Gonçalves é feita de pessoas generosas, natureza exuberante e restaurantes impressionantes em um ritmo calmo com mistura de sotaques na Serra da Mantiqueira

Uma cidade calma, típica do sul de Minas Gerais, com sabores e tempo de sobra. Gonçalves MG tem um lance interessante, reúne moradores desse Brasil todo que buscavam por paz e calma – e essa energia contagia passa por lá. 

Um bom roteiro para dois dias é uma cachoeira ou trilha, um passeio, uma cervejaria, um bom restaurante por dia e em algum momento um pouco de adrenalina. Assim, você não vai embora mais cansado do que chegou.

Como chegar em Gonçalves

São quatro horas de São Paulo até Gonçalves por serras lindas, mas que exigem atenção. Fomos por Taubaté, passando por São Bento do Sapucaí, já que era a opção mais curta para nossa chegada. Existem outras opções que você pode ver no mapa abaixo.

Para quem sai de Pouso Alegre é só uma horinha e meia de viagem Para os mineiros de Belo Horizonte, a estrada é mais longa e leva seis horas!

A melhor maneira é ir de carro. Assim, você consegue conhecer tudo no seu tempo e ainda descobrir cada cantinho desse lugar encantador.

O que fazer em Gonçalves em dois dias

1º Dia em Gonçalves MG

Uma boa dica é começar o dia passeando pela feira de Orgânicos da Serra da Mantiqueira que é deliciosa e só acontece aos sábados de manhã. Ela é feita por produtores locais e por lá você pode comer e levar vários produtinhos. Não deixe de provar a caponata da Dona Renata de figo turco e alcaparras, imperdível!

Depois, siga o pequeno circuito de cachoeiras com acesso pela Pousada Trem das Cores. De trilha acesso super fácil e muito bem sinalizada, suba para Cachoeira do Cruzeiro. Lá, siga subindo e vá até o início da cachoeira, é de uma paz revigorante.

Descemos para a Sete Quedas que é a mais famosa e de fácil acesso por uma escada. Ali você pode aproveitar uma massagem com a própria água da cachoeira e depois relaxar nas pedras quentes e na terra fria. O passeio nos custou a bagatela de R$5,00 e foi incrível.

Cachoeira Sete Quedas – Gonçalves MG – Foto: Gab Martins

Aproveite para experimentar uma cerveja artesanal, que existem muitas por ali. Conhecemos a Cervejaria 3 orelhas, com um mirante bem bonito e acabamos o dia ali ao pôr do sol. Eles também oferecem degustação para os amantes de cerveja.

Gonçalves MG

Cervejaria 3 Orelhas – Foto: @tresorelhas via Facebook

Depois do happy hour, vale um jantar em um lugar diferente. O restaurante escolhido foi o Jardim do Bem Dizer, uma pizzaria com produtos locais feita por mulheres. É de inspirar e de pirar com tanta coisa boa. Não vá embora sem a burrata, um bom vinho e um papo longo com a Silvia. 

2º Dia em Gonçalves MG

O segundo dia adicione um pouco de adrenalina: um voo de parapente! O nosso voo foi de 18 minutos ao lado dos passarinhos e uma linda vista do horizonte. Uma dica, se conseguir peça para fazer o voo com o Anderson. Vai fazer seu voo mais inesquecível.

Quem leva é a Conexão Gonçalves, do Flávio. Procure por ele e peça uma parada na Confra Empório Bar para uma cerveja stout (cerveja preta) depois do voo, fabricada ali mesmo pelo Julio. Só gente que vale a pena conhecer!

Depois de começar o dia cheio de emoção, vale a pena almoçar no Quintal da Bel, com fartura entre mexidão mineiro e carne de lata, ao estilo da casa com uma equipe que de fofa dá vontade de apertar. Quando fomos ver, estávamos há 3 horas tomando café e trocando ideias sobre a vida.

Olhamos no relógio, lembramos da serra e pegamos estrada sabendo que Gonçalves é inesquecível.

Curtindo um voo de parapente com essa vista em Gonçalves MG – Foto: Gab Martins

Pousadas em Gonçalves MG

Escolhemos a dedo a Pousada Solar D’Araucaria, que nos recebeu com muito cuidado e que foi a cereja no bolo de tudo o que a cidade tinha a oferecer. O quarto todo de vidro, lareira e muito conforto e completamente integrado a natureza. Tudo é feito para se sentir em casa, além do café da manhã, que parece um banquete dos deuses com uma vista linda!]

Se você quer curtir um final de semana de casal, aproveitando a natureza a Pousada Toca da Onça oferece tudo isso. Os chalés possuem hidromassagem e vista para a natureza, ótimo para curtir muito com o par.

O que não falta na cidade são pousadas românticas para curtir em casal, também indicamos Pousada Vida Verde e Aconchego da Roça 

ENCONTRE MAIS POUSADAS ONDE FICAR EM GONÇALVES EM PROMOÇÃO ESTA SEMANA NO BOOKING


Booking.com

Gonçalves MG – Cachoeiras e Trilhas para visitar

Um show à parte na cidade! Se tiver tempo faça também a Trilha da Pedra do Forno ou a Trilha da Pedra Chanfrada. Se seu lance é água, não deixe de ir na Cachoeira do Retiro, das Andorinhas e na do Simão. Se não se sentir seguro vá com um guia! Lembra do Flavio lá de cima, #entaovah ligar pra ele!

Outra lugares para conhecer são os mirantes que estão por todos os lados. Fique atento para achar os pequenos e bem cuidados que estão fora do mapa.

Uma dica é programar o passeio às cachoeiras cedo, assim não é preciso fazer as trilhas sob o sol intenso, o que deixa o passeio mais gostoso! Outro lembrete valioso, aquela máxima do acredite no protetor solar é verdade e não se esqueça da hidratação! Roupas leves e tênis para as trilhas são indispensáveis. Por lá, um casaquinho o ano todo para a noite é bem vindo.

Cachoeira das Andorinhas em Gonçalves MG – Foto: .turismoemgoncalves.com.br

Cachoeira do Cruzeiro em Gonçalves MG – Foto: .turismoemgoncalves.com.br

Gonçalves MG – Restaurantes imperdíveis

Além dos que conhecemos, a cidade tem uma vasta opção. O Nó de Pinho tem a melhor sopa de abóbora.O Ao Pé da Pedra te proporciona um banquete mineiro nos dias de semana e buffet aos sábados e domingos. No Restaurante Porto do Céu vá de capeletti in brodo.

Quando ir para Gonçalves MG

Gonçalves em Dezembro tem uma temperatura ótima. Calor e sol intenso de dia, e friozinho pela noite, melhor impossível. Vamos do biquíni a lareira em 24 horas!

Janeiro é quente e com muita chuva e julho costuma ser frio e seco. Isso te ajuda a decidir a época que prefere viajar. Muita chuva aumenta o risco de tromba de água e muito frio o risco de fugir da água!

Outras dicas para criar seu roteiro em Gonçalves…

Opções por lá não faltam, seja você aventureiro ou não!

Além das dicas do roteiro, não deixe de conhecer o centro da cidade, com vacas amarradas nas árvores, comadres conversando nas janelas, a Senhora das Especiarias, o Bar do Marcelo, o Café com Verso e a famosa Padaria São Francisco com as flores na fachada. Por perto tem o Sítio 3 barras, de produtos orgânicos, lá você pode experimentar e comprar. 

As charmosas vaquinha da cidade de Gonçalves, certeza que você irá ver uma por lá – Foto: Gab Martins

Por fim, a dica mais importante é: fale com às pessoas, que essas sim, vão tornar da sua viagem uma experiência inesquecível!

Todas as dicas citadas desse roteiro estão aí, para aproveitar tudo, uns 4 dias seria o ideal! 

O @entaovah foi a Gonçalves em Dezembro de 2018, com o colaborador desta matéria Gab Martins e escreveu este post para o Dicas de Viagem.  

E você… ficou com vontade de fazer as malas e pegar a estrada para Gonçalves MG?

Veja mais dicas e imagens dessa linda cidade no vídeo abaixo.


ENCONTRE MAIS POUSADAS ONDE FICAR EM GONÇALVES PELO BOOKING, CLICANDO AQUI



Booking.com

Leia mais:

Conheça o Parque Estadual do Rio Doce em Minas Gerais

Serra do Cipó em Minas Gerais – de bicicleta pelas trilhas e cachoeiras

Pousadas em Capitólio, MG: sugestões de hospedagens que adoramos