mamute em Madera County – Foto: visitgoldcountry

Esqueceu de fazer o seu seguro viagem?
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para garantir 5% de desconto depois de comparar as coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado no SegurosPromo.

Onde ficar em Gold Country

As áreas mais populares para se hospedar em Gold Country California ficam em Toulumne County, principalmente em Sonora, Jamestown e Groveland. No entanto, durante sua roadtrip pela highway 49 você vai encontrar diversas hospedagens nas cidades em que escolher parar.

Uma dica é reservar a estadia com antecedência, pois os hotéis não tem muitos quartos e eles são bem disputados. Se você busca uma viagem mais intimista, aposte nos Bed & Breakfast. São opções excelentes com boa estrutura, receptividade e conforto, além de serem um charme.

Algumas sugestões de hospedagem na região:

Veja mais opções de hospedagem nas regiões de Gold Country clicando aqui

Quarto do Bradford Place Inn em Sonora
Quarto à moda antiga no Bradford Place Inn – clique na foto para reservar!
Quarto do hotel Lazy Z no Gold Country California
O charme do Lazy Z Resort, em Gold Country California – clique na foto para reservar seu quarto!
Quarto com decoração azul no Travelodge em Angels Camp, condado de Calaveras
Um dos hotéis em Calaveras County, o Travelodge – clique na foto para fazer sua reserva!

Você sabia que é melhor reservar seu hotel com seis meses de antecedência?
Este é o tempo recomendado para encontrar os melhores hotéis ainda disponíveis com ótimos preços. Garanta já a sua no Booking.com

Dicas para curtir Gold Country

  • Planeje sua viagem. Gold Country abrange uma extensa área e ir sem um roteiro pode te deixar perdido. Você vai curtir melhor se planejar.
  • Aproveite a gastronomia da região. Um dos grandes destaques da Região do Ouro é a culinária. E uma dica: nas cidadezinhas, aposte no restaurante mais cheio. Com certeza você vai acertar 😉
  • Fique hospedado em lugares rústicos. Você vai acordar com uma bela vista e atmosfera de campo. B&B e fazendas são boas opções.
  • Não deixe de conhecer as antigas lojinhas da região, e garimpar por algo mais retrô – principalmente se você for fã de antiquários.
  • Viaje com calma. Gold Country não combina com correria, é uma viagem para apreciar cenários e descobrir cantinhos encantadores. #FicaADica para relaxar nas suas férias.

E então, se encantou pela Região do Ouro dos Estados Unidos? Conta pra gente se você já tinha pensado em conhecer Gold Country antes!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Gold Country California

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para a Califórnia, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar nos EUA, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: America Chip

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional na AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica:Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Leia Também

Tuolumne – Guia sobre o condado do velho oeste nos EUA

San Francisco California: O Guia Completo da Cidade

Onde ficar em San Francisco – As melhores regiões para se hospedar

O que fazer em San Francisco, na Califórnia: 22 atrações imperdíveis

Onde Comer em San Francisco na Califórnia

Onde comprar em San Francisco na Califórnia

Seguro Viagem San Francisco – Vale a Pena? Saiba TUDO Aqui

Aluguel de carros San Francisco – Saiba como conseguir descontos