A Cidade Mágica do Natal é um refúgio de amor, inspiração e paisagens incríveis em meio a hortênsias e muito frio. Conheça mais da charmosa Gramado!

Gramado é um dos destinos mais encantadores do Brasil. Localizado na região da Serra Gaúcha, a 123 km de Porto Alegre, é um refúgio de charme e belezas únicos que acolhem a alma, sendo perfeito para casais apaixonados.

Com construções inspiradas no clima europeu e um frio aconchegante, a cidade oferece chocolates, vinhos, decorações típicas, belas paisagens repletas de hortênsias e uma festa de Natal inesquecível.

E não são apenas os pombinhos que se apaixonam pela cidade, famílias e viajantes solo também. Descubra agora todos os detalhes que fazem de Gramado esse reduto de amor e experiências mais que especiais!

O que fazer em Gramado

vista frontal da paróquia de são pedro em gramado
Igreja de São Pedro em Gramado | Foto: Nátalie Guimarães

Começamos com a Rua Coberta. O telhado translúcido ricamente enfeitado por plantas garante um dos pontos mais marcantes da cidade. Ela também fica em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.

O Lago Negro é parada obrigatória para observar os gansos, tomar um chimarrão e andar de pedalinho. Já a Igreja de São Pedro é a mais famosa da cidade e merece a visitação pela arquitetura impactante e bela.

Para quem está viajando com crianças, o Mini Mundo é o passeio perfeito, com diversas construções em miniaturas. Ainda para os pequenos – e por quê não, para os adultos também – há a Snowland, um parque cheio de atividades com neve de verdade!

O Le Jardin é um passeio mais tranquilo para os que desejam conhecer mais a fundo os benefícios terapêuticos da lavanda. E a Praça das Etnias possui construções dos principais povos que chegaram até a cidade: italianos, alemães e portugueses.

O município tem o seu próprio museu de cera, o Dreamland. E para os amantes de chocolate, temos duas indicações de lugares deliciosos: o Mundo de Chocolate, um parque com esculturas feitas do doce e o Reino do Chocolate, que conta a história do cacau através do tempo.

Existem, ainda, todos os passeios de Canela, que fica a apenas 15 minutos de Gramado. O próprio pórtico da cidade já é lindo de se observar. Com tantas belezas e passeios interessantes, fica difícil escolher só alguns, mas confira agora a lista dos principais.

  1. Rua Coberta
  2. Palácio dos Festivais
  3. Lago Negro
  4. Igreja de São Pedro
  5. Mini Mundo
  6. Snowland
  7. Le Jardin
  8. Praça das Etnias
  9. Museu de Cera Dreamland
  10. Museu do Chocolate
  11. Reino do Chocolate

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Gramado

O que não falta na cidade são locações bonitas, confortáveis e repletas de beleza, com vistas incríveis para a serra e bem localizadas. No ano de 2021, o Hotel Colline De France  ganhou o Tripadvisor Travellers’ Choice Awards, um prêmio que leva em consideração a opinião dos viajantes como o melhor hotel de mundo em Gramado!

Além desse destaque internacional, preparamos uma seleção dos melhores hotéis em Gramado, pousadas, chalés, resorts e airbnbs para te ajudar a escolher onde ficar em Gramado. Confira!

Hotéis em Gramado

Fachada do Hotel Colline de France
Garanta a sua reserva no Hotel Colline de France clicando na imagem

O Hotel Colline De France foi o grande vencedor do prêmio de melhor hotel do mundo. De fato as acomodações são extremamente luxuosas e belas. Contudo, a cidade conta com muitas outras hospedagens aconchegantes e sofisticadas. Conheça outras opções de hotéis em Gramado abaixo, ou veja nosso post de melhores hotéis em Gramado:

Veja todas as opções de hotéis em Gramado.

Pousadas em Gramado

Fachada da Pousada Águia Branca
Faça a sua reserva na Pousada Águia Branca clicando na imagem

As pousadas em Gramado são muito confortáveis e charmosas. Os ambientes são bem românticos e aconchegantes, contando lareiras, cafés da manhã fartos e vistas belíssimas dos arredores. Confira a nossa seleção com as mais bem avaliadas:

Veja todas as opções de pousadas em Gramado.

Chalés em Gramado

Vista da sacado do Chalé Pé da Serra
Clique na imagem e faça a sua reserva no Chalé Pé da Serra

Ficar hospedado em um chalé em Gramado é uma experiência ainda mais romântica, pois as acomodações são ainda mais privativas e possuem incríveis vistas floridas. Separamos algumas opções lindas e charmosas na Serra Gaúcha:

Veja todas as opções de chalés em Gramado.

Resorts em Gramado

Piscina do resort Exclusive Gramado
Faça a sua reserva no resort Exclusive Gramado clicando na imagem

Os resorts em Gramado apresentam uma infraestrutura super bem elaborada, contando com cafés da manhãs completos e deliciosos, SPA, hidromassagem, quartos grandes e bem decorados, tudo cuidadosamente pensado para uma estadia confortável. Confia os mais reservados e bem avaliados:

Veja todas as opções de resorts em Gramado.

Airbnb em Gramado

Flat no Jardim das Hortênsias, Gramado Alpenhaus
Flat 616 Jardim das Hortênsias – Gramado Alpenhaus | Foto: Reprodução, via airbnb

Seguindo o padrão do bom gosto das acomodações da cidade, os airbnbs em Gramado são igualmente bem localizados, aconchegantes e muito românticos! Os locais são incríveis e vão deixar a sua experiência ainda mais especial. Confira os mais bem avaliados:

Onde comer em Gramado

café da tarde no chocolate planalto em gramado
Café da tarde no Chocolate Planalto em Gramado | Foto: Nátalie Guimarães

A cidade é famosa pelas comidas sofisticadas e pelos chocolates deliciosos! O Chocolate Planalto oferece o pacote completo: um chocolate quente e comidas maravilhosas no café da tarde, sendo ainda possível comprar umas barrinhas para depois. E a Casa da Velha Bruxa é um ponto obrigatório para um café especial.

E claro que ao visitar a serra é essencial apreciar um bom fondue, com destaque para o da Vue de la Vallée. Para quem quer uma experiência de alta gastronomia, o La Table D´Or Mediterranée é uma ótima pedida e, para comer bem por um valor mais acessível, a Trattoria Boniatto é outra boa opção!

  • Chocolate Planalto
  • Casa da Velha Bruxa
  • Vue de la Vallée
  • La Table D’Or Mediterranée
  • Trattoria Boniatto

Quando ir para Gramado

A região da Serra Gaúcha fica ainda mais charmosa durante o inverno. O friozinho acolhe e deixa os visitantes ainda mais apaixonados pela vista. Além desses meses, a partir de outubro, seguindo por novembro, dezembro e janeiro, a cidade fica toda temática e recebe as apresentações do Natal Luz, um conjunto de atrações imperdíveis.

Fora dessas épocas é a baixa temporada, com preços menores e menos movimento. Contudo, região continua bela e convidativa.

Quantos dias ficar em Gramado

Como falamos acima, há muitas atividades para se fazer, tanto na cidade quanto em toda a região da serra, facilmente acessível partindo do município. Por isso, recomendamos uma estadia de 5 a 7 dias.

Caso você tenha menos tempo, veja o que fazer em Gramado e Canela em um roteiro de dois dias.

Como chegar em Gramado

A forma mais fácil de chegar no destino é pegar um voo até Porto Alegre e, de lá, seguir pela rodovia até Gramado. Também há a opção de entrar por outras cidades da Serra Gaúcha. Veja todas as opções a seguir:

De avião

O município não tem aeroporto próprio e a única forma de chegar até a cidade é por meio das rodovias. Aqui há duas possibilidades.

É possível pegar um voo até Caxias do Sul e seguir até o destino final a 70 km de distância. Apesar do trajeto mais rápido, as opções são mais limitadas e podem ser mais caras.

Outra alternativa é voar até Porto Alegre, em uma viagem de 1h40 saindo de São Paulo e, depois, seguir até a cidade por cerca de 2 horas pelas RS-020 e RS-115 de carro, transfer ou ônibus. Os voos saem todos os dias.

No próprio aeroporto há locais para alugar um carro ou transfer ou, caso prefira economizar, pegar um ônibus que faça esse caminho. Para quem deseja visitar Canela, a apenas 15 minutos de Gramado, o transporte coletivo também passa pela cidade e possibilita transitar pelas duas.

Outros municípios charmosos bem próximos que vale a visita é Nova Petrópolis, a cerca de 40 minutos via RS-235 e Bento Gonçalves, famoso pelas vinícolas a 2 horas de viagem também pela RS-235.

De carro

Para quem tem mais tempo e gosta de aventuras, é possível ir até Gramado de carro. Saindo de São Paulo, são cerca de 14 horas e mais de 1000 km de viagem pelas BR-116 e BR-101.

Transporte em Gramado

Dentro da cidade as opções de se locomover variam desde alugar um carro até explorar o centro a pé. O município é super seguro e os moradores muito educados. Outras alternativas são utilizar Uber ou táxi.

Para conhecer os principais pontos da cidade, a linha da BusTour realiza esse passeio de forma gratuita. Além deste, há uma facilidade incrível no município: diversos restaurantes e locais turísticos possuem carros particulares para transportar os viajantes até o estabelecimento e, depois, de volta ao hotel, tudo de graça! Vale a pena conferir.

Natal Luz em Gramado

Um dos eventos mais conhecidos e esperados é o Natal Luz. As comemorações começam em outubro e vão até janeiro. O município fica todo enfeitado e atrações temáticas pagas e gratuitas ganham as ruas. Há diversas apresentações de teatro, avenidas e prédios são decorados, muitos shows de paradas e orquestras, transformando Gramado na Cidade Mágica do Natal.

O espetáculo é incrível tanto para adultos quanto para crianças e vale muito conhecer!

Seguro viagem para Gramado

Contratar um seguro viagem para Gramado é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Gramado

Quer garantir uma passagem para Gramado com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Gramado?

Chocolates, vinhos, decorações típicas, paisagens incríveis com muitas hortênsias e uma festa de Natal inesquecível são algumas das muitas atrações do município gaúcho. Veja o guia completo.

Quais são os principais passeios em Gramado?

Alguns dos principais passeios da cidade são: a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, o Lago Negro, a Igreja de São Pedro, a Praça das Etnias, o Museu de Cera Dreamland, o Museu do Chocolate e o Natal Luz. Conheça mais passeios.

Onde ficar em Gramado?

Existem diversas opções de onde ficar em Gramado, entre hotéis, pousadas, chalés, resorts e airbnb, os mais bem avaliados são: Hotel Colline de France, Pousada Vovô Nino, Chalés Pé da Serra, Exclusive Gramado e Flat 616 Jardim das Hortênsias – Gramado Alpenhaus.

Quais os melhores hotéis em Gramado?

Os melhores hotéis em Gramado são: Hotel Colline de France, Hotel Fioreze Centro e Micheline Hotel Tricot.

Tem opções de pousadas em Gramado?

As melhores pousadas em Gramado são: Pousada Vovô Nino, Pousada Águia Branca e Pousada do Lago. Gramado.

Quais os melhores chalés em Gramado?

Os mais avaliados chalés em Gramado são: Chalés Pé da Serra, Vila Nambu e Chalé Bela Vista.

Tem opções de resorts em Gramado?

As melhores opções de resorts em Gramado são: Exclusive Gramado, Bella Gramado e Wish Serrano.

Quantos dias ficar em Gramado?

Para conhecer todos os passeios e conseguir visitar as cidades vizinhas, é recomendado ficar na cidade de 5 a 7 dias. Contudo, para quem tem menos tempo, veja o que fazer em Gramado e Canela em um roteiro de 2 dias.

Como chegar em Gramado?

A forma mais fácil de chegar até a cidade é pegar uma voo até Porto Alegre e seguir via RS-020 e RS-115 por cerca de 2 horas de carro, transfer ou ônibus. Veja o guia completo.

Quando ir para Gramado?

A cidade pode ser visitada o ano inteiro, tendo como alta temporada os meses de férias escolares e o inverno. De outubro a janeiro, há o Natal Luz, um conjunto de atrações temáticas belíssimo e que vale a visita. Saiba mais detalhes.

Melhor época para ir a Gramado?

A melhor época para visitar cidades serranas é no inverno, para aproveitar as paisagens e o frio. Além dos meses de temperatura mais amena, de outubro a janeiro o município se transforma na Cidade Mágica do Natal, com atrações temáticas inesquecíveis. Saiba mais detalhes.

Onde fica Gramado?

A cidade fica na Serra Gaúcha, a cerca de 2 horas de estrada da capital do Rio Grande do Sul. Veja o guia completo.

Como se locomover em Gramado?

É possível utilizar uma linha gratuita para conhecer os principais pontos da cidade com a BusTour, outras opções são Uber, táxi ou andar a pé. Há ainda a possibilidade de carros particulares dos estabelecimentos buscarem e levarem os viajantes do hotel gratuitamente. Saiba mais detalhes.